Primeira mirrorless

iRR

Power Member
  1. O QUE: Máquina mirrorless
  2. POR QUANTO: ~400€
  3. PARA FAZER O QUE: Principalmente paisagens e retratos.
  4. PARA USAR ONDE: Maioritariamente exteriores de dia e por vezes exteriores/interiores de noite.
  5. COMO ÉS: Entusiasta, com vontade de aprender/evoluir.
  6. JÁ TENS: Apenas telemóvel (LG G6) e GoPro Hero+ LCD
  7. COMO É A TUA "REDE": Alguns conhecidos com DSLR e no caso de mirrorless apenas Sony A5100/A600.
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente. Estou a seguir algumas máquinas na amazon.es.

Como está resumido no questionário, procuro uma primeira máquina mirrorless para que seja compacta e possa levar facilmente de férias, mas que me permita aprender e evoluir a fotografar e, se possivel, trocar de objetivas.

Sei que o orçamento não é grande coisa mas a compra tabém não precisa de ser imediata e posso aguardar até as promoções de black friday, mas queria saber o que seguir e escolher para o caso de surgir uma boa possbilidade.

Para já tenho as seguintes opções:

Qual a melhor destas opções? Que alternativas há?
Vi muitas recomendações para Canon G7X/G9X e Sony RX100 mas o facto de não permitirem mudar de objetiva deixa-me com dúvidas.
 
Como é a X-T100 comparativamente com as outras? E já agora o que querias dizer com "se queres mesmo mirrorless"? Fiquei com a sensação que não consideras uma boa opção :)
 
Não, nada disso. Se ser mais compacto para ti é uma prioridade é um boa escolha mas o orçamento é um pouco curto pelo que estarás limitado nas opções. Podia dizer que com esse orçamento se calhar era melhor uma Nikon d3400, por exemplo, mas depois se calhar seria mais trambolho e ias deixá-la mais vezes em casa. Portanto pegando no que dizes acho que é uma boa escolha.

Nunca usei a A6000 mas já é um sensor já com 5 anos, a Fuji é do ano passado. Procura umas reviews comparativas pelo google.
 
Ok, obrigado pela ajuda. Vou estar atento à Fuji. Eu sei que as Sony 5100 e 6000 são um pouco antigas mas encontrei boas reviews e as caracteristicas ainda me parecem bastante atuais.

Já agora, em relação aos custos de objetivas existe diferença entre marcas? Quais ficarão mais acessíveis (Sony, Canon ou Fuji)?
 
Diria que em termos de preço, do mais barato para o mais caro, Canon - Sony - Fuji. Isto em média, mas tens de fazer esse comparativo para as lentes específicas que queres (retrato e landscape).
 
Entretanto vi na worten uma Olympus E-M10 MKII por 299€.

É uma boa alternativa tendo em conta o preço e o facto do sensor já ter 5 anos? Ou é melhor esperar por uma melhor?

Eu tenho esta máquina há já algum tempo e continuo a gostar muito dos resultados. Estava cansado de andar com trata tralha em férias e fim-de-semana e achei que esta tinha um bom compromisso entre leveza e controlo das fotos e gravação de vídeo.

Tens muitas análises comparativas na net e tutoriais no youtube sobre a sua melhor configuração. Podes sempre completar com outras lentes Olympus.
 
Entretanto vi na worten uma Olympus E-M10 MKII por 299€.

É uma boa alternativa tendo em conta o preço e o facto do sensor já ter 5 anos? Ou é melhor esperar por uma melhor?

Há pessoal que pensa o contrário, mas eu acho que o sistema MFT vai morrer, se calhar até mais cedo que as DSLR. É só uma opinião pessoal e como referi, muita gente não concorda. Não obstante, tens muitas lente lançadas no mercado e existem em particular boas e baratas lentes prime (eu tenho só a Oly 17 1.8 e a 45 1.8, ambas muito boas e não muito caras).

Eu também tenho essa máquina e é uma excelente máquina para o preço, ainda hoje. Eu comprei-a por uns 500 € há algum tempo. Não é o melhor do mercado, mas é provavelmente das melhores relações qualidade/preço que podes encontrar. Tens muito por onde personalizar, tens muito bons controlos físicos. A única queixa que tenho é o sistema de focagem não ser brilhante, mas é pequena e prática e vai no bolso do casaco ou numa bolsa de cintura, sem chatear muito. Uso 80% das vezes a Olympus EM10 II e 20% a Nikon D5200, sendo que o desempenho da segunda é superior na maior parte das situações e tenho muito mais lentes e acessórios para a D5200 porque o material é mais barato. Para fotos do dia a dia, é sempre a Olympus (um passeio com familia ou amigos em que não vou especificamente para fotografar algo, mas acabo por tirar algumas fotos). Para foto planeada (paisagens, astrofotografia, fotos em que precise de flash, macro, etc).
 
Muito obrigado a todos pelas opiniões e sugestões!

Acho que vou avançar com a compra. Parece-me um bom compromisso qualidade-preço.
 
Há pessoal que pensa o contrário, mas eu acho que o sistema MFT vai morrer, se calhar até mais cedo que as DSLR. É só uma opinião pessoal e como referi, muita gente não concorda. Não obstante, tens muitas lente lançadas no mercado e existem em particular boas e baratas lentes prime (eu tenho só a Oly 17 1.8 e a 45 1.8, ambas muito boas e não muito caras).

Eu também tenho essa máquina e é uma excelente máquina para o preço, ainda hoje. Eu comprei-a por uns 500 € há algum tempo. Não é o melhor do mercado, mas é provavelmente das melhores relações qualidade/preço que podes encontrar. Tens muito por onde personalizar, tens muito bons controlos físicos. A única queixa que tenho é o sistema de focagem não ser brilhante, mas é pequena e prática e vai no bolso do casaco ou numa bolsa de cintura, sem chatear muito. Uso 80% das vezes a Olympus EM10 II e 20% a Nikon D5200, sendo que o desempenho da segunda é superior na maior parte das situações e tenho muito mais lentes e acessórios para a D5200 porque o material é mais barato. Para fotos do dia a dia, é sempre a Olympus (um passeio com familia ou amigos em que não vou especificamente para fotografar algo, mas acabo por tirar algumas fotos). Para foto planeada (paisagens, astrofotografia, fotos em que precise de flash, macro, etc) uso a Nikon.

É uma boa máquina para aprender, mas não vais entender muita coisa dos menus ao inicio porque tem milhentas opções para personalizar, no entanto funciona muito bem com quase tudo em auto e tem jpgs muito bem processados no modo vivid sem precisar de edição de raws para fotografia mais corriqueira.

Por curiosidade, como é que no dia a dia o uso da tua Olympus é diferente quando comparado com a tua Nikon?
 
Por curiosidade, como é que no dia a dia o uso da tua Olympus é diferente quando comparado com a tua Nikon?

Melhor na Olympus:
- Focar e fotografar de imediato com um toque no ecrã
- Conseguir ter um preview de como a foto vai ficar antes de a tirar quer no LCD quer no EVF (em particular a variação da exposição à forma que altero os vários parâmetros)
- Muitos controlos físicos (rodas e botões) incluindo botões de atalho que alteram as funções das rodas e tudo isto customizável (dentro de opções pré-definidas)
- A diferença de tamanho quer das lentes, quer da máquina é muito significativa (acho o tamanho das lentes ainda mais relevante, porque levo muitas vezes lentes no bolso das calças de ganga dentro de um saquinho de tecido grosso - isto é impensável com uma lente da Nikon, por mais pequena que seja). Não sendo uma máquina de bolso, é muito fácil de levar à tiracolo, numa pequena bolsa de cintura, num bolso de casaco largo ou mesmo ao pescoço (não gosto muito de levar a máquina assim)
- A estabilização desta Olympus, não sendo o topo do que a Olympus faz, permite-te usar velocidades de obturador uma pouco mais baixas
- Tem jpgs muito bem processados para o meu gosto. É uma máquina boa para tirar fotos e não perder tempo a editar
- Tem excelente integração com smartphone para transferir fotos para o telemóvel ou para controlar a máquina pelo telemóvel

Pior na Olympus:
- Autonomia (tenho 3 baterias por isso não sinto problemas com isto, sendo que apenas duas baterias davam perfeitamente e as duas extras foram baterias de 13 €)
- O autofocus - Tem dificuldades com menos luz e foca muitas vezes coisas que não interessam tanto. Claro que isto pode ser trabalhado com as diferentes opções de autofocus, mas noto que tem mais dificuldade em focar que a Olympus, que se nota especialmente se escolheres um ponto único de foco e não tiveres muita luz
- O desempenho com ISOs altos - isto é a principal desvantagem do sensor MFT. Com pouca luz é que se nota a diferença que o tamanho do sensor faz
- Menos acessórios, menos lentes e quase tudo mais caro que para a Nikon
- Acho muito mau o sistema de acesso ao cartão de memória. É uma tampinha muito frágil em baixo, junto com a bateria e que julgo que não dá para abrir quando está com a placa de tripé.

Assim de repente é o que me vem à cabeça.
 
Obrigado pela tua resposta bastante completa. Percebo. A razão mais predominante a meu ver é o JPGs SoC e partilhar com WiFi. Mas levando a tua Nikon com a 50mm f/1.8 não é suficiente para tirar fotos nesses eventos familiares? Neste caso, levas só uma máquina e uma lente e a nível de peso fica praticamente igual. Não tens é a hipótese de fazer zoom a 90mm mas pronto.
 
Para mim a razão mais predominante é o tamanho e foi o motivo da compra. Não ligo muito ao peso, ando bem com ambas. Há lentes que são muito pesadas, mas no meu caso não tenho nenhuma que habitualmente me chateie com o peso. Uma lente Nikon 50mm 1.8 ao lado de um lente Olympus 45mm 1.8 tem uma diferença enorme de tamanho, para já não falar na diferença no corpo. Mas o corpo muitas vezes anda na mão, acho que o mais relevante são mesmo as lentes, que se metem em qualquer bolso que tenhas.

Os jpgs forum um bónus. Eu não me importo de dar uma edição rápida no snapseed se necessário, já que o meu grau de exigência com fotos que uso e partilho no telemóvel não é assim tão alto. A integração com o telemóvel e a rapidez de ligação, essas sim atraem-me, mas também não foram o motivo inicial da compra.

Não consegues cobrir uma festa indoor com 50mm em APS-C. É quase retrato. Para esse tipo de coisas o melhor que tenho e que uso habitualmente é a Nikon com a 17-50 2.8. O conjunto que uso mais até é Olympus+45mm 1.8, que é um conjunto para retrato (eq ff a 90mm) que uso muito para fotografar a minha filha em exterior. Quando quero enquadramentos mais gerais meto a 17mm, que mesmo assim já é eq. a 34mm, pelo que muitas vezes não é suficientemente wide, em particular se foram fotos indoor, em divisões pequenas.

Emprestaram-me uma Tokina que faz 10mm para a Nikon e isso sim é bom para fotos dentro de casas pequenas.
 
Para mim a razão mais predominante é o tamanho e foi o motivo da compra. Não ligo muito ao peso, ando bem com ambas. Há lentes que são muito pesadas, mas no meu caso não tenho nenhuma que habitualmente me chateie com o peso. Uma lente Nikon 50mm 1.8 ao lado de um lente Olympus 45mm 1.8 tem uma diferença enorme de tamanho, para já não falar na diferença no corpo. Mas o corpo muitas vezes anda na mão, acho que o mais relevante são mesmo as lentes, que se metem em qualquer bolso que tenhas.

Os jpgs forum um bónus. Eu não me importo de dar uma edição rápida no snapseed se necessário, já que o meu grau de exigência com fotos que uso e partilho no telemóvel não é assim tão alto. A integração com o telemóvel e a rapidez de ligação, essas sim atraem-me, mas também não foram o motivo inicial da compra.

Não consegues cobrir uma festa indoor com 50mm em APS-C. É quase retrato. Para esse tipo de coisas o melhor que tenho e que uso habitualmente é a Nikon com a 17-50 2.8. O conjunto que uso mais até é Olympus+45mm 1.8, que é um conjunto para retrato (eq ff a 90mm) que uso muito para fotografar a minha filha em exterior. Quando quero enquadramentos mais gerais meto a 17mm, que mesmo assim já é eq. a 34mm, pelo que muitas vezes não é suficientemente wide, em particular se foram fotos indoor, em divisões pequenas.

Emprestaram-me uma Tokina que faz 10mm para a Nikon e isso sim é bom para fotos dentro de casas pequenas.

Exacto, 35mm f/1.8. Enganei me e coloquei 50mm f/1.8.
 
Mas a Olympus como em um crop factor de 2 a 17mm torna-se uma 34mm (35mm equivalente) ou seja são basicamente iguais. Digo eu.

Outra coisa, já que estamos neste tópico, existe o mesmo equivalente para os f-stops?
 
A Olympus 17mm f/1.8 e a Nikon 35mm f/1.8 em termos de distancia focal (34mm vs 35mm).

Sabes como se calcula o f tendo em conta o crop factor para 35mm equivalente?
 
Back
Topo