Primeira experiência com a ATI X850XT PE

Pedro Rocha

OC Legend
Bom, depois de um brevissima recaida para o campo da Nvidia e da diversão SLI, cá estou de volta ao meu fabricante de GPU's preferido : a ATI ..claro .. :007:

Primeiro, depois do arranque a gráfica é completamente silenciosa, nada tendo a ver com os aspiradores dos stock coolers das 6800..

Segundo: Como podem ver cabe mesmo à justa por cima do cooler do chipset da DFI, mas como só há 1 gráfica no caminho não sufoca tanto e posso ter a fan do cihpeset a 3000rmp (inaudível).

Aqui ficam umas fotos :

FotoX850XT_1.jpg

FotoX850XT_2.jpg


E agora vamos ao que interessa , claro .performance no 3Dmark ..decid correr isto no Windows XP de uso diário, sem tweaks nen nada.

Antes havia que ver até onde ia a gráfica com o stock cooler e a fan a 75% (já faz barulho) e parece que não saiu muito mal 610-620, ainda corri outro a 615-633, passou tudo excepto o nature (esqueci-me de baixar)

Já estava com saudades de ver +700 no LL e +800 no DL

36064_3Dmark2001_X850XT_Stock.jpg


Isto a -100ºC vai ser bem divertido :009:
 
Curiosa é esta comparação com as 2 6800GT em SLI (usando um programa que poe o SLI mais ou menos a funcionar no 3DMark2001)

Quem tiver SLI experimente o nV SLI Application Optimizer - http://www.3dchipset.com/utilities/nvidia/sli/index.php

Então comparando, com a mesma velocidade de CPU e mems, a ATI (cinzento mais claro) ganha em tudo às 2 6800GT (a cinzento mais curo) excepto no Nature ..ondel leva uma coça brutal :

No Drago, andam ela por ela, pois o SLI ali dá uma ajudinha :)

Claro que isto é no WinXP SP2 e DirectX 9.0c, no Windows 2000 a DirectX 8.1 cheira-me que a diferença era bem maior a favor da ATI.

Seria teóricamente ...porque infelizmente o Windows 2000 não suporta gráficas em SLI :(

ATI_versus_6800SLI.jpg


Estou aqui a falar com o génio do frio de Setubal que não para de se babar ..calma ..calma este FDS vou ver o Sado :lol:
:-D
 
Última edição:
a diferença no nature tb seja pq tb é um teste mais recente, q testa o dx8.1 (digo eu)

Mas digam-me uma coisa, sou só eu a achar que o local para o ***** das nforce4 está mt mal escolhido??
é que quem for para SLI (ou gráficas maiores em cumprimento que uma 6600GT, é o caso dessa) já não pode lá colocar um outro tipo de dissipador mais silencioso....
acho uma grande falha no pcb das nforce4.... talvez numa nova revisão corrigam isso

De resto excelente score Pedro.
Parabéns :) Essa ATI é um mimo :)
 
Pretender disse:
a diferença no nature tb seja pq tb é um teste mais recente, q testa o dx8.1 (digo eu)

Mas digam-me uma coisa, sou só eu a achar que o local para o ***** das nforce4 está mt mal escolhido??
é que quem for para SLI (ou gráficas maiores em cumprimento que uma 6600GT, é o caso dessa) já não pode lá colocar um outro tipo de dissipador mais silencioso....
acho uma grande falha no pcb das nforce4.... talvez numa nova revisão corrigam isso

De resto excelente score Pedro.
Parabéns :) Essa ATI é um mimo :)
Eu ca só escuto o cooler da DFI no arranque e um pouquinho a jogar/benchar, é mesmo silencioso a 2900 rpm :P

O que me estraga o juiso é esta 6600 GT :( mas amanha deve chegar um zalman :001:

Pedrorocha, belo score, eu até me passei com 550 de picos no DL e LL :wow:
 
Pedro.. sem querer parecer chato:P espero que desta vez avancem mesmo com o bench.. ainda tamos À espera do bench prometido para a altura do ano novo ou natal:P :P

um abraço e mt boa sorte
_zZz_
 
Decidi experimentar a minha velha partição do Windows 2000 e apesar da confusão de drivers, só por ser no Win2K e DX8.1 ganhei 1.500Marks - isto com os mesmos clocks de Cpu e gráfica (aliás menos no CPU no win2000)

37525_X850_Win2K.jpg


É espantoso de facto!!
Para poderem ter uma ideia das diferenças eis um compare :

X850_Win2000_versusWinXP.jpg


É por isso que eu digo que o 3Dmark2001 é o melhor bench de sempre e que exige muita "arte" - um sistema operativo realmente bem configurado (e ainda tenho outros tweaks na manga, podem crer;)) vale 1.500Marks !!

A gráfica, como de costume, não saiu mázinha - dá 612-635 com o stock cooler a 75% (o barulho a 100% é demais para os meus ouvidos) ..diz o meu partner in bench que é gráfica para dar 850 de core na cascata ..vamos lá ver :cool:
 
Última edição:
Bom, resolvi benchar com as ***** TCCD a 291Mhz 2.5-5-3-3, 3.1V - e eis o resultado :

37980_X850_Win2K.jpg


E, para meu espanto, primeiro lugar mundial na categoria X850 Series :wow:

Claro que os bons bencheres com frio a sério ainda não começaram a postar resultados com as X850XT, mesmo assim é giro :

1OrbX850XTPE.jpg


:009:
 
OK, este parece ser o máximo da gráfica com o stock cooler - passa tudo, Nature inclusive..

38227_X850_Win2K.jpg


Espero que também se porte muito bem com phase ;)

Estas ***** TCCD é que na DFI precisam mesmo de mais voltagem, com 3.2v dão 293Mhz estáveis - passam Lobbys passam tudo :)
 
Última edição:
tetsuo disse:
Já agora que tipos de resultados é que tens nos 3dmark 03 e 05?

CUmps

OK, por mera curiosidade, aqui ficam os resultados ainda com o Stock Cooler no "Benchmarks das Meninas" :lol:

16365_3DMark03_X850Stock.jpg


e..

7735_3DMarks05_X850XTStock.jpg


Qualquer menina de 12 anitos, com duas Nvidia 6XXX com tudo de origem em modo SLI, consegue melhor que isto ..como podem ver não dá luta nenhuma mas para os mais curiosos aqui ficam estes scores :-D
 
Tá-te a faltar a táctica

Epah estás a proceder mal :P Essa gráfica devia estar era no teu frigorifico para se ir habituando ao frio, não era a estica-la com stock cooler para ela se habituar ao calor :P Espermos k isso na cascata dê os tais 850 de core como a do OPP... Mas com a vossa arte/processador/cascatas acredito k tenhamos Nº1 :) Siga pro frio k isso ta'-se a habituar mal aí... heh
 
Esta Asus X850XT PE com o cooler de origem não para de me surpreender (ainda nem tive pachorra para mudar a massa térmica), decidi ignorar os testes do ATITool e ver até onde ia com o seguinte metodo: - subir core e mems e ver até onde crashava no Drago high do 3Dmark2001 ...é assim quem deve ser, claro ..

E como podem ver 618-654 sem artefactos, por incrivel que parece passa o Nature e tudo ..ora para uma ATI com o stock cooler e sem mods nenhum não é nada mau ;)

38758_X850_Win2K.jpg


176 no Car High (Pedro & Ricky tweak partII) e 700 no Drago Low ..nada mau mesmo para uma gráfica em stock ;) ..continuo é a achar o Nature baixote, mas admito que possa ser dos drivers 4.12 (os melhores para Win2k/DX8.1) ..

Bom e depois, só por brincadeira, resolvi correr o 3DMark2005 com +/-estas velocidades e uma nadinha mais de CPU (aqui a velocidade das memórias não conta) e qual não foi o meu espanto quando descobri que estou em 3º lugar mundial na categoria de ATI RADEON X850 Series ..o que para uma gráfica com stock cooler não deixa de ser espantoso ..como podem ver :

3no3Dmark05X850.jpg


Está visto que na noite dos benches com frio a sério, depois do run do 3DMark2001, ainda vamos correr o 3DMark2005 para ver se também se chega ao primeiro lugar ..quem sabe .. :-D
 
Última edição:
Back
Topo