1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Primeiro filtro...qual escolher?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por boras, 5 de Janeiro de 2013. (Respostas: 24; Visualizações: 1506)

1. boras

boras Power Member

Vou comprar o meu primeiro filtro de encaixe (lee ou hitech) e como não sou rico vou comprar só um por agora :o

Que filtro acham que deva escolher primeiro? Aquele que é mais usado na generalidade das situações

- ND full 0.6
    - Grad ND 0.6 Hard edge
    - Grad ND 0.6 Soft edge
    - ND full 10 stops (big stopper)

Obrigado

2. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Eu comprava o big stopper, porque é um filtro indispensável para longas exposições. Os outros, enquanto não compras um, a técnica blending exposure dá conta do assunto, embora seja preciso alguma prática no photoshop.

3. rafa_gms

rafa_gms Power Member

aproveitando o topico, onde recomendam comprar os filtros?

4. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Jvalles ou robertwhite

5. etnic

etnic Power Member

Eu comprava um destes .

- Grad ND 0.6 Hard edge
    - Grad ND 0.6 Soft edge

6. desses o filtro que irá causar mais impacto visual é o big stopper.

7. Viriat0

Viriat0 Power Member

Eu ainda não pensei em filtros, Uso só os UV para proteger as lentes e um cpl na minha 50mm.

8. boras

boras Power Member

Já estou mais inclinado para o big stopper. Os outros sempre posso desenrascar-me com a técnica que o RadioMusic mencionou

9. etnic

etnic Power Member

Eu tenho os 3 filtros e se tivesse de optar ia por um nd grad 0.6 , o big é para algo mais especifico , alias por vezes so resulta se tiveres um dos outros .

10. boras

boras Power Member

Com essa agora é que me tramaste :D

11. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Esta ideia é errada.
    O big stopper pode ser usado perfeitamente sem usar um dos 3 filtros graduados
    é como disse, que não souber mexer no photoshop, aí sim, esses filtros eram mesmo precisos. Quem sabe mexer, tem a vida facilitada, embora claro um filtro desses de jeito.

12. etnic

etnic Power Member

Entao ?!?! dá jeito ou nao da jeito !?!? :P

13. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Eu disse que da jeito. Tu disses-te que era necessário :P

14. etnic

etnic Power Member

" alias por vezes so resulta se tiveres um dos outros "

eu disse por vezes ... :P :P :P

15. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Mas não é só por vezes, resulta sempre. Tudo depende se depois se sabe mexer no ps ou não e também controlar a luz no momento da foto.

16. etnic

etnic Power Member

O que queres dizer é que eu sou um parvo como todos os outros que utilizamos graduados ... :P

17. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Claro que não xD.
    Se não eu também era parvo.

E só disse, que como nesta situação ele só tem massa para um filtro, eu iria para o big stopper porque é de facto o que causa mais impacto nas fotos.
    etnic eu não estou aqui a atacar ninguem hehe

18. etnic

etnic Power Member

Nem eu lol , estou so a meter-me contigo , o que vai acontecer e que ele vai simular filtros no LR/PS e nao vai chegar a resultado nenhum, digo eu, consegue fazer o arrastamento e fica tudo queimado em cima,se tiver um grad vai ficar com um resultado muito melhor, pelo menos acontece-me isso ,a nao ser que ela domine uma foto com varias exposiçoes com logas exposiçoes , o que se for ao final do dia pode ser complicado porque a luz muda muito rapidamente. e eu nao estava a dizer que ele nao consegue , porque ate consegue ,mas o outro filtro é mais versatil , consegue utilizar em mais situaçoes agora o bigstoper é mesmo so para arrastamentos.

19. tudo depende da gama dinamica que o sensor dele consegue captar

20. boras

boras Power Member

Tenho uma 60D

Nem por isso :)

Já percebi que o blending exposure pode ser mais complicado do que à primeira vista parece.
    O ideal seria mesmo comprar o big stopper e um GND ao mesmo tempo. Tenho que fazer contas :P

Este hobby da fotografia é mesmo caro. Só de pensar no dinheiro que já gastei nisto só porque gosto de tirar fotografias ainda dou em maluco. O melhor é nem pensar :-D

Partilhar esta Página