1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Primeira GPU DirectX 10

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 7 de Junho de 2006. (Respostas: 76; Visualizações: 7088)

1. blastarr

blastarr Power Member

E é da Intel :D

Apresento-vos a Intel GMA 3000:

http://www.hkepc.com/bbs/itnews.php?tid=610998

Engraçado é que parte desta tecnologia é baseada em IP licenciada por um "ghost from the past", a Imagination Technologies (lembram-se das PowerVR ?)

2. d3f4uLt

d3f4uLt Power Member

Já se sabia à muito que iram ser as primeiras a aparecer com DX10, será que vale alguma coisa para Low-PC? ou será desta que teremos gráficas não dedicadas a rullar? :P lol

3. Zar0n

Zar0n Power Member

Se tiver a performance de uma X1300 já é bom lol :D

4. blastarr

blastarr Power Member

X1300 ?
    Vá, não sonhes tão alto...:D

Aínda há pouco tempo testaram uma GMA 950 não me lembro em que site e, apesar do suporte oficial, descobriram que era mais lenta do que uma Geforce 2 MX em 3D (tecnologia low-end de 2001)...

Eu estou mais interessado nesta GPU em notebooks.
    Deve dar para correr o aero glass do Windows Vista sem problemas, e a aceleração por hardware de windows media video e h.264 é uma boa feature.

5. Zar0n

Zar0n Power Member

Sim já era pedir de mais, mas akele efeito de rodar as janelas a "3D" deve puxar pela grafica LOL

6. blastarr

blastarr Power Member

Já experimentaste isto ?
    Eu já, e funciona bem (acho que nem precisa de DX9, mas tenho de confirmar).

Dá para usar o Flip3D-like, ou então um efeito tipo Apple Dashboard.

7. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

:-D :-D :-D
    Right...right!!!!

Keep dreaming Intel...

8. timber

timber Zwame Advisor

Quando li essa noticía quase que estava à espera de ver no fim uma 8800 GTX ou uma X2800XTX... Mas não, é o GMA 3000 (tcharan ranran ranrnanrna)
    Ok é porreiro para notebooks e sempre eleva o mínimo numa PC e a intel vai mantendo o gigante adormecido

9. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

é bem interessante para os portateis, mas vá lá, fdx nao custava nada por um chipzito de 64 ou mm 32 mb de mem dedicada lá ao lado, nao era por ai que iria ficar mt mais caro nem consumir mt energia...

10. Rudzer

Rudzer Power Member

newsflash: em termos de vendas a Intel tá lá em cima ;)

newsflash 2: das 3 é a que tem de longe maior potencial (fundos para R&D que nunca mais acabam ajudam)

11. blastarr

blastarr Power Member

Não basta apenas ter dinheiro.

A intel tem muito poucas patentes ligadas a rendering em 3D.
    Repara que até para o core GMA 3000 teve de licenciar a uma empresa externa, e este é muito semelhante ao Imagination Technologies codename "Athena":

http://www.imgtec.com/Investors/Presentations/Prelim06/index.asp?Slide=24

Se precisam de licenciar do exterior para um core tão (relativamente) simples, imagina para soluções com verdadeira potência em 3D.

A maior parte das patentes 3D está hoje com a Nvidia (3dfx, Gigapixel, parte das da SGI e, sobretudo da Crystal Dynamics -onde foi buscar o seu génio do 3D e actual Chief Scientist, David Kirk-), ATI (parte das da SGI, bitboys, Tseng Labs e ArtX), 3DLabs, e Microsoft (ficou com grande parte das patentes da SGI, numa compra efectuada em 2002).

Depois há algumas patentes importantes, mas dispersas pela S3 (VIA), IBM, SiS (XGI), Matrox, Imagination Technologies (NEC) entre outras.

12. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Sim...

Sim é verdade.. o mercado de chips integrados vende bem e aintel vende muito..

mas..

o que está aqui em causa é gráficas ditas de jeito ...

quer dizer..ter DX10 só mesmo pra usar no windows, porque de resto SM4 pra quê ?? pro windows ?? porque isso não corre nenhum jogo..

sim, eles têm dinheiro e R&D mas será que isso cehga..será que mesmo com muito dinheiro conseguiriam igualar a Nvidia ou ATI..Acho um processo longo e difícil pra Intel...(mesmo que eles se dicidissem a investir sério neste segmento)

13. Rudzer

Rudzer Power Member

Alguem duvida que é uma questão de quererem? (se bem que era mais facil comprar a ATI, XGI,etc.. ou coisa do genero)...

a Intel quando quer...(one word: Conroe)

14. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Sim e queres comparar a experiencia que a intel tem com processadores, com gpu´s ?!?!?

Achas q o dinheiro por si só chega ???!?

Última edição: 7 de Junho de 2006
  15. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

E achas que eles com o P4 não queriam ????

achas que eles foi do tipo..."ah e tal, vamos ser bonzinhoa com eles e deixa-los ter mais cota coitadinhos....e no mercado de servidores vamos dar-lhes uma ajuda e tudo ?"..

claro que não

16. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Só me lembro da principal feature das Kyro, o tile based rendering. Era um conceito muito promissor na altura e tenho pena que se tenha perdido. As soluções concorrentes semelhantes não são tão efectivas. Que tecnologias é que a Intel licenciou da IT?

17. blastarr

blastarr Power Member

http://www.imgtec.com/powervr/products/Graphics/index.asp

18. ptzs

ptzs Power Member

A nVidia e ATi têm uma coisa que está a despertar o interesse dos grandes, tecnologia e patentes. A Intel para os apanhar nessa àrea precisava de muito mais do que apenas dinheiro.

Vai fazendo estes chips (muito baratos e fraquinhos) para serem integrados e faz uma pipa de massa pelo caminho.

19. D1as

D1as Power Member

Afinal em que ficamos... :rolleyes:
    DX10 ou 9c?
    SM 4 ou 3?
    GL 2 ou 1.5?

20. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Pois, é que nos slides no 1º post nao vem nenhuma mençao ao DX_10

Partilhar esta Página