Primeira GPU DirectX 10

DJ_PAPA disse:
O RS600 vai trazer uma X700 8 pipes. Esta RS700 deve vir bastante melhor por isso sempre vai dar para jogar qq coisinha ;)
Uma performance de uma X1600pro é o que espero +/- desse IGP unificado. O que seria muito bom :)
A X700 daria para jogar qualquer coisinha.. há um ano atrás..
O problema é se o RS700 só aparece daqui a um ano e por essa altura o low-end já está muito à frente.
 
ATI's New RS700 Detailed

DirectX 10 and HDCP compliance without external transmitter
DailyTech has received a roadmap outlining ATI’s integrated graphics equipped chipsets. It was previously reported RS600 would integrate a Radeon X700 class graphics core capable of AVIVO video processing and HDCP. More details have been unveiled that shows HDCP support will be integrated into the graphics core and not require an external decoding key. RS600 will also have high definition audio support integrated into the north bridge to simultaneously output video and multi-channel audio via a single HDMI cable. As with the previous Radeon Xpress 200 integrated graphics chipsets, the RS600 is Windows Vista ready with support for Aero Glass.

Since the RS600 uses a Radeon X700 derived graphics core it lacks support for DirectX 9c and Shader Model 3.0. Roadmaps show ATI will skip DirectX 9c support for its integrated graphics core and instead jump to DirectX 10. The next generation RS700 will have Shader Model 4.0, unified shaders, Blu-Ray and HD-DVD hardware decoding acceleration. RS700 will be built on a 65nm fabrication power for lower power consumption. Its expected RS700 will be a drop in replacement for RS600 as it will be pin compatible. Pin compatibility will simplify engineering times for RS700 as motherboard manufacturers can use the same layout for RS600 and RS700.

Availability is expected around August-September for RS600 and mid-2007 for RS700. Pricing is unknown but expect RS600 and/or RS700 boards to cost south of $100.
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2958
 
ToTTenTranz disse:
A X700 daria para jogar qualquer coisinha.. há um ano atrás..
O problema é se o RS700 só aparece daqui a um ano e por essa altura o low-end já está muito à frente.

bem o exagero...mas tu julgas que quem joga em portateis vai usar altas resoluções e settings xpto?

tendo em conta o que há nos desktops a nivel de gfx onboard...uma solução deste tipo era suf para matar, triturar e despedaçar a concorrencia (que é o que pessoal quer ;) )
 
Rudzer disse:
bem o exagero...mas tu julgas que quem joga em portateis vai usar altas resoluções e settings xpto?

tendo em conta o que há nos desktops a nivel de gfx onboard...uma solução deste tipo era suf para matar, triturar e despedaçar a concorrencia (que é o que pessoal quer ;) )

Com memória RAM onboard ?
Olha que até podia ser mais rápido do que o resto, mas neste segmento o que conta é o baixo preço e as features extra, como ter aceleração de vídeo HD por exemplo.
Se era para ser compatível com o interface AERO Glass do Windows Vista, já o "velho" Radeon Xpress 200 o era também (SM 2.0).



O facto de a ATI preferir usar um core baseado no X700/"9800 LE" diz bem da incapacidade deles em incorporar uma X1300 de memória partilhada numa northbridge de motherboard, a qual seria bem melhor (apesar de lenta em jogos, mas não são todas as onboard ?) por ter AVIVO e SM 3.0.
 
ja agora ainda bem que falas no "Radeon Xpress 200", não aconselho ninguem a usar tal coisa a não ser que não tenha amor nenhum aos olhos (nem vou falar da performance que ai é compreensivel)

Já agora eu estava a falar de portateis, e portateis com este nivel de gráficas está longe de ser "low-end", isso fica para a GMA :p
 
blastarr disse:
Com memória RAM onboard ?
Olha que até podia ser mais rápido do que o resto, mas neste segmento o que conta é o baixo preço e as features extra, como ter aceleração de vídeo HD por exemplo.
Se era para ser compatível com o interface AERO Glass do Windows Vista, já o "velho" Radeon Xpress 200 o era também (SM 2.0).



O facto de a ATI preferir usar um core baseado no X700/"9800 LE" diz bem da incapacidade deles em incorporar uma X1300 de memória partilhada numa northbridge de motherboard, a qual seria bem melhor (apesar de lenta em jogos, mas não são todas as onboard ?) por ter AVIVO e SM 3.0.
Se tivesses lido a noticias tinhas reparado que a X700 vai suportar AVIVO. Tb vai ter DVI, HDMI e vai ser a primeira a ter on-die HDCP sem necessidade do chip extra da silicon-image que tanta shortage tem tido.

Sendo assim tem tudo o que precisa, incluindo Vista Aero compatible. O SM3 nao faz falta nenhuma e é sem duvida mais bem vinda a performance extra de uma X700 8 pipes em relaçao a uma X1300.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Se tivesses lido a noticias tinhas reparado que a X700 vai suportar AVIVO. Tb vai ter DVI, HDMI e vai ser a primeira a ter on-die HDCP sem necessidade do chip extra da silicon-image que tanta shortage tem tido.

Sendo assim tem tudo o que precisa, incluindo Vista Aero compatible. O SM3 nao faz falta nenhuma.

Talvez limitado a acelerar por hardware apenas em 720p, como o da X1300... :D
 
blastarr disse:
Talvez limitado a acelerar por hardware apenas em 720p, como o da X1300... :D
Poe agora defeitos poe..... (ainda por cima sem saber qq detalhe sobre a materia) :zzz:
btw ainda me has-de mostrar portateis e pc´s de secretaria low-end com LCD´s a suportar resoluçoes de 1080p.

E ja agora so uma pequenissima gafe da Nvidia em relaçao a essa materia:

NVidia redefines 1080p
Demos, Doh!s and blatant low blows


TIME FOR MORE blatant and unfair assassinations, and just to make Intel feel like we are not picking on them exclusively, today's target is Nvidia.

Yes, Nvidia, who left me alone for far to long in one of its booths at Computex, so I actually looked at things for more than a minute, and here is what I found.

You will note the laptop in question proudly displays the text "this [sic] video was displayed in 1080p on a Home Theater Desktop PC featuring Nvidia Graphics." OK, I'll buy the Nvidia Graphics part, but the Home Theater Desktop PC is a bit of a stretch. Does Tosh still make desktops?

The part that got me curious was the 1080p bit. If you look at the resolution of 1080p, you will see that it is 1920 * 1080. Fair enough. The rez on the Tosh is a mere 1440 * 900, and last time I checked, you could not draw a 1920 * 1080 box inside a 1440 * 900 box. To make matters worse, the aspect ratios are off.

The kicker? The movie title is NVidia_1280x720_HD. Again, according to the Wikipedia page, that puts it at 720p. DOH!


That concludes our blatant, unfair assassination for today. Tune in next time for PR gaffes of the stars, silicon valley edition. µ
http://www.theinquirer.net/?article=32529

Promenores como diria o outro :D (e desta vez acompanhado com fotos para comprovar)
 
DJ_PAPA disse:
Poe agora defeitos poe..... (ainda por cima sem saber qq detalhe sobre a materia) :zzz:
btw ainda me has-de mostrar portateis e pc´s de secretaria low-end com LCD´s a suportar resoluçoes de 1080p.

E ja agora so uma pequenissima gafe da Nvidia em relaçao a essa materia:
NVidia redefines 1080p
Demos, Doh!s and blatant low blows


http://www.theinquirer.net/?article=32529

Promenores como diria o outro :D (e desta vez acompanhado com fotos para comprovar)

Primeiro, o portátil é da Toshiba, são eles quem escolhe a resolução do painel.

Segundo, quando vês um vídeo no media player a 320x240 e maximizas a janela a que resolução estás a ver mesmo ?
320x240 ou uma interpolação da mesma ?

Terceiro, há uma coisa chamada "upscaling/downscaling", a qual é usada em coisas como ver vídeos WMV-HD do site da microsoft (1080p) em ecrãs mais pequenos, entre outras situações...

Quarto, se tentares ver um vídeo 1080p num ecrã mais pequeno sem usar downscaling, só vês parte da imagem do vídeo (duh...)


Ah, e ali diz que está a ser demonstrado num ecrã Home Theater Desktop PC, pelo que está a usar a saída VGA do portátil (provavelmente para o plasma atrás do mesmo)...
É que existe uma opção nos drivers da nvidia que permite ver vídeos num ecrã em full-screen enquanto se usa o outro noutras tarefas (não que tu soubesses, pois não conheces os drivers da marca).
 
Última edição pelo moderador:
As informaçoes no 1º post sao falsas e ja foram alteradas no site referenciado como noticia ;)
 
Última edição pelo moderador:
Ach que estão a dar demasiado alarido a uma informação (não sei o que lhe hei-de chamar) do Inquirer.

Para mim, pura e simplesmente, estava um video no portátil que não tem nada a ver com o próprio. Não sei se de outra apresentação qualquer ou coisa que o valha, mas que simplesmente foi "redimensionado" para ser visto no portátil. A informação final, certamente, fazia apenas parte do video original e nada mais, não se deram ao trabalho de editar o video.

Soa mais a teoria da conspiração ou de quem tenta encontrar gaffes onde as não há, talvez por ser um dia mais fraco de informações realmente relevantes.
 
DJ_PAPA disse:
Sendo assim esqueceste-te de alterar o nome do topico.
Que se saiba as informaçoes no 1º post sao falsas e ja foram alteradas no site referenciado como noticia ;)

Não são falsas.
Se reparares, no primeiro slide diz "Dynamic Load Balancing" (shaders unificados), "Dynamic and Static Flow Control" (geometry shaders) e "Minimized Restrictions on Number of Instructions and Registers" (diminuição do "overhead" de software causado pela API DX9 em SM 2.0/3.0, incluíndo na antiga GMA 950 -SM 2.0, kind of-, que limita o nº de objectos por frame a mais ou menos 500).

Os drivers iniciais serão apenas para DX9, como já disse noutro post.
 
Última edição:
DJ,

A noticia que tu postaste, do Xbitlabs, na thread da R600 tem lá este pequeno trecho:

The release of the RS700, which is to be made using 65nm process technology, in mid-2007 will put ATI behind Intel Corp.’s DirectX 10-supporting Graphics Media Accelerator 3000 built-in core in terms of functionality, as the latter is to be released in late Q3 2006, according to some reports.
Não confirma nada por si só, mas...
 
blastarr disse:
Não são falsas.
Se voltares a abrir o link:

The next generation of Intel G965 graphic chipset has been officially named to Intel Graphics Media Accelerator X3000, expected to be released between 14th Aug to 18th Sept. It is the first DirextX 9 and Shader Model 3.0 supported Intel IGP product. Differ from other chipsets, in which the 3D rendering unit and video processing unit are separated, Intel GMA X3000 merged them to a single programmable executions unit. The flexible design of the unit ensured every execution unit are kept in busy, thus enhancing the performance. It is easy to imagine that the workers who are capable to handle both 3D and video execution must be working in more efficient.

In addition, the DVMT memory management has been upgraded to 4.0, providing a faster way to data fetching, and can be shared up to 256M of the system memory. Actually, Intel GMA X3000 has a lot of change compared to the previous version, such as hardware T&L and Clipping, improved Early Z engine with new Occlusion Query, improved Anisotropic Filtering with Dynamic 16 sample, and upgraded 32bit Floating Point Precision. Its Clear Video Technology also supports VC-1(WMV9) and AVC(H.264) hardware acceleration,providing Advanced DeInterlacing、Proc Amp Color Control and High quality Video Scalar. Intel is now coming to be the strong competitor to nVidia and ATi!
http://www.hkepc.com/bbs/itnews.php?tid=610998
 
A unica frase do Slide que me poderá fazer pensar que pode ser DX_10 seria esta:
"Dynamic Load Balancing"

Mas sabendo como os departamentos de markting funcionam eles podem-se referir a muitas coisas.
 
DJ_PAPA disse:
A unica frase do Slide que me poderá fazer pensar que pode ser DX_10 seria esta:
"Dynamic Load Balancing"

Mas sabendo como os departamentos de markting funcionam eles podem-se referir a muitas coisas.

Estes estiveram mesmo lá na apresentação, como podes ver pelas fotos dos slides (já reparaste que só se conhecem 3 slides publicamente, nenhuma apresentação é feita só com 3 slides...;))
http://www.clubic.com/actualite-35590-intel-mise-sur-la-hd-pour-le-g965-gma-x3000.html

Traduzindo francês:

"Ao nível do 3D, o GMA X3000 de momento suporta pixel shaders 3.0, vertex shaders 3.0 e T&L (Transform & Lighting).
A longo prazo será compatível com Shader Model 4.0, mas os detalhes dessa compatibilidade por enquanto não são conhecidos (provavelmente usará parte do motor DX10 processado por software, tal como os SM 2.0 na actual GMA950, cujos Vertex Shaders 2.0 são processados por software apenas)."
 
Última edição pelo moderador:
Querem mais uma prova de que o GMA 3000 e X3000 suportam DX10 e Shader Model 4.0 ?

One thing that is important to remember about the GMA X3000 family is that it is a completely programmable pipeline architecture -- meaning Intel only needs to update the microcode to add support for features like SM 4.0. This opens the door to a few possibilities with where Intel can go with the architecture. For example, since the Santa Rosa notebook platform is based on G965, but will not launch until next year, Intel may take the opportunity to add better features to the core.

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2837
 
Alguém disse:
Aínda há pouco tempo testaram uma GMA 950 não me lembro em que site e, apesar do suporte oficial, descobriram que era mais lenta do que uma Geforce 2 MX em 3D (tecnologia low-end de 2001)..

Eu já joguei NFS:MW numa GMA950 (com os detalhes no minimo é claro, mas nem por isso se engasgava...

Gostava de ver uma GF2 a fazer o mm...
 
blastarr disse:
Querem mais uma prova de que o GMA 3000 e X3000 suportam DX10 e Shader Model 4.0 ?



http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2837
E depois vai acontecer o mesmo que aconteceu ao aos anteriores chips graficos que afinal ja nao suportam totalmente o Windows Vista Aero.
Resultado: nem é nem deixam de ser o que prometem e la vai mais um barrete da Intel na area dos chips graficos á imagem do que tem acontecido desde sempre.....
 
Back
Topo