Primeiro PC do puto...

White Cupra

Power Member
Chegou a hora de montar finalmente um computador para o meu puto, será o seu primeiro PC e que fica no quarto dele. Já me pede para jogar Roblox e Minecraft por isso já não me safo mais com a máquina velhinha.

Decidi que seria uma PC Low Cost, para ele também tomar gosto a isto e para eu voltar também ao mundo da informática pois já me tinha deixado disto à uns tempos.

A escolha de todos os componentes ainda está um pouco confusa. Não quero fugir ao low cost pois sei bem o que comprava, mas não faz sentido para mim(ele) neste momento algo mais potente.

Primeira decisão: Caixa Micro ATX Cooler Master Q300L.
Pequena, gostei do design, cor, simplicidade e PREÇO.
Por cerca de 34 Euros, encheu-me as medidas mais do que suficiente.

A seguir, escolher fonte de alimentação. Já lá vai o tempo que se escolhia só a fonte atx de XXXw e está servido. Ainda estou a olhar para uma que aqui tenho á minha frente a funcionar à mais de 12 anos, modelo LPG12-35 de 580w sem marca .

Depois de ler bastante reduzi a 3 possíveis opções, mas de "intervalos de preços bastante diferentes".
Segunda decisão: Seasonic S12III 500w 80+ Bronze
Apanhei-a por 40 Euros! Quase metade do valor da Bitfenix.
Gostava de ter optado pela Bequiet, mas saber que o logo da marca não ia ficar virado para o lado que a caixa está aberta pesou imenso, virar a chapa não ia dar porque ficava invertido.

Também fui aconselhado para a Bitfenix Whisper M, mas...

Bem, mas acho que vou me borrifar para o pequeno autocolante que colocaram por cima do parafuso da fonte da Seasonic e vou abrir para ver se consigo rodar a chapa e ficar com a face lisa sem qualquer logo, autocolante ou caracteristicas viradas para o lado de fora.

A fonte se não tivesse o autocolante azul tão grande....


Mas lá está, por vezes ficamos a pensar e se... mas pelo preço que encontramos as coisas não podemos ser tão exigentes. Bom material, bom preço... não podia ser perfeito em tudo :)
 
Agora que a fase da caixa e fonte estão resolvidas... vem o pior.
À dias que penso, penso e penso... Achei que estava escolhido, mas depois acordo no dia seguinte e afinal não está.

Irei para AMD pela primeira vez em muitos e muitos anos... o meu ultimo AMD foi...um DX5 133.
Estava inclinado para ir para os novos com gráficos incluídos Ryzen5 3400G.... para não optar pela gráfica á parte, mas já que estou a montar novo... que seja mais uma dor de cabeça escolher uma placa gráfica.

Próximo passo a escolher é a Motherboard que terá de ser mATX.
Chipset B450M? B550M? E agora é que a porca torce o rabo.

Possíveis escolhas:
- MSI B450M Mortar Max; consigo por 89.90 Euros
- Gigabyte B450M DS3H V2 (rev. 1.0); consigo por 72.70 Euros
- Gigabyte B450 Aorus M; consigo por 89.50 Euros

Mas agora será que devia ir para as B550M já que estamos numa fase de mudança?

Vi esta que parece reunir o que me dá jeito Gigabyte B550M DS3H AC (Tem wi-fi e Bluetooth) mas não a encontro á venda, nem o preço dela.

Por isso preciso de definir as características que pretendo 4 Slots de RAM, Controlo ARGB, 1 Slot M.2.

O sistema pretendido será com 16Gb Ram (Gskil ou outro com RGB) SDD 240GB M.2 e 1 HDD 1TB, uma Gráfica tipo RX570/580.

Alguém tem sugestões para a Board que me possam ajudar a decidir e encontrar o melhor negócio?
 
Passa no tópico das aquisições. Idealmente decide-se os componentes todos antes de comprar, em vez de andar a comprar aos bocadinhos..

Já criei à dias um tópico lá, mas não teve muita aderência - Tópico -

Como eu estava para abrir este projecto, decidi colocar aqui o desenvolvimento dele.
Abrir um projecto, já com tudo feito e decidido também não serve de muito. Só para mostrar?

OFFTOPIC: Quanto à compra aos bocadinhos foi uma decisão minha e todos os meses o meu filho acompanha a compra de um componente.
O dinheiro não cai do céu, comigo ele vai aprender a valorizar. Tenho um exemplo na familia que não valorizam porque aparece tudo facilmente e eu não quero isso.
 
Tenho andado a pesquisar dos modelos já no mercado com o novo chipset B550.
Parece-me que vou chegar a um consenso com a Gigabyte B550M-DS3H (consigo por cerca de 93 Euros)

Parece não suportar os novos Ryzen 5 3400G c/gráfica VEGA.
Contudo já decidi comprar gráfica separada.

Já verifiquei compatibilidades com as memórias que pretendia, GSKIL TridentZ RGB (consigo por 104 Euros) e as mesmas não aparecem nas listagens como suportadas mas aparece a minha segunda opção as HyperX Fury RGB 3200Mhz Kit 2x8GB 16-18-18 1.35V (consigo por cerca de 89,90 Euros).

Quanto ao CPU, vou me esticar e com isto fica escolhido o Ryzen 5 3600.
 
Só para actualizar um pouco...

Bem...
Apareceu uma oportunidade de negócio...e chegou mais uma prenda.

Acabei por comprar a Gigabyte B550M Aorus Elite e um Ryzen 5 3600

IMG-20210217-173805.jpg
IMG-20210217-173836.jpg
IMG-20210219-153015.jpg

IMG-20210219-193840.jpg

IMG-20210219-195840.jpg
 
Última edição:
Back
Topo