Primeira mirrorless

A Olympus 17mm f/1.8 e a Nikon 35mm f/1.8 em termos de distancia focal (34mm vs 35mm).

Sabes como se calcula o f tendo em conta o crop factor para 35mm equivalente?

17mm x 2 = 34 mm
35mm x 1,5 = 52,5 mm

Tens de aplicar o crop factor a ambos os sensores, porque nenhum deles é FF.
 
Até agora estou satisfeito com a máquina mas ainda tenho de perder algum tempo a explorar melhor as opções disponíveis que realmente são mesmo muitas.

Entretanto também estou à procura de outra lente um pouco melhor para retratos e com uma abertura maior do que a 14-42mm 3.5-5.6 que vem com a máquina. Estou um pouco indeciso entre as de 25 e 45mm mas talvez opte pela 25mm por ser mais versátil (melhor para paisagens). Mesmo assim estou com dúvidas em relação às seguinte:
A Olympus custa quase o dobro mas pelo que li tem melhor AF. O que acham? A Oly vale a diferença de preço?
 
Um pequeno reparo, a Olympus não tem filtro UV no sensor, com lentes Panasonic convém usar um filtro UV para evitar ter "flares" roxos.
Quanto ao AF, não tenho nenhuma dessas lentes, só tenho a Oly 45 f/1.8 e a Panny 25 f/1.4 e não noto qualquer diferença na performance do AF entre as duas.
 
Por acaso a de 45mm também encontro usada por volta dos 100€ mas tenho algum receio de comprar usada pelos relatos que já vi sobre fungos (isto assumindo que consigo verificar que não tem riscos e funciona bem).
 
Onde pensas comprar usada? Se for em plataformas com feedback em princípio podes ficar descansado. eBay e Amazon são bons locais, especialmente eBay a vendedores com bom feedback e pagando por PayPal.
 
Pois, estava a ver no OLX... No ebay e amazon as lentes usadas ficam quase ao preço das novas. Recomendam mais alguma plataforma?
 
No ebay UK, há lentes a serem vendidas por 140 €, sem ser em leilões. Em leilões normalmente consegue-se preços abaixo dos das vendas "imediatas".
 
Back
Topo