primeira mirrorless

wang

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina com lente kit
  2. POR QUANTO: 1200
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, longas exposições. fotos em viagens
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    entusiasta
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? uma canon t2i emprestada
  7. COMO É A TUA "REDE": o meu primo tem um a5100, e um amigo meu tem um nikon d500
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    onde for mais barato

Há para ai 2 meses que ando com a panca de comprar uma máquina. comecei a pesquisar o que devia comprar para começar e tenho visto um monte de video e lido uma data de artigos. a cena é que quanto mais leio mais indeciso fico. Neste momento tenho 4 hipoteses em mente e gostava que opinassem sobre elas.
1- x-t3
2- x-t30
3- a7 II
4- a6400

Por um lado gosto mt do conceito mecanico das fuji, do estilo retro. a a6400 tem a vantagem de ter as lentes sigma que pelo que percebi são top... a a7 é full frame e tem sempre maior margem de evolução em termos de lentes. em termos de IQ acham que ia conseguir melhores resultados com a7+28 f2 da sony, a6400+ sigma 16 f1.4, ou uma das fuji+ 23 f2? E em interiores/exteriores mal iluminados? é que a minha ideia é comprar uma das maquinas agora e daqui a 1 ou 2 meses comprar um lente prime.

já agora mais uma questão: weather sealing é algo que importe mt? tipo lembro-me por exemplo quando fui a amesterdão que de vez em quando começava a pingar... máquinas sem weather sealing podem levar uns pingos de vez em quando ou é mesmo zero?

mais uma nota: não ligo mt a video. a ideia é mesmo fotografar
 
Todas elas são capazes de fazer fotografias muito boas. Agora tens de avaliar muito bem as vantagens e desvantagens de cada uma, e perceberes se essas características são mais ou menos importantes para ti. Convém também saberes que oferta de lentes tem o sistema, e se o peso e tamanho do corpo+lentes que pretendes é ou não importante.

O AF da A7 II é francamente inferior ao AF de qualquer uma das outras... mas para o tipo de fotografia que pretendes fazer, não é muito grave (já se me dissesses que querias fotografar desporto ou algo que exija um foco contínuo rápido e fiável, dizia-te já para a esqueceres!).

O sensor da A7 II é também muito mais antigo do que os sensores das outras máquinas que estás a considerar, pelo que a vantagem em termos de qualidade de imagem com ISOs elevados não é assim tão significativa. Brinca um pouco com esta ferramenta para perceberes os ganhos reais: https://www.dpreview.com/reviews/im...=1&x=0.8544922414269147&y=0.15832784726793936

Onde diferença será maior é no "look" que as imagens têm, pois a profundidade de campo e as perspectivas/distâncias de trabalho serão diferentes de acordo com as lentes que uses.
 
obrigado pela ajuda miguel. já estive a brincar com essa ferramenta e confesso que ainda fiquei mais baralhado, porque as imagens parecem todas bastante parecidas em termos de qualidade... a maior diferença aos meus olhos sao mesmo as cores, mas isso dá para trabalhar depois. um dos pontos que me vai ajudar a decidir por exemplo é sem duvida a importancia de weather sealing. se uma máquina que não tenha weather sealing não puder levar com 5 ou 6 pingos para tirar uma foto de um arco iris acho que vou logo excluir a x-t30. em relação a lentes tb já pesquisei sobre os 3 sistemas (fuji, sony apsc e ff). sem duvida que me agrada o tamanho das fuji, a qualidade das ff, e o preço das sigma para apsc da sonny. daí ter feito aquela pergunta que fiz com as lentes para tentar perceber se há grande diferença entre elas. Em relação ao AF da a7ii só iria ser mais puxado quando eu quisesse fotografar a minha bulldog. achas que já é demasiado puxado para ela?
 
isso porque a x-t30 nao pode apanhar uns pingos para tirar uma foto certo? porque como o video não é importante para mim e em termos de fotografia a x-t3 e a x-t30 são iguais, a resistencia do corpo é a unica caracteristica em que a x-t3 ganha
 
Robustez geral do corpo - não só a questão dos pingos (a X-T30 terá alguma resistência, mas nada garantida), e acima de tudo ergonomia. Não simpatizo com a ergonomia da X-T30. E o viewfinder é francamente melhor e maior.

Mas há muitas mais diferenças, sublinho as que me dizem mais:

Reasons to prefer the Fujifilm X-T3:
  • Better video: Provides higher movie framerates (4K/60p versus 4K/30p).
  • Better sound control: Has a headphone port that enables audio monitoring while recording.
  • More detailed viewfinder: Has higher resolution electronic viewfinder (3690k vs 2360k dots).
  • Larger viewfinder image: Features a viewfinder with a higher magnification (0.75x vs 0.62x).
  • Faster shutter: Has higher mechanical shutter speed (1/8000s vs 1/4000s) to freeze action.
  • Faster burst: Shoots at higher frequency (11 vs 8 flaps/sec) to capture the decisive moment.
  • Better sealing: Is weather sealed to enable shooting in dusty or wet environments.
  • Better studio light control: Has a PC Sync socket to connect to professional strobe lights.
  • Greater peace of mind: Features a second card slot as a backup in case of memory card failure.
  • Faster buffer clearing: Supports a more advanced SD data transfer standard (UHS-II vs UHS-I).
Dito isto, a X-T30 também tem vantagens:
  • More compact: Is smaller (118x83mm vs 133x93mm) and will fit more readily into a bag.
  • Less heavy: Has a lower weight (by 156g or 29 percent) and is thus easier to take along.
  • Easier fill-in: Has a small integrated flash to brighten shadows of backlit subjects.
  • More affordable: Was introduced into a lower priced category (40 percent cheaper at launch).
Ah, uma diferença que não está aqui... o LCD traseiro da X-T3 faz também um flip adicional que dá muito jeito para fotografar na vertical.
 
impecável miguel. acho que vou tentar então arranjar um sitio onde consiga agarrar as duas fisicamente para perceber com a qual me sinto mais confortavel. mas agora só quando passar esta cena do corona.
 
desculpem estar a perguntar isto aqui... mas nem sei se há algum sitio no forum para o fazer. há um 3rd party seller na amazon alemã a vender a a7ii a 550 com lente... e a a7iii a 1100. e quando a oferta é muita o pobre desconfia. até que ponto isto é legitimo? e caso não seja e arriscámos, ardemos com o dinheiro?
 
Back
Topo