Primeira DSLR =)

Hiinow

Membro
Boas Pessoal !
Como o título indica, estou a pensar adquirir a minha primeira DSLR. Já há vários anos que ando para adquirir uma, mas só agora vai ser possível. E como tal, tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas =P

Maior parte delas são duvidas constantes, e eu já li vários tópicos, mas ainda nao estou completamente esclarecido.
Estou indeciso entre a Nikon D5100 e a Canon 600D.
Ja li bastante sobre as duas, e quando penso que as duas são iguais só diferindo na marca, depois leio reviews na net, onde diz que uma ou outra são melhores.
Assim, queria perguntar a quem percebe do assunto, qual a melhor, ou seja, qual a que permite uma maior evolução por parte de alguém que não percebe nada de fotografia?

Esta é a minha dúvida principal. Agora também tenho outras:
-Objectivas, qual a marca com maior variadade e mais baratas?
-Comprar a Nikon 18-55 sem VR é um erro?
-A Canon 55-250 IS, por oferecer um range tão grande perde muita qualidade? E contra a Nikon 55-200 VR, qual a melhor?

Por agora penso que seja tudo =P
Obrigado desde já =)
Abraços ;)

Edit:

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    -Principalmente Máquina e Objectiva (estava a pensar aproveitar um daqueles packs da Nikon ou Canon)
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? -600 a 800€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    -Tudo um pouco
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    -Exteriores e assim =P
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    -Aprendiz x)
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? -Nenhum, vai se a primeira
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? -Não tenho grande rede, mas talvez encontre Canon (se bem que aprendizes também)
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    -Loja física
 
Última edição:
Tanto a Nikon D5100 como a Canon 600D são boas máquinas e o "limite de evolução" é igual nas duas. Como tens amigos com Canon, aconselho a comprares Canon também, assim podem trocar e experimentar uma maior quantidade de objectivas com distâncias focais e aberturas diferentes e aprender com isso.
Na Nikon 18-55 VR vs non VR não sei se existe grande diferença em qualidade óptica, já na Canon essa diferença é bastante grande e sem duvida que a IS é melhor. Não te posso dar grande opinião sobre as tele-objectivas, nunca andei com nenhuma dessas, mas já vi fotos tiradas com a Canon 55-250mm e não gostei muito dela dos 200mm para cima, muito muito soft, mas sempre tens estas distâncias focais para aprender e perceber o que gostas mais e posteriormente comprar objectivas boas à tua medida.
 
Muito obrigado pela ajuda MEIA =)
Eu tb acho que o limite evolutivo é igual nas duas, mas como tenho lido o contrário, fiquei com dúvidas. Por exemplo no DpReview diz que a D5100 pode ser rapidamente ultrapassada por um aprendiz entusiasta, e da Canon 600D diz que é a melhor DSLR de entrada de gama. Daí as minhas dúvidas =/
Quanto as objectivas, no caso da nikon tinha medo que a ausencia de VR fosse um grande contra.

Mais uma questao:
Eu se comprar, tenho as seguintes opções:
-Canon 600D com 18-55 IS
-Nikon D5100 com 18-55 + 55-200 VR
-Nikon D5100 com 18-105 VR

Acham que a 18-105 VR é um boa opçao? Qual o melhor pack?

Obrigado e fico a espera de mais respostas =P
Abraços
 
nao e essencial ter, mas é bom ter. quanto mais nao seja se um dia mais tarde trocares de lente, sendo a versao sem VR ninguem vai pegar nela.

a nivel de funcionalidades e com lentes recentes, o que fazes com uma fazes com a outra. o unico caso em que isso nao acontece e com lentes antigas na D5100, em que perdes o AF (lentes antigas da marca) ou ate o metering (para lentes antigas de outras marcas).

acho que ficas bem servido com qq uma das opcoes, ate pq isso sao lentes para substituir a medio prazo caso tenhas gosto pela fotografia.
 
Eu perguntei porque já li que a canon 18-55 sem IS é mesmo para evitar =X
Mas dentro dos packs, se fosses tu optavas por uma Canon com 1 objectiva ou pela nikon com 2 objectivas ou com 1 com maior range (18-105)?

E quanto ao que esta neste site (http://snapsort.com/compare/Canon-600d-vs-Nikon-D5100)? Algo credivel?
É que estou mesmo em duvida entre as duas =/

E não querendo ser chato, quanto a preço e variadade de objectivas? Qual a melhor?

Desculpem tantas perguntas, mas percebo pouco disto x)
Obrigado e abraços ;)
 
Em termos de variedade de objectivas boas e acessíveis, a Nikon ganha, tem um conjunto de objectivas por menos de 300€ (cada) que cobrem 90% das necessidades da fotografia a nível amadora: telefoto (55-300 4.5-5.6G VR), 50/1.8G (retrato), 35/1.8G (lente fixa de uso diário), 40/2.8G (macro).

É tudo o que um amador precisa, não são objectivas profissionais (barril liga de magnésio, nano crystal coating, made in japan), mas são todas de qualidade exemplar (mount em metal, plástico bom, indicador de distância de focagem nas primes, têm todas motor ultrasónico com full time manual, vêm com hood á medida, vêm bem embaladas, com uma pochete preta e, é claro, uma nikkor é sempre uma nikkor, quanto mais não seja pelas questões de compatibilidade/bugs assegurados).

A 18-55 VR também dá melhores resultados que a 18-55 IS, mas isso é a minha opinião... pelo menos é silenciosa a focar, enquanto a Canon é ruídosa...




Sugiro que primeiro vás experimentar as duas máquinas na mão, tirar umas fotos, mesmo que vás comprar pela net, ver quais é que te parecem mais óbvias e naturais, etc... não te esqueças que se fores a evoluir, canon, nikon, ou outra é sempre um "casamento" ;)
 
tambem estive na duvida entre essas e estive quase a ir para a nikon, por ser mais barata, mas no futuro, prefiro casamento com canon do que com nikon, pois há mais gente com canon (pelo menos que eu conheça), e fiz a pergunta a 1 fotografo meu amigo (canon ou nikon) e respondeu de imediato canon e indicou logo a 600D sem lhe ter dito nada.
penso que ha mais coisas sobre as canon,(objectivas, documentos, sites baratos com material etc...)
eu tenho um post ao lado deste, a minha unica duvida é entre as objecticas canon pois ha pack com a IS e outros com a a IS II
 
eu acho que a canon acaba por ter mais variedade de escolha em lentes para os varios bolsos, e pelo menos o mercado em segunda mao em portugal é indiscutivelmente maior que o nikon (o que e bom quando se quer poupar uns trocos).

dito isto, nao deixa de ser vdd que existem certas lentes/focais que encontras numa marca e que nao encontras noutra, ou que para encontrares tens de abrir os cordoes a bolsa de uma maneira estupida.

@64kB: onde encontras a 55-300VR por menos de 300€, ja baixou assim tanto de preço?

@1tonisilva: a diferenca da IS para IS II é a cor das letras inscritas na lente, uma e branco outra é cinzento.
 
Última edição:
tambem estive na duvida entre essas e estive quase a ir para a nikon, por ser mais barata, mas no futuro, prefiro casamento com canon do que com nikon, pois há mais gente com canon (pelo menos que eu conheça), e fiz a pergunta a 1 fotografo meu amigo (canon ou nikon) e respondeu de imediato canon e indicou logo a 600D sem lhe ter dito nada.
penso que ha mais coisas sobre as canon,(objectivas, documentos, sites baratos com material etc...)
eu tenho um post ao lado deste, a minha unica duvida é entre as objecticas canon pois ha pack com a IS e outros com a a IS II

Olha que não sei se é sensato ir por aí...

Quanto ao mercado de usados, pode haver mais vendedores de Canon, mas também há mais compradores, ainda por cima a Canon, que para o que vende, não se vê nada em encontros fotográficos, nas lojas e assim... maior parte delas, deva-se dizer que ficam em casa a apanhar pó, é triste, mas verdade...

De qualquer forma, se já estás decidido, estás decidido, não é por teres canon ou nikon que faz de ti um fotógrafo, faz-te dono de uma canon ou nikon ;)
 
Quanto ao mercado de usados, pode haver mais vendedores de Canon, mas também há mais compradores, ainda por cima a Canon, que para o que vende, não se vê nada em encontros fotográficos, nas lojas e assim... maior parte delas, deva-se dizer que ficam em casa a apanhar pó, é triste, mas verdade...
nao percebi nada do que dizeste...
 
Bem, obrigado a todos pelas respostas =D

Eu sei que o comprar de uma maquina implica um "casamento", por assim dizer =P
Eu gostava de experimentar tirar umas fotos com as duas, mas é impossível fazê-lo =/
Contudo já peguei nas duas e fiquei com melhor impressão do grip da Nikon. Contudo não pûs a Canon de parte, porque também me assentava bem.
Após ler tudo, penso que vou optar pela Nikon (se bem que ainda um pouco dividido) xD
Agora a minha grande dúvida, é se opto pelo pack das duas objectivas (18-55 + 55-200VR) ou pelo da objectiva única (18-105VR). Que aconselham?
Sei que já estou a ser chato, mas quero fazer uma boa compra, até porque é algum dinheiro =)
Obrigado e abraços ;)

P.S.- Já que a D5100 e a 600D são equivalentes, porque razão a Canon é mais cara? =S
 
A oferta baixa os preços, a procura aumenta, os dois cancelam.
certo, mas eu nao estava a dizer que por existir mais oferta o preço é mais barato, e ainda bem que não é assim porque na altura em que fores tu a querer vender uma lente não a queres colocar no mercado ao desbarato.

o ponto principal é que encontras mais variedade de lentes a venda em segunda mao, se estiveres disposto a dar o que pedem consegues comprar a lente imediatamente, se tiveres paciencia esperas por um bom negocio (pessoal que precisa do dinheiro e esta disposto a baixar de preço).

para confirmar/desmentir isto é dar um salto ao forumfotografia à secção de usados e ver que lentes "apetecíveis" se pode encontrar num e noutro.


@Hiinow: pq a Canon acha que a maquina vale esse dinheiro, e o numero de vendas da-lhe razao. se nao conseguisse vender aquele preço já o teria baixado.

como o 64kb disse, é um "casamento" com uma marca, e deve ser avaliado tudo o que a marca oferece e nao apenas as caracteristicas do corpo que vais comprar. factores como o mercado em 2ª mao ou a assistencia tecnica no mercado nacional nao encontras nos comparativos.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta Warlord =)
Quanto ao mercado de 2º mão, não tenho grande interesse. Gosto mais de comprar novo (ainda que saia mais caro).
Agora quanto a assistência técnica, não estou muito dentro do assunto =/
Qual a melhor em Portugal? Canon ou Nikon?

Abraços e obrigado ;)
 
Creio que é consensual que em Portugal a assistencia da canon presta um melhor serviço.

A Nikon tem um representante na peninsula iberica que coloca bastantes entraves na reparação de equipamento que não seja adquirido atraves da sua rede oficial de lojas, i.e. se estas a pensar comprar ou vir a comprar no estrangeiro ou numa daquelas grandes lojas de representação no estrangeiro poderas vir a ter problemas. Geralmente acabam por se resolver expondo o caso à casa mãe. De qualquer forma podes procurar neste ou noutros foruns nacionais dedicados a fotografia por problemas na assistencia nikon que encontras N casos de pessoas cujo serviço prestado nao foi do seu agrado.

dito isto, obviamente que poderas eventualmente encontrar problemas com a assistencia canon, nenhuma marca tem 100% de feedback positivo. assim como poderas ter sorte e correr tudo bem com uma reparação na nikon, ou melhor que isso nunca necessitares dela (seria o esperado) :)
 
Sim, o ideal seria nunca necessitar de nada disso =D
Ainda vou pensar então por qual opto. De qualquer maneira, ultima pergunta para o caso de preferir Nikon: 18-55 + 55-200 VR ou só a 18-105VR? =)

Obrigado e abraços ;)

Já agora Warlord, não querendo ser cusco, qual é a tua máquina? =P
 
Back
Topo