Prime95 e VCore

PGDF

Power Member
Boa tarde e obrigado desde já por ter aberto este post :banana:
A minha motherboard é uma MSI Z97 MPower e o processador é o i5-4670k

Decidi agora com a chegada do inverno e aproveitando que o quarto está arrefecendo para fazer um ligeiro overclock no PC. Esta motherbord trás um botão OC Genie que me coloca o processador com frequências até 4,3GHz sem ter de configurar nada. Ao clicar neste botão reparei que o VCore subiu ligeiramente de 1,22v para 1,24v, mas começou-me a dar BSOD's relacionados com hardware (WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR) :rcarton:
Aumentei manualmente o VCore até parar de dar esses erros, está agora a 1,275v e não me tem dado mais BSOD's.
:banjump:

Liguei o voltímetro aos terminais V-Check da motherboard e com a voltagem no modo Adaptative o processador em full load está a 1,280v, com vários benchmarks incluindo o AIDA64 stability test o VCore não passa do que eu defini, temperaturas abaixo dos 70 ºC.
Entretanto quando uso o Prime95 o VCore fica-me a 1,36v e as temperaturas após 10 min de teste ficam a 100 ºC
:004:

Sempre ouvi dizer que o Prime95 é excelente para testar a estabilidade, mas não é um teste muito agressivo? Como tenho a voltagem definida para 1,275v e ele simplesmente passa a escala?
 
Back
Topo