You say tomato, I say tomato; you say Store I say Shop
Como suspeitava a nova Apple Shop é um 3º modelo de negócio Retail (de momento não tenho conhecimento de outros) a juntar aos outros dois que já eram bem conhecidos por nós.
Esta página oficial parece indicar (como é referido) que estamos perante uma verdadeira Apple SHOP, não Apple Store.
Calculo que esta "Store-in-Store" possa ser um novo modelo de negócio de maneira a expandirem a sua presença "Retail" de modo mais rápido e mais económico ( Daí a parceria com a *****). Desse modo a expansão Apple "Retail" fazer-se-ia através de Apple Stores (as grandes lojas) e as Apple Shops (de dimensão menor).
É apenas um palpite, mas acho que a Apple não chamará de ânimo leve "Loja Apple" a qualquer outra loja.
STORE,
SHOP designam em inglês duas coisas diferentes — uma questão semântica que separa estas duas intervenções no mercado 'retail' mas que faz toda a diferença.
Em Portugal, usamos habitualmente o termo loja como tradução para estas duas diferentes palavras inglesas.
* As
Apple Store, (como o próprio nome indica) são um espaço de maiores dimensões — estas surgem exclusivamente em espaços pertencentes ou alugados pela própria Apple.
Estas lojas acabam por ser o expoente máximo da presença física da Apple e é a relação mais próxima que os consumidores podem ter com a marca (talvez mais próxima só a loja de souvenirs no HQ da Apple em Cupertino
)
* Os
Apple Premium Reseller (APR) são um modelo próximo do franchising. São "franchisings" bastante controlados pela Apple, mas essencialmente apenas pressupõem a venda de produtos Apple.
No nosso país, as TB Store são exemplo disto.
Creio que as demontrações/apresentações que se fazem na TB Store são da iniciativa do gerente das lojas e não parte do contrato que a Taboada&Barros tem com a Apple.
* As
Apple Shops que, na sua página do site oficial (.PT)
Link, eram mencionadas como «Loja Apple» são agora apenas designadas como «Apple Shop». O termo «loja» desapareceu a bem de uma maior clareza e ajuda a que o consumidor português entenda «Apple Shop» como uma "única" expressão/"termo"/"sub-marca" no espaço Retail da Apple mais do que uma qualificação («loja») de um espaço da Marca. Evitam-se confusões, principalmente, no futuro quando finalmente (a esperança é a última a morrer) surgir uma Apple Store (conjunto de 2 palavras que também vai "funcionar" para nós como um único termo).
Perdoem-me o texto extenso, mas estas questões semânticas, parecendo que não, são extremamente importantes na estratégia e organização destas "sub-marcas" de uma grande estrutura como a Apple.
As Apple Shop iniciam em Portugal (no Brasil e noutras localidades pelos vistos já haviam) o modelo de negócio Shop-in-Store (e não Store-in-Store como por erro de escrita referi).
Através de acordos com lojas de grande dimensão já estabelecidas (ex: *****, El Corte Inglés) no sentido de aproveitar estruturas já existentes, poupar recursos, a Apple consegue, de modo muito mais rápido, expandir a sua presença por cada vez mais mercados.
(Não interessa aqui se a caixa em que pagamos é da ***** ou não — a Apple e a ***** lá sabem entender-se nas contas
)
Tal como o JPCarvalhinho, também notei quando fui à abertura da Apple Shop na ***** a questão das mesas serem iguais (mesma madeira e desenho) às das Apple Store. Isso não existe nos Apple Premium Reseller.
É de notar que todos estes espaços (incluindo os APR) são desenhados pela própria Apple, mas esta entende que as mesas dos APR sejam em madeira lacada branca para os diferenciar da experiência exclusiva Apple.
A Apple Shop vai ter demonstrações apresentadas (num ecrã grande) por um profissional certificado com bastante regularidade e, pelo que foi dito na abertura, serão sessões diárias.
Como vários membros do forum notaram, a pessoa (empregado da Apple) que está presente no espaço fará as vezes dos conhecidos Genius nas Apple Store (provavelmente a formação é semelhante ou igual).
Pela lógica também será de esperar que a Apple Shop possa ter algum material novo mais depressa que as TB Store — por exemplo: quando for anunciada a "Mac Tablet" (provavelmente poderão tê-la à venda no dia seguinte).
Pelo que ouvi no podcast "Praia das Maçãs", a TB Store também funcionaria assim, mas no dia da abertura da Apple Shop na ***** Colombo, a TB Store de lá ainda tinha em exposição portáteis da geração anterior (pré-WWDC'09).
Fica a dúvida se:
- se confirma que após o anúncio da disponibilidade de novos produtos esta Apple Shop conseguirá oferecê-los ao mesmo tempo que outras Apple Store na Europa ?
- se o "Genius" (alguém sabe dizer se o termo profissional do moço [o de óculos] é mesmo Genius?), por exemplo, saberá esclarecer dúvidas relativas às Pro Apps ?
Achei estranho não fazerem a promoção para estudantes numa Apple Shop. Só ficava bem à Apple arranjar maneira de conseguir fazer isso nos seus acordos com as outras lojas *****, etc.
Perdoem-me pelo artigo extenso
, acho que um dia destes devia pensar em fazer um blog....