Primeiro netbook com a plataforma ION - Lenovo IdeaPad S12

DJ_PAPA
Não quero disputar contigo em nada, e partilho a mesma opinião que tu em relação ao ATOM,
mas para utilização geral, ir à net, ver uns filmes 720P (actualmente 1080P com este novo bixaroco já será possivel) jogar uns old games, office work, musica e por ai adiante é tudo coisas que são relacionados com o meu dia a dia no meu 1000H.

A unica coisa que tenho a apontar contra, é sem duvida e apenas as coisas flash em que ainda tenho esperança que seja lançado um update que melhore um pouco o performance, de resto com muita sinceridade nao me posso queixar... o atom desenrascasse muito bem.

Não considero um netbook Atom como PC secundario, mas mais um computador terciário. 1- Desktop; 2-Notebook; 3-Netbook.
Claro que há quem use so PC's do tipo 1, outros do tipo 1 e 2, outros 1,2 e 3 e outros so do tipo 3.
Se calhar para os dias de hoje o ATOM até desenrascar, mas na informática as coisas andam á velocidade da luz e como a plataforma é tão limitada isso significa que vai ficar ultrapassado de forma demasiado rápida e as aplicações ficam cada vez mais pesadas.

Como PC terciário é muito interessante. Da para ir a net, ver mail, imagens e uns videos. Mas pouco mais que isto. Trabalhar num Atom mesmo que seja em office (ou qualquer outro programa) não me convence. So se for por períodos de tempo pequenos e pequenos trabalhos.
Fora parte não tenho nada contra o Atom, so não entendo algumas pessoas acharem que aquilo é mesmo rápido so por correr o Win Seven beta com 1 Gb de ram e ter duas ou três janelas abertas.

No desktop nos ultimos anos andámos 5 passos para a frente. Com o Atom andámos 5 passos para trás somente porque quer a Intel quer a AMD não quer abdicar dos grandes lucros que têm nos notebooks. Um C2D ULV não é assim tão mais caro de fabricar para justificar 1000 euros de diferença para um Atom. O problema é que estes netbooks foram propositadamente altamente cortados na sua performance para garantir que ao mesmo tempo que fazem lucro no low-end, mantêm o mesmo número de clientes nos outros segmentos que dão mais lucro.
Se optassem pela estratégia de colocar os C2D ULV a preços mais baixos ia fazer migrar massivamente os clientes dos segmentos mais altos que iria levar a uma redução de preços em toda a linha que iria diminuir os lucros.
No entanto tenho a certeza que mais 1/2 anos e estas diferenças de performance entre notebook e netbook vão desaparecer e vai continuar a haver uma descida acentuada dos preços.
 
Última edição:
Como PC terciário é muito interessante. Da para ir a net, ver mail, imagens e uns videos. Mas pouco mais que isto. Trabalhar num Atom mesmo que seja em office (ou qualquer outro programa) não me convence. So se for por períodos de tempo pequenos e pequenos trabalhos.

O que acabaste de descrever é o propósito do netbook. Eu não vejo o problema.
Existe alguma alternativa ao Atom a gastar a mesma energia?
 
Última edição:
O que acabaste de descrever é o propósito do netbook. Eu não vejo o problema.
Existe alguma alternativa ao Atom a gastar a mesma energia?

Notebooks ARM :D
(pena que o monopolio da intel não deixe estes equipamentos entrar mais depressa para o mercado >()
Mas ai é que está. O Atom para ja não tem concorrente portanto a Intel manipula o mercado da forma que bem quizer. Tem todo o merito em lançar os CPU's e ter feito o que fez, mas no entanto era de esperar bastante mais da intel :P
 
The Final Update: Flash Video Performance on Ion
http://anandtech.com/weblog/showpost.aspx?i=602

Como tenho dito o Atom é um cpu com performance péssima (performance de um pentium 3) quer para os dias de hoje (borra-se todo com um video flash basico) e para o futuro nem é preciso comentar porque ele nem preparado para os dias de hoje tá. Guardem mais uns trocos e comprem algo um pouco melhor (yuckon ou C2D ULV) caso contrario arriscam-se a comprar um brinquedo que daqui a 12 meses está arrumado na prateleira.

:rolleyes:


Tens um netbook ao menos ???

Temos noções muito diferentes de performance e principalmente as tuas aplicações dia-dia são muito diferentes das minhas ;)

Eu tb tenho ali um Core Duo 1.86Ghz + 1Gb de ram a correr o Seven na perfeição. Começo a utilizar programas um pouco mais pesados e borra-se por todo o lado. E bom tou a falar de uma Core Duo e não não da treta de um Atom.
E quando digo que o tive que o arrumar pro lado foi mesmo isso, neste momento ta parado porque é inutilizavel para o que necessito a nivel de performance.

Para alem que os programas que enunciaste são programas que qualquer Pentium 3 executa sem pestanejar, portanto não é grande prova da sua performance. A questão é quando precisares de usar programas mais pesados ou quando esses programas que tu usas se forem tornando cada vez mais pesados a máquina praticamente "morre" e se há coisa que eu detesto num computador é isso mesmo.

O Neo ou um C2D ULV é o minimo dos minimos para ter uma máquina usavel por agora e mais algum tempo (pouco). Eu até chamo aos netbooks de "Magalhães" porque é um brinquedo que daqui a 12 meses ta na prateleira :p


continua lá a chamar de "magalhães" aos netbooks ... os putos ninguem desdenha dos magalhaezitos ... e os graudos compram E USAM netbooks cada vez mais.


No dia em que achares um notebook com a performance do p3 e que pese MENOS DE 1kg avisa aqui a malta.

;)
 
Não considero um netbook Atom como PC secundario, mas mais um computador terciário. 1- Desktop; 2-Notebook; 3-Netbook.
Claro que há quem use so PC's do tipo 1, outros do tipo 1 e 2, outros 1,2 e 3 e outros so do tipo 3.
Se calhar para os dias de hoje o ATOM até desenrascar, mas na informática as coisas andam á velocidade da luz e como a plataforma é tão limitada isso significa que vai ficar ultrapassado de forma demasiado rápida e as aplicações ficam cada vez mais pesadas.

Como PC terciário é muito interessante. Da para ir a net, ver mail, imagens e uns videos. Mas pouco mais que isto. Trabalhar num Atom mesmo que seja em office (ou qualquer outro programa) não me convence. So se for por períodos de tempo pequenos e pequenos trabalhos.
Fora parte não tenho nada contra o Atom, so não entendo algumas pessoas acharem que aquilo é mesmo rápido so por correr o Win Seven beta com 1 Gb de ram e ter duas ou três janelas abertas.

No desktop nos ultimos anos andámos 5 passos para a frente. Com o Atom andámos 5 passos para trás somente porque quer a Intel quer a AMD não quer abdicar dos grandes lucros que têm nos notebooks. Um C2D ULV não é assim tão mais caro de fabricar para justificar 1000 euros de diferença para um Atom. O problema é que estes netbooks foram propositadamente altamente cortados na sua performance para garantir que ao mesmo tempo que fazem lucro no low-end, mantêm o mesmo número de clientes nos outros segmentos que dão mais lucro.
Se optassem pela estratégia de colocar os C2D ULV a preços mais baixos ia fazer migrar massivamente os clientes dos segmentos mais altos que iria levar a uma redução de preços em toda a linha que iria diminuir os lucros.
No entanto tenho a certeza que mais 1/2 anos e estas diferenças de performance entre notebook e netbook vão desaparecer e vai continuar a haver uma descida acentuada dos preços.

Qualquer pessoa que não seja HARDCORE GAMMER nem PROGRAMADOR VICIADO bem que pode pegar num netbook ATOM e liga-lo ao velhinho CRT de 21" ou mesmo ao novissimo TFT de 20" (ou mais) e nem dá pela tua amiga FALTA DE POTENCIA. ;)

E lembra-te ... qualquer notebook sub 500€hoje em dia vem com A MESMISSIMA grafica que os atom+chipset intel ... e pior ... vem com o vista que precisaria dum cpu mais forte só pra correr o aero decentemente. :rolleyes:
 
Com os anuncios de hoje vais ver que os netbooks como os conhecemos com o Atom single core e a gráfica horrível que têm estão numa liga completamente abaixo.

Não há volta a dar a isso. Os netbooks são mesmo muito limitados não há outra forma de dizer isso. Se chegam para muitas pessoas? Claro que sim. Eu no meu caso comecei a correr o XP num Celeron a 500 Mhz e 192MB RAM. Ainda estamos a falar do mesmo XP. Mas não estamos a falar de ter 50 janelas abertas no Firefox de certeza.
 
com certeza esse netbook não vai ser o melhor o melhor notebook do mundo, mas acho que a tecnologia que estamos procurando atualmente, é a compactação de mútiplas funcionalidades em unidades extremamente portáteis
além do mais, até que é um preço barato +- 480 dólares(?) - pra quem mora nos eua - e já é uma funcionalidade a mais, e com certeza valerá a pena, se não der contra na bateria...
Estou super ansioso pro lançamento, não penso em comprar, mas estou louco para ver o que essa tecnologia nos traz de útil!
Ao menos se ninguém gostar, os professores vão adorar para passar uns slides em sala! :lol:
Alguém sabe a data de lançamento?
Eu li alguns blogs dizendo que vai ser pro próximo mês...?
 
Com os anuncios de hoje vais ver que os netbooks como os conhecemos com o Atom single core e a gráfica horrível que têm estão numa liga completamente abaixo.

Não há volta a dar a isso. Os netbooks são mesmo muito limitados não há outra forma de dizer isso. Se chegam para muitas pessoas? Claro que sim. Eu no meu caso comecei a correr o XP num Celeron a 500 Mhz e 192MB RAM. Ainda estamos a falar do mesmo XP. Mas não estamos a falar de ter 50 janelas abertas no Firefox de certeza.

Olha que o ATOM com 50 janelitas abertas no FF não se queixa. :004:
 
Olha que o ATOM com 50 janelitas abertas no FF não se queixa. :004:

Tu és doido porque tu abres 50 tabs de um qualquer browser em qualquer computador. :)
50 tabs no opera, 50 tabs no FF...

Para mim, o atom vai dando e em relação ao meu celeron 1000 (Toshiba 1800), foi um aumento de performance que parece que passei de um P166 para um P3 (e o Toshiba 1800 usa um CPU de desktop!).

Quando deixar de ter "potencia" para a utilização em viagem (coisa dificil) porque utilizei até à pouco tempo o toshiba 1800, passa para "servidor" de ficheiros e desligo o 2xP3/550 que de certeza consome mais energia que o atom.

Ainda este mes vi um P2 350Mhz slot 1 a bootar XP... fiquei... :wow: tava a pensar que ia levar uma eternidade e foi um instantinho! Quase tao rapido como o meu duplo P3/550!!
 
Ainda este mes vi um P2 350Mhz slot 1 a bootar XP... fiquei... :wow: tava a pensar que ia levar uma eternidade e foi um instantinho! Quase tao rapido como o meu duplo P3/550!!


Antes da molhada de actualizações que há agora, eu usava sem problemas o XP num pentium MMX 200 e ainda a poucos meses tinha um laptop Pentium II 366 a correr XP (bus de 66 em vez dos 100 desse 350) nas horas.

Isso não quer dizer que sejam bons CPUs. O Atom também não o é, não pelo desempenho que este tem mas sim porque não está adequado a utilização que se pede actualmente. Digo isso porque se repararem, são poucas as situações em que o CPU é aproveitado a 100%. Quem tentar correr 1080p não vai conseguir correr em condições mas verão que é frustrante olhar para a utilização do CPU e esta não estar nos 100%. Dá a ideia que se o CPU estivesse a ser gerido de uma forma melhor que os 1080p eram garantidos. Isto é um exemplo, acontece isto em n situações (em ubuntu também).
Já ouvi dizer que com o W7 resolve em parte este problema, mas vou esperar para ver
 
com certeza esse netbook não vai ser o melhor o melhor notebook do mundo, mas acho que a tecnologia que estamos procurando atualmente, é a compactação de mútiplas funcionalidades em unidades extremamente portáteis
além do mais, até que é um preço barato +- 480 dólares(?) - pra quem mora nos eua - e já é uma funcionalidade a mais, e com certeza valerá a pena, se não der contra na bateria...
Estou super ansioso pro lançamento, não penso em comprar, mas estou louco para ver o que essa tecnologia nos traz de útil!
Ao menos se ninguém gostar, os professores vão adorar para passar uns slides em sala! :lol:
Alguém sabe a data de lançamento?
Eu li alguns blogs dizendo que vai ser pro próximo mês...?

Pelos vistos sim, mas não por cá :(
ION-based Lenovo Ideapad S12 NOT hitting Europe
 
percebi que o netbook foi lançado nos eua!

o zwame vai fazer uma análise pra nóis:?
:009:

Para quê?...não sai na Europa....
Como diz na noticia, uma péssima decisão por parte da Lenovo. Podiam ter um impacto no mercado com o Netbook Ion-based, mas preferem "manter a simplicidade"? Deve ser a simplicidade de não vender (netbooks) na Europa...
 
12.1 Já não é bem um netbook apesar de ter atom 12.1 já é muito grande de 12 Para cima já é mais um notebook, nada contra as características do portátil que não são nada más.

Mas quem procura mobilidade deve optar por um de 10" ou 9", a 12.1 têm por exemplo o Aspire AS2930Z da acer com um T4200, 4 GB, e Gravador de DVD´s.

BTW: Metam ATOM nos PDA´s :D Que bem precisam...
 
12.1 Já não é bem um netbook apesar de ter atom 12.1 já é muito grande de 12 Para cima já é mais um notebook, nada contra as características do portátil que não são nada más.

Mas quem procura mobilidade deve optar por um de 10" ou 9", a 12.1 têm por exemplo o Aspire AS2930Z da acer com um T4200, 4 GB, e Gravador de DVD´s.

BTW: Metam ATOM nos PDA´s :D Que bem precisam...


Só consigo concordar com o facto de já não ser bem um netbook, de resto...

Mobilidade também é possível com 12.1', alias, um 1000h por exemplo tem tamanho para ecrã de 11' mas com ecrã de 10'.

PDAs com ATOM? :rolleyes: para que quero um PDA cuja bateria dura umas 2 horas? O ATOM gasta de mais para os PDAs
 
Só consigo concordar com o facto de já não ser bem um netbook, de resto...

Mobilidade também é possível com 12.1', alias, um 1000h por exemplo tem tamanho para ecrã de 11' mas com ecrã de 10'.

PDAs com ATOM? :rolleyes: para que quero um PDA cuja bateria dura umas 2 horas? O ATOM gasta de mais para os PDAs

hehehehe Têm de meter aumentar a eficiência das baterias e do Atom, mas parece que andam por ai a sair projectos de PDA´s com duplo core e ate mais... ( Não Atom )

A Intel a nível de processadores para pda´s ultimamente não tem feito nada de especial :rolleyes:
 
hehehehe Têm de meter aumentar a eficiência das baterias e do Atom, mas parece que andam por ai a sair projectos de PDA´s com duplo core e ate mais... ( Não Atom )

A Intel a nível de processadores para pda´s ultimamente não tem feito nada de especial :rolleyes:

Não tem mesmo feito nada porque vendeu a sua divisão de cpu's ARM (os XScale) à Marvell!
 
hehehehe Têm de meter aumentar a eficiência das baterias e do Atom, mas parece que andam por ai a sair projectos de PDA´s com duplo core e ate mais... ( Não Atom )

A Intel a nível de processadores para pda´s ultimamente não tem feito nada de especial :rolleyes:


Dai estar a creswcer o interesse nos ARM e já se falar da sua aplicação em netbooks. Há é um pequeno problema. Não são x86. Usas Linux ou OS X. Windows só o CE é que funciona. XP, Vista ou 7 não dá.
 
Back
Topo