Primeiras recargas das baterias Li-Ion, mito ou verdade?

nooblol

Power Member
Boas!

Eu comprei ontem um Sony Xperia U, e estou com uma grande duvida.

Há quem diga que as baterias Li-Ion nao tem memória, há quem dia que sim, em que que ficamos?

Dizem na net que nas primeiras 3 recargas deve-se deixar o telemovel ir a zeros de bateria, e depois carregar durante 8 ou 14 horas, para prolongar a vida normal da bateria.

Isto é verdade?

Eu na duvida, deixei ir a zeros e depois deixei, com o telemovel desligado carregar 14 horas, devo fazer o mesmo nas proximas recargas ou nem por isso?


cumps!


Edit: E já agora, é verdade que se deve carregar sempre com o telemovel desligado?
 
Última edição:
Boas,

As baterias de Li-Ion não tem a chamada "memoria", isto acontecia nas antigas baterias de níquel e cádmio.
Apenas se vão desgastando com o uso, tal como qualquer objecto.
 
A apple diz isso porque se deve realizar um ciclo de descarga e carga completa de 30 em 30 cargas e descarga parciais, para que o sensor da bateria fique correctamente calibrado.
Não te esqueças que levar muitas vezes a bateria ao ponto critico pode levar à diminuição da vida útil da mesma.
As baterias de LI-Ion devem ser carregas quando esta se encontra a 20% e desligadas da corrente quanto a carga estiver concluínda diminuindo o risco de sobre carga e aquecimento
 
"Em 1º lugar vou desfazer um mito que muita gente ainda não conhece a verdade:
O efeito de memória, ou seja o ficar “viciada”.
No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial.
A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual."

fonte: pplware
 
Por exemplo o pessoal que tirava a bateria dos computadores portateis quando tava ligado à tomada, isso era em computadores velhinhos que utilizavam baterias de cadmio e niquel.
O exemplo é os carros hibridos que têm baterias que estão constantemente a carregar a descarregar sem nunca completarem ciclos.
Dou a minha opinião sobre o meu portátil acer que tenho há 2 anos, sempre a carregar a bateria, umas vezes a meio outras vezes não, e continua como nova, sem diferenças notáveis.
 
Back
Topo