Primeira GPU DirectX 10

blastarr

Power Member
E é da Intel :D

Apresento-vos a Intel GMA 3000:

http://www.hkepc.com/bbs/itnews.php?tid=610998

The next generation of Intel G965 graphic chipset has been officially named to Intel Graphics Media Accelerator 3000, expected to be released between 14th Aug to 18th Sept. It is the first DirextX 10 and Shader Model 4.0 supported IGP product. Differ from other chipsets, in which the 3D rendering unit and video processing unit are separated, Intel GMA 3000 merged them to a single programmable executions unit. The flexible design of the unit ensured every execution unit are kept in busy, thus enhancing the performance. It is easy to imagine that the workers who are capable to handle both 3D and video execution must be working in more efficient.

In addition, the DVMT memory management has been upgraded to 4.0, providing a faster way to data fetching, and can be shared up to 256M of the system memory. Actually, Intel GMA 3000 has a lot of change compared to the previous version, such as hardware T&L and Clipping, improved Early Z engine with new Occlusion Query, improved Anisotropic Filtering with Dynamic 16 sample, and upgraded 32bit Floating Point Precision. Its Clear Video Technology also supports VC-1(WMV9) and AVC(H.264) hardware acceleration,providing Advanced DeInterlacing、Proc Amp Color Control and High quality Video Scalar. Intel is now coming to be the strong competitor to nVidia and ATI!

gma3000-0_ujyjpA1qVC84.jpg


gma3000-1_SgS7OBr2XX7y.jpg


gma3000-2_2cX3TKUH5OYI.jpg


gma3000-3_sMZryfBDJDDz.jpg



Engraçado é que parte desta tecnologia é baseada em IP licenciada por um "ghost from the past", a Imagination Technologies (lembram-se das PowerVR ?)
 
Já se sabia à muito que iram ser as primeiras a aparecer com DX10, será que vale alguma coisa para Low-PC? ou será desta que teremos gráficas não dedicadas a rullar? :P lol
 
Zar0n disse:
Se tiver a performance de uma X1300 já é bom lol :D

X1300 ?
Vá, não sonhes tão alto...:D

Aínda há pouco tempo testaram uma GMA 950 não me lembro em que site e, apesar do suporte oficial, descobriram que era mais lenta do que uma Geforce 2 MX em 3D (tecnologia low-end de 2001)...

Eu estou mais interessado nesta GPU em notebooks.
Deve dar para correr o aero glass do Windows Vista sem problemas, e a aceleração por hardware de windows media video e h.264 é uma boa feature.
 
Zar0n disse:
Sim já era pedir de mais, mas akele efeito de rodar as janelas a "3D" deve puxar pela grafica LOL

Já experimentaste isto ?
Eu já, e funciona bem (acho que nem precisa de DX9, mas tenho de confirmar).

Dá para usar o Flip3D-like, ou então um efeito tipo Apple Dashboard.
 
Quando li essa noticía quase que estava à espera de ver no fim uma 8800 GTX ou uma X2800XTX... Mas não, é o GMA 3000 (tcharan ranran ranrnanrna)
Ok é porreiro para notebooks e sempre eleva o mínimo numa PC e a intel vai mantendo o gigante adormecido
 
é bem interessante para os portateis, mas vá lá, fdx nao custava nada por um chipzito de 64 ou mm 32 mb de mem dedicada lá ao lado, nao era por ai que iria ficar mt mais caro nem consumir mt energia...
 
Kursk_crash disse:
:-D :-D :-D
Right...right!!!!

Keep dreaming Intel...

newsflash: em termos de vendas a Intel tá lá em cima ;)

newsflash 2: das 3 é a que tem de longe maior potencial (fundos para R&D que nunca mais acabam ajudam)
 
Rudzer disse:
newsflash: em termos de vendas a Intel tá lá em cima ;)

newsflash 2: das 3 é a que tem de longe maior potencial (fundos para R&D que nunca mais acabam ajudam)

Não basta apenas ter dinheiro.

A intel tem muito poucas patentes ligadas a rendering em 3D.
Repara que até para o core GMA 3000 teve de licenciar a uma empresa externa, e este é muito semelhante ao Imagination Technologies codename "Athena":

24.jpg


http://www.imgtec.com/Investors/Presentations/Prelim06/index.asp?Slide=24


Se precisam de licenciar do exterior para um core tão (relativamente) simples, imagina para soluções com verdadeira potência em 3D.


A maior parte das patentes 3D está hoje com a Nvidia (3dfx, Gigapixel, parte das da SGI e, sobretudo da Crystal Dynamics -onde foi buscar o seu génio do 3D e actual Chief Scientist, David Kirk-), ATI (parte das da SGI, bitboys, Tseng Labs e ArtX), 3DLabs, e Microsoft (ficou com grande parte das patentes da SGI, numa compra efectuada em 2002).

Depois há algumas patentes importantes, mas dispersas pela S3 (VIA), IBM, SiS (XGI), Matrox, Imagination Technologies (NEC) entre outras.
 
Sim...

Sim é verdade.. o mercado de chips integrados vende bem e aintel vende muito..

mas..

o que está aqui em causa é gráficas ditas de jeito ...

quer dizer..ter DX10 só mesmo pra usar no windows, porque de resto SM4 pra quê ?? pro windows ?? porque isso não corre nenhum jogo..

sim, eles têm dinheiro e R&D mas será que isso cehga..será que mesmo com muito dinheiro conseguiriam igualar a Nvidia ou ATI..Acho um processo longo e difícil pra Intel...(mesmo que eles se dicidissem a investir sério neste segmento)
 
Alguem duvida que é uma questão de quererem? (se bem que era mais facil comprar a ATI, XGI,etc.. ou coisa do genero)...

a Intel quando quer...(one word: Conroe)
 
Rudzer disse:
Alguem duvida que é uma questão de quererem? (se bem que era mais facil comprar a ATI, XGI,etc.. ou coisa do genero)...

a Intel quando quer...(one word: Conroe)



Sim e queres comparar a experiencia que a intel tem com processadores, com gpu´s ?!?!?

Achas q o dinheiro por si só chega ???!?
 
Última edição:
Rudzer disse:
Alguem duvida que é uma questão de quererem? (se bem que era mais facil comprar a ATI, XGI,etc.. ou coisa do genero)...

a Intel quando quer...(one word: Conroe)


E achas que eles com o P4 não queriam ????

achas que eles foi do tipo..."ah e tal, vamos ser bonzinhoa com eles e deixa-los ter mais cota coitadinhos....e no mercado de servidores vamos dar-lhes uma ajuda e tudo ?"..


claro que não
 
blastarr disse:
Engraçado é que parte desta tecnologia é baseada em IP licenciada por um "ghost from the past", a Imagination Technologies (lembram-se das PowerVR ?)

Só me lembro da principal feature das Kyro, o tile based rendering. Era um conceito muito promissor na altura e tenho pena que se tenha perdido. As soluções concorrentes semelhantes não são tão efectivas. Que tecnologias é que a Intel licenciou da IT?
 
A nVidia e ATi têm uma coisa que está a despertar o interesse dos grandes, tecnologia e patentes. A Intel para os apanhar nessa àrea precisava de muito mais do que apenas dinheiro.

Vai fazendo estes chips (muito baratos e fraquinhos) para serem integrados e faz uma pipa de massa pelo caminho.
 
Intel does HD with G965 chipset
7th June 2006 16:23 GMT

(...)
There was no talk about 3D performance at all during the presentation, as Intel concentrated on video playback performance. The marketing bumf mentions clock speeds of up to 667MHz for the GMA X3000, although there's no mention of the speeds of the 3000. The GMA X3000 supports DirectX 9.0c and Shader Model 3.0 as well as OpenGL 1.5, but most importantly it's up to Windows Vista Premium standard.

Afinal em que ficamos... :rolleyes:
DX10 ou 9c?
SM 4 ou 3?
GL 2 ou 1.5?
 
Back
Topo