Primeira maquina <500€

MIRCAO

Power Member
Boa noite,

Preciso da vossa experiência para escolher uma nova maquina fotográfica. Tenho desenrascado com o telemóvel, mas claramente nao chega.
  1. O QUE: maquina
  2. POR QUANTO: <500€ mas quanto menos melhor
  3. PARA FAZER O QUE: tem de ser uma faz tudo
  4. PARA USAR ONDE: mais uma vez tem de ser uma faz tudo
  5. COMO ÉS: casual. Se a máquina tiver um bom auto melhor
  6. JÁ TENS: nenhuma
  7. COMO É A TUA "REDE": n\a
  8. ONDE COMPRAR: tenho visto na Amazon, mas compro em QQ lado

Estive a ver algumas coisas mas são algo distintas

Canon m100 com lente 15-45 - está em promoção a 370€
Canon g9x mark2
Panasonic tz90

Existe tanta escolha que fico confuso. A única coisa que queria evitar era mesmo as dslr por causa do tamanho.

Obrigadao.
 
Mas a seguir já diz tudo...

COMO ÉS: casual. Se a máquina tiver um bom auto melhor[...]

Estive a ver algumas coisas...

Canon m100 com lente 15-45 - está em promoção a 370€
Canon g9x mark2
Panasonic tz90

Existe tanta escolha que fico confuso. A única coisa que queria evitar era mesmo as dslr por causa do tamanho.

Usar modo auto, gastar pouco dinheiro, evitar DSLR...
O melhor é mesmo ir pelo caminho "orientado" - uma compacta.

G9X MK II, G7X MK II, Lumix LX100, Sony RX100, etc.
É tentar experimentar ou, pelo menos, pegar nelas.
Depois é ver qual se gosta mais, ver uns comparativos no YouTube e seguir para a compra.

Cumps
 
Vais desculpar-me a frontalidade, mas isto é demasiado vago para te podermos responder alguma coisa. Precisamos que elabores mais essa parte, que é a mais importante.

Sem problema nenhum, ate agradeço.
Percebo a questão, mas não sendo profissional, nem sequer entendido, por vezes tambem nao sei que info pode ser util. Ou seja, será para férias, fotos de família, interior, exterior, algumas paisagens. Fotos noturnas seria giro, mas nao um must have. Video em condicoes tambem seria bom. Obviamente que quando se quer tudo, se abdica de alguma coisa :). Se vires que ainda não chega por favor faz algumas perguntas mais direccionadasa ver se chegamos a algum lado


Mas a seguir já diz tudo...

Usar modo auto, gastar pouco dinheiro, evitar DSLR...
O melhor é mesmo ir pelo caminho "orientado" - uma compacta.

G9X MK II, G7X MK II, Lumix LX100, Sony RX100, etc.
É tentar experimentar ou, pelo menos, pegar nelas.
Depois é ver qual se gosta mais, ver uns comparativos no YouTube e seguir para a compra.

Cumps

Obrigado pela ajuda. O problema é nas compactas existe tanta variedade que ate incomoda. Já vi umas reviews, mas mesmo dentro de cada marca existes tantas gamas e modelos que e complicado. Por exemplo toda a gente diz bem da rx100 mas já e uma maquina antiga. Ainda faz sentido? Da sony vejo bastantes hv60, sao piores? Por marca não me podes dar umas luzes de que gamas deveria apontar?
 
Canon - gosto mais da Canon G7X MK II, mas a G9X também não é má (tem uma lente menos luminosa, pior para ambientes de menor luminosidade).
Panasonic - Lumix LX100 (diria que esta é para um utilizador mais avançado) ou LX15 (esta é mais recente e é capaz de ser melhor para o que pretendes).
Se quiseres aprender, e se quiseres um sistema que dê para mudar de lentes, aconselho a Panasonic GX80 com a lente de kit (mas depois é obrigatório ir investindo em lentes melhores).

No entanto, penso que só a G9X é que se enquadra no orçamento.
Tenta ver nos usados.

Cumps
 
Sim, isso já ajuda ;)

Pah, coisas a pensar, para começar, são a quantidade de zoom que pretendes.

Eu vou resumir aqui algumas coisas muito por alto...há muito mais por trás, mas penso que assim já ficas com uma ideia.

Câmaras como uma G9X ou RX100 dão-te uma aproximação máxima em que a perspectiva fica semelhante a fazeres zoom de 3x no teu telemóvel. Não dão mais, é só isso. Tens +/- desde a perspectiva original do teu telemóvel...até fazeres zoom de 3x nisso. É só, ponto.
São objectivas relativamente curtas. A questão é serem objectivas de elevada qualidade (com muita entrada de luz e boa qualidade de imagem). O zoom dessas câmaras costuma ser de aproximadamente 3x também.
É +/- o que inclui aquela Canon EOS M100 que viste também.
Se isso te chega, óptimo, a coisa fica fácil. Uma Canon da série G9X ou uma Sony da série RX100 são óptimas por caberem no bolso. Se quiseres wifi, atenção que a primeira RX100 não tem.


Agora, mais zoom => menos qualidade de imagem. É muito mais complicado conceber uma objectiva com um grande zoom e que tenha um nível de qualidade elevado.

E aí já começas a ver as diferenças entre essas câmaras e uma como a Sony HV60 que falaste, pois ela tem um zoom do caraças. E também tem uma lente que deixa entrar menos luz, o que vai puxar mais pelo sensor da câmara para iluminar bem uma foto quando tiveres menos luz ambiente, introduzindo ruído na imagem (isto faz parte do funcionamento normal duma câmara).


Qual a relevância do tamanho da câmara? Disseste que queres evitar DSLR, mas uma M100 também não fica assim tão pequena, por ter que levar a objectiva à frente. É relativamente compacta na altura e comprimento, mas na profundidade faz sempre um alto jeitoso, com aquela objectiva.

Uma nota, também: geralmente, dentro de casa as condições de iluminação são um bocado más. Para os nossos olhos parecem muito bem, mas para uma câmara não.


Se achares que o zoom não é um problema, by all means, G9X ou RX100 são óptimas. A G9X é ligeiramente mais pequena...a Sony é ligeiramente melhor.

Se achares que queres mais zoom...então sim, já deves olhar para outro tipo de câmaras.
 
OPA muito obrigado pela ajuda e explicações. O zoom não me lembro de ter usado muitas vezes. É uma coisa gira e permite ter mais flexibilidade mas nesta fase dou prioridade a qualidade de imagem. Depois de ter passado toda a tarde a volta disto já reduzi a lista.

Lumix g9x m2 - 335€
Canon m100 - 370€ ( em promoção)
Sony rx100 m2 - cerca de 500€ ( tinha de ser uma usada)

Estou inclinado para a m100. É muito recente e tem ótimas reviews. A g9x também parece bem. A Sony tem excelentes reviews, mas é cara!

Qual a vossa opinião?
 
Queres uma point&shoot, portatil ou uma para brincar em manual? Dependendo da P&S ou portátil, podes ter espaço para fazer umas brincadeiras e manual.
 
Acabei mesmo por comprar a canon m100 . estava mesmo a excelente preço para a suposta potencialidade da máquina e era de longe mais recente. Vamos ver se me adaptou minimamente, senão vendo e volto a uma coisa mais automática e compacta. Obrigado pela ajuda, já aprendi bastante com esta pesquisa.
 
Acabei mesmo por comprar a canon m100 . estava mesmo a excelente preço para a suposta potencialidade da máquina e era de longe mais recente. Vamos ver se me adaptou minimamente, senão vendo e volto a uma coisa mais automática e compacta. Obrigado pela ajuda, já aprendi bastante com esta pesquisa.
Boa noite! Ficou satisfeito com a Canon M100?
Eu tenho andado a pesquisar máquinas fotográficas mirrorless, porque adoro tirar fotos quando vou sair com o meu namorado, sendo mais fácil com o ecrã voltado para mim. Depois pensei comprar o huawei P30, falam bastante bem na câmara dele.. E agora estou confusa! Qual a melhor aposta? Olympus pen8 ou 9 (tendo apenas 16 de câmara), a Canon M100 (24 de câmara) ou o huawei P30. Opiniões por favor
 
Boa noite! Ficou satisfeito com a Canon M100?
Eu tenho andado a pesquisar máquinas fotográficas mirrorless, porque adoro tirar fotos quando vou sair com o meu namorado, sendo mais fácil com o ecrã voltado para mim. Depois pensei comprar o huawei P30, falam bastante bem na câmara dele.. E agora estou confusa! Qual a melhor aposta? Olympus pen8 ou 9 (tendo apenas 16 de câmara), a Canon M100 (24 de câmara) ou o huawei P30. Opiniões por favor

Eu nao sou perito em fotografia nem nada que se pareça... Mas a melhoria em fotos é enorme em relacao ao material que tenho em casa (basicamente telemoveis baratos)... Raramente tenho de corrigir uma foto. As fotos saem decentes mesmo com pouca luz. A unica coisa que sinto falta e um modo panorama. Agora se um bom telemovel faz o mesmo ou melhor ja nao sei dizer...
 
Uma máquina compacta tem sempre um monte de funções automáticas, tal como um telemóvel.

Mirrorless ou DSLR são máquinas em que é suposto fotografar em RAW e fazer pós processamento das fotos (como por exemplo panoramas).
 
Uma máquina compacta tem sempre um monte de funções automáticas, tal como um telemóvel.

Mirrorless ou DSLR são máquinas em que é suposto fotografar em RAW e fazer pós processamento das fotos (como por exemplo panoramas).
Assim sendo, qual a sua opinião?
A Canon M100 (24 de câmara) com a lente de 15-45, olympus pen 8 ou 9 (16 de câmara) ou o telemóvel P30 que tem uma câmara de 40, daí ficar indecisa e confusa. Opiniões por favor! Qual destes que mensionei escolheriam?
 
Boas
mais uma acha para a fogueira eu comprei uma Sony dsc-RX100M3 por menos de 500 eur. na amazon .es , estou bastante satisfeito com ela.
é bastante completa e tem muitas funções alem de um auto fenomenal. também filma e tem possibilidade de guardar imagem em RAW.

  • Cámara digital compacta premium de Sony con sensor CMOS Exmor R tipo 1.0 de 20,1 MP (aprox.), lente ZEISS Vario-Sonnar T* de 24-70 mm F1,8-2,8 y visor electrónico (EVF) integrado.
 
Boas
mais uma acha para a fogueira eu comprei uma Sony dsc-RX100M3 por menos de 500 eur. na amazon .es , estou bastante satisfeito com ela.
é bastante completa e tem muitas funções alem de um auto fenomenal. também filma e tem possibilidade de guardar imagem em RAW.

  • Cámara digital compacta premium de Sony con sensor CMOS Exmor R tipo 1.0 de 20,1 MP (aprox.), lente ZEISS Vario-Sonnar T* de 24-70 mm F1,8-2,8 y visor electrónico (EVF) integrado.
Eu pretendo a máquina para tirar selfies, fotos quando vou sair a algum lado, para guardar e colocar nas redes sociais, daí pensar na Canon M100, porque não compensa gastar muito dinheiro numa máquina, basta uma mais razoável que as fotos sejam melhores que o meu Samsung s8
 
Back
Topo