Primeiro Post :) Maquina SLR

mussulo

Power Member
Bem muito boa noite para vcs.

Depois de quase 1 mes a ler e ler e ler o topico ( acho que já conheço os user todos da fotografia ), e tudo para saber opinioes e reviews de maquinas e lentes, vou escrever o meu primeiro post por aqui.

Vou comprar um Dslr no verão (aniversario), e desde já estou inclinado para a CAnon eos 40d ou a nikon D90, vai ser a minha primeira maquina deste estilo entao gostava de tirar algumas duvidas em relação ao mundo da fotografia em geral :

( não sou nenhum profissional, gosto de fotografias e photoshop, engenharia civil e desporto )

a principal utilização vai ser para fotografar:

- Obras;
- Desporto ( skate, wakeboard)
- e as habituais fotos de amigos/paisagens, festas ehhehehe


- Comprar só o corpo ou um kit ?

- Todo o mundo fala da qualidade das lentes mas isso é para fotografia profissional ou para amadores como eu tb se sente ? que vai ter as fotos basicamente no pc.

- 3fps chegam para uma manobra de skate completa ? ( é rapido )

- ter só uma lente do estilo 18-200 , ou varias e ir fazendos as distancias todas ?

- uma lente 70-300 por exemplo vai mesmo longe ? do estilo dá para apanhar a vizinha 3 predios á frente ? ( mau exemplo ) ehehhehe

Por agora é isto, desculpem mas ainda n entendo tudo sobre as lentes , siglas, numeros, mas estou a aprender, vou já comprar um livro.

Abraços e obrigado

Filipe
 
Posso responder eu, para já..

- 3 Fps é curto, aproveita e se queres velocidade penso que a 40D é uma boa escolha.

- As lentes fazem sempre diferença, e quase ng aqui é profissional, ao final de um mes, ja devias de saber que andamos todos doidos sempre á procura da proxima lente e raramente do proximo corpo, porque será :P

- Queres a vizinha? Aconselho uma 500 então, mas são caras, ou então uma 300 + 1.4X

- Normalmente distacias focais tão alargadas = qualidade e IQ menos conseguido, o que leva a fotos piores. Aconselhamos normalmente duas a 3 gamas focais.

- Para velocidade, ISOs altos consegues nessas máquinas, sem um ruido demasiado intrusivo.. E convem lentes mais luminosas, mas isso= Big bucs..

- Kit ou corpo? Dependo do que pensas gastar e fazer para já
 
Obrigado pela resposta.

Sim por acaso reparei que ninguem aqui esta satisfeito nunca em relaçao ao material e têm sempre varias wishlist's, espero n ficar assim que é um hobbie caro esse.

Tava a pensar gastar entre 1500 e 2000 euros por isso pensei nessas duas maquinas que me podem durar bastante tempo e mesmo com as futuras actualizações do mercado não deixam de ser excelentes ( penso eu de q )
 
Sim por acaso reparei que ninguem aqui esta satisfeito nunca em relaçao ao material e têm sempre varias wishlist's, espero n ficar assim que é um hobbie caro esse.

Isso é impossivel :D
Não é questão de estar insatisfeito com o que se tem... é mais porque este mundo das SLRs tem tanta mas tanta coisa, que mal acabamos de comprar uma coisa, estamos logo a pensar "epá aquilo também me dava jeito".
E depois a internet (em especial os foruns) são o teu pior inimigo. Começas a ver fotos fantásticas e o material que foi necessário para as conseguir, e depois és constantemente bombardeado com todo o tipo de novidades, oportunidades e material que nem sequer sonhavas que existia mas que faz coisas incriveis.

Podes gastar 1000... 2000... 5000€, mas vai sempre haver qualquer coisa a piscar-te o olho, ou então um acessório qualquer para a coisa que acabaste de comprar :lol:
 
Última edição:
Quanto aos corpos, qualquer um deles te vai servir bem.. São um pouco diferentes masambos bons.

A Canon 40D é uma máquina ligeiramente mais profissional, tem uma construção mais resistente, o que pode ser uma vantagem se a levares para as obras e dispara mais rápido, 6,5Fps (embora na realidade devido a um desenho do shutter um pouco mal conseguido no dia a dia, ande entre os 5 e os 6 FPS, só atingindo o máximo a velocidades de disparo de 1/4000 o que é inutilizavel no dia a dia Mais info) e a qualidade de imagem é bastante boa..

As lentes... Bem, a Canon tem a maior gama de lentes do mercado, pelo que escolha não te falta. Com a vantagem de quase sempre serem ligeiramente mais baratas do que as lentes equivalentes da Nikon, mas o vidro das Nikon normalmente também é um pouco melhor..



A Nikon D90, saiu um bocado cara, mas está a descer de preço a bom ritmo, pelo que lá para o verão deverá andar a par, ou ligeiramente mais barata do que a Canon 40D, o que repõe a ordem natural das coisas. Não tem uma construção tão profissional como a Canon, mas como é usual na Nikon, tens provavelmente um dos corpos em plastico (com chassis interno em metal) com melhor construção e ergonomia. A qualidade fotografica é provavelmente a melhor que vais conseguir encontrar em máquinas com sensor crop a par da D300.. A qualidade das imagens especialmente quando se comparam os JPEG's não te mrival de momento, coisas como o Active D-Lightning e a correcção automatica dos defeitos das lentes fazem toda a diferença.

Para mim, e digo, para mim porque isto é subjectivo, a D90 tem a vantagem de ser Nikon e como tal herdar toda a ergonomia e disposição dos controlos da Nikon, que eu pessoalmente acho que é muito mais intuitivo do que na Canon.. Mas isso é muito subjectivo..

Quanto a lentes... Tens imensas e de excelente qualidade.. Mesmo a lente de kit, a 18-105, que é uma lente baratucha de 200 euros, tem uma resolução muito, muito boa, tendo como unico defeito o facto de apresentar algumas aberrações, mas que na D90 nem sequer são visiveis pois ela corrige-as..


Por fim, a D90 grava video em HD 720P.. Não sei se te interessa, mas se interessar, a escolha natural será esta. Se não fizer diferença, é uma escolha dificil...




Quanto à questão das lentes... Eu acho que se vais começar do zero não perdes nada em comprar uma lente de kit. Elas no kit vêm muito mais baratas do que comprando à parte. Não aconselho é que compres o kit mais basico, normalmente com as lentes 18-55..

No caso da D90 tens duas boas escolhas, a 18-200 VR, que é uma lente all round espetacular e que pelo menos de inicio, enquando não ficares infectado pelo virus te vai servir para tudo.. Ou então a 18-105, que é uma lente muito mais barata, com menos zoom, mas ligeiramente mais nitida...
 
Obrigado pela resposta.

Sim por acaso reparei que ninguem aqui esta satisfeito nunca em relaçao ao material e têm sempre varias wishlist's, espero n ficar assim que é um hobbie caro esse.

Tava a pensar gastar entre 1500 e 2000 euros por isso pensei nessas duas maquinas que me podem durar bastante tempo e mesmo com as futuras actualizações do mercado não deixam de ser excelentes ( penso eu de q )

:lol: Se calhar pensas mal.
 
Se precisas de FPS e se o tamanho extra da 40d não atrapalha acho que a 40d + 17-50 2.8 da tamron são uma optima combinação para o que pretendes e com uma boa relação preço/qualidade(1024€ + portes na digiwowo).
Eu começava por ai, deixava a decisão de gastar o resto do dinheiro para quando soubesse o que me fazia mais falta, Wide ou Tele.

Tele - 70-200 F4 IS(977€) ou uma 70-200 2.8 da Sigma(627€)/tamron(647€) se precisares de uma tele mais luminosa.
Wide- tens varias opções entre as quais a tokina 11-16 2.8 por 588€ e a sigma 10-20 4-5.6 por 447€.

Entretanto vem ai a PMA que pode trazer alguma novidades/baixa nos preços, a desvantagem é que a 40d está a um preço muito bom e no verão já deve ser uma raridade nas lojas, pois a substituta (50d) já está disponivel faz algum tempo, por essa altura a 50d ainda deve estar uns bons euros mais cara do que a 40d actualmente.
 
Entretanto vem ai a PMA que pode trazer alguma novidades/baixa nos preços, a desvantagem é que a 40d está a um preço muito bom e no verão já deve ser uma raridade nas lojas, pois a substituta (50d) já está disponivel faz algum tempo, por essa altura a 50d ainda deve estar uns bons euros mais cara do que a 40d actualmente.


A Canon diz que a 50D não vai substituir a 40D e que vão continuar a vender-se em paralelo.. O que tendo em conta a tradição da Canon não admira nada.. Relembro que as Canon 350D manteve-se imenso tempo no mercado depois de sair a 400D e só deixou de aparecer quando saiu a 450D. O mesmo já tinha acontecido com a 300D.. E a 400D só deixou de se vender rapidamente porque entrtanto a Canon lançou a 1000D..
 
Eu tb ja li que as duas vao ser vendidas paralelamente e que a 50d n veio substituir a 40d, mas como sou novo nestas politicas de canon e nikon n sei nada de nada.

Mas só vou comprar mesmo no verão, mas comecei já o estudo de mercado e fiz muito bem , porque passado um mes de pesquisas ainda continuo cheio de duvidas e de questoes basicas que para mim ainda sao verdadeiros misterios heheheh

Quero ver se chego até lá completamente decidido e com todo o equipamento escolhido porque realmente este é um mundo á parte, para ser sincero , achei que se chegava aqui , pegava-se numa maquina e duas lentes e toca a aviar.
 
Eu tb ja li que as duas vao ser vendidas paralelamente e que a 50d n veio substituir a 40d, mas como sou novo nestas politicas de canon e nikon n sei nada de nada.

Mas só vou comprar mesmo no verão, mas comecei já o estudo de mercado e fiz muito bem , porque passado um mes de pesquisas ainda continuo cheio de duvidas e de questoes basicas que para mim ainda sao verdadeiros misterios heheheh

Quero ver se chego até lá completamente decidido e com todo o equipamento escolhido porque realmente este é um mundo á parte, para ser sincero , achei que se chegava aqui , pegava-se numa maquina e duas lentes e toca a aviar.

Então se vão manter a 40d melhor, não tens essa preocupação, agora as máquinas são tão parecidas que fica a sensação de "quase um tiro no pé" uma camera para a corrida dos MPs, pois a 40d faz quase tudo igual. A 50d é quase uma 40d "Super" um modelo "premium" para quem quer MPixels.
 
Não te esqueças é que com isso tem que vir um cartão excelente. Caso contrário não vais aproveitar velocidade nenhuma. Não faças como alguma malta com grandes maquinões que depois usa cartões de 7 euros mitsai e cenas do género.
 
Diminuiste a escolha a 2 grandes máquinas. Eu aconselho a D90, porque esses desportos que vais fotografar também dá jeito um filme ou 2 não? A D90 é a unica que grava filmes :)
Com esse plafond tens muita escolha, e a D90 é A máquina do momento... :D
As olympus têm normalmente máquinas com um elevado número de fps (tiram várias fotos por segundo), portanto é uma marca que devias ver se não pensares em seguir carreira profissional e tal.
 
Eu venho um bocado contradizer a malta do que é curto.

Eu usei d70s durante 2/3 anos e parte deles a fazer fotografia de desporto para jornais e apenas usei 1fps e simplesmente chegou.. seja skate.. futebol ou outra coisa qualquer. Agora o problema está em conseguir apanhar realmente o momento que se quer mas 1fps garanto que dá e chega para skate e wakeboard.

Quanto às camaras qualquer 1 delas é boa e chega perfeitamente apenas me incomoda a parte de fotos com amigos e familia .. para isso uma compacta !!
 
1 fps vai ter q ser pela sorte por exemplo para uma manobra de flip em que o skate roda, para por exemplo apanhar o skate no ar com as rodas ao contrario, as manobras de skate sao mesmo muito rapidas.
 
Eu venho um bocado contradizer a malta do que é curto.

Eu usei d70s durante 2/3 anos e parte deles a fazer fotografia de desporto para jornais e apenas usei 1fps e simplesmente chegou.. seja skate.. futebol ou outra coisa qualquer. Agora o problema está em conseguir apanhar realmente o momento que se quer mas 1fps garanto que dá e chega para skate e wakeboard.

Quanto às camaras qualquer 1 delas é boa e chega perfeitamente apenas me incomoda a parte de fotos com amigos e familia .. para isso uma compacta !!

Eu quando penso em fotografia de skate, a primeira coisa que me vem à cabeça é as fotografias de sequencias na trasher e transworld, mas verdade seja dita que não tenho noção do numero de FPS que eles usam/usavam, se calhar 3 FPS chegam.

No skate se tiveres perto da acçao uma Fisheye tipo a Tokina AT-X 10-17mm f/3.5-4.5 DX fica oldSchool hehe.
 
a fisheye dá que efeito na foto ?
é tipo uma grande angular ?
vou ver nas galerias fotos com fisheyes e grandes angulares para tentar saber os efeitos que elas provocam
 
Dá este efeito assim:

boats-fisheye-big.jpg


Acho que em videos de manobras de skate é usado isto.
 
é sim senhora usado ehhehehe
é mesmo old school
mas isso tem q ser tirado muito perto não ?
acham que dá para fazer isso do barco ? ( para wakeboard )
é que ainda sao uns bons 15 metros de distancia.
 
Acho que costumam ter medidas muito curtas, 7mm talvez.

Existem uma 'coisas' que se mete à frente da lente que faz mais ou menos esse efeito.

Se a lente tiver 100mm e esse acessório tiver 10mm o que é que acontece?
 
Eu concordo com o jamiro. Há muita gente que acaba por gastar muito em máquinas que depois não usam. Tens que pensar bem no que queres gastar. Claro que se dinheiro não for problema para ti então gasta, até porque o dinheiro serve para gastar. Agora se estás limitado ou a fazer um esforço, não te aventures demasiado. Aconselho-te a ver no flickr ou noutros sites do género, fotos tiradas com máquinas de gamas inferiores. Talvez façam o que queres por bem menos dinheiro, dando-te a chance de ainda restar dinheiro para um flash bom ou uma objectiva porreira.
 
Back
Topo