1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Primeiro Contacto linux: Linspire

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por greven, 7 de Abril de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 1616)

1. greven

greven Folding Artist

Bem, sou daqueles que nunca gostou do Lindows (só o nome...), mas parece que as novas versões do Linspire (ex-Lindows) estão muito boas. Não são feitas para PowerLinux Users mas sim para quem nunca instalou um linux, percebe pouco e não se quer chatear. O pior é ser pago, mas mesmo assim não é caro (50 euros) e acaba por ser uma excelente opção para quem tem um PC mais velho (o Linux em PC's mais antigos para quem não sabe corre extremamente bem!! Até parece mentira) ou quer experimentar outra coisa para além do windows. BTW é debian Based.

Tem suporte para Wireless! Tem um look lindo! Foi o Everlado (o nosso genial amigo Brasileiro) que tratou do Design...

Vejam por vós e se puderem experimentem!

Review: http://www.madpenguin.org/cms/?m=show&id=3717

Shots:

Features

* Linux kernel 2.6.10
    * Reiser4 File System
    * KDE 3.3 desktop environment
    * Unique look and feel designed by Everaldo
    * Xorg 6.8.2 X window system
    * OpenOffice.org 1.1.3
    * Support for 802.11g wireless networking
    * Built-in bittorrent support
    * AOL Dialer (screenshot)
    * Spell checking for email, browser, and IM
    * Gaim instant messenger with support for VoIP
    * Hardware profiling for mobile/docked configurations
    * Windows Media support
    * For full listing visit the Linspire site...

Escrevi o post inicialmente para o CGartdomain mas penso que não faz mal postar aqui. Info nunca é info a mais. Gostei do site de reviews e estive a ler atentamente o review ao Linspire, Ubuntu e afins...

Este linspire para quem não tem experiência linux parece de facto ser uma excelente proposta (tirando o facto de ser pago). Levou melhor rating que o Ubuntu.

Qualquer falha minha indiquem.

[]'z

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

3. greven

greven Folding Artist

Pergunta parva se calhar, eu sei o que é um LiveCD mas tem tudo da full version? Ou melhor... depois é possivel sacar tudo? Ou terá alguma coisa limitada? Só experimentei uam vez um LiveCD mas era de uma distribuição free...

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não sei, porque não saquei, mas provavelmente sim. Talvez não tenha o software de fazer downloads de outros progs, pq não faz sentido num livecd

Sacar como? É um liveCD. As modificações que fazes depois de um restart vão à vida.

5. greven

greven Folding Artist

Ah... é que o MepisLiveCD dá para depois instalar se se quiser... já percebi, este é mesmo só liveCD. Danka.

6. NoMercy

NoMercy Power Member

http://www.everaldo.com/ :D
    Esse gajo é bom nisso. Um dos temas de icons do KDE tambem é dele.

7. greven

greven Folding Artist

8. Jintro

Jintro O Colaborador

Acabei de instalar isto no computador, até a placa de som profissional da M-Audio foi detectada, com inputs e outputs, muito porreiro! Como é que se fazem os updates a isto? Carregar mais programas, sei lá. Nunca tinha mexido numa coisa deste género. A primeira impressão é muito positiva. Não sei se esta versão que arranjei é legal ou não, saquei-a do Emule, mas sou gajo para pagar os 50€(?) que pedem por isto.
    Mais informações são bem-vindas :)
    Cheers

Jintro

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Os updates/instalação de software é feito a partir de um programa que deves ter por aí (CNR?).
    Se não tiveres uma conta, duvido que consigas fazer updates ou instalação de software.
    Talvez consigas instalar packages para Debian, com o dpkg, mas.......

Se for o livecd é legal.
    Se for a versão que dá para instalar, não é, mas também de pouco serve um SO onde não se pode instalar e fazer updates.

P.S. - A compra ou não é contigo, mas experimenta o Debian, no qual o Linspire é baseado ou um dos seus derivados (Mepis, Ubuntu, etc) e compara a ver se há muitas diferenças e se vale a pena.

10. Jintro

Jintro O Colaborador

Não tenho andado muito atento, mas mirrors directos para o Ubuntu? Indicas algum assim mais rápido?

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Jintro:
    Eu meti-me com o Linspire e tentei meter aquilo a sacar debian.
    Estorou como era previsível.

V uma distro baseada em debian já com o KDE 3.4 pq és capaz de ter uma agradavel surpresa:)
    Está engraçado.
    Ups estou a escrever este post no Kubuntu.:D

Não tenho é som nisto. Andei a mexer de mais.
    Tenho o Kubuntu instalado a partir do Gnome. Basta fazeres sudo apt-get install kubuntu-desktop para ficares com o Gnome e com o KDE.

No entanto o Linspire está lindissimo mas o repositório deles é pequeno e penso que estarias a sacar sempre internacional....

13. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Parece-me muito interessante este artigo pq diz como fazer para desactivar o CRN e passar a fazer os updates dos repositórios do debian.

http://applications.linux.com/article.pl?sid=05/04/10/2143214

Depois do feedback positivo de algumas pessoas esta é a solução para não pagarem os 50 dolares por ano.
    Eu tentei fazer isto mas depressa deu asneira.
    Se alguem quiser tentar:)

Partilhar esta Página