Primeira Apple Shop em Portugal

Não. De acordo com o funcionário da Apple Store o desconto de estudante só é válido no site ou num Apple Reseller. A promoção dos iPods só é válida no site.
 
Tb estive lá e francamente, muita parra e pouca uva.
Espaço pequeno e atabalhoado.
Prefiro ir á TB store mexer nos bixos quando me apetece ou na Vobis do Colombo quando tenho alguma pergunta mais especifica.
 
Que bodega. Então sao da apple mas nao fazem descontos que as apple stores fazem?
o: ja agora o telefone vermelho confirma-se lá? xD
 
Não sei se já postaram aqui alguma coisa a esse respeito, mas segundo pude saber hoje os tais "técnicos" da apple que estão na shop (na verdade só um está certificado) receberam certificação da TB Store. Informação gentilmente prestada pelo gerente da TB Store ;)
 
Gostava de saber de notícias da Apple Shop no el corte inglês porque tá no site da apple a dizer que tb há nesse espaço, mas só o da ***** do colombo tem sido comentado.

Além disso essa zona da apple shop na ***** é mesmo espaço da apple, apesar de estar dentro da ***** é território apple, aqueles metros quadrados penso que foram comprados pela apple.

Bem espero notícias...
 
You say tomato, I say tomato; you say Store I say Shop

Como suspeitava a nova Apple Shop é um 3º modelo de negócio Retail (de momento não tenho conhecimento de outros) a juntar aos outros dois que já eram bem conhecidos por nós.


Esta página oficial parece indicar (como é referido) que estamos perante uma verdadeira Apple SHOP, não Apple Store.

Calculo que esta "Store-in-Store" possa ser um novo modelo de negócio de maneira a expandirem a sua presença "Retail" de modo mais rápido e mais económico ( Daí a parceria com a *****). Desse modo a expansão Apple "Retail" fazer-se-ia através de Apple Stores (as grandes lojas) e as Apple Shops (de dimensão menor).

É apenas um palpite, mas acho que a Apple não chamará de ânimo leve "Loja Apple" a qualquer outra loja.


STORE, SHOP designam em inglês duas coisas diferentes — uma questão semântica que separa estas duas intervenções no mercado 'retail' mas que faz toda a diferença.
Em Portugal, usamos habitualmente o termo loja como tradução para estas duas diferentes palavras inglesas.

* As Apple Store, (como o próprio nome indica) são um espaço de maiores dimensões — estas surgem exclusivamente em espaços pertencentes ou alugados pela própria Apple.
Estas lojas acabam por ser o expoente máximo da presença física da Apple e é a relação mais próxima que os consumidores podem ter com a marca (talvez mais próxima só a loja de souvenirs no HQ da Apple em Cupertino ;) )

* Os Apple Premium Reseller (APR) são um modelo próximo do franchising. São "franchisings" bastante controlados pela Apple, mas essencialmente apenas pressupõem a venda de produtos Apple.
No nosso país, as TB Store são exemplo disto.
Creio que as demontrações/apresentações que se fazem na TB Store são da iniciativa do gerente das lojas e não parte do contrato que a Taboada&Barros tem com a Apple.

* As Apple Shops que, na sua página do site oficial (.PT) Link, eram mencionadas como «Loja Apple» são agora apenas designadas como «Apple Shop». O termo «loja» desapareceu a bem de uma maior clareza e ajuda a que o consumidor português entenda «Apple Shop» como uma "única" expressão/"termo"/"sub-marca" no espaço Retail da Apple mais do que uma qualificação («loja») de um espaço da Marca. Evitam-se confusões, principalmente, no futuro quando finalmente (a esperança é a última a morrer) surgir uma Apple Store (conjunto de 2 palavras que também vai "funcionar" para nós como um único termo).

Perdoem-me o texto extenso, mas estas questões semânticas, parecendo que não, são extremamente importantes na estratégia e organização destas "sub-marcas" de uma grande estrutura como a Apple.

As Apple Shop iniciam em Portugal (no Brasil e noutras localidades pelos vistos já haviam) o modelo de negócio Shop-in-Store (e não Store-in-Store como por erro de escrita referi).
Através de acordos com lojas de grande dimensão já estabelecidas (ex: *****, El Corte Inglés) no sentido de aproveitar estruturas já existentes, poupar recursos, a Apple consegue, de modo muito mais rápido, expandir a sua presença por cada vez mais mercados.
(Não interessa aqui se a caixa em que pagamos é da ***** ou não — a Apple e a ***** lá sabem entender-se nas contas ;) )


Tal como o JPCarvalhinho, também notei quando fui à abertura da Apple Shop na ***** a questão das mesas serem iguais (mesma madeira e desenho) às das Apple Store. Isso não existe nos Apple Premium Reseller.
É de notar que todos estes espaços (incluindo os APR) são desenhados pela própria Apple, mas esta entende que as mesas dos APR sejam em madeira lacada branca para os diferenciar da experiência exclusiva Apple.

A Apple Shop vai ter demonstrações apresentadas (num ecrã grande) por um profissional certificado com bastante regularidade e, pelo que foi dito na abertura, serão sessões diárias.
Como vários membros do forum notaram, a pessoa (empregado da Apple) que está presente no espaço fará as vezes dos conhecidos Genius nas Apple Store (provavelmente a formação é semelhante ou igual).

Pela lógica também será de esperar que a Apple Shop possa ter algum material novo mais depressa que as TB Store — por exemplo: quando for anunciada a "Mac Tablet" (provavelmente poderão tê-la à venda no dia seguinte).
Pelo que ouvi no podcast "Praia das Maçãs", a TB Store também funcionaria assim, mas no dia da abertura da Apple Shop na ***** Colombo, a TB Store de lá ainda tinha em exposição portáteis da geração anterior (pré-WWDC'09).



Fica a dúvida se:

- se confirma que após o anúncio da disponibilidade de novos produtos esta Apple Shop conseguirá oferecê-los ao mesmo tempo que outras Apple Store na Europa ?

- se o "Genius" (alguém sabe dizer se o termo profissional do moço [o de óculos] é mesmo Genius?), por exemplo, saberá esclarecer dúvidas relativas às Pro Apps ?

Achei estranho não fazerem a promoção para estudantes numa Apple Shop. Só ficava bem à Apple arranjar maneira de conseguir fazer isso nos seus acordos com as outras lojas *****, etc.



Perdoem-me pelo artigo extenso :zzz:, acho que um dia destes devia pensar em fazer um blog.... :p
 
Última edição:
Retirado deste tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=443434
Isto é informação dada hoje pelo Nuno Ferreira que trabalha na Apple na Irlanda. E que irá tratar de investigar porque é que os senhores da ***** se apresentam (foi-me dito lá ontem por mais de um funcionário) como a única Apple store em Portugal.
No nosso país só há uma apple store e é a on-line que irá evoluir, no que toca a vendas a crédito, etc. Física não há nenhuma.

Se os senhores da ***** se tivessem apresentado como 1ºs colaboradores da Apple (em Portugal) no modelo Apple SHOP (não STORE — «BIG mistake!» — cintando Arnold Schwarzenegger ;) ) talvez não levassem uma reprimenda como pelos vistos vai acontecer.

No fim de tudo, o interesse principal é que os consumidores sejam esclarecidos (e bem assistidos) e tenham a melhor experiência possível nas compras que entenderem fazer nestes espaços.

Mas todos os que acham os produtos Apple minimamente interessantes podem ficar contentes:
a Apple parece estar satisfeita com as vendas no nosso país e como tal a expansão da marca continua a fazer-se.

Fico com curiosidade em saber como é que a Apple Store portuguesa (a Online, que é a única) vai evoluir.... ;)
 
Última edição:
Mas o pessoal da ***** SEMPRE se apresentou como a primeira APPLE SHOP... muito pelo contrário, sempre desmentiram que fossem uma Apple Store... aliás como se pode ver pelo primeiro POST deste tópico... Ainda não percebi de onde misturaram as coisas... mas não foram eles por certo! :)
 
Aquilo é a primeira Apple Store de Portugal?!?!
Tenho mais facilidade em encontrar material Apple na Vobis do Colombo do que ali...

Aquilo é mas é o primeiro Apple Corner de Portugal. :P
 
irra... que parte do "shop" é que não leram?

Acabei de passar no elCorte e confirmo que tb já é Apple shop, com um stan renovado e mesas em faia

os genios não são genios, tratando apenas do pré venda, aconselhamento e apresentação de produtos... podem fazer migrações mas terá que ser a pedido... as apersentações em ecrã serão feitas por eles, a pedido, para uma pessoa, na expectativa de se juntar mais audiência, mas sempre coisas curtas de 5 a 10 minutos a demonstrar o mais relevante que lhes seja pedido...

a gestão de stocks continua a ficar a cargo da *****/ECI por isso não esperem releases simultâneas na Apple store online e nas Apple shops... nesse aspecto o génio até me disse que o mais provável é um APR (premium Reseler) como a TBstore obter as novidades antes... já que a quantidade encomendada pode ser maior... logo ser um canal preferencial.

Have fun!
 
Back
Topo