Prime para retrato em Canon APS-C

m4ndr4ke

Power Member
Ora bem, vou abrir tópico para juntar a informação, em vez de falar nisto de forma dispersa.

Isto não é para comprar já, pois ainda há dias comprei outra objectiva e outros acessórios também. Por agora chega :P

  1. O QUÊ: Prime para retrato em Canon APS-C
  2. POR QUANTO: Nunca acima do preço da Sigma 50/1.4 Art
  3. PARA FAZER O QUE: Retrato, desde headshots até corpo inteiro, com o devido afastamento
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores bem e mal iluminados
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: 1200D + 24mm STM + 35mm STM + 50/1.8 STM + 55-250 STM
  7. COMO É A TUA "REDE": Considerem-se vocês a minha rede
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.

É assim...eu tenho algumas ideias na mente, mas aceito sugestões e agradeço ajuda, porque pode estar a escapar-me algo.

Olhando para o meu sistema, em teoria eu estaria servido com a Canon 50mm STM. Mas ela, apesar de ser uma excelente objectiva para o seu preço, peca num ponto que me incomoda bastante, que é o bokeh. Não aprecio nada o desfoque desta objectiva. Digo mais até, incomoda-me.
Quando os fundos são básicos, naturalmente que ela não apresenta problemas de maior. No entanto, para tudo o que é minimamente complexo, ou quando há elementos "vivos" no fundo (tons claros, highlights...), ela faz uma grande barafunda com eles. Chego a preferir pegar na 55-250 e fotografar a f/4.5 aos 85mm, pois ela representa as mesmas coisas de forma muito mais suave, isto é, mais dissolvidas.

Como alguns já sabem, eu tenho andado pensar na Canon 85mm f/1.8 USM, mas tenho a noção que esta objectiva é um compromisso grande, e que acaba por ser um gasto jeitoso quase exclusivamente para o retrato. Portanto, para esta vir, tenho que a conseguir justificar bem.

E, pronto, penso duas vezes...e também admito que fiquei mimado com aqueles 3 ou 4 dias que andei com a Sigma 35mm f/1.4 Art.


Por isso tenho estudado também um upgrade nos 50mm, como alternativa.
Vi a Canon 50/1.4, mas nada me convenceu nela, até ver.

E depois há a Sigma 50mm f/1.4 Art!...a Sigma...ai a Sigma...:o

Agora, pergunto eu, está a escapar-me algo? Alguma outra objectiva?
Desejo poder aproximar-me quando necessário. Poder encher a frame com a cara do sujeito. Claro que para isto não é f/1.4, mas para os outros usos dá jeito. Naturalmente, a 55-250 faz isto, mas se eu pudesse fazer tudo com a mesma lente era muito mais simples (portanto isto não é requisito obrigatório).

Procuro algo que seja capaz de fazer uma separação de fundo "massiva". Adorei o desfoque da Sigma 35mm 1.4 Art. Adorei mesmo. Vi resultados dignos de full-frame na minha câmara, adorei. Estou com esperanças que a 50mm lhe seja semelhante.

Desejo poder fazer um retrato de meio corpo com uma grande separação de fundo, por exemplo. Já nem digo corpo inteiro, mas meio corpo.


O tamanho e peso da lente não importam, desta vez, pois esta não seria uma lente walkaround. Não pode é ser zoom, porque eu nunca me entendo com isso (se não tentava usar só a 55-250, sinceramente).


Se calhar a maior questão é, 50 ou 85mm? Gosto da compressão dos 85, mas uma 50mm pode ter mais usos, e também não desgosto de 50mm.
85mm usa-se bem com a câmara na vertical, mas na horizontal já obriga a um grande afastamento.

Canon 85, Sigma 50 Art...há algo mais?
E será a Sigma overkill para um mero hobbie?

No meio disto tudo também já olhei para a antiga Sigma 50mm f/1.4, que também parece ter qualidade e um preço muito mais baixo. Mas não está no nível da Art, isso não.

Obrigados!
 
Última edição:
Canon 85, Sigma 50 Art...há algo mais?

Tens as primes de foco manual, tais como:

- Rokinon/Samyang 85/1.4 (bokeh "cremoso")
- Helios 85/1.5 ou outras da série (bokeh "swirly")

No teu lugar optava pela Canon 85/1.8. Até porque consegues alguns ótimos negócios nos usados.
 
Tens as primes de foco manual, tais como:

- Rokinon/Samyang 85/1.4 (bokeh "cremoso")
- Helios 85/1.5 ou outras da série (bokeh "swirly")
Pois...é o que eu imaginava... As de foco manual não me atraem, confesso. Ainda que o autofocus pelo OVF não sirva para todas as situações, prezo-o muito. E usar a live view, por mim, só vai mesmo no caso de não dar pelo OVF. Eu de facto gosto mesmo de usar um OVF :biglaugh:
A Samyang 85/1.4 é uma óptima objectiva, segundo o que vi (já tinha visto review dela há uns meses). Mas lá está...foco manual, tudo manual, e nem confirmação de foco dá...nah, estou fora :P

As que têm bokeh swirly, segundo aquilo que cheguei a ver há uns tempos, normalmente em APS-C acabam por ter o seu efeito reduzido pelo facto de não se aproveitar todo o vidro. Mas também não é o que procuro, de facto prefiro algo cremoso.

Gosto muito do bokeh das Sigma, é cremoso, massivo. Gosto também do tom amarelado que elas dão às fotos. Fiquei realmente babado com aquela 35/1.4, é uma lente que me custou um bocado a dispensar. É tudo isto que me tem levado a olhar para a 50/1.4 Art, pois até é uma distância focal que já conheço bem.


Já a Canon 85/1.8...é a outra grande candidata, e ainda por cima é mais barata do que a Sigma (não há como ignorar isso).

A Sigma é-me interessante por poder ter outros usos, devido à diferença de FoV.


Compras a minha sigma 50mm 1.4 ART ;)

Para retrato em APSC ficas muito bem servido :D
Que subtil pah :biglaugh:

O que tens a dizer do foco dela? Eu notei na 35mm que realmente o foco variava um bocadinho, mas não era nada do outro mundo, achei tolerável. Foi a primeira vez que usei uma Sigma, mas notei aquilo de que tanta gente fala. Qual é a tua experiência nesse aspecto com a 50?
Pelo que li, nem todos os modelos têm a mesma variação. Noto que há mais queixas nas 30 Art do que nas 35 Art, por exemplo. Parece-me que nas 30 o foco desvia-se mais do que nas 35. E nas non-Art as queixas são ainda maiores.
 
Muito subtil mesmo :D

Posso comparar a 50mm ART com a Canon 50mm e são muito diferentes. Já tive sigmas não ART e eram péssimas a focar. Esta é perfeita mesmo em 1.4.

A 85mm em Apsc pode ser desconfortável para uso extra retrato! Rápida a focar, desfoque muito agradável, bem leve e sharp o suficiente mesmo a 1.8.

A Sigma é outra liga! Muito sharp, muito rápida a focar na minha Ex Canon 70d e ex Canon 5d(vendi hoje com muita pena minha). Consegues uma excelente separação graças aos 1.4. Os 50mm sãouma focal versátil mas é uma lente pesada.
 
A Sigma é outra liga!
Pois, é precisamente isso que me põe a pensar numa :blaugh:
A 35mm é uns milímetros mais pequena e 150 gramas "menos pesada". Nesse aspecto sei com o que contar. Nota-se que são lentes que estão noutro patamar desde o momento em que se tiram da bolsinha.

Num cenário ideal eu se calhar acabava a comprar as duas lentes, tanto uma 50 como uma 85. Mas não acho que deva estar a pensar em duas lentes ao mesmo tempo, e por isso queria decidir por qual optar primeiro.

Há sempre a hipótese de comprar uma, ficar agradado, e deixar de ver interesse na outra. Agora queria eu tentar perceber com qual das duas é mais provável que isso aconteça. E para já...diria que talvez a 50.
 
Eu em APSC nunca tive a 85mm(embora tenha chegado a usar por emprestimo). Nunca senti falta pois o factor crop ajudava a tornar a 50 numa lente de retrato.

Em FF já sinto "necessidade" em ter ambas. Estou agora a vender a Sigma para ir comprar a Sony 55mm 1.8 e talvez a 85mm 1.8.

Não tens hipótese em experimentar ambas?

Para mim o peso nunca foi problema com esta sigma.
 
Não tens hipótese em experimentar ambas?
Pois...não. Nenhuma delas, até. Não tenho à volta muita gente interessada em fotografia (2 pessoas, creio), e os que ganharam interesse começaram depois de mim, e não têm os kits tão elaborados.
O máximo que consigo fazer é pegar na minha 50mm, e pegar na minha 55-250 e pô-la aos 85mm. Mas isso só me permite testar distâncias focais, não permite testar aquilo que as distingue das lentes para que estou a olhar.


Neste momento sinto-me mais inclinado para:
  • Comprar a 50mm/1.4 Art, por uma questão de versatilidade da distância focal. Sendo uma objectiva dispensiosa, é bom poder aproveitá-la bem, para que não seja um investimento grande só para aquela função.
  • E a deixar os 85mm na 55-250, a f/4.5. Apesar de não ser uma grande abertura, a longa distância focal permite ter uma profundidade de campo que não é muito grande, e ter resultados agradáveis com isso.

Se continuasse a desejar a prime de 85mm, depois via isso. Uma Canon, ou até uma Yongnuo, por exemplo.
Mas acho que consigo justificar mais facilmente uma 50/1.4 do que uma 85/1.8.
Por "justificar" quero dizer "dar uso que faça valer a pena a aquisição".

Afinal, uma 50, mesmo sendo em crop, tanto se usa em casa como fora de casa, usa-se em qualquer lado. Foca minimamente perto, a uns 40 centímetros, dá sempre para alguma coisa.
Já uma 85mm, nem tanto. Foca pelo menos ao dobro da distância, é mais apertada...enfim, é uma lente mais específica, é mais para aquela função.
 
Valorizou mais as objetivas que o corpo/máquina.

No entanto, parece-me que a 1200D não vai aproveitar todo o potencial de sigma art.. mas é apenas a minha opinião.

Poderás no DXOmark testar que lente prime combina, na teoria, melhor com esse corpo.
 
No entanto, parece-me que a 1200D não vai aproveitar todo o potencial de sigma art.. mas é apenas a minha opinião.
Mas isso...nem a 1200D, nem uma 80D, nem 7D...nem muitas outras :P
É uma lente para full-frame da qual a 5DSR conseguiu espremer 40pMpix, e certamente ainda tem mais para dar :)

Decidi não comprar agora a Sigma e seguir primeiro para uma 85mm usada, por ter um preço bastante atractivo, mas se a Sigma não me sair da cabeça, mais tarde virá um upgrade nos 50mm também.

A 85 da Canon deverá chegar na segunda-feira, já tenho o mail da SEUR a avisar. Vou ficar sem espaço na caixa hermética :biglaugh:
 
Back
Topo