Primeiro contacto com linux(fedora)

miggfigg

Membro
Malta sei que é chato chegar aqui e queres que as coisas caiam do ceu, mas já andei por aqui e não só a pesquisar e ainda tenho bastantes duvidas.
Que conselhos uteis para quem está a ter o primeiro contecto enquanto usuario deste sistema operativo?
Que programas são preoridade instalar?
Manobras basicas, como instalar programas?
desde já agradeço as possiveis respostas.
 
Já agora, qual a diferença desses para o meu (Ubuntu)? Onde poderemos ir para ficar uns prós nestes sistemas operativos, como se faz no windows, como os privilégios de utilizador e assim?Obrigado e desculpem qualquer coisinha
 
Na minha opiniao em termos praticos assim que costumizes a tua maneira nao ha grande diferenca...tens de escolher o que gostares mais. Como em tudo com tempo ficas a conhecer o sistema, por isso e natural acreditar que quando estiveres tanto tempo em linux como o que tens em windows iras estar a vontade.
 
malta estou aqui com o probleminha, sempre que tento fazer alguma coisa na consola aparece-me a seguinte mensagens.
You need to be root to perform this command.
 
Boas,
de uma pessoa que está a aprender para outra...

A password que te pede de root é tipo a de administrador em sistemas windows, pois quando instalas alguma distro de linux por predefinição o grupo ao qual pertences não possui privilegios de alteração de sistema... logo para o poderes fazer deves saber que só um utilizador no grupo de Admins é que podem fazer "livremente" alterações.
Quando instalas por exemplo o Fedora deves colocar um visto na caixa que diz colocar o menbro - utilizador no grupo de administradores.

Depois deves defenir a pass de Root... em caso de te esqueceres da pass de root coloca no terminal sudo passwd e colocas a pass que desejas...

Quanto ao KDE... é um ambiente gráfico, tal como existe o GNOME entre muitos outros... tipo como se fosse uma app para colocares temas, modificares o aspecto gráfico da coisa,entendes?

Qualquer miss understanding where sintam-se á bontade de corrigir... estou a aprender,né?!

Abraço
 
MAlta mais um problema, entrave que surgiu e não sei como resolve-lo, preciso de ligar a minha maquina ao pc para lhe por uns programas e anotações. Mas onde posso arranjar o software compativel com linux? A maquina em questão é uma ti84
 
Malta sei que é chato chegar aqui e queres que as coisas caiam do ceu, mas já andei por aqui e não só a pesquisar e ainda tenho bastantes duvidas.
Que conselhos uteis para quem está a ter o primeiro contecto enquanto usuario deste sistema operativo?
Que programas são preoridade instalar?
Manobras basicas, como instalar programas?
desde já agradeço as possiveis respostas.

A primeira coisa que deves fazer é instalar o repositório RPMFusion (http://rpmfusion.org/Configuration). A partir daqui tens praticamente tudo o que existe para fedora disponivel para instalação.
A minha sugestão seria também para veres pelo menos a página de manual do 'yum' ($ man yum) e teres uma ideia das capacidades do mesmo de forma poderes controlar o processo de instalação e remoção de software.

A partir daqui é muito search no google ou melgar a malta. Se queres um conselho, sempre que pedires ajuda explica objectivamente e sucintamente o que precisas e sempre que possível um test case ou use case (verás que aqui, nos forums do fedora ou noutro lado qualquer) terás mais feedback.
 
Boas,
de uma pessoa que está a aprender para outra...

A password que te pede de root é tipo a de administrador em sistemas windows, pois quando instalas alguma distro de linux por predefinição o grupo ao qual pertences não possui privilegios de alteração de sistema... logo para o poderes fazer deves saber que só um utilizador no grupo de Admins é que podem fazer "livremente" alterações.
Quando instalas por exemplo o Fedora deves colocar um visto na caixa que diz colocar o menbro - utilizador no grupo de administradores.

Depois deves defenir a pass de Root... em caso de te esqueceres da pass de root coloca no terminal sudo passwd e colocas a pass que desejas...

Quanto ao KDE... é um ambiente gráfico, tal como existe o GNOME entre muitos outros... tipo como se fosse uma app para colocares temas, modificares o aspecto gráfico da coisa,entendes?

Qualquer miss understanding where sintam-se á bontade de corrigir... estou a aprender,né?!

Abraço

Mas eu quando instalei penso que me tenha instalado como admin, ou seja, pelos visto ou não correu bem ou fiz porcaria....
O que entendes por terminal? A Consola, será? Pelo menos é o nome que me aparece aqui....
Dando esse exemplo, eu quando quero ir à consola...eu nem sequer a acho!!! Se não escrever consola, na pesquisa do painel inicial, tás a ver(?) ela nem me aparece, ou então eu não vejo onde tá, parece que no ubuntu tá tudo escondido, tás a ver?
Tou mesmo completamente perdidinho, será dos anos de vícios de windows invicto?!!! p0rrrrraaaaaaaaaaa.........
:(

Quanto ao KDE e Gnome já entendi, mas se me permites dar a minha opinião sobre o que acho, isso são ***** pois quem muda pa linux acho que uma das coisas é mesmo evitar tanto folclore e animação de windows, mas como te disse, é a minha opinião.

Obrigado e abraço
 
Malta agora que tenho andado aqui a passear pelo mundo linux, tem me surgido duvidas à cerca de:
- mint
-ubuntu
-fedora
Qual deles o melhor, ou quais as vantagens de cada um?
 
Do pouco que sei e li, parece que o ubuntu é o SO que veio para ficar, ou seja, há de ser o long term development do linux, os outros são direccionados a coisas mais especificas, não te sei explicar.O nome fedora não me "cheira" muito bem...:)
 
Última edição:
Do pouco que sei e li, parece que o ubuntu é o SO que veio para ficar, ou seja, há de ser o long terem development do linux, os outros são direccionados a coisas mais especificas, não te sei explicar.O nome fedora não me "cheira" muito bem...:)

Pode nao te cheirar bem, mas o certo é num desktop ubuntu uma boa parte é paga pela Red Hat e executada por pessoal do Fedora/Red Hat. Por exemplo toda a infra-estrutura do GNOME, desde acesso ao filesystem, passando pela gestao de energia, etc.

De certa forma, se fedora nao cheira bem, ubuntu certamente cheira identico porque a mer#$ é a mesma :)

Sugestão: retira do Ubuntu as partes que sao desenvolvidas pela Red Hat/Fedora e depois diz-me se tens ou nao um sistema funcional! Como passo dois, pegas nas tretas da Canonical apenas e diz-me se tens um Desktop funcional... Isto sem entrar em polémicas em torno do Compiz que é um projecto da SUSE/Novell.
 
Back
Topo