Primeiro netbook com a plataforma ION - Lenovo IdeaPad S12

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
nvidia-ion-lenovo-s12_4_600.jpg


Especificações:

Ecrã: 12,1 LED
Resolução 1280x800
CPU: 1,6Ghz Atom CPU
1GB RAM DDR2
Disco 160-320GB
Bateria de 6 células opcional
Teclado de tamanho normal.
Pelo menos nos EUA chega no próximo mês.

Notícia completa: http://www.engadget.com/2009/05/25/lenovos-449-ideapad-s12-first-netbook-with-nvidias-ion-chips/

A minha opinião: A menos que necessitem de um netbook para hoje eu esperava por algo com estas características. Isto é um passo enorme para a frente. Não me parece que em termos de tamanho seja muito maior do que um de 10'1'' porque há vários de 10,1 que têm mais espaço à volta do ecrã do que este.

Os netbooks acabam de ficar muito mais interessantes.
 
Os netbooks acabam de ficar muito mais interessantes.

Completamente... Tem um aspecto magnífico e se eles conseguirem aliar o aspecto com a durabilidade e robustez de construção do Thinkpad... Acho que temos um winner em mãos.

EDIT:

Frankly, this is one of the first netbooks in ages that has managed to get our blood moving, with a 100-percent full-size keyboard, the promise of 1080p video playback, a sub-3 pound weight and a starting tag of just $449.

:D Bonito, com optima qualidade de construção e com estas "features"... best buy... vamos ver como vai reagir o mercado dos Netbook's a este bichinho.
 
Última edição:
Se isso sair como está aí, vai ser um campeão de vendas. Ainda por cima da Lenovo, que faz dos melhores portáteis do Mundo.
 
Isto já me parece uma boa estação de trabalho para os alunos de faculdade que querem um solução portátil barata, que lhes sirva apenas para mail, office, net e programação.
 
Era mesmo diste que precisava :) Não quero comprar um WDTV/media center + netbook. Quando posso ter netbook que faz de media center :)
 
Finalmente netbooks DE JEITO.

Ecran 12,1", logo não é nem grande e não minusculo. É o tamanho ideal para um portátil pequeno, leve e facilmente transportável.

Fica logo com acesso a uns já bons 1280x800 (logo resolução HD), um teclado melhor, um touchpad maior, enfim, algo mais utilizável.

Uma optima solução já. E com o chipset que tem, dá para servir como mediacenter :p

venham mais destes.

O preço que parece-me algo desagradável, considerando que é um Atom single core e apenas trás 1 GB de ram.
 
O preço que parece-me algo desagradável, considerando que é um Atom single core e apenas trás 1 GB de ram.

A Intel ainda não lançou versões mobile do Atom 330, só o "patético" upgrade para o N280 (mais 66MHz do que o N270... :rolleyes: ).
De resto, tendo em conta o que traz, acho que está a um preço aceitável. A maior resolução do ecrã e o teclado full-size são, por si só, motivos suficientes, mas o ION ainda é melhor.
Relembro que o Asus N10J é mais caro, e tinha de recorrer a uma GPU discrete (9300M GS), mantendo os defeitos dos netbooks tradicionais.
 
Última edição:
O ASUS é obviamente mais caro, porque tem que recorrer a 3 chips o que esse faz com um só :D

O N330 é que mais beneficiaria com o aumento do FSB. Se bem que o tenho visto que o Atom Dual Core é pouco eficiente por ter o FSB já curto e ser 2 dies e não 1 die com cache partilhada.
 
A Intel ainda não lançou versões mobile do Atom 330, só o "patético" upgrade para o N280 (mais 66MHz do que o N270... :rolleyes: ).

A intel já perde quota de mercado das Pentiuns D e Celerons para o ATOM (muita gente em vez de comprar um portátil fraco acaba por ir para um netbook), quanto mais se fosse lançar um upgrade à séria do N270. Ele virá, mas quanto mais tarde melhor.

A ideia da intel não era passar mercado de CPUs mais caros (e logo, em termos unitários mais rentáveis) para o ATOM, era sim criar um novo mercado para juntar aos existentes. Quanto mais próximo for o desempenho entre os vários mercados, mais mercado é roubado, menos lucro é obtido.

Esse é também o motivo para até agora apenas o 945 ter chegado aos netbooks.


Quanto a este modelo, espero que seja desta que venha um netbook de 12' com uma boa autonomia e a bom preço. Autonomia é essencial, como as 6 células são opcionais... esperar para ver

cump.
 
O Atom 330 dual-core continua a ser bastante mais lento do que qualquer CPU baseada na arquitectura Core 2, não sei como dizem que tiraria quota de mercado aos Celeron e Pentium Dual-Core. Relembro que é uma CPU in-order e dual-issue, enquanto o Core 2 é out-of-order e 4-issue... :rolleyes:
 
É este o momento em que os netbooks se confundem com os notebooks?
Isto é, com aquelas características, andam para aí muitos notebooks, simplesmente este vai ser mais barato.

Apesar de não ser algo que comprasse, parece-me que pode ser uma boa proposta para muitas pessoas.
 
Gosto do caminho que isto está a levar..

Agora so falta mesmo baixar os consumos dos atoms dual-core, e ser 64bits.

Se o preço for justo, será possivelmente dos netbooks mais comprados de sempre, mais ainda do que as vendas que o 1000h teve!

Cumps...
 
Back
Topo