Primeira DSLR

CyberStriker

Power Member
Boa tarde pessoal,

Antes de mais, agradeço qualquer ajuda.

De momento, estou habituado a maquina fotográfica compacta, por questões de transporte em termos de viagem. Sendo que, ultimamente, nos últimos 1-2 anos, até tenho usado mais o telemóvel.

No entanto, pretendo adquirir uma DSLR (iniciante) que com o tempo, em 1-2 anos, possa adquirir uma ou duas objectivas, conforme o gosto/necessidade.
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente, tripé, acessórios..
  2. POR QUANTO: 600-700€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, macro, noturno
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, entusiasta
  6. COMO É A TUA "REDE": Amigos: Nikon / Canon, Familiares: Sony
  7. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.
Pretendia comprar até ao final de fevereiro.

Algumas das maquinas que andei a ver, devido aos preços e outros "extras":
(i) Canon 2000d
(ii) Canon 200d
(iii) Nikon d3400 / 3500
(iv) Nikon 5300
 
Última edição:
Se o tamanho para ti tem sido um issue, já consideraste mirrorless?
@Finkel,

Agradeço desde já a questão/resposta.

De momento, optei por uma DSLR porque parece-me que as mirrorless são um mercado mais restrito e menos explorado.

O que quero dizer com isto, é que o mercado, p.ex, em 2ª mão aparenta ter uma oferta menor que o comparado com a DSLR, no que toca a lentes e outros acessórios, o que implica um custo futuro possivelmente maior.

O que me levou durante alguns anos a usar uma compacta (Sony Cyber-shot DSC-T300) foi a mesma ter-me sido oferecida, como tal, juntei o útil ao agradável e nunca adquiri uma DSLR (por exemplo). Tendo agora a possibilidade de o fazer por gosto e porque sinto que já perco alguns detalhes com uma lente fixa.
 
Boa tarde pessoal,
  1. COMO É A TUA "REDE": Amigos: Nikon / Canon, Familiares: Sony

Com esse orçamento já arranjavas um bom kit mirrorless para começar. Quando dizes que os teus familiares têm Sony, referes-te a que sistema? Conseguias por exemplo ir buscar uma A6300.


@Finkel,
De momento, optei por uma DSLR porque parece-me que as mirrorless são um mercado mais restrito e menos explorado.

O que quero dizer com isto, é que o mercado, p.ex, em 2ª mão aparenta ter uma oferta menor que o comparado com a DSLR, no que toca a lentes e outros acessórios, o que implica um custo futuro possivelmente maior.

É verdade que não tem tanto mercado secundário mas tens muito bons negócios em grey market (bastantes vezes até mais barato que usado). Ainda assim é verdade que as lentes são (e provavelmente continuarão a ser) bastante mais caras.

Insisto nisto porque dizes que ultimamente nem a compacta tens usado, só o telemóvel, e é muito comum a malta que depois compra uma DSLR e depois acaba por não a usar muito exactamente por causa do tamanho.

Portanto, se queres mesmo DSLR se calhar dentro dos modelos que referiste se calhar ia para a 200D que é mais pequena e é uma boa máquina.

Mas a diferença é isto:

canon-200d-vs-sony-a6300-front-a.jpg
canon-200d-vs-sony-a6300-top-a.jpg
canon-200d-vs-sony-a6300-rear-a.jpg
 
Comprar agora uma DSLR é passado se quiseres vender daqui uns tempos ninguém pega nisso, o futuro é as mirrorless. Com esse orçamento tens a Sony a6300 que é muito boa!
 
Com esse orçamento já arranjavas um bom kit mirrorless para começar. Quando dizes que os teus familiares têm Sony, referes-te a que sistema? Conseguias por exemplo ir buscar uma A6300.

@Finkel,

Salvo erro, o meu pai e o meu tio tem uma Sony a58/68.

Pelo que consegui verificar a sony a6300, consegue sair um pouco do orçamento previsto.
Talvez consiga adquirir uma por 700€ com garantia no site mais famoso em segunda mão em Portugal, sendo que pelo camel tracker e tropical price a amazon parece estar longe do esperado e não me parece que 700€ por um body neste momento seja considerável.

Neste caso a oferta a fazer por 700€, seria para este produto:
(i) Maquina fotográfica Sony Alpha 6300 Black + 16-50mm f/3.5-5.6 OSS - ILCE-6300LB

É verdade que não tem tanto mercado secundário mas tens muito bons negócios em grey market (bastantes vezes até mais barato que usado). Ainda assim é verdade que as lentes são (e provavelmente continuarão a ser) bastante mais caras.

Insisto nisto porque dizes que ultimamente nem a compacta tens usado, só o telemóvel, e é muito comum a malta que depois compra uma DSLR e depois acaba por não a usar muito exactamente por causa do tamanho.

Portanto, se queres mesmo DSLR se calhar dentro dos modelos que referiste se calhar ia para a 200D que é mais pequena e é uma boa máquina.

Vou fugir um pouco do gray market, por agora, por questões de garantia e por ser a primeira, se o investimento fosse pequeno, até poderia considerar a procura, não o considerando dessa maneira queria pelo menos salvaguardar essa parte.

Conforme referi acima, talvez com 700€ fique mais bem servido com uma 200d, tendo em conta os kits iniciais que por ai andam ou um corpo e objetivas, sendo que as objetivas iniciais dos kits ajudaria a explorar a maquina e posteriormente adquirir mais uma objectiva.
 
Comprar agora uma DSLR é passado se quiseres vender daqui uns tempos ninguém pega nisso, o futuro é as mirrorless. Com esse orçamento tens a Sony a6300 que é muito boa!

Percebo o que dizes.. mas devido ao investimento futuro, não me parece que uma mirrorless me vá ajudar com isso.

Ainda por cima se pretendo adquirir uma até ao final de fevereiro.. não sei se vão baixar muito mais os preços.
 
Comprar agora uma DSLR é passado se quiseres vender daqui uns tempos ninguém pega nisso, o futuro é as mirrorless. Com esse orçamento tens a Sony a6300 que é muito boa!
Esta afirmação é um tiro no escuro completo.

Dá uma vista de olhos na 77D tenho ideia de já a ter visto a 700€ com a lente kit numa das Amazons.
 
Esta afirmação é um tiro no escuro completo.

Dá uma vista de olhos na 77D tenho ideia de já a ter visto a 700€ com a lente kit numa das Amazons.

@0NZ3,
Pelo que consegui averiguar existe uma oferta de 680€ na w*** por uma "Máquina Fotográfica CANON EOS 77D + EF-S18-55 F4-5.6 IS STM"

Não me parece desadequado para as ofertas que ai andam.
 
Última edição:
@Finkel,

Salvo erro, o meu pai e o meu tio tem uma Sony a58/68.

Pelo que consegui verificar a sony a6300, consegue sair um pouco do orçamento previsto.
Talvez consiga adquirir uma por 700€ com garantia no site mais famoso em segunda mão em Portugal, sendo que pelo camel tracker e tropical price a amazon parece estar longe do esperado e não me parece que 700€ por um body neste momento seja considerável.

Neste caso a oferta a fazer por 700€, seria para este produto:
(i) Maquina fotográfica Sony Alpha 6300 Black + 16-50mm f/3.5-5.6 OSS - ILCE-6300LB



Vou fugir um pouco do gray market, por agora, por questões de garantia e por ser a primeira, se o investimento fosse pequeno, até poderia considerar a procura, não o considerando dessa maneira queria pelo menos salvaguardar essa parte.

Conforme referi acima, talvez com 700€ fique mais bem servido com uma 200d, tendo em conta os kits iniciais que por ai andam ou um corpo e objetivas, sendo que as objetivas iniciais dos kits ajudaria a explorar a maquina e posteriormente adquirir mais uma objectiva.

A Sony não sai do teu orçamento, ou nem sequer tinha sugerido. Uma pesquisa rápida nas amazónias da vida deu uma A6300 por 699€ nova com lente de kit (+ portes, ok sai ligeiramente :D).

E só falei nas sonys porque disseste que tinhas Sony na família. Tens as Fuji (a X-T100 dentro do orçamento, a X-T20 deve descer bastante agora com a chegada da X-T30 e acredito que chegue aos 700€) as Olympus (não sou conhecedor do sistema mas há mais malta aqui capaz de te ajudar), Canon (a M50 também entra no teu orçamento) e outras que tais.

Em relação à 77D vs 200D. Eu iria para 200D porque é mais compacta, mais barata e dava para ver se realmente ganhavas o bichinho de andar com ela atrás :).
 
Última edição:
A 77D é muito superior na focagem, em comparação com a 200D. Tem o mesmo sistema de foco da 80D e 800D (45 pontos cruzados, com o central a ser sensível a -3EV).
A 200D tem 9 pontos de foco, apenas um cruzado, que deve ser sensível a -0.5EV ou -1EV.

Agora, havendo a hipótese de tamanho e peso serem motivo para preocupação, dificilmente eu recomendaria alguma das duas. Não por causa dos corpos, mas sim por causa das objectivas. Elas é que fazem a diferença. Só se fosse para montar um kit básico tipo 200D + 24mm pancake + 50mm 1.8, mas isto a médio prazo torna-se limitador. Para pensar em peso e tamanho recomendaria sensores mais pequenos.
 
A Sony não sai do teu orçamento, ou nem sequer tinha sugerido. Uma pesquisa rápida nas amazónias da vida deu uma A6300 por 699€ nova com lente de kit (+ portes, ok sai ligeiramente :D).

E só falei nas sonys porque disseste que tinhas Sony na família. Tens as Fuji (a X-T100 dentro do orçamento, a X-T20 deve descer bastante agora com a chegada da X-T30 e acredito que chegue aos 700€) as Olympus (não sou conhecedor do sistema mas há mais malta aqui capaz de te ajudar), Canon (a M50 também entra no teu orçamento) e outras que tais.

Em relação à 77D vs 200D. Eu iria para 200D porque é mais compacta, mais barata e dava para ver se realmente ganhavas o bichinho de andar com ela atrás :).

@Finkel

Ver se esta semana tiro umas horas para ver o mercado no que consta as 200d :)
 
A 77D é muito superior na focagem, em comparação com a 200D. Tem o mesmo sistema de foco da 80D e 800D (45 pontos cruzados, com o central a ser sensível a -3EV).
A 200D tem 9 pontos de foco, apenas um cruzado, que deve ser sensível a -0.5EV ou -1EV.

Agora, havendo a hipótese de tamanho e peso serem motivo para preocupação, dificilmente eu recomendaria alguma das duas. Não por causa dos corpos, mas sim por causa das objectivas. Elas é que fazem a diferença. Só se fosse para montar um kit básico tipo 200D + 24mm pancake + 50mm 1.8, mas isto a médio prazo torna-se limitador. Para pensar em peso e tamanho recomendaria sensores mais pequenos.

@m4ndr4ke

Peso e tamanho, neste momento, não é nenhum entrave..

Mas pela diferença de preço e opções, em princípio, vou optar pela 200d em vez da 77d.
 
Os carros a diesel também terão tendência a acabar, mas a malta não anda a comprar tudo a gasolina ainda. Não se sabe quantos anos vai demorar o declínio das DSLR (são produtos com evolução limitada, mas que dão bastantes lucros às marcas e são baratas de produzir). Se a pessoa quiser 3 ou 4 lentes especificas, as DSLR saem muito mais baratas. Arranja lentes como a sigma 18-35 1.8 em sistemas mirrorless a preços comparáveis (podia citar mais exemplos)! Arranja um mercado de usados, de lentes e acessórios com tanta escolha como os mercados actuais da Nikon e Canon! As mirrorless parecem ser o futuro, mas ainda vivem muito do marketing e do design, em termos de custo de um sistema com distancias focais de 10 a 300 mm cobertas, com uma ou outra lente "premium" pelo meio (prime ou tipo 18-35), é muito mais vantajoso.

Para objectivos muito bem definidos, como ter uma máquina pequena com uma ou duas primes, uma mirrorless poderá ser a escolha mais adequada, mas isso não retira as DSLR de jogo, como opções perfeitamente viáveis.

Acho que daqui a uns anos (não sei quantos), o mercado das mirrorless estará mais composto, definido e com mais lentes e mais baratas... Mas mais uma vez: quantos anos? As marcas ainda andam a tentar lançar corpos mirrorless pouco "maduras" (falo de Canon e Nikon). Depois tens as apostas questionáveis da Olympus limitando-se exclusivamente ao mercado m43, etc... Há muita incerteza ainda. Se gostares do lineup de lentes e dos respectivos preços, as únicas marcas que me parecem ter realmente uma posição bem definida e estável no mercado mirrorless são a sony e a Fuji. Já se optares por DSLR Canon e Nikon, tens o ecossistema todo construído e disponível a preços competitivos.
 
Os preços dos acessórios das DSLR foram estipulados em outros tempos, por isso são mais baratos! Os preços para as mirrorless são para a actualidade e futuro, haverá futuramente mais opções e mais baratas mas os preços do material existente não vai baixar!
 
Certoooo.....os preços das lentes e câmaras EF lançadas em 2016/2017/2018 foram definidos noutros tempos...

Considerando que uma lente L tem facilmente um ciclo de vida (até sair uma nova versão, quero eu dizer) de pelo menos 8 a 10 anos, e que houve lançamentos importantes nessa gama em 2017 e 2018 (85mm f/1.4L e 70-200mm f/2.8L III), não vejo qual a dúvida de que ainda teremos DSLR's novas em fabrico e comercialização por pelo menos mais 10 anos. Isto sem contar com o tempo que os utilizadores ainda irão manter esses equipamentos.

Mas pronto, cada um acredita no que quer...não estou certo é que a visão em túnel seja uma boa prática.

Não tenho dúvidas de que mirrorless seja o futuro, mas não estamos a falar de telemóveis. Este mercado evolui muito mais devagar. Para já, estamos nitidamente na fase em que os dois tipos de equipamento coexistem no mercado, uma fase que ainda irá durar um tempo considerável, especialmente nas gamas mais baixas, dado que uma reflex barata continua a ser mais barata do que a mais barata das mirrorless e vende que nem pãezinhos quentes.
Isso...e as mentalidades. Enquanto as DSLR continuarem a parecer câmaras de gajo pro, continuarão a vender. E enquanto houver a boa procura que há, não haverá porque parar de as produzir. Todas as marcas estão nisto para ganhar dinheiro, ou não?
 
Os preços dos acessórios das DSLR foram estipulados em outros tempos, por isso são mais baratos! Os preços para as mirrorless são para a actualidade e futuro, haverá futuramente mais opções e mais baratas mas os preços do material existente não vai baixar!

Não interessam muito os motivos aos consumidores. São mais baratos, é o que interessa.

Futuramente, em quanto tempo? Quantos anos?

E qual futuro e quão distante? Estão neste momento a nascer novos mounts para novos sistema de lentes que tem um caminho gigante por percorrer. Vê se não trocas de corpo enquanto esperas pelo futuro, se calhar de mount e ficas com o equipamento todo empatado, como já aconteceu com utilizadores de sistemas mirrorless que foram descontinuados nos últimos anos.

Estás a chutar frases feitas para o ar, só porque sim... As coisas estão longe de ser assim tão simples.
 
Back
Topo