Primeiro Post :) Maquina SLR

é sim senhora usado ehhehehe
é mesmo old school
mas isso tem q ser tirado muito perto não ?
acham que dá para fazer isso do barco ? ( para wakeboard )
é que ainda sao uns bons 15 metros de distancia.

Ai penso que não por isso que eu falava em fotografar perto para dar aquele efeito wow... em cima da acçao que a lente fisheye ainda coloca mais em evidencia.

*edit Se quiseres sequencias, principalmente com Flips 6 FPS será o minimo, se não quiseres sequencias qualquer camera com 3FPS é suficiente para depois aproveitares a que gostares mais...
Um extra que deves ter em atenção é o flash porque muitas vezes as melhores oportunidades de fotografia são em sitios com pouca luz ou nocturnos... Mas uma grande angular/fisheye é um must e neste tipo de fotografia a distorção de uma fisheye não tem grande crise.
 
Última edição:
O dinheiro é sempre problema ehehe mas até esses valores q disse posso gastar sem ter que me preocupar, até porque era dinheiro para um portatil mas o pai natal deu-me um :) por isso n é por isso, quanto gastar muito e depois n usar acredito que seja verdade, mas o meu principal objectivo é mesmo uma maquina rapida a disparar ( fps ) e essas duas sao as melhorzitas sem ser um valor astronomico
 
Pois também concordo com a 40D. Tudo o resto é desperdiçar dinheiro ainda por cima para o uso que lhe vais dar. Ou seja não pretendes ser pro. Mesmo assim a 40D já te dá para muito tempo.
 
É certo que são camaras de segmentos diferentes... A Canon 40D é provavelmente a mais basica das camaras semi-profissionais, mas ainda assim semi-profissional. E a Nikon D90, será provavelmente a melhor camara do mercado amador(-avançado) do momento, mas ainda assim amadora..

Colocando os subjectivismos de lado a única vantagem real da Canon 40D é que tem 6FPS, contra 4,5 da Nikon.. De resto em termos de features a Nikon D90 é uma camara muito mais moderna e bem equipada tendo um viewfinder melhor, um LCD com muita mais resolução, muitas mais funções ao nivel do proprio software da camara, vai até ISO 6400 (vs 3200), etc.. etc...

E por fim, a a D90 grava clips de video HD até 5 minutos, coisa que a Canon não faz.. E apesar de ser uma máquina fotografica, é sempre engraçado fazer uns videoclips disto ou daquilo, especialmente se tivermos em conta que ao contrari odas camaras de filmas correntes, que têm quase todas DOF's praticamente infinitos as camaras como a D90 ou a 5D MKII dão para fazer espetaculares efeitos cinematograficos de focagem selectiva..

A juntar às funções propriamente ditas, a qualidade de imagem, tal como tem sido norma em todas as Nikon com a tecnologia Expeed é de topo, superando a Canon 40D quer em ruido, alcance dinâmico e reprodução de cores apesar de ter mais 2 Mpixels.. Quem quiser ver testes da DxO Labs em detalhe que até ver são os unicos que medem objectivamente a qualidade dasimagens captadas pelos sensores das camaras:
http://www.dxomark.com/index.php/en...294|0/(onglet)/0/(brand)/Canon/(brand2)/Nikon

A juntar a isto a D90 faz correcção automatica de defeitos das lentes, nomeadamente as aberrações cromaticas, que são uma constante em lentes widengle e fish eye e que como todos sabem representam uma verdadeira seca estar a corrigir depois no CameraRAW imagem a imagem, e se não corrigirmos reduzem imenso a nitidez e qualidade das fotos...


Etc.. Etc.. Etc...


Isto é quase como poerguntar qual é melhor... Se um Audi A6 de uma geração antiga.. Ou se um dos novissimos Audi A4, muito mais equipado e moderno..


Não sei como alguns de voces conseguem ter uma certeza tão absoluta que uma é a escolha certa para ele e não a outra quando nitidamente nenhuma é melhor do que a outra em todas as areas..
 
A menos que ele seja milionário esqueceste-te de uma coisa. O preço.

Não, não estou a esquecer..

A 40D já é uma marca em meio/final de ciclo, e está com o preço com que provavelmente vai acabar a sua vida de mercado. A D90 ainda está sob o efeito de preço de lançamento e à medida que o tempo passa e o factor novidade vai desaparecendo, tem descido sempre de preço.

Basta olhar para os USA que nestas coisas normalmente são mais rápidos do que a Europa a actualizar os preços e na B&H e podes ver que a Canon 40D está a 899,99 USD (700€ +/-) e a Nikon D90 está a 889,95USD (694€ +/-)..

Daqui até ao verão é quase certo que a Nikon D90 estará ao mesmo preço, ou mais barata do que a Canon 40D.

Isto falando só nos corpos...


Porque se falarmos em kit's, que uma vez que ele está a entrar do zero é sempre uma hipótese a considerar, a Nikon D90 com a 18-105 VR apresenta um kit com um preço muito difícil de bater.
 
Bem voltei, depois de muito meditar estou mesmo mais inclinado para a D90 mas como é só no verão até lá vejos os preços
estava a pensar nas seguintes configurações:

Primeira configuração :

Para começo: (verão )

Nikon D90 Kit ( Lente AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR )
Cartao de memoria sandisk Extreme II ou III (8Gb)

Seguindo-se: (natal)

Lente ( 70-300mm f/4.5-5.6G AF-S VR Zoom-Nikkor )


Depois:

Lente ( 50mm f/1.8D AF Nikkor )



Segunda Configuração:

Nikon D90 Kit ( Lente 18-200mm f/3.5-5.6G IF-ED AF-S VR DX Zoom-Nikkor )

Depois:

Lente ( 50mm f/1.8D AF Nikkor )


ps- e tb filtros UV para as proteger (ainda estou a estudar as marcas e modelos)

ps2 - Já tenho um tripé do meu pai

ps3 - flash fica para depois


digam de vossa justiça.
 
Última edição:
a 40D tem a vantagem de ter um corpo mais robusto e resistente, andar com ekipamento digital perto de skates e potencialmente desastroso, e uma kestao de tempo ate um skate saltar e bater na makina/lente, especialmente se tiveres a pensar em andar com uma UGA/fisheye em k tens de andar colado ao mesmo.

a 18-105VR e uma boa lente mas acho uma 17-50 f/2.8 uma melhor opcao, especialmente se estiveres a fotografar com pouca luz (nublado, fim do dia, indoor), ja k precisas de um shutter rapido para congelar a accao, e ai o VR de nd serve.

em relacao a 40D estar em fim de ciclo, nao vale a pena ir por ai, desde quando k as makinas em fim de ciclo deixam de tirar boas fotografias? andamos todos a trocar de corpo kando sai um novo? trocava a minha makina por uma 5D sem pensar 2 vezes. uma gama superior e sempre uma gama superior, e a vdd e k a 40D e de gama superior a D90.

Sim a D90 tem melhor lcd e grava videos, mas nao estamos a falar de fotografia? ;)
 
Se precisas de FPS a 40d é a melhor opção(na minha opinião), a d90 até pode ter melhor imagem mas no final a vantagem é minima e para cada tipo de trabalho existe uma ferramenta adequada.

-Correções e tal só funcionam com lentes Nikon e parto do principio que adicionando processamento à imagem as FPS vão cair.
-O buffer da d90 só dá para 7 raws (16/17 na 40d)
-Se precisares de uma tele mais robusta a Canon tem a 70-200 em varios sabores com preços desde 600€ (f4 sem IS) até 1500€ (2.8 IS), na nikon só tens a 70-200 2.8VR de 1500€(preços por alto).
-Por mais 57 euros do que a D90+18-105 tens 40d+ tamron 17-50 2.8 e penso que apesar de ter menos "zoom" a qualidade de imagem vai ser superior. Como trabalhas com Photoshop podes sempre fazer as correções necessárias depois.


E por fim, a a D90 grava clips de video HD até 5 minutos, coisa que a Canon não faz.. E apesar de ser uma máquina fotografica, é sempre engraçado fazer uns videoclips disto ou daquilo, especialmente se tivermos em conta que ao contrari odas camaras de filmas correntes, que têm quase todas DOF's praticamente infinitos as camaras como a D90 ou a 5D MKII dão para fazer espetaculares efeitos cinematograficos de focagem selectiva..

Esta pode ser realmente uma mais valia, tudo dependo do uso que se queira dar.

Isto é quase como poerguntar qual é melhor... Se um Audi A6 de uma geração antiga.. Ou se um dos novissimos Audi A4, muito mais equipado e moderno..

Se precisares de levar 9 pessoas uma mercedes vito é muito melhor que um Classe S AMG... Cada macaco no seu galho.

Bem voltei, depois de muito meditar estou mesmo mais inclinado para a D90 mas como é só no verão até lá vejos os preços
estava a pensar nas seguintes configurações:
Primeira configuração :
Para começo: (verão )
Nikon D90 Kit ( Lente AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR )
Cartao de memoria sandisk Extreme II ou III (8Gb)
Seguindo-se: (natal)
Lente ( 70-300mm f/4.5-5.6G AF-S VR Zoom-Nikkor )
Depois:
Lente ( 50mm f/1.8D AF Nikkor )

Segunda Configuração:
Nikon D90 Kit ( Lente 18-200mm f/3.5-5.6G IF-ED AF-S VR DX Zoom-Nikkor )
Depois:
Lente ( 50mm f/1.8D AF Nikkor )
ps- e tb filtros UV para as proteger (ainda estou a estudar as marcas e modelos)
ps2 - Já tenho um tripé do meu pai
ps3 - flash fica para depois
digam de vossa justiça.
Pelo preço da segunda configuração compras logo a primeira toda ou muito perto disso :), a 18-200 só faz sentido se não quiseres trocar de lentes e estejas disposto abdicar da qualidade de ter varias lentes... Por outro lado a 18-105 já tem um bom range e 600 euros pelos 100mm extra parece-me muito dinheiro(dá quase para uma 70-200 2.8 da sigma ou tamron).

d90+18-105+50 1.8 (1113€)
ou
d90+tamron 17-50 2.8 (1135€)
sb600 (198€)
2 Cartões 4GB Ultra IV 76€(*****)
Mochila 70€
70-300VR 477€
Total - 1934€/1956€

40d + 17-50 2.8 1024€
430 EX II 247€
2 Cartões 4GB Ultra IV 76€(*****)
Mochila 70€
70-300IS 477€
Total - 1894€

Para mim é indiferente Canon ou Nikon, mas neste caso eu escolhia a 40d...
 
d90+18-105+50 1.8 (1113€)
ou
d90+tamron 17-50 2.8 (1135€)
sb600 (198€)
2 Cartões 4GB Ultra IV 76€(*****)
Mochila 70€
70-300VR 477€
Total - 1934€/1956€

40d + 17-50 2.8 1024€
430 EX II 247€
2 Cartões 4GB Ultra IV 76€(*****)
Mochila 70€
70-300IS 477€
Total - 1894€

Para mim é indiferente Canon ou Nikon, mas neste caso eu escolhia a 40d...


Quanto á 40D a 17-50 2.8 é canon ou é a tamron ?

Não achas que comprando kit posso poupar alguma coisa na primeira lente ?

Tendo um gap entre os 50 e 70 vai ter algum problema ( pareço um pro mas pronto ) ?


Os preços são basicamente iguais das duas e a canon 40D tem water protection que pode ser bom para mim.

Acho que basicamente vai ser decidido depois de ter posto cada uma delas na mão e ver como me vou sentir.

no caso do video para mim até pode ser uma coisa boa ( daquelas que 90% das vezes n se usa mas podem aparecer os tais 10% )

Obrigado pelas dicas a todos e por este forum , andava sempre na parte da informatica e não tinha reparado neste imensidão sobre fotografia, e é bom ver um forum sem guerras e com pessoas dispostas a ajudar.

Já agora uma opiniao deviam ter uma galeria para todos os user's mas dividida por lentes.
 
a 17-50 f/2.8 é tamron, é uma lente com uma excelente qualidade preco, muitos users aki do forum usam.

a lente de kit serve para fotografias "normais", tu ja keres algo especifico, a de kit nao tem tanta qualidade de imagem e alem disso precisas de uma lente rapida (f/2.8). ou entao sacrifica a qualidade de imagem mas compra um flash (mesmo com uma lente rapida em certas situacoes so la vais mm com flash).

PS: em relacao a galeria cabe a cada um organizar como ker.
 
-Correções e tal só funcionam com lentes Nikon e parto do principio que adicionando processamento à imagem as FPS vão cair.

As correcções funcionam com qualquer lente e são automaticas, não tens que activar ou desactivar, todos os JPG's vêm corrigidos. E os RAW's ficam automaticamente corrigidos se processados no Capture NX.
 
Amigo, se é para comprar no Verão, vai à tua vida e volta aqui lá para Junho, caso contrário a unica coisa que vais conseguir é dores de cabeça por uns meses com os argumentos que cada um usa aqui para vender o seu peixe.

Se fosse para vender o meu pêxe dizia a pentax é que era, que para ele tirar fotografias do barco ao wake board o melhor era uma k20 + DA* 16-50 ou 50-135 que com um conjunto weather/dust seal era menos uma preocupação que tinha com a água...
Acho bem que ele se informe com antecedencia para analisar as opções e não comprar o que lhe vendem e o verão está quase ai...

As correcções funcionam com qualquer lente e são automaticas, não tens que activar ou desactivar, todos os JPG's vêm corrigidos. E os RAW's ficam automaticamente corrigidos se processados no Capture NX.

Peço desculpa pela desinformação, fiquei com a sensação que havia uma correção qualquer que só funcionava com Lentes Nikon.

Boas Compras
 
Colocando os subjectivismos de lado a única vantagem real da Canon 40D é que tem 6FPS, contra 4,5 da Nikon.. De resto em termos de features a Nikon D90 é uma camara muito mais moderna e bem equipada tendo um viewfinder melhor, um LCD com muita mais resolução, muitas mais funções ao nivel do proprio software da camara, vai até ISO 6400 (vs 3200), etc.. etc...

Única vantagem real? A 40D é um corpo semi-pro, tendo por isso várias vantagens reais. E já as tinha dito noutro tópico.

O sistema AF da 40D é bastante superior. Tenho uma D200 como backup, que tal como a D90 e a D80 usa o Multi-CAM 1000, e a diferença é bem visível. E claro, o AF deve ser irrelevante para desporto. Também o sistema de metering é superior na 40D e além de obter mais FPS, tem ainda um shutter mais rápido, um buffer maior e é melhor construída.
PS: E concordo que o sensor da D90 é melhor ao nível de ruído, mas em alcance dinâmico não é, nem na quantidade de informação captada.

Depois ao nível de lentes, a Tammy é sem dúvida uma boa opção, mas há ainda a vantagem que já foi apontada, de na Canon ser possível comprar uma 70-200 L a partir de 650€.
 
Última edição:
D200 como backup?!? andas a viver bem :flipa: não sei até que ponto se justifica usá-la como 2ª escolha.. normalmente o corpo de backup costuma ser da gama imediatamente inferior, no teu caso usas duas da mesma gama.. um pouco overkill não?
 
D200 como backup?!? andas a viver bem :flipa: não sei até que ponto se justifica usá-la como 2ª escolha.. normalmente o corpo de backup costuma ser da gama imediatamente inferior, no teu caso usas duas da mesma gama.. um pouco overkill não?

A D200 não é minha, por isso não há voto na matéria. Era isso ou D3... (I wish!) :p

Quanto a ser overkill... Epah, sim, é. Eu uso mais a D200 porque estava sempre a fotografar cenas com objectivos diferentes e usava cartões separados. Assim tenho um cartão em cada máquina.
No entanto vou-te ser sincero, aquilo que disse sobre a focagem é uma limitação que tenho sentido na pele, visto que por vezes tenho pouca luz, por isso dispenso mesmo trabalhar com corpos da gama abaixo.
 
pois no escuro pode ser complicado e o hunting enerva bastante :) mas normalmente as nikon têm a luz AF assist que sempre ajuda um pouco, não muito mas é alguma coisa, a canon tem de ser com o flash built-in certo?
 
Back
Topo