Primeiros Detalhes do K8L

Zarolho disse:
De facto a cache ocupa espaço e espaço num die representa custos que á escala de produção significa muito dinheiro. Mas sejamos rigorosos e fléxiveis nas análises, essa história da cache custar muito dinheiro já assumiu um maior encargo no passado do que actualmente. Desde então que os processos de fabricos evoluiram imenso e os dies reduziram imenso o seu tamanho permitindo em termos produtivos uma rentabilidade muito superior.

Só o facto da Intel introduzir mais cache em praticamente toda a gama de CPUs e de a própria empresa já ter anunciado que no futuro iremos assistir a mais aumentos de cache, na minha opinião derruba completamente essa argumentação relativamente aos elevados de custos da cache.

Se olharmos para a tecnologia como uma equação e sendo o resultado final um produto, á medida que a tecnologia evolui e avança, devemos ter em consideração que são várias as variáveis da equação que alteram-se, nem sempre da mesma forma e nem sempre á mesma velocidade.

Não sei se me fiz entender, mas isto para dizer que, se no passado a cache constituio um peso nos custos, hoje poderá representar somente uma mais-valia.

Se metes mais cache produzes menos CPU's por waffer, e isso tem um grande impacto no preço.
A INTEL tem necessidade de mais cache do k a AMD para manter o seu CPU competitivo.
E evidente k ha muito mais factores na equação mas a quantidade de CPU's produzidos por waffer é um dos mais importante logo n é de descartar como afirmas.
 
Já agora, pa dissipar confusões, houve quem dissesse k a fabrica alugada á AMD é na Tailândia e houve quem dissesse k é em Taiwan... em k ficamos, são paises diferentes caso n s tenham apercebido?!

Tailândia=gripe das aves Taiwan=Formosa :lol:
 
timber disse:
A intel fabrica a 65nm
Em termos práticos a cache para eles é mais barata

Se vires o tamanho do die este n é mais pekeno, logo a arquitectura da AMD k necessita de menos cache é k fica mais barata.

sombrio disse:
O que e um waffer?
silicon_waffer_hir0518_01.jpg


Isto é o k é produzido nas fabricas, feito de silicio contem muitos CPU's como podes ver.
Quanto mais pekeno o método de produção mais CPU's por waffer mais barato fica a unidade.
 
timber disse:
Já agora a Chartered Semiconductors que se fala não é nem em Taiwan nem na Tailândia
É em Singapura

Ía agora mesmo dizer isso... :D

E acrescento que a IBM detém 30% das acções da Chartered desde 2002.
60% são do governo de Singapura, e o resto está disperso em bolsa.
 
Última edição:
Aparentemente o K8L vai aparecer mais cedo do que previsto, como resposta aos woodcrest.

AMD's first-hand response was the briefing on the impressive K8L architecture, which our own Charlie has thoroughly dissected over the past couple of months. The DDR-II 400/533/667/800 supporting, 1207-golden dot processor is scheduled to debut in the coming weeks.

http://www.theinquirer.net/?article=31787

Pode ser que a versão desktop tambem apareça mais cedo, e já exista em Dezembro, dual cores de 65nm com core K8L.
Os quadcores é que afinal só no fim de 2007, principios de 2008.
 
InterTwined disse:
Aparentemente o K8L vai aparecer mais cedo do que previsto, como resposta aos woodcrest.
...
Os quadcores é que afinal só no fim de 2007, principios de 2008.

Olha que giro, o meu opty vai durar até 2008!
 
timber disse:
Já agora a Chartered Semiconductors que se fala não é nem em Taiwan nem na Tailândia
É em Singapura

Afinal o erro ainda ia mais longe do k esperava...lol

Como é bonita a concorrência quando funciona

Nem mais, era o k estava a pensar. Só é pena n sairem ja os dois (sitemas Intel/AMD) amanhã pra ir a tempo de escolher o mais interessante, agora k vou montar um 'rig' novo.
Vamos lá ver s n m vou arrepender rapidamente do investimento k vou fazer agora num sistema DarkSided.
 
É verdade que a Intel normalmente tem mais cache que os Amd, mas se repararem este K8L tem L3 integrado no CPU.
O custo de espaço depende do tamanho da L3, que parece ser variavel.

Acho que é fácil de perceber porque é que este cpu tem L3. Provavelmente por só ter um controlador de memória para 4 cores.

Vamos ver se no fim o conjunto das caches dos quad core da Intel e Amd não terão +/- o mesmo tamanho.
 
Nemesis11 disse:
É verdade que a Intel normalmente tem mais cache que os Amd, mas se repararem este K8L tem L3 integrado no CPU.
O custo de espaço depende do tamanho da L3, que parece ser variavel.

Acho que é fácil de perceber porque é que este cpu tem L3. Provavelmente por só ter um controlador de memória para 4 cores.

Vamos ver se no fim o conjunto das caches dos quad core da Intel e Amd não terão +/- o mesmo tamanho.

Não era a primeira vez que a AMD recorria à cache L3 (sort of)...:
http://en.wikipedia.org/wiki/AMD_K6-III
 
InterTwined disse:
Aparentemente o K8L vai aparecer mais cedo do que previsto, como resposta aos woodcrest.



http://www.theinquirer.net/?article=31787

Pode ser que a versão desktop tambem apareça mais cedo, e já exista em Dezembro, dual cores de 65nm com core K8L.
Os quadcores é que afinal só no fim de 2007, principios de 2008.
Fiquei com a sensação que percebeste que o socket F que sai dentro de semanas, no mercado de servidores já é K8L. O que vai sair agora é a revisão F dos cores K8 que penso não ter nada a ver com o K8L. Esse será já a revisão G a lançar no inicio de 2007 e que, aí sim, se houver necessidade, a AMD poderá acelerar o lançamento, dependendo da pressão exercida pela Intel.

Penso que é assim, mas se for eu que estou enganado, corrijam. :)
 
SilveRRIng disse:
Fiquei com a sensação que percebeste que o socket F que sai dentro de semanas, no mercado de servidores já é K8L. O que vai sair agora é a revisão F dos cores K8 que penso não ter nada a ver com o K8L. Esse será já a revisão G a lançar no inicio de 2007 e que, aí sim, se houver necessidade, a AMD poderá acelerar o lançamento, dependendo da pressão exercida pela Intel.

Penso que é assim, mas se for eu que estou enganado, corrijam. :)

A revisão F dos Opteron mais não é que a adopção do novo socket LGA 1207, em conjunto com a memória DDR-2.
Nada mais. Continuam a ser "K8", como todos os A64, Sempron, Turion e Opteron actuais.
É o equivalente ao AM2 (desktop) e S1 (Turion 64 X2 dual core), mas para servidores.

Todos estes 3 sockets aínda cá estarão para ser usados com os K8L dentro de um ano.


Estas últimas CPU's não são uma mera revisão, mas sim uma nova arquitectura (antes eram conhecidos por "K9", mas por causa das conotações óbvias com "canine", alteraram o nome).
 
blastarr disse:
Estas últimas CPU's não são uma mera revisão, mas sim uma nova arquitectura (antes eram conhecidos por "K9", mas por causa das conotações óbvias com "canine", alteraram o nome).

pois, de facto o baptismo de "K8L" não ajuda a perceber que as alterações foram assim tão profundas.. inclusive o próprio processo de fabrico, que pelos vistos, não vai ser já de 90nm.
wtv, eles que venham rápido! :D
 
12

Em relação à Chartered..(para encerrar a questão)..

por uma questão de preciosismo.. Singapura é uma "cidade-estado" em Taiwan... basicamente são 40 km2 de cidade e é isso... estilo Vaticano..A Chartered deve estar bem aconchegadinha..
 
Back
Topo