Primeira Máquina DSLR

asM

Power Member
Boas,

Pretendo comprar uma máquina DSLR para me iniciar no mundo da fotografia. Não pretendo nada profissional mas quero alguma coisa que dê para "fazer umas brincadeiras".
Essencialmente será para fazer fotografia das férias, viagens, paisagens e do filhote...
O que aconselham?
De preferência pretendo logo um kit com a máquina, lente e estojo. Vi o kit da Canon EOS 200D na ***** por 499,99€, acham que fico bem servido?

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, de preferência um kit com lente, estojo, etc...
  2. POR QUANTO: +/- 500€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Retratos, paisagens, fotografar o filhote, etc.
  4. PARA USAR ONDE:
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, praia, campo, etc...
  5. COMO ÉS:
    Casual, entusiasta.
  6. JÁ TENS: Não tenho nenhuma máquina DSLR
  7. COMO É A TUA "REDE": Não tenho ninguém próximo com este tipo de equipamento.
  8. ONDE COMPRAR:
    Loja física ou online.

Obrigado.
 
Vi que foi anunciada esta semana a EOS 250d, alguma opinião?
Tem o processador DIGIC 8, grava em 4K.
 
Última edição:
A 200D uma câmara porreira para começar. Ao comprar uma DSLR convém é pensar bem na questão se realmente é aquilo que serve as nossas "necessidades". Digo isto porque, se há algo que há em grande quantidade, são DSLR's paradas em casa por serem grandes, ou pesadas, ou pouco práticas.
Um kit desses não vem sequer preparado para todos esses usos que indicas querer dar. Não estão propriamente feitas para usar na praia porque sujam-se os sensores e as objectivas; também são kits que não vêm com equipamento suficiente para fotografar em pouca luz, pois trazem apenas uma lente zoom curtinha e pouco luminosa, pensada sobretudo para uso em exteriores durante o dia, e aí já surge a necessidade de ter 2 a 3 lentes em vez de uma só, e aí é que vem a tal questão, se é esse o compromisso que pretendes ou não. Carregar um quilo de câmara, em DSLR, é considerado muito pouco, e em muitos casos nem dá para incluir a lente nesse quilo (no meu caso não dá).

Se for esse o compromisso que pretendes, óptimo, uma 200D ou uma Nikon D3400 seriam as minhas eleitas para começar. Para DSLR's são pequenas e leves, dão acesso a dois excelentes sistemas de objectivas disponibilizadas por várias marcas (não é só Canon dum lado e Nikon do outro, há mais marcas), e têm todas as ferramentas e funcionalidades necessárias para se aprender durante uns anos.

Eu ignoraria totalmente a 250D. Acabou de ser anunciada, vai estar caríssima.


Mas caso não seja esse o compromisso que procuras, aconselho-te a pores os olhos, por exemplo, em compactas avançadas, tipo Canon G9X, Sony da série RX100...são câmaras com desempenhos muito bons e que até podem caber no bolso das calças. Pequenas, leves e com muito potencial.
 
Obrigado pelo teu comentário.
Pois, aquilo que penso é que a 250D nos primeiros tempos vem caríssima e mais valia optar por uma 800D. A 250D no site da canon está anunciada a 839,99€ em pre order!!!
Se calhar vou mesmo optar pela 200D e depois investir numa ou 2 lentes. Que lentes aconselhas para um uso mais generalizado? Achas que a EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM é capaz de fazer este trabalho?

Obrigado
 
A 18-135mm é uma objectiva com um intervalo de zoom...simpático, vá. Para mim é uma das melhores objectivas para férias. Mas também é feita para ser utilizada durante o dia e sobretudo em exteriores, pois é tão luminosa como a vulgar 18-55 (ou seja, muito pouco).

Para um uso mais all-around e que já vá cobrindo a parte de interiores, lentes com aberturas tipo f/2.8 ou f/1.8 acabam por ser necessárias. Geralmente o seu custo é superior, no entanto. Exemplos são a Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, ou a Sigma 17-50mm f/2.8 DC OS HSM. Estas duas continuam a ser tão ou mais curtas do que a 18-55 que costuma vir no kit, mas têm a vantagem de serem luminosas.

É um bocado por aí...mas rapidamente os valores sobem.
 
Última edição:
Consegues arranjar a nifty fifty 50mm 1.8 em qualquer um dos sistemas (Canon ou Nikon) por menos de 100€ (usados ou grey market ou talvez em alguma promo). Já te safaria relativamente bem para retratos e para fotografias ao rebento em casa, com pouca luz.
 
É uma boa escolha, embora não a única possível. Entre a 200D e a 800D a diferença está sobretudo no compromisso do utilizador para com a fotografia. As duas câmaras podem tirar as mesmas fotos e até proporcionam a mesma qualidade de imagem, visto que têm o mesmo sensor e usam as mesmas objectivas.

As diferenças de especificações entre as duas são sobretudo no sistema de foco, que é bastante mais complexo na 800D. É uma câmara, duma forma geral, mais rápida, já dá bem para fotografar desporto, por exemplo.
 
Hello,

Sei que falaste em DSLR, mas e uma mirrorless?

Apenas falo dela por causa do seu tamanho e peso, pois mencionaste viagens e férias :)

Neste caso, porque não uma Canon M50? Usada consegue encaixar no teu orçamento.
 
Vou optar pela Canon EOS 800D com a lente f/3.5-5.6 IS STM para começar. Acham que faço boa escolha?

No teu lugar e tendo em conta os teus requisitos provavelmente escolheria a 200D com a lente de kit e investia na 50mm 1.8.

A lente que dizes é a 18-55 ou a 18-135?
 
As razões porque não falei em mirrorless...

Numas marcas fica mais caro (quando estamos a falar nesta gama de preços, consegues mais bang for the buck em DSLR), depois no caso da M50 a oferta de lentes na Canon para mirrorless é reduzida, e se usares o adaptador perdes a vantagem do tamanho.
 
Sim, usando o adaptador perdes logo a vantagem do tamanho. Só seria vantagem, se as lentes que ele procura tivessem disponíveis em EF-M.

Eu apenas sugeri essa câmera pelo preço a que está :)
 
No teu lugar e tendo em conta os teus requisitos provavelmente escolheria a 200D com a lente de kit e investia na 50mm 1.8.

A lente que dizes é a 18-55 ou a 18-135?

Ia mandar vir hoje mas tenho 2 kits e estou na duvida:

EOS 800D Kit com EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM
EOS 800D Kit com EF-S 18-55mm IS STM + EF-S 55-250mm IS STM

Valores já acima dos 600€, este último é mais barato 10€. Qual escolheriam?
 
Para este tipo de utilização, que lente recomendas?
A 50mm f/1.8 STM, por exemplo?
 
Última edição:
Optei pelo kit 1: EOS 800D Kit com EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM

No kit 2 acho que ia dar um uso muito relativo à EF-S 55-250mm...
Também acabei por comprar já a 50mm f/1.8 STM.

Estou a pensar em comprar uma segunda bateria para a máquina mas as originais canon são caras...
Aconselham alguma marca "branca" que não ponha em causa a máquina e que tenho uma boa autonomia?
E onde aconselham comprar?
 
Acho que ficas bem equipado assim. É uma câmara que proporciona uma enorme margem para progresso.
Se será ou não câmara a mais para o que queres, só o futuro o dirá :biglaugh:

O importante agora é dar uso a isso, para conhecê-la bem.
 
Back
Topo