1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Primeiro contacto com linux(fedora)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por miggfigg, 25 de Janeiro de 2013. (Respostas: 24; Visualizações: 1968)

1. Malta sei que é chato chegar aqui e queres que as coisas caiam do ceu, mas já andei por aqui e não só a pesquisar e ainda tenho bastantes duvidas.
    Que conselhos uteis para quem está a ter o primeiro contecto enquanto usuario deste sistema operativo?
    Que programas são preoridade instalar?
    Manobras basicas, como instalar programas?
    desde já agradeço as possiveis respostas.

2. AragTey

AragTey Power Member

Ola benvindo,

se for o primeiro contacto com linux aconselhava a distribuicao mint nadia. No entanto se queres o fedora e supondo que falamos do 18 segue este guia assim que o instalares:

http://www.abouthack.com/articles/linux/fedora-18-post-installation-guide.html

de resto basta familiarizar-te com o "YUM" e o seus comandos dos quais destaco:

yum install
    yum search
    yum grouplist
    yum grouinstall

3. UseIt

UseIt Power Member

Já agora, qual a diferença desses para o meu (Ubuntu)? Onde poderemos ir para ficar uns prós nestes sistemas operativos, como se faz no windows, como os privilégios de utilizador e assim?Obrigado e desculpem qualquer coisinha

4. AragTey

AragTey Power Member

Na minha opiniao em termos praticos assim que costumizes a tua maneira nao ha grande diferenca...tens de escolher o que gostares mais. Como em tudo com tempo ficas a conhecer o sistema, por isso e natural acreditar que quando estiveres tanto tempo em linux como o que tens em windows iras estar a vontade.

5. obrigado malta, pronto e parace que vou começar a minha aprendizagem.

6. Se for um bom PC, vai pelo KDE.....para mim o AG mais bonito!!!

7. malta estou aqui com o probleminha, sempre que tento fazer alguma coisa na consola aparece-me a seguinte mensagens.
    You need to be root to perform this command.

8. ivocooper

ivocooper Power Member

Tens que correr o comando com Admin.
    Será qualquer coisa do género: sudo yum ...

9. já vi, é escrever sudo-s, depois pede a pass de admistrador e já consigo

10. malta há muitas diferenças entre o fedora 17 e o 18?

11. UseIt

UseIt Power Member

KDE é outra versão correcto? E o AG, O QUE É?Também ao correr o programa gparted, apesar de ser administrador ele dá erro e pede pa correr como admin...não entendo!

12. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boas,
    de uma pessoa que está a aprender para outra...

A password que te pede de root é tipo a de administrador em sistemas windows, pois quando instalas alguma distro de linux por predefinição o grupo ao qual pertences não possui privilegios de alteração de sistema... logo para o poderes fazer deves saber que só um utilizador no grupo de Admins é que podem fazer "livremente" alterações.
    Quando instalas por exemplo o Fedora deves colocar um visto na caixa que diz colocar o menbro - utilizador no grupo de administradores.

Depois deves defenir a pass de Root... em caso de te esqueceres da pass de root coloca no terminal sudo passwd e colocas a pass que desejas...

Quanto ao KDE... é um ambiente gráfico, tal como existe o GNOME entre muitos outros... tipo como se fosse uma app para colocares temas, modificares o aspecto gráfico da coisa,entendes?

Qualquer miss understanding where sintam-se á bontade de corrigir... estou a aprender,né?!

Abraço

13. obrigado pelas respostas

14. MAlta mais um problema, entrave que surgiu e não sei como resolve-lo, preciso de ligar a minha maquina ao pc para lhe por uns programas e anotações. Mas onde posso arranjar o software compativel com linux? A maquina em questão é uma ti84

15. Ketheriel

Ketheriel Power Member

A primeira coisa que deves fazer é instalar o repositório RPMFusion (http://rpmfusion.org/Configuration). A partir daqui tens praticamente tudo o que existe para fedora disponivel para instalação.
    A minha sugestão seria também para veres pelo menos a página de manual do 'yum' ($ man yum) e teres uma ideia das capacidades do mesmo de forma poderes controlar o processo de instalação e remoção de software.

A partir daqui é muito search no google ou melgar a malta. Se queres um conselho, sempre que pedires ajuda explica objectivamente e sucintamente o que precisas e sempre que possível um test case ou use case (verás que aqui, nos forums do fedora ou noutro lado qualquer) terás mais feedback.

16. UseIt

UseIt Power Member

Mas eu quando instalei penso que me tenha instalado como admin, ou seja, pelos visto ou não correu bem ou fiz porcaria....
    O que entendes por terminal? A Consola, será? Pelo menos é o nome que me aparece aqui....
    Dando esse exemplo, eu quando quero ir à consola...eu nem sequer a acho!!! Se não escrever consola, na pesquisa do painel inicial, tás a ver(?) ela nem me aparece, ou então eu não vejo onde tá, parece que no ubuntu tá tudo escondido, tás a ver?
    Tou mesmo completamente perdidinho, será dos anos de vícios de windows invicto?!!! p0rrrrraaaaaaaaaaa.........
    :(

Quanto ao KDE e Gnome já entendi, mas se me permites dar a minha opinião sobre o que acho, isso são ***** pois quem muda pa linux acho que uma das coisas é mesmo evitar tanto folclore e animação de windows, mas como te disse, é a minha opinião.

Obrigado e abraço

17. Malta agora que tenho andado aqui a passear pelo mundo linux, tem me surgido duvidas à cerca de:
    - mint
    -ubuntu
    -fedora
    Qual deles o melhor, ou quais as vantagens de cada um?

18. UseIt

UseIt Power Member

Do pouco que sei e li, parece que o ubuntu é o SO que veio para ficar, ou seja, há de ser o long term development do linux, os outros são direccionados a coisas mais especificas, não te sei explicar.O nome fedora não me "cheira" muito bem...:)

Última edição: 7 de Fevereiro de 2013
  19. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Pode nao te cheirar bem, mas o certo é num desktop ubuntu uma boa parte é paga pela Red Hat e executada por pessoal do Fedora/Red Hat. Por exemplo toda a infra-estrutura do GNOME, desde acesso ao filesystem, passando pela gestao de energia, etc.

De certa forma, se fedora nao cheira bem, ubuntu certamente cheira identico porque a mer#$ é a mesma :)

Sugestão: retira do Ubuntu as partes que sao desenvolvidas pela Red Hat/Fedora e depois diz-me se tens ou nao um sistema funcional! Como passo dois, pegas nas tretas da Canonical apenas e diz-me se tens um Desktop funcional... Isto sem entrar em polémicas em torno do Compiz que é um projecto da SUSE/Novell.

Partilhar esta Página