Primeiros Detalhes do K8L

http://www.theinquirer.net/?article=31761

For those who thought K8L was more or less a tweaked K8, you are wrong. It looks like no part of the core has been left unmolested by the elves working the CAD stations. It looks like AMD will have a credible response to the Intel MCW architecture after all. 2007 will be a fight after all.

2007 = Quadcore "nativo" da AMD vs Quadcore limitado por FSB da intel.
Enfim, sem supresas a Intel continua com a sua maior capacidade finaceira para fazer os die shrinks primeiro, enquanto a Amd continua tecnologicamente um passo a frente.
 
O primeiro ponto a ver é cruzar o que diz o artigo do theinquirer com o que o Anando disse que a AMD podia fazer para melhorar, quando comparada a arquitectura actual com o Core 2 (Conroe).

A primeira que me saltou à vista foi:

The last bit is much more aggressive prefetch to 'feed the beast'. It has gone from 16B to 32B, an obvious step with the added SSE number crunching power. On top of this, it has out of order loads, and other tweaks to use the available bandwidth in a much more efficient manner

Esta melhoria ou capacidade presente nos Conroe é uma das razões pela qual apresentam tão bons resultados. O restante só vendo com mais atenção.

Quanto a quem está à frente na tecnologia é dificil dizer. A AMD tem a liderança no campo da performance, é unânime, e tem um arquitectura actual muito bem conseguida, com excelente relação consumo/performance. A Intel vai subir a fasquia assim que lançar o Conroe, conseguindo corrigir o que tem sido um dos maiores bottlenecks nos CPU's, o prefetch agressivo e as features que permitem aos mesmos a menor latência possivel dos dados, assim como a coerência (evitando o descartar de threads e refazer dos cálculos).

Ao que parece, o K8L vem também endereçar esses problemas, lançando também algumas novidades que devem ter um impacto considerável no que toca ao consumo. Voltagens independentes em cada core. As melhorias na performance SSE também era obrigatória, a meu ver, assim como é interessante e importante saber que existe boas possibilidades de maior versatilidade do controlador de memória on-die.

Posto isto, eu diria que vamos assistir a alternâncias no "comando" tecnológico. Isto é positivo, basta olharmos para o que isso provocou no campo de batalha dos GPU's.

Uma ultima palavra em relação à capacidade de produção e parceiros (OEM's e afins). Tem sido sempre aqui que a Intel tem tido uma vantagem esmagadora. Com a(s) novas fábricas, waffers de 300mm e shrinks, a AMD deverá conseguir equilibrar um pouco mais a balança neste departamento, depois faltará uma Dell dar o braço a torcer para termos um duelo realmente equilibrado.

Agora, para mim, o que me interessa são bons CPU's e baratos, para resumir. :D
 
amdslide4_532x402.jpg


amdslide3_539x403.jpg
 
Kursk_crash disse:
sim senhor.. os powerpoints prometem.. os dual core ainda davam pra muito.. mas pronto.. quad core já pra mesa do canto.. + uma fanta

Se eles realmente conseguirem meter o Inverse HT a funcionar, quantos mais cores melhor :)
 
ora ai está.. remodelação do K8 (que já tem que.. quase 2 anos? será ainda mais antigo?) e o Conroe (que é uma nova arquitectura?) já tem concorrente... a 90nm! :D
ah.. que bom é haver concorrência.. agora vamos aos flammes! :P
 
Última edição:
32

1) o k8l não é remodulaçãio do k8..é tudo novo..em quad-core tudo mudado..

2) o k8l é a 65nm não 90... isto claro quando sair pro ano... (os AM2 é que são a 90nm)

melhorem o português
 
vadio disse:
A tecnologia é secundária, o importante são os resultados finais, independentemente da tecnologia utilizada.
Tecnologia é tudo, até para plantar batatas. Como é que consegues resultados finais sem tecnologia?
SilveRRIng disse:
Uma ultima palavra em relação à capacidade de produção e parceiros (OEM's e afins). Tem sido sempre aqui que a Intel tem tido uma vantagem esmagadora. Com a(s) novas fábricas, waffers de 300mm e shrinks, a AMD deverá conseguir equilibrar um pouco mais a balança neste departamento, depois faltará uma Dell dar o braço a torcer para termos um duelo realmente equilibrado.
A Amd já tem 2 FAb's de 65nm e 1 de 90nm, a Intel tem duas de 65nm + duas de 90nm, + meia duzia de 110nm para cima, logo as coisas já estão mais equilibradas nesse aspecto, agora era bom a Amd continuar com alguma edge, para aumentar o market share, alguem já disse que ter empresas taco a taco não significa preços mais baixos, e é correcto, mas significa que com 250€ podes comprar um cpu com muita mais performance comparado com um saido de um cenario de não competição.
O que eu acredito que vai acontecer, nem a excelencia do conroe e companhia vai fazer abrandar o "momentum" positivo em que a Amd está. Provavelmente em 2008 o market share estara mais dividido e ai assim pode haver alternancia de dominio tecnologico à vontade :)
Mas pronto isto é tudo prognosticos e como dizia o outro... :zzz:
 
Ao conseguir acompanhar o Conroe aumentando a performance FPU para uns 4 DP Flops/s (máximo) + a cache L3 tão necessária aos quad-cores e aumentar o SpecINT é fácil perceber que a Intel não vai ter a vida facilitada. Em 2007, o lucrativo mercado dos servidores/clusters/supercomputadores/number-cruncher, what ever continuará a pertencer à AMD. O que a AMD tem a fazer é atacar o universo Centrino porque anda a fraquejar neste mercado. E venham os portáteis Turion X2. Nos desktops dual-core vão andar ela por ela podendo a AMD beneficiar da eficiência energética.
 
23

Atenção..

A AMD só tem duas fabs.. (acho que tem é um R&D no texas mas não é fábrica acho eu)

a fab 30 e a fab 36 em dresden alemanha..

e não sõa fábricas 65nm nem 90nm.. as linhas de montanhem sofrem upgrades..

a fab 30 fabrica neste momento 100% a 90nm modelos FX, e Semptron e A64

a fab 36 fabrica neste momento 50% a 90nm modelos X2 e turiun estão a ser instaladas nos restantes 50% linhas de montagem de 65nm tecnologia desenvolvida pela IBM (a IBM é que forneçe estas tecnologias á AMD ) e espera-se que até dezembro de 2006 e princípios de 2007 toda a fab 36 estárá já convertida para 65nm ficando a fab30 ainda nos 90nm..

a fab 30 produz waffers de 200 cm2 enquanto que a fab36 irá trabalhar waffers de 300cm2 (acho que é me cm2?? não posso confirmar)

a Intel tem 11 fábricas de producção de chips.. mas as com tecnologia mais recente produzem processadores.. as mais antigas (por assim dizer) produzem chipsets.. no entanto é claro que todas irão sofrer o upgrade e passarem a produzir o 90nm ou mesmo 65nm num curto ou médio prazo..dependendo das necessidades...

As fabs da intel mais avançadas estão em israel..foram eles que fizeram o pM e são os mesmos por detrás do Belo Conroe..


assim está correcto..
 
InterTwined disse:
Tecnologia é tudo, até para plantar batatas. Como é que consegues resultados finais sem tecnologia?

A Amd já tem 2 FAb's de 65nm e 1 de 90nm, a Intel tem duas de 65nm + duas de 90nm, + meia duzia de 110nm para cima, logo as coisas já estão mais equilibradas nesse aspecto, agora era bom a Amd continuar com alguma edge, para aumentar o market share, alguem já disse que ter empresas taco a taco não significa preços mais baixos, e é correcto, mas significa que com 250€ podes comprar um cpu com muita mais performance comparado com um saido de um cenario de não competição.
O que eu acredito que vai acontecer, nem a excelencia do conroe e companhia vai fazer abrandar o "momentum" positivo em que a Amd está. Provavelmente em 2008 o market share estara mais dividido e ai assim pode haver alternancia de dominio tecnologico à vontade :)
Mas pronto isto é tudo prognosticos e como dizia o outro... :zzz:

Mas a Dell ja faz parte da lista de clientes da AMD, a alianware que a Dell comprou é um dos melhores clientes da AMD, logo a Dell está a trabalhar com a AMD!!!
Todos sabem da parceria da Dell com a intel e que melhor maneira de se juntar à AMD do que esta??
Os gajos da Dell, sabem que a AMD tem um bom mercado e por isso fez esta compra da alienware..nada neste negocio é ao acaso..
 
À primeira vista parece uma boa resposta por parte da AMD para o mercado de servidores, já que devem perder a liderança com o Woodcrest em servidores 1/2 sockets.

Estou curioso para ver se algumas das caracteristicas do K8L também passam para os cpu desktops, como a L3, etc etc.

Os proximos meses vão ser mesmo interesantes.
 
InterTwined disse:
Depois tambem há a questão de a arquitectura da Intel precisar de muita cache, e a cache ocupa muito espaço, logo a Amd vai ter um racio maior de cpu's por wafers, penso eu...

Huumm...que contas são essas?!...Sabes qual a diferença entre os 0.90nm da Intel e os 0.90nm da AMD?!
 
Zarolho disse:
Huumm...que contas são essas?!...Sabes qual a diferença entre os 0.90nm da Intel e os 0.90nm da AMD?!

Bom, pelo menos sabe-se que a Intel não usa o SOI nem o SSOI, e também duvido que use Dual Stress Liners, pois tudo isto é tecnologia da AMD e da IBM.
 
blastarr disse:
Bom, pelo menos sabe-se que a Intel não usa o SOI nem o SSOI, e também duvido que use Dual Stress Liners, pois tudo isto é tecnologia da AMD e da IBM.

Diferença dimensional, Blastarr, dimensões....
 
Zarolho disse:
Diferença dimensional, Blastarr, dimensões....

Isso não é comparável (presumo que estás a falar de área da die em mm^2).

A largura dos paths e tamanho dos transístores são diferentes de fabricante para fabricante, e ter uma die mais pequena não significa que seja melhor em termos de yield por waffer (assumindo caches L1/L2/L3 iguais).

Se fossem ambos fabricados na mesma fábrica com o mesmo processo, como as GPU's da ATI e Nvidia, já faria sentido comparar.
Mas assim não.
 
blastarr disse:
Isso não é comparável (presumo que estás a falar de área da die em mm^2).

A largura dos paths e tamanho dos transístores são diferentes de fabricante para fabricante, e ter uma die mais pequena não significa que seja melhor em termos de yield por waffer (assumindo caches L1/L2/L3 iguais).

Se fossem ambos fabricados na mesma fábrica com o mesmo processo, como as GPU's da ATI e Nvidia, já faria sentido comparar.
Mas assim não.


Os gpus da NVIDIA e da ATI sao fabricados na mesma fabrica?
 
Back
Topo