Primeira dSLR, Nikon D3200 ou D5100?

Shark00n

Power Member
Viva!

  1. O QUÊ: Máquina SLR com lente
  2. POR QUANTO: No máximo 550€
  3. PARA FAZER O QUE: Um pouco de tudo. (Pessoas, natureza, campo, cidade, noite, dia, on-the-move e com tripé)
  4. PARA USAR ONDE: Principalmente exteriores, tem que se portar bem à noite também.
  5. COMO ÉS: Estou-me a iniciar nas digitais. Nunca tive uma máquina digital mas estou familiarizado com máquinas SLR da Canon e Nikon (não tendo nenhuma preferência). Sou um entusiasta da fotografia e fotográfo com rolo e instantâneas já há uns anos. (Lomografia e Polaroids)
  6. JÁ TENS: Não tenho nada.
  7. COMO É A TUA "REDE": Irmã com uma Nikon D40x. Amigos têm principalmente Canons (500 e 600D)
  8. ONDE COMPRAR: Em São Francisco (Deixo os links para as lojas no final do post)

Sobre mim:
Sou um jovem apaixonado pela fotografia. Já pensei por diversas vezes investir numa SLR mas foi sempre adiado pois eram demasiado caras para mim e ainda não tinha a certeza se a fotografia digital era um hobby no qual queria investir tanto tempo e dinheiro. Decidi começar por máquinas mais baratas, tenho uma Fujifilm Instax 100 e uma Lomo Fisheye II. Diverti-me imenso com estas câmaras e percebi que pode ser um hobby ao qual gostaria de dedicar mais tempo. Tenho brincado com várias SLRs e já estou minimamente familiarizado com Nikons e Canons, já raramento utilizo o modo automático e consigo tirar boas fotografias.

O que quero:
Quero uma máquina digital SLR indicada para alguém como eu. Um entusiasta que ainda tem muito que aprender.
A minha irmã tem uma Nikon D40x e uma coleção porreira de lentes, portanto estou 99% virado para uma Nikon pois é muito dinheiro que poupo em lentes e posso desde já começar a tirar fotografias de várias maneiras e feitios.
Se comprar uma Nikon fico completamente satisfeito em termos de lentes uma vez que a minha irmã tem os campos mais importantes cobertos e pode-mas emprestar. (tem a lente de origem, uma com um zoom porreiro e outra muito fixe para macros, ainda assim convém que a máquina que comprar venha já com uma lente para não estar sempre dependente dela), a única outra lente que poderia querer comprar seria uma grande angular/fisheye mas a médio prazo.
Quero a máquina para tirar fotografias das minhas viagens, amigos, natureza, animais, automóveis, enfim, um pouco de tudo e em diversos ambientes.
É importante que grave vídeo, embora não seja necessário qualquer tipo de profissionalismo (acho que tanto a D3200 como a D5100 gravam a 1080p/30FPS e 720p/60FPS e têm entrada para microfone, é tudo o que peço).

Onde vou comprar:
Um familiar meu vai a São Francisco no início de Junho, vou aproveitar já que as câmaras são MUITO mais baratas lá (a D3200 com lente 18:55VR está a 539€ e a D5100 com a mesma lente e um Value Pack da Nikon (mochila e DVD instruções) está a 537€).
O meu orçamento vai até aos 550€ (no máximo dos máximos), ou seja, a rondar os 700USD, as duas Nikon estão nos 697~699USD.
Deixo links para as duas lojas onde planeio comprar a câmara (se quiserem sugerir outra por favor utilizem os preços e modelos disponíveis em qualquer um destes sites):
http://www.calumetphoto.com/ (Indicaram-me como sendo a melhor loja de fotografia em SF)
http://www.bestbuy.com/site/index.jsp (O equivalente à Worten nos EUA)

Obrigado pessoal, se for necessária qualquer outra informação é só avisar!
 
Se pedirem para abrir a mala e com uma máquina nova lá dentro, esteja dentro ou fora da caixa de certeza que a vão reter e depois ou há comprovativo que foi comprada em Portugal/UE ou.. pagas para a trazer.

Pode passar mas também há probabilidade de ter que pagar imposto. É arriscado..
 
Se pedirem para abrir a mala e com uma máquina nova lá dentro, esteja dentro ou fora da caixa de certeza que a vão reter e depois ou há comprovativo que foi comprada em Portugal/UE ou.. pagas para a trazer.

Pode passar mas também há probabilidade de ter que pagar imposto. É arriscado..

Em princípio vou arriscar. Não podem implicar por parecer nova. A D40x da minha irmã tem 3 anos e parece saída da caixa. (Para não dizer que também a trouxe de Nova York)
No máximo até lhe meto um cartão da D40x com fotografias antigas para não implicarem se pedirem para a ligar...

Mas isto não é conversa para ter aqui, acho eu, voltemos ao meu dilema? D3200 ou D5100? (Ou outra... Canon Rebel T3 com lentes 18:55 + EF-S 55:250 f/4:5.6 IS, 347€, Nikon D3100 com lentes 18:55VR + 55:200DX VR 537€)

Links para as câmaras em questão:
Nikon D3200 - http://www.calumetphoto.com/eng/pro..._2_megapixel_dslr_with_18_55mm_vr_lens/nz0320
Nikon D5100 - http://www.calumetphoto.com/eng/pro...8_55mm_lens_and_nikon_dslr_value_pack/nz0512k
Nikon D3100 - http://www.calumetphoto.com/eng/pro...55mm_vr_and_55_200mm_dx_vr_zoom_lenses/nz0312
Canon EOS Rebel T3 - http://www.calumetphoto.com/eng/pro...ns_and_ef_s_55_250mm_f_4_5_6_is_lens/ec2860k1
 
Ora bem, sinceramente se tens acesso a lentes Nikon, esquece a canon ( o mesmo diria se fosse ao contrário).
Ficas a escolha entre d3100/d5100/d3200.
Em termos de qualidade de imagem, entre as 3 podem existir diferenças em termos de ISOS/qualidade de imagem e afins, mas no final o que vai influenciar é a qualidade das lentes que vais usar.

A opção da D3100 só faz sentido se precisares das 2 lentes que vêm no pack e se podes abdicar de external mic. De considerar que mesmo aqui na europa consegues um pack d3100+18-55 VR por 419 Euros, o que é bastante abaixo do mesmo kit d3200 ou d5100. Se o teu orçamento é mais apertado, parece-me ainda uma opção válida.

Se precisares de mic externo ou se o dinheiro não é assim tão apertado, esquecia a d3100, e ia para a d5100, penso que a preço idêntico é um pouco mais maquina que a d3200...
 
Última edição:
Também, como ainda não sairam testes da D3200 eu nem lhe tocava. A ISO performance deve de andar por perto da D5100, mas não é melhor. A D5100 já é para utilizadores mais avançados e é mais maquina.
 
se forem mandados parar os gajos da alfandega não são burros...

se virem uma D3200 que ainda mal se encontra a venda na europa desconfiam...
se virem uma D5100 com mochila e DVDs desconfiam...

e se virem os papeis da garantia ou prova de compra entao esqueçe ;)


Depois é a velha historia de apenas teres 1 ano de garantia e em caso de problemas teres de enviar de volta aos states para reparacao.
 
se forem mandados parar os gajos da alfandega não são burros...

se virem uma D3200 que ainda mal se encontra a venda na europa desconfiam...
se virem uma D5100 com mochila e DVDs desconfiam...

e se virem os papeis da garantia ou prova de compra entao esqueçe ;)


Depois é a velha historia de apenas teres 1 ano de garantia e em caso de problemas teres de enviar de volta aos states para reparacao.

Eu agradeço a preocupação. Mas a sério, há um tópico sobre a alfândega e eu já o li.
Já trouxe várias coisas dos EUA e nunca tive esse azar.


De volta ao tópico. A minha irmã tem as seguintes lentes

55-200, a que veio com a Nikon dela

70-300, penso eu que da Sigma

18-55, com um acessório de Macro, também penso ser da Sigma.

Sendo assim, a D3100 que estava a ver que traz a lente extra (55-200mm) está fora da equação, não vale a pena ficar com lentes repetidas.

A D5100 tem o melhor sensor, a D3200 é mais recente e tem um melhor processador de imagem... Continuo indeciso.
 
Isto não interessa.
Só há uma razão para comprar a D3200 em vez da D5100: o tamanho. Fora isso, a D5100 está num patamar acima.

É, eu estou muito mais inclinado para a D5100. Na minha lista de compras está em primeiro, sendo que apenas comprarei a D3200 caso não encontre a D5100 em stock em lado algum. (Mas acho que vou ter mais problemas em encontrar uma D3200 em stock do que a D5100).

Quanto ao tamanho, não é muito importante, A D5100 já é bem compacta.
 
ve la se a lente que vem nao é a 55-200VR, que é melhor que a 55-200 ou 70-300 (em qualidade de imagem, mas nao faz os 300mm claro)


PS: diria que qq uma dessas lentes nao e razao para te prender ao sistema, no entanto se tb queres contribuir para a causa e por a tua irma a usar as tuas lentes, ai sim vale a pena excluir outras marcas.
 
ve la se a lente que vem nao é a 55-200VR, que é melhor que a 55-200 ou 70-300 (em qualidade de imagem, mas nao faz os 300mm claro)


PS: diria que qq uma dessas lentes nao e razao para te prender ao sistema, no entanto se tb queres contribuir para a causa e por a tua irma a usar as tuas lentes, ai sim vale a pena excluir outras marcas.

São ambas VR, tanto a da minha irmã como a que vem com a D3100.

Claro que não, mas eu sou completamente neutro, tanto consideraria uma Canon como uma Nikon. Simplesmente com a Nikon tenho acesso a algumas lentes (que a brincar já são umas centenas de euros que poupo) e o outro bónus é que agora qualquer lente que compre vou dividi-la com a minha irmã, agora queremos comprar uma fisheye. :D
 
Eu aconselhava-te a ir para a Nikon mesmo que a tua irmã não tivesse lentes Nikon. As nikon APS tem o sensor maior que a canon, crop de 1.5 e a canon crop de 1.6. Sò aqui ganhas em tudo, tanto em bokeh(dof) como nas grande angulares. Também têm performace melhor em imagem, no que toca aos sensores APS. Não sou Nikon fan boy, eu simplesmente olho para as specs e testes e dá abada à canon, melhor performance em ISO e dynamic range. A pentax até penso que é a que tem a melhor maquina APS.
 
Última edição:
Geralmente as pessoas gostam de se basear a escolha em sensores e afins.
Só ouço falar em isos altos, em ruidos, etc...

Que seja Canon ou Nikon, que seja uma d3000 ou uma d300s, o que interessa é as lentes...
Alias, a escolha de um sistema deveria sempre ser baseada sobre as possíveis lentes que tens/poderás ter acesso, ou que mais te interessam (existem certas lentes que só existem na Canon e outras na Nikon).

Só ouço/leio o pessoal a falar em isos, dinamic range, etc... o sensor faz diferença, mas só até um certo ponto. Os sensores recentes da Nikon já são todos mais do que capazes.
O sensor da d5100 não há de ser muito pior que o da d3200, acabas por ter um corpo um pouco melhor em termos de funções.

A maior parte do pessoal só se preocupa com os sensores e o body, e depois acaba por comprar uma 18-200 manhosa que não aproveita o corpo... e ficam a usar o modo auto para tudo ... infelizmente vejo isso a minha volta (eventos,rua,etc...).
 
Última edição:
Claro que não, mas eu sou completamente neutro, tanto consideraria uma Canon como uma Nikon. Simplesmente com a Nikon tenho acesso a algumas lentes (que a brincar já são umas centenas de euros que poupo) e o outro bónus é que agora qualquer lente que compre vou dividi-la com a minha irmã, agora queremos comprar uma fisheye. :D
então sugiro que comeces por procurar lentes fisheye. e vejas o preco delas nos varios sistemas, assim como a compatibilidade caso desejes ter autofocus (lentes nikkor não vão ter nas vossas maquinas).
 
Última edição:
As nikon APS tem o sensor maior que a canon, crop de 1.5 e a canon crop de 1.6. Sò aqui ganhas em tudo, tanto em bokeh(dof) como nas grande angulares. Também têm performace melhor em imagem, no que toca aos sensores APS. Não sou Nikon fan boy, eu simplesmente olho para as specs e testes e dá abada à canon, melhor performance em ISO e dynamic range. A pentax até penso que é a que tem a melhor maquina APS.
cuidado com as generalizações, o que e melhor para ti pode não ser melhor para o OP. porque a nikon perde em alcance nas tele, perde em compatibilidade com lentes antigas ou de outras marcas, perde em abundancia de mercado de usados, perde em auto-bracketing (no caso das D3x00), perde em tamanho de viewfinder, etc.

tudo bem que nada disto pode interessar a ti, mas não quer dizer que não interessem ao OP, so ele sabe (ou talvez nem saiba) o que vai explorar e o que pretende aprofundar :)
 
cuidado com as generalizações, o que e melhor para ti pode não ser melhor para o OP. porque a nikon perde em alcance nas tele, perde em compatibilidade com lentes antigas ou de outras marcas, perde em abundancia de mercado de usados, perde em auto-bracketing (no caso das D3x00), perde em tamanho de viewfinder, etc.tudo bem que nada disto pode interessar a ti, mas não quer dizer que não interessem ao OP, so ele sabe (ou talvez nem saiba) o que vai explorar e o que pretende aprofundar :)
Pessoal, é a minha primeira dSLR. Eu estou a aprender, quero uma máquina sólida e capaz de um pouco de tudo. Quero descobrir que tipo de fotografia prefiro e a qual onde tenho mais ou menos jeito. Como primeira máquina está decidido que será uma Nikon. Não há discussão possível aqui. A única dúvida é entre a D3200 e a D5100. Entendo que são as duas dSLRs de entrada de gama, para iniciados, e é mesmo isso que quero.Apenas não sei qual delas é a melhor e a que me permite chegar mais longe por agora. Mais tarde compro uma melhor, ou não, daqui a uns anos isso se verá. Por agora quero fazer render AO MÁXIMO o dinheiro que vou gastar.Portanto D3200, ou D5100
 
Pessoal, é a minha primeira dSLR. Eu estou a aprender, quero uma máquina sólida e capaz de um pouco de tudo. Quero descobrir que tipo de fotografia prefiro e a qual onde tenho mais ou menos jeito. Como primeira máquina está decidido que será uma Nikon. Não há discussão possível aqui. A única dúvida é entre a D3200 e a D5100. Entendo que são as duas dSLRs de entrada de gama, para iniciados, e é mesmo isso que quero.Apenas não sei qual delas é a melhor e a que me permite chegar mais longe por agora. Mais tarde compro uma melhor, ou não, daqui a uns anos isso se verá. Por agora quero fazer render AO MÁXIMO o dinheiro que vou gastar.Portanto D3200, ou D5100
vou-te dar uns exemplos:

Gosto de fazer HDR, iria para a D5100 e nunca para a D3200 pq nao faz auto-bracketing.
Gosto de fazer macro, iria para um corpo canon pq faz metering com qq lente ou engenhoca que lhe ponha a frente
Não gosto de video, pouco me importa que tem entrada de microfone externo ou nao.

ou seja sao coisas que parecem pequenos pormenores mas que na pratica podem condicionar bastante a forma como podes fotografar. quanto a mim muito mais do que ter meio stop a mais ou a menos de ISO ou DR.

acho que seria mais chato descobrires daqui por 6 meses que o teu corpo nao faz determinada coisa (ou que tens de gastar 2x mais € para o conseguir fazer), do que descobrir que não faz "tao bem" determinada coisa.

entre a D3200 e a D5100 esta ultima tem mais features e portanto pode permitir uma maior evolução.

de qq forma volto a repetir, se ja sabes que queres uma fisheye verifica a compatibilidade de lentes com as Dxxxx, posso adiantar-te que tanto quanto sei a nikon nao tem nenhuma fisheye que faça AF nesses corpos.
 
As nikon APS tem o sensor maior que a canon, crop de 1.5 e a canon crop de 1.6. Sò aqui ganhas em tudo

Ui! Que grande diferença! :)

A sério, por favor não alimentem a "guerrinha Nikon vs. Canon" com falsos argumentos.

Já agora, a D5100 na realidade tem crop 1.52 e não 1.5 ;)


A pentax até penso que é a que tem a melhor maquina APS.

É irrelevante. O que interessa é o sistema. E ai não há dúvidas que Canon e Nikon estão noutro escalão (muito embora a Pentax tenha umas primes muito interessantes).


A questão #7 do questionário está lá porque é provavelmente o fator de maior peso na escolha de um sistema. Poder partilhar objetivas (e experiências) é importantíssimo para quem está a começar. Por isso considero que o facto do OP poder partilhar objetivas com a irmã arruma definitivamente a questão do sistema.


Quanto às compras nos EUA, o alerta já foi dado e o tópico onde isso é discutido também. Mais do que isso é off-topic.


Finalmente, quanto à questão D3100 vs. D3200 vs. D5100:

- Neste momento, não há grandes argumentos a favor da D3200. A D5100 tem um preço mais competitivo e argumentos seguros (sensor, LCD móvel). A D3200 tem mais MP e um que outro extra, todos de utilidade duvidosa.
- D3100 só mesmo se o orçamento assim obrigar.
 
Back
Topo