Primeiro Quantum Computer

Boas...apesar de ainda estar céptico em relação a esta noticia, se for verdade certas koisas, desta noticia, tanto podera ser bom, komo mau:

Empresa vai apresentar computador quântico
A empresa canadiana D-Wave diz que vai inaugurar amanhã o primeiro computador quântico do mundo.
vazio.gif
A D-Wave diz que desenvolveu uma máquina híbrida chamada Orion que inclui um processador quântico de 16 qubits (os "bits" quânticos) mas que também processa bits convencionais. Essa arquitectura híbrida permitiria a comunicação entre o processador quântico e os circuitos digitais comuns. A computação quântica vem sendo descrita na teoria há muitos anos. Mas, até agora, ninguém apresentou uma máquina quântica capaz de executar tarefas práticas. Os cientistas que realizam pesquisas nessa área dizem que ainda vai demorar muitos anos até isso se tornar possível, o que torna surpreendente o anúncio da D-Wave.
Máquinas assim poderão ser utilizadas para o cálculo numérico extremo. Algumas das aplicações seriam simulações, quebra de algoritmos criptográficos e sequenciação genética.
O anúncio da D-Wave está a ser acolhido com cepticismo pelos cientistas. Dave Bacon, investigador da Universidade de Washington, refere, no seu blog , uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente a sua máquina.
Do lado da D-Wave, a razão óbvia para realizar a demonstração é captar dinheiro de investidores, algo que a empresa já faz com sucesso há algum tempo. Geordie Rose, CEO da D-Wave, promete filmar o evento e publicar o vídeo no site da empresa. Também afirma que o plano é fabricar computadores de 1000 qubits já em 2008.
Se Rose cumprir a promessa, o impacto em alguns segmentos da informática poderá ser dramático. Algoritmos criptográficos hoje considerados seguros, por exemplo, poderão ser quebrados por força bruta usando uma máquina de 1 000 qubits. Assim, toda a segurança dos computadores e da Internet terá de ser repensada.


http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/214705.html
 
Última edição:
quero é ver isso a overclockar :D

isso quando chega à parte quantica as coisas tornam-se um bocado "estranhas" e "incompreensiveis", mas estou muito curioso para ver o que vai ser dai
 
Acho que ainda é muita areia para a nossa camioneta, ainda para mais quando já surgem contradições.
Enquanto se fala em 16Qub, no post em cima já se falam em 1000Qub LOL!

Afinal temos que começar a revolucionar os nossos neurónios e a pensar de uma maneira totalmente diferente.
Até agora tem sido: " Ou é, ou não é", "Ou é 1, ou é 0"
A partir de agora vai ser: "é, e ao mesmo tempo não é", "É 1 e é 0 também"
Faz-me lembrar um pressuposto da quarta dimensão, em que se tivermos um cubo nas mãos conseguiriamos ver todos os lados desses cubo ao mesmo tempo.
;)
 
Última edição:
Vejo tanta gente curiosa....
quem tiver tempo, que dê aqui uma vista de olhos....

É um pequeno artigo escrito por mim e dois amigos sobre Computação Quântica.

Quanto as vantagens.... digo-vos já que é mais fumo do que fogo.... supostamente a cq vai resolver alguns tipos de problemas que até hj n se resolvem, mas tb há mta gente que diz que esses problemas não servem para nada..... (se procurarem encontram mta coisa de gente que diz que isto da cq é um flop).

Mas sempre podem ler o belo do artigo :-D
 
Basicamente, se isto for verdade então é melhor que se ponham a mexer, porque qualquer sistema de incriptação tem os dias contactos.

Então, põe-se os computadores quânticos também a encriptar :x2: .


Mesmo que seja verdade (acredito veemente que sim, visto que a IBM há já algum tempo também tem um protótipo de 7 qubits feito por este senhor http://www.media.mit.edu/people/bio_ike.html), isto é apenas mais uma proof of concept, visto que 16 qubits, ao preço que aquilo deve custar não deve ter mais nenhuma utilidade. Quanto à programação, daqui a umas décadas, quando os primeiros protótipos mais "úteis" e complexos saírem, vai ser feita por físicos, embora eu acredite que rapidamente irão aparecer ferramentas de alto nível.

Cumps
 
Vejo tanta gente curiosa....
quem tiver tempo, que dê aqui uma vista de olhos....

É um pequeno artigo escrito por mim e dois amigos sobre Computação Quântica.

Quanto as vantagens.... digo-vos já que é mais fumo do que fogo.... supostamente a cq vai resolver alguns tipos de problemas que até hj n se resolvem, mas tb há mta gente que diz que esses problemas não servem para nada..... (se procurarem encontram mta coisa de gente que diz que isto da cq é um flop).

Mas sempre podem ler o belo do artigo :-D

Muito bem! Gostei de ler o artigo. Vocês deviam ter tido uma grande nota. Vê-se que houve ali muito estudo e pesquisa.
 
Só uma coisinha... Quanto custa(rá) um bicharoco desses???
E será que este já conseguirá correr o Crysis com tudo no máximo, a 2048x1556? :lol:

O futuro mais imediato (para utilizadores comuns) vai passar é pela simples nanotecnologia...
 
Back
Topo