Primeira foto do R520

Natural.
As X800 no mainstream foram uma solução de recurso, feita à pressa quando se verificou que as X700 se "afundavam" perante as 6600.
Como não foram chips feitos para ter grandes volumes, só agora começam a chegar as versões modificadas, qd as 6600 já estão no mercado há 7 ou 8 meses (ou eram mais aínda ?)
Agora terão de se haver com as 7600, a ser lançadas antes do natal.
 
16 pipes é uma grande desilusão
A nvidia nem precisa de se dar ao trabalho de meter/ligar mais pipes na 7800 GTX
Metem mais uns 100 Mhz se tanto e cham-lhe Ultra e continuam a chamar-se os maiores
A ATI depois lança uma XT PE com mais 3,5 Mhz que nunca ninguém vai ver à venda e vai custar €699 e depois mais mais 2,5 marks e meio e passa a ser a melhor
Na prática fica mais ou menos com a mesma "tecnologia máxima disponível"
 
Última edição:
E quem fica a perder com tudo isto somos nós... :rolleyes:

Eu não sou muito a favor que estejam sempre a ser lançadas novas gerações de gráficas, acho que com algum tempo dá para aprefeiçoar bem os drivers, os yields (fazendo descer bem os preços e a disponibilidade), não estavam sempre a a utilizar o factor novidade para aumentar os preços estupidamente. Temos o exemplo do R3xx (e também um pouco no NV4x, mas muito mais moderado), aquilo deu (e pelos vistos continua a dar) mais derivações que sei lá o quê... deu para amadurecer bastante os drivers, que era um problema apontado à ATI mas com tanto tempo de vida do R3xx deu para resolver. Mais, como não precisam de estar sempre a fazer novos chips dá tempo para ir pensando bem na próxima geração, numa coisa inovadora (coisa que provavelmente a ATI não fez bem).
Isto é apenas a minha opinião.
 
:\ bahh e assim os preços ja não descem tanto.. Competição é boa por causa disso.. O zé povinho, especialmente o "Portugueze" não é rico e então uma baixa monetária é sempre bem vinda.. Ohhhh well.. Talvez a ultima da hora saiam umas com 24.. Enfim [[]]
 
Outra das desvantagens com a tinta toda que correu, e a tornar-se realidade, seria o Dual-Slot para cooling. De facto, comparado as actuais Nvidia, incluindo as topo de gama, denota-se uma clara situação de temperaturas mais altas, provavelmente devido a frequências absurdas quase. É uma pena, até pelo numero de melhorias que iriam ser implementadas, mas de facto acho que ao verificarem-se a 100% estes "settings" para a flagship da ATI, a Nvidia ganhou um pouco por todo o lado este ano..

Mas continuo esperançado que talvez até ao final do ano a Ati lá consiga espemer ao menos os 24 pipes.. No e denoto, no caso de estas afirmações se tornarem realidade mais do que confirmada.. Vai a ver até sai com 32 pipes e velocidades absurdas e ficamos todos com este formato facial

8o :lol: ganda bomba eh eh :D Voçes é que não percebem nada disto porque eu sabia que ia ser assim :007:

Blastarr, sabes mais ou menos uma previsão para a 7600 ? Gostava de saber mais ou menos visto estar a pensar trocar a 6200@ 6600. Obrigado!

PS: tenho de deixar de escrever algo e por.. no final. Nem portugues isso é :P
 
Última edição:
16 piplines a baterem-se com 24 piplines, é algo interessante..... e nao faz grande sentido ATI=P4 e Nvidia=P-M ja que nas placas graficas a velocidade de relogio nao é o factor principal para saber a performance.
Que eu saiba o factor mais importante é o nº de piplines e a largura de banda. A largura de banda de 256bits é igual em ambas, mas a ATI segundo a noticia vai fazer com 16 piplines o que a concorrente faz mas com 24.
Pena o tempo que gastaram para lançarem isto, mas a partir do dia de lançamento têm tudo a seu favor devido á alta eficiencia que é dita na noticia que o novo chip vai ter.
Esperemos o lançamento oficial e as specs oficiais.....

Quanto á questao do mainstream, nao sei se há muitas 6600 ou nao nem há quanto tempo, mas as ultimas contas das companhias davam a ATI a dominar o Low e Mid-end e ainda o aumento da cota de mercado da ATI em 2% em relaçao á Nvidia no overall.
 
DJ_PAPA disse:
16 piplines a baterem-se com 24 piplines, é algo interessante..... e nao faz grande sentido ATI=P4 e Nvidia=P-M ja que nas placas graficas a velocidade de relogio nao é o factor principal para saber a performance.
Que eu saiba o factor mais importante é o nº de piplines e a largura de banda. A largura de banda de 256bits é igual em ambas, mas a ATI segundo a noticia vai fazer com 16 piplines o que a concorrente faz mas com 24.

Nao é o principal porque existem mais e todos juntos fazem a diferença :004: , agora estares a desvalorizar a importancia do valor dos clocks, com esse comentario biased :007: , so porque o R520 possivelmente vai ter altos clocks e dizeres que o k vai ser bonito é 24pipesVS16pipes, e os pipes é k interessa já que a largura de banda é mesma é que axo k não está bem, mas tu é que sabes :D


Mas isto é tudo suposições :rolleyes:

EDIT: Baixa os clocks da tua grafica e ve se não é importante

BTW: a malta aumenta os clocks das graficas é para brincar ao rivatuner, ao coolbits, ATITool, etc :lol: :lol:
Ou será para ter uma melhor performance!? :rolleyes: :rolleyes:
 
Última edição:
sl4ck disse:
Nao é o principal porque existem mais e todos juntos fazem a diferença :004: , agora estares a desvalorizar a importancia do valor dos clocks, com esse comentario biased :007: , so porque o R520 possivelmente vai ter altos clocks e dizeres que o k vai ser bonito é 24pipesVS16pipes, e os pipes é k interessa já que a largura de banda é mesma é que axo k não está bem, mas tu é que sabes :D


Mas isto é tudo suposições :rolleyes:

Que eu saiba quando se pergunta por uma placa grafica para alem do modelo e da marca pergunta-se quantos pipes tem e a largura de banda....

Nunca vi comparar duas graficas pelo clock do GPU, mas tá-se...... é que sendo assim vivam as 6600GT que têm maior clock que as 6800 ultra!
 
DJ_PAPA disse:
Que eu saiba quando se pergunta por uma placa grafica para alem do modelo e da marca pergunta-se quantos pipes tem e a largura de banda....

Nunca vi comparar duas graficas pelo clock do GPU, mas tá-se...... é que sendo assim vivam as 6600GT que têm maior clock que as 6800 ultra!

Não a diferença é que eu dou importancia a ambos o factores que permitem aumentar performance, tu simplesmente desvalorizas o "Factor Clocks" e valorizas apenas "Factor Pipes" e "Largura de Banda"(que é a mesma), ou seja so valorizas o "Factor Pipes" :D


DJ_PAPA disse:
...... é que sendo assim vivam as 6600GT que têm maior clock que as 6800 ultra!

Além disso comparar gráficas Mid-end c\ gráficas High-end não é ser razoavel }>

Cumps
 
Última edição:
16 pipes/700 mhz são apenas dois numeros. E como a R520 já foi muita coisa no passado, espero para ver se é real.

The cards are floating around and ATI could paper launch them even now but would not be able to ship it until the first days of October.

Isto é que acho mais preocupante.
Se for verdade, faz exactamente 1 ano entre o tape out inicial do Gpu e a primeira placa no mercado.
 
não percebo porque é que a ATI esta a demorar tanto tempo com este chip.
ser´que é algum excesso de optimização? a Nvidia recorre a porradões de transistores e tem fe em deus :P

mas eh pa, so em outubro... quando o chip sair ja vai estar meio morto. e ou sai para o segemento medio-alto, ou no segmento alto ja não faz nada.
é bom que a arquitectura desenvolvida neste chip seja uma boa rampa de lançamento para a ATI, assim como a serie GForce FX foi para a Nvidia.
e nesse caso, uns dois ou 3 meses depois do lançamento do R520, temos ca fora uma solução mais competente.
 
Um pouco off-topic. Já viram a quantidade de processos contra a ATi que isto está a causar?

Fica aqui o quote de um deles:

The complaint charges ATI, Kwok Yuen Ho, David E. Orton and Patrick G. Crowley with violations of the Securities Exchange Act of 1934. More specifically, the Complaint alleges that the Company failed to disclose and misrepresented the following material adverse facts which were known to defendants or recklessly disregarded by them:
(1) that the Company substantially relied on its high-end offerings to fund other parts of its business;
(2) that the Company's high-end offerings failed to offset the negative impact of weak gross margins and declining average sales prices in consumer electronics;
(3) that the Company, due to production and design issues, was late to the market with its R520 chip, thereby losing market share to both Nvidia Corp. and Intel Corp. which caused downward pricing pressure for ATI;
(4) that the Company's inventory levels were at a historic high, while current sales levels were insufficient to support the existing cost base; and
(5) that the defendants' positive statements about the Company's progress and future growth lacked in all reasonable basis.

http://biz.yahoo.com/prnews/050823/phtu035.html?.v=20
http://biz.yahoo.com/prnews/050824/daw037.html?.v=25
http://biz.yahoo.com/pz/050823/84444.html
http://biz.yahoo.com/iw/050823/093698.html
http://biz.yahoo.com/iw/050822/093607.html
http://biz.yahoo.com/prnews/050819/nef003.html?.v=20
http://biz.yahoo.com/bw/050818/185697.html?.v=1

Já são 7 "Class Action Lawsuit". Quase um por dia.
 
Koncaman disse:
não percebo porque é que a ATI esta a demorar tanto tempo com este chip.

penso k terá sido o nº yelds nos tape-outs, visto que só a bem pouco tempo neste 3º e ultimo tape-out é que o nº de yelds foi aceitavel, havia aí uma thread que falava sobre isso.
 
Se os 16 e pipes e uma realidade , so vos digo meus amigos .
Que Banhada .
Quero o meu dinheiro de volta .
Se nao sair ate final de outubro compro uma 7800 gtx e ta a andar
 
Back
Topo