• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Primeiro PC Completo

Spartapt

Power Member
Boas Pessoal,
Já há algum tempo que venho a pensar em montar uma torre, o portátil que tenho foi um bom parceiro durante bastante tempo mas está na hora de o deixar descansar e ficar com ele apenas para trabalhos, filmes e navegação em geral.
Quero montar uma besta de PC para uns bons anos, onde o primeiro upgrade venha a acontecer daqui a uns 3/4 anos.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
- Em principio no início do mês de Agosto (a não ser que valha a pena esperar mais um pouco por algo significativo que esteja para sair) entre os 1000€ e os 1500€.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
- PC completo, com monitor e teclado


3) Qual a utilização a que se destina a compra?

a) Gaming (CS:GO; WoW; ghost recon; battlefield; overwatch) com tudo full a 1080p - 50%
b) Edição imagem (Photoshop, cyberlink e capture one)* brincar um pouco dentro destes programas - 15%
c) Office / Navegação web / Filmes - 35%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
- 3/4 anos

5) Como é composto o teu computador actual?
- Portátil da Asus, ou seja, nada a aproveitar


6) Vais fazer Overclock?
- Não


7) Compra em loja física ou online?
- Em princípio na loja física da ***** do Porto


8) Vais pedir para montar o PC na loja?
- Não


9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> gostei da NOX Hummer MC

b. Processador (Intel ou AMD)
> Ryzen 5 1600

c. Motherboard (chipset, formato)
> MSI B350 Tomahawk

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> para já só irei comprar uma gráfica, mas estava a pensar escolher a melhor gráfica para SLI/Crossfire, talvez a nvidia GTX 1060 6GB ou a Radeon RX 580

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> um bom SSD mais tarde coloco o HDD

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>não

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)
>aqui não gosto de poupar dinheiro, uma que faça o trabalho dele bem e não comprometa em nada os periféricos do PC

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
> Monitor tava a pensar num AOC G2460PF 24"
> Teclado um mecânico porreiro em termos de qualidade preço, se tiver RGB e teclas extra para macros melhor, se não não tem mal


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. Wireless
d. USB 3.0


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
- Não

12) Contexto, comentários adicionais.

Agradeço a todos os que lerem e ainda mais aos que deixarem o seu contributo seja bom ou mau todos os comentários são bem vindos para aprender.
Peço também desculpa se na build ou algum componente que disse é um absurdo para o que pretendo ou para o orçamento
Obrigado e um abraço a todos
 
Ia dizer já agora no inicio do mês de agosto devem sair novas gráficas da AMD. (deve haver alguma entre os 300-400€ que encaixe aí). Eles vão anunciadas dia 30 de Julho mas a disponibilidade é que não se sabe ainda. No entanto eu sugeria voltares cá dia 30/31 de Julho- inicio de agosto para saber mais se vale a pena

De resto a config do mata-pombos é a melhor pelo preço
 
Eu vou aguardar um pouco mais então, visto poder aparecer uma opção de gráfica melhor que me deixe mais preparado para o Futuro

Obrigado @mata-pombos pela config gostei dela e no caso de não se verificar uma alternativa melhor poderei ir mesmo para essa, contudo a questão que te ia colocar era a de se no futuro, digamos no natal quiser comprar outra gráfica para fazer SLI/Crossfire essa GTX 1060 era a tu escolha?
 
Quando quiseres trocar de gráfica, a melhor coisa a fazer é vender a atual e comprares a gráfica mais poderosa com o dinheiro disponível.
SLI introduz bastantes problemas e só compensa com gráficas de alta gama.
 
Pronto se é preferível ter apenas single slot mas com grande qualidade assim seja, aguardo pelo fim do mês para saber se compensa comprar as novas AMD's
 
Boas novamente pessoal,
Já estive a ver/espreitar um pouco as novas Vega da AMD que irá sair, tanto aqui no Forum como na Internet, e pelo que me apercebi irá sair talvez no fim de Agosto, inicio de Setembro em Portugal, se esperar para investir numa RX Vega 56, deverá rondar os 450€ o investimento. Contudo pelo que andei a ler dos mais entendidos, poderá não ter a rentabilidade e o potencial esperado.

@mata-pombos e @pedrodbo o que vos queria perguntar é se compensa aguardar para ficar de certa forma desiludido, não porque ia ficar insatisfeito com ela pelo contariro ia rodar tudo o que quisesse julgo eu, mas porque não será uma gráfica capaz de trazer números como a 1080 ou 1080ti como seria o esperado do topo da gama da AMD.

Com isto em mente, tive a pensar em duas builds tirando partido da vossa ajuda

1ª opção:
Intel Core i7-7700 3.6GHz 8MB - 315€
MSI B250 Gaming M3 - 125€
2x G.SKILL 8GB DDR4 3000MHZ AEGIS - 130€
Fonte Seasonic S12 520W - 55€
NZXT s340 - 70€
SSD Crucial MX300 275GB - 95€
MSI GTX 1080 GAMING X 8G - 595€
ASUS VX279H - 220€
Total de 1605€, fugindo um pouco ao meu orçamento mas ficando com uma gráfica de topo sacrificando o monitor.

2ª opção:
AMD Ryzen 5 1600 -240€
MSI B350M Bazooka – 90€
2x G.SKILL 8GB DDR4 3000MHZ AEGIS -130€
Seasonic S12 520w -55€
MSI GTX 1060 GAMING X 6GB [ou] MSI Radeon RX 580 GAMING X 8G -333€
NZXT s340 -70€
SSD Crucial MX300 275GB -95€
WD Caviar blue 3,5” 1TB -55€
ViewSonic XG2401 [ou] ASUS MG278Q 27″ -300€ [ou] 520€
Total de 1368€ com o ViewSonic [ou] 1588€ com o Asus

Ultima pergunta xD, é preferivel gastar mais umas lequinhas num monitor completamente incrivel ou dar prioridade à gráfica como é o exemplo da build numero 1?
 
Eu diria dar prioridade ao monitor. Dar upgrade ao monitor deve ser um processo mais espaçado, gráfica é "normal" dares upgrade mais recentemente porque os jogos ficam mais exigentes facilmente. Eu diria para ires pela 2ª opão se quiseres aproveitar o Freesync do monitor Viewsonic. Para 1080p a gtx 1080 é um bocado overkill mas se quiseres ficar com ela por muitos anos não será péssima opção de todo. No entanto a rx 580/gtx 1060 é a melhor opção preço/qualidade para resolução FULL HD

btw se quiseres aproveitar encontrei este deal de uma RX 580

sapphire nitro+ radeon rx 580 8g gddr5 special edition 276,45€ (numa *****)
podes é nao gostar da cor porque é azul xD
 
Última edição:
Estou cada vez mais decidido a ir para a segunda build, investir num bom monitor para o futuro e daqui a uns tempos fazer upgrade da gráfica.

Aconselhas a ir na segunda build com a RX 580? com ou sem a promo que referiste

Já agora um detalhe que me esqueci de perguntar no formulário, eu vou querer mais para a frente, não para já que não tenho tanto tempo nem horarios de trabalho fixos, fazer alguns streams de jogos e gravações, talvez 1/2 vezes por semana. A segunda build ta porreira para aguentar com stream possivelmente a 1080p?
 
aconselho porque o monitor tem Freesync logo vai permitir utilizar essa tecnologia (muito similar ao G-Sync) que te permite uma melhor experiencia nos jogos.

Sim a 2ª build é melhor para streaming, a primeira nao se ia aguentar muito bem a 1080p e a jogar ao mesmo tempo
 
Para já com toda a vossa ajuda tenho isto em mente:

AMD Ryzen 5 1600 -240€
MSI B350M Tomahawk – 110€
2x G.SKILL 8GB DDR4 3000MHZ AEGIS -140€
Seasonic S12 520w -55€
MSI Radeon RX 580 GAMING X 8G -360€
NZXT s340 -70€
SSD Crucial MX300 275GB -95€
WD Caviar blue 3,5” 1TB -55€
ViewSonic XG2401 -300€

Total de 1425€ porque em princípio será tudo na *****. Mas as Rams que aqui estão nesta build encontram-se esgotadas alguma sugestão para substituir estas?
Concluindo, dai fica a faltar uma placa wireless que julgo a MB não trazer, e uma ou duas ventoinhas extra para a caixa que por bonita e simples como quero que seja a frente não parece deixar tanto "respirar" e como só traz duas fans metia duas extra e ficava tudo fresquinho lá dentro para já!

O teclado vou experimentar um Alfawise Mecanico que vi a um preço incrível, caso não me satisfaça mais para a frente compro o Chroma da Razer ou o Gskill KM780 que o mata-pombos sugeriu
 
@joelsantos1 Pegar em benchmarks de Ryzen de Março é uma grande burrice assim como comprar um i5 nesta altura do campeonato e ele não vai jogar só CS GO, acho igualmente piada que aqui a discução é um 1600 que pelo mesmo preço só se compra um i5 que é bastante inferior ao i7 para apenas jogar, a pessoa em questão pensa actualizar o pc daqui a 3/4 anos e processadores de 4 cores nessa altura vão estar totalmente obsoletos portanto é algo a ter em conta e por final andas a spamar demasiado esse benchmark nos ultimos tópicos pelo que tenho visto.
Se ele abrisse o tópico a dizer: "só quero o melhor performance em CS GO e espero actualizar o pc daqui a 1 ou 2 anos" recomendaria o i5 mas também referiria os pontos fracos em comprar o mesmo nesta altura do campeonato.
 
Boas novamente pessoal, queria no final desta semana finalizar a encomenda mas tou com um problema...

A Build para já está assim:
AMD Ryzen 5 1600 -240€
MSI B350M Tomahawk – 110€
2x G.SKILL 8GB DDR4 3000MHZ AEGIS -140€
Seasonic S12 520w -55€
MSI Radeon RX 580 GAMING X 8G -360€ [Esgotado]
NZXT s340 -70€
SSD Crucial MX300 275GB -95€
WD Caviar blue 3,5” 1TB -55€
Placa de rede asus wireless n 300mbps n15 - 20€
ViewSonic XG2401 -300€

Mas como podem ver a que ia comprar tá esgotada, e a que existe em Stock é a
GRÁFICA ASUS RADEON RX580 STRIX OC 8GB - 385,90 €

Devo comprar essa ou como o preço da gráfica começa a ficar próximo dos 400€ deva investir noutro modelo? Ou até outra build?

Já agora aconselham a comprar o teclado TECLADO COOLER MASTER MASTERKEYS LITE L - 42,90 €
Ou dar já um pouco mais por um mecânico?

Obrigado desde já
Cheers
 
Isso é demasiado dinheiro por uma RX580. Tens GTX1060 6gb a 300€, perdes o freesync mas IMO isso não vale 85€.
Teclado já tens mecânicos por esse preço mas sem layout pt, layout pt começam a partir dos 80€.
 
E se como o harrypoteru disse for para o GTX 1070, aconselhas ou invisto apenas na 1060 e mais tarde daqui a 1/2 anos faço upgrade?
 
Back
Topo