Primeira linguagem: Python ou Javascript

Boa tarde pessoal.

Estou iniciando meus estudos e estou pesquisando bastante antes de escolher algo.
Se eu fosse mais jovem, iria sem medo 'experimentar' e ver as linguagens que tenho dúvida, mas não tenho mais essa sorte.

Portanto, vocês que já sabem e estão na estrada a mais tempo, poderiam me ajudar?
Minha dúvida é qual linguagem escolher.

PS: Sei o básico de HTML e CSS.

Estive pensando entre Python ou Javascript. Daí tenho algumas dúvidas, outras eu nem tinha, mas vi no Quora e agora seria interessante eu saber:

1- Qual das duas é a mais adequada para um iniciante?
2- O que vi no Quora era sobre tal linguagem ser mais fácil de se começar mas mais difícil de se dominar. O que pensam disso? qual das duas é mais difícil de se 'dominar', conseguir um nível bom para partir pra frameworks e etc.
3- Qual das duas é uma boa aprender para se trabalhar de forma freelancer em casa?

Acabou ficando uma dúvida bem grande, mas peço para quem tiver um tempo livre e puder dedicar a me ajudar, eu agradeceria demais. No início é tenso.

Obrigado a todos!
 
Boas, começa por Javascript.
Apesar de serem linguagem usadas em situações diferentes (JavaScript Font-End e Python Back-End), eu aptaria por JavaScript pois é a linguagem principal do desenvolvimento Web.
JavaScript também pode ser usado no Back-End usando o NodeJS.
O JavaScript é responsável por tudo o que é desenvolvido no lado cliente, já no lado servidor além de Python tem dezenas de opções… tem o NodeJS (que acho horrível, mas isto sou eu), Asp.net(com C# e VB.Net), PHP, Java, etc etc etc

Portanto sabendo JavaScript consegues ter os dois mundos… com Python não. Além disso a curva de aprendizagem de JavaScript para C# ou Java é muito menor que de Python para as mesmas…

Espero ter ajudado.
 
Back
Topo