Primeiro MAC

VampireSoul

Power Member
Boas, ao fim de 5 anos de curso em Design gráfico, surge a minha necessidade de trocar de portátil e estou 99% decidido a comprar um Mac mas, há algumas dúdivas que ainda me deixam de pé atrás devido às compatibilidades.


Portátil a escolher sem sobra de dúvidas - MacBook Pro

agora as minhas questões:

- é muito complicado ter o Vista/XP e o Leopard a funcionar correctamente? (digo isto porque no desenvolvimento de sites e outras aplicações multimédia o ambiente é diferente e portanto preciso das duas plataformas mas não posso ter 2 portáteis)

- dá para fazer boot por usb? ou seja, ter o vista/xp num externo e evitar conflitos com o OSX?

- A nível de software de 3D há compatiblidades? Falo em SolidWorks, Cinema4d, CAD e 3DS

- Quanto a downloads (falo em programas recentes tipo Adobe CS3 por ai fora que ninguem no seu perfeito juízo vai gastar 400€ ou mais num pack destes) existe bastante variedade e fácimente actualizáveis por updates ou é com cracks como no pc? Esta pergunta também se aplica a Office e outro software não apple.

- Comprando um Mac nos states (que custa metade!) não há maneira de me colocarem lá um teclado europeu?

Penso que é tudo :)

obrigado desde já pela ajuda.
 
O Bootcamp permite correr windows no mac nativamente, como se de um pc normal se tratasse.
Não é permitido discutir pirataria no fórum, mas suite CS3 da Adobe existe para mac.
Se compras um mac com o teclado dos US não é possível mudar penso eu, e se for não deve compensar.
Btw, onde arranjas mac's nos States a metade do preço??

Cumps
 
Bem o mac nos estates fica por por ex o meu ke me custou 2330 por 1700.
Mudar o teclado pelo que me disseram e que da pa mudar aqui por mais 100€.
Logo se alguem te trouxer o portatil e nao pagares portes nem taxas alfandegarias sempre poupas 500€. Lembrate tb que perdes 1 ano de garantia ficando apenas com 1.

compatibilidades nos programas que especificaste o melhor e googlares deve ser mais facil descobrir ou o mesmo ou algo semelhante.
 
Boas, ao fim de 5 anos de curso em Design gráfico, surge a minha necessidade de trocar de portátil e estou 99% decidido a comprar um Mac mas, há algumas dúdivas que ainda me deixam de pé atrás devido às compatibilidades.




- dá para fazer boot por usb? ou seja, ter o vista/xp num externo e evitar conflitos com o OSX?


Partilho a mesma dúvida mas no entanto posso acrescentar algo.
Ao arrancar pelo Cd do windows num PC, entramos no assistente de configuração e quando nos pede para escolher a drive para instalação, aparecem lá os discos externos que tenhas ligado ao PC.

Por analogia, será que o Bootcamp faz o mesmo?
Também gostava de saber a resposta......
 
podes fazer boot pelo firewire que é melhor do que o usb, autocad não existe mas existe alternativas, solidworks acho que tb não existe. qt ao resto dos programas pesquisa aqui no forum.
 
Ola! estou c 1 enorme duvida!a faculdade exige kase que obrigatoriamente o uso de portatil p a realizaçao dos trablhos pk faço mts trabalhos de grupo e os pc's de la sao uma desgraça...:lol: eu vi o macbook de 13'' e fikei completamente apaixond pk o + important p mim é a mobilidade! e a maiori ds tabalhs k faç sao em processador d texto e apresentaçoes! so k surgiram imensas duvidas e ja perguntei a varios experts em informatica mas fico smp na duvida pois tds eles trabalham cm windows...(opiniao viciada) e tb td a gent cm kem trablh usa windows e tnh a necessidade d transferir mts fixeiros de 1s pc's p outros e tb com o meu pc em casa mas eu vi o macbook e as suas apresentaçoes e parec tao facil é msm axim? vou postar tds as duvidas e espero k consigam ajudar-me e deixo ja claro k n perceb nd de computadores por ixo a linguagem informatic é xines pa mim

1-vale a pena o dinheiro? td a gente me diz k é caro (1049€) para o comptdr k é mas pelo tamanh k ele tem é o + barato k encontrei...

2- td a gente fala na compatibilidade... se eu trabalhar cm o pages08 por exemplo posso guardar os documentos de forma a k 1 utilizador de windows o consiga abrir com o word sem ter k andar às voltas com o fixeiro? e kd falo no pages08 refiro-m tambem ao keynote-powerpoint e ao numbers-excel.

3- outa coisa k me dixeram é k é mt dificil encontrar drives p instalar o k ker k seja n1 mac mas no site eles dizem k agr k basta ligar e k o mac reconhece logu eu axo estranho mas é verdade?

eu sei k agr cm o processador intel pode por-s windows e isso axo k acaba com os problemas pk trabalho n windows e + nd ms adorei a apresentação do iwork por ixo... espero k me consigam ajudar!

cumpriments
 
Se pudesses abrviar menos o texto agradeço.

O portátil defacto é lindo! Só não gosto de teclado :(

Quanto à compatibilidade de programas não sei porque sou outro addicted por Windows, mas se usares o office mac não deve haver problema.

Drives em que sentido? Drives externas? Isso agora é quase tudo reconhecido, mas não te fies por mim, espera por outros users aqui do fórum, mas em principio quem te respondeu a isso era outro ''Windows addicted''.

Podes sempre utilizar windows para fazeres os teus trabalhos e o OSx para a diversão!!! :)

Cumps ;)
 
Ola! estou c 1 enorme duvida!a faculdade exige kase que obrigatoriamente o uso de portatil p a realizaçao dos trablhos pk faço mts trabalhos de grupo e os pc's de la sao uma desgraça...:lol: eu vi o macbook de 13'' e fikei completamente apaixond pk o + important p mim é a mobilidade! e a maiori ds tabalhs k faç sao em processador d texto e apresentaçoes! so k surgiram imensas duvidas e ja perguntei a varios experts em informatica mas fico smp na duvida pois tds eles trabalham cm windows...(opiniao viciada) e tb td a gent cm kem trablh usa windows e tnh a necessidade d transferir mts fixeiros de 1s pc's p outros e tb com o meu pc em casa mas eu vi o macbook e as suas apresentaçoes e parec tao facil é msm axim? vou postar tds as duvidas e espero k consigam ajudar-me e deixo ja claro k n perceb nd de computadores por ixo a linguagem informatic é xines pa mim

1-vale a pena o dinheiro? td a gente me diz k é caro (1049€) para o comptdr k é mas pelo tamanh k ele tem é o + barato k encontrei...

2- td a gente fala na compatibilidade... se eu trabalhar cm o pages08 por exemplo posso guardar os documentos de forma a k 1 utilizador de windows o consiga abrir com o word sem ter k andar às voltas com o fixeiro? e kd falo no pages08 refiro-m tambem ao keynote-powerpoint e ao numbers-excel.

3- outa coisa k me dixeram é k é mt dificil encontrar drives p instalar o k ker k seja n1 mac mas no site eles dizem k agr k basta ligar e k o mac reconhece logu eu axo estranho mas é verdade?

eu sei k agr cm o processador intel pode por-s windows e isso axo k acaba com os problemas pk trabalho n windows e + nd ms adorei a apresentação do iwork por ixo... espero k me consigam ajudar!

cumpriments

Primeiro tenta escrever em português. A nível de compatibilidade com o Office 2008 não tens problemas. Drivers de que? A maior parte de impressoras e scanners são reconhecidas pelo mac. Quanto ao investimento acho que sim, fora a gráfica ficas com um bom portatil com um excelente sistema operativo
 
pois precisamente drives da impressora e makina digital! sao os inicos perifericos k utilizo!

acima de tudo o k me preocupa é a compatibilidade porque eu tenho o office 2007 n pc de casa e trabalhei com people k tem o 2003 e foi uma dor de cabeça quando era pa tracar documentos pk eskecia-me e ia em formato 2007 e n conseguiam abrir entao tinha k enviar outra vez tendo 2 trabalhos! mas ixo é o menos porque é simples e se for semelhante com os programas d iwork n me importo se é percebem do que estou a falar porke cm referi n percebo nd d computadores e a minha duvida é se dpois de comprar n vou ter que estar a instalar montes de coisas para k utilizadores d windows consigam visualizar o k faço...

eu sei k com o bootcamp poxo ter o windows e trabalhar nele mas dpois de ver cm o iwork trabalha percebo k se pode conseguir muito melhores trabalhos com ele do que com o office (pelo menos conseguir fazer coisas de uma forma mais simples) mas ja agora sabem dizer-m se com o bootcamp o windows xp corre bem no mac? obrigado e pela ajuda! =)
 
Tens de te certificar se a tua impressora é compatível com mac. Já quanto a maquina digital creio que não há problemas. O pages exporta em .doc por isso é compatível com o Office 2003 e 2007, mas não sei se exporta muito bem (nunca experimentei) exporto sempre para pdf e nunca tive problemas
 
Back
Topo