Primeiros Detalhes do K8L

Kursk_crash disse:
Em relação à Chartered..(para encerrar a questão)..

por uma questão de preciosismo.. Singapura é uma "cidade-estado" em Taiwan... basicamente são 40 km2 de cidade e é isso... estilo Vaticano..A Chartered deve estar bem aconchegadinha..
:x2:

Vé lá se acertas de uma vez ás fabricas, tu que conheces tão bem a AMD..... Ai essa geografia!

Singapura (Cingapura no Brasil) é um minúsculo país do Sueste Asiático que ocupa uma ilha principal e algumas ilhotas secundárias ao largo do extremo sul da Península Malaia. Um canal estreito separa Singapura da Malásia, a norte, e um outro mais largo (o Estreito de Malaca) separa-a da Indonésia, a sul. Capital: Singapura.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Singapura
 
Details of the K8L architecture and AMD quad-core roadmap inside

AMD's Spring Forum just finished up and industry insiders got a chance to sit down with DailyTech and discuss the major cornerstone of the forum, K8L. K8L is AMD's next generation processor technology, which Henri Richard first revealed to Chris Hall at Digitimes back in March. Richard himself described K8L as evolutionary, rather than revolutionary, and it appears as though that comment was spot on the mark from the details of K8L we've seen.

Chuck Moore, a senior AMD Fellow, gave a presentation at AMD's Spring Forum revealing some of K8L's features. Aside from being a quad-core-friendly architecture, there are three key features that will separate K8L from K8: cache, memory and HyperTransport.

Moore revealed that K8L will be the first AMD processor to have L3 cache since the K6 CPU. Each core has an independent L2 cache, but the entire processor shares an L3 cache pool. There's no word yet on exactly how much cache the K8L can hold, though the K8L will be a 65nm SOI process so AMD engineers have a bit more die real estate to play around with.

K8L will support DDR2 and DDR3 when it becomes available, although it’s still anyone's guess as to whether or not the market will actually adopt DDR3 quickly enough to warrant using DDR3 aggressively at the core launch. Tom Trill, Samsung's Director of DRAM Marketing, was extremely hesitant to claim DDR3 would make it to the desktop without "significant" performance gains over DDR2 -- lest anyone repeat many of the mistakes made when the industry migrated from DDR1 to DDR2.

HyperTransport 3 will be a key element of K8L. HyperTransport 3, which was just ratified a few weeks ago, increases the frequency of the current HyperTransport bus from 1.4GHz to 2.6GHz, or from 2.8GT/s to 5.2GT/s. Current AMD Opteron processors only support HT links operating at 1GHz, though the HT 2.0 specification allows these links to run as fast as 1.4GHz. Non-K8 quad core processors will almost certainly take advantage of this additional headroom as data across these links gets more crowded. However, K8L processors will have the advantage of using the full 5.2GT/s per link defined in HyperTransport 3.

K8L processors are expected to be very co-processor friendly, allowing for additional HT and HTX interconnects specifically for math or cryptography acceleration. Current Opteron 2xx and 8xx processors use three HyperTransport links per die, but AMD's documentation did not reveal how many HyperTransport links K8L would utilize. Recently, AMD's Phil Hester claimed embedded on-chip coprocessors were part of the company's long term plan just a few months ago. While we may not see embedded co-processors with the K8L, it does look like the architecture is gearing towards supporting co-processors in a big way.

Behind closed doors, insiders revealed to DailyTech a few tidbits of the long term quad core roadmap. AMD will introduce no less than four quad-core families over the next two years, with the first being Deerhound. Deerhound, we are told, will be a Socket F server processor expected to ship late next year on the K8 -- not K8L -- architecture. Deerhound did not appear to support FB-DIMM.

In early 2008, AMD's corporate roadmap claims a quad core desktop CPU will make an appearance, dubbed Greyhound. Greyhound is slated to become the first quad-core AMD chip to use the HyperTransport 3 bus, and the memory controller is slated to support DDR2 and DDR3. Unlike Deerhound, Greyhound will use the K8L architecture, and all the goodies that come with it, including the 5.2GT/s HyperTransport support. Unless AMD's plans change drastically between now and 2008, the processors will require a new socket.

There are very few details of the other two processor families, but hopefully future forums will get a chance to touch on some of those developments as they firm up. However, we do know that server processor cores are expected to migrate to K8L after Deerhound.

K8L has a few other highlights, including dynamic powering of sections of the processor -- a page taken straight out of Intel's Yonah playbook. The p-states, as far as we can tell, will be separate for each core and the memory controller. The K8L core will also have a 32-bit prefetch (versus 16 right now), 48-bit addressing with 1GB pages and the ability to process 128-bit SSE instructions in a single cycle, another very Intel-esque feature.

Expect to see more tidbits over the next few days as roadmaps and transcripts are still being released.


http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=2388
 
I'm sitting in a keynote from AMD's Chuck Moore, and here is information on the next generation i.e. K8L.

0. Native quad core
1. Hypertransport up to 5.2GT/s
2. Better coherency
3. Private L2, shared L3 cache that scales up.
4. Separate power planes and pstates for north bridge and CPU
5. 128b FPUs - see 14,15
6. 48b virtual/physical addressing and 1GB pages
7. Support for DDR2, eventually DDR3
8. Support for FBD1 and 2 eventually
9. I/O virtualization and nested page tables
10. Memory mirroring, data poisoning, HT retry protocol support
11. 32B instead of 16B ifetch
12. Indirect branch predictors
13. OOO load execution - similar to memory disambiguation
14. 2x 128b SSE units
15. 2x 128b SSE LDs/cycle
16. Several new instructions

Coprocessors:
media processing
JVM/CLR acceleration
TOE, XML or SSL processing
 
Unlike Deerhound, Greyhound will use the K8L architecture, and all the goodies that come with it, including the 5.2GT/s HyperTransport support.
Isto é gaffe certo? Qual é a logica do quadcore para servers continuar a ser K8, e o Quadcore para desktop ser K8L, até porque tenho visto em todo o lado o Deerhound ser K8L, o que tem logica pq alem de ser para servers vai aparecer primeiro... alias até já se fala que os brisbanes podem ser já K8L.
Até pq não tou a ver o deerhound com core K8 a fazer frente ao Tukwila com 32mb de cache :)
 
Última edição:
Ok, isto é tudo muito bonito, mas têm alguma ideia de qual o impacto que isto vai ter em comparação com a performance prevista para os Conroe e Merom?

Tipo:

1- Enorme, vaporiza os intel(Conroe e Meron).
2- Nenhum, a performance vai ser ela por ela.
3- Negativo, pior performance.
4- Impossivel de dizer a esta altura do campeonato.

Cumps e obrigado! ;)
 
Barata disse:
Ok, isto é tudo muito bonito, mas têm alguma ideia de qual o impacto que isto vai ter em comparação com a performance prevista para os Conroe e Merom?

Tipo:

1- Enorme, vaporiza os intel(Conroe e Meron).
2- Nenhum, a performance vai ser ela por ela.
3- Negativo, pior performance.
4- Impossivel de dizer a esta altura do campeonato.

Cumps e obrigado! ;)

Pouco ou nada serve fazer uma comparação neste momento, até porque em 1H 2007 a Intel vai lançar a 2ª vaga do Conroe de 45mn aquando do lançamento do K8L para desktop.

No entanto tendo em conta os dados e informação que temos, podemos contar e acreditar que vamos ter um 2007 em grande com os dois rivais a lutar forte pelo trono. Os grandes beneficiários como é evidente somos nós os consumidores (pelo menos por enquanto), pois vamos/estamos assistir a uma aceleração tecnológica deste sector de hardware.
 
Barata disse:
Ok, isto é tudo muito bonito, mas têm alguma ideia de qual o impacto que isto vai ter em comparação com a performance prevista para os Conroe e Merom?

Tipo:

1- Enorme, vaporiza os intel(Conroe e Meron).
2- Nenhum, a performance vai ser ela por ela.
3- Negativo, pior performance.
4- Impossivel de dizer a esta altura do campeonato.

Cumps e obrigado! ;)

A preformance vai certamente aumentar, agr se vaporiza ou n o conroe é muito cedo para dizer.

Mas vai haver alguns ganhos significativos nas SSE, a L3 vai disfarçar as latências da DDR2, e um melhor prefetch vai melhorar a performance significativamente, alias esse foi uma das grandes melhorias do conroe, este n tem nada de revolucionario na base é um PIII mais "inteligente".
 
12

hmm.. 45nm já a meio de 2007 não me pareçe.... Falando da Intel Claro..

muito cedo.. até porque a seguir ao dual core.. o roadmap indica o quad-core em 65nm..

e o quad-core deve sair somente em 2007..Mesmo para intel.. (na minha opinião..) e a passagem pros 65nm seria depois.. mas se for a meio de 2007 é mesmo muito á cunha.. Na minha perspectiva de analista.. (lol..lol..) 45nm em dezembro de 2007 princípios de 2008
 
Kursk_crash disse:
hmm.. 45nm já a meio de 2007 não me pareçe.... Falando da Intel Claro..

muito cedo.. até porque a seguir ao dual core.. o roadmap indica o quad-core em 65nm..

e o quad-core deve sair somente em 2007..Mesmo para intel.. (na minha opinião..) e a passagem pros 65nm seria depois.. mas se for a meio de 2007 é mesmo muito á cunha.. Na minha perspectiva de analista.. (lol..lol..) 45nm em dezembro de 2007 princípios de 2008

Mais depressa tens 45nm da Intel do que 65nm em larga escala da AMD...é bastante obvio, logico e esperado
 
Kursk_crash disse:
hmm.. 45nm já a meio de 2007 não me pareçe.... Falando da Intel Claro..

Isto não é uma questão de gostos...é a realidade segundo consta nos roadmaps da Intel.

A Intel vai lançar CPUs novos de 2 em 2 anos e pelo meio faz shrinkage dos processos de fabrico.
 
Rudzer disse:
Mais depressa tens 45nm da Intel do que 65nm em larga escala da AMD...é bastante obvio, logico e esperado
A Amd vai começar já a fabricar 65nm na segunda metade de 2006, logo não tou ver como é que é logico que passado um ano a Intel tenha 45nm em larga escala e a Amd não com os 65nm.
Até porque a segunda Fab da Intel de 45nm só esta prevista ficar pronta em 2008.
 
Isto é mais giro pra mim ainda, ker dizer, ando a ver se aguardo a revisão do chipset 775X ou então k saia o 965 k suportam os Conroe agora no fim do mês para finalmente montar o rig Intel e já tamos a levar com os 45n para tão breve...eu sou a favor da inovação, mas isto ker dizer ***** novo pa Intel...claro a Intel nisso continuará a ser smpre a mm m**da pelos vistos. E ainda por cima a unica marca de boards k tem coragem pa fugir a essas regras é a Asrock, k n deixa o pessoal voar tão alto em OC.
É por essas e por outras k tanto gosto da AMD e mm assim a passagem para o AM2 já foi um volte-face na minha perspectiva em relação á aparecente filosofia de longevidade dos sistemas.
 
2

45nm já é o roçar o limite da tecnologia... 32nm é já pensar muito alto..

e já em 2007 45nm... roadmaps eu sei como são..tão lá nos powerpoint mas apareçem quando for a altura deles.. se fossemos pelos roadmaps tavamos já nos 15GHZ..!! isto é válido pra qualquer empresa.. á sempre atrasos..
 
Kursk_crash disse:
45nm já é o roçar o limite da tecnologia... 32nm é já pensar muito alto..

e já em 2007 45nm... roadmaps eu sei como são..tão lá nos powerpoint mas apareçem quando for a altura deles.. se fossemos pelos roadmaps tavamos já nos 15GHZ..!! isto é válido pra qualquer empresa.. á sempre atrasos..

Yep... a lei de Moore ja faleceu á muito.. na época k se falava dela (na altura k eu ainda tinha intel, lol) o pessoal era só fazer contas pelos dedos... agora andamos aki com dual cores, quad cores e tal.... lol.:x2:
 
Stylus disse:
Yep... a lei de Moore ja faleceu á muito.. na época k se falava dela (na altura k eu ainda tinha intel, lol) o pessoal era só fazer contas pelos dedos... agora andamos aki com dual cores, quad cores e tal.... lol.:x2:

A Lei de Moore nada tem a ver com a velocidade de relógio de uma CPU...

Indica sim a duplicação do nº de transístores de uma CPU a cada 18~24 meses, ao mesmo preço da antiga.

E os dual-core, pelo menos para já, parecem estar a dar-lhe continuidade (aliás, nas placas gráficas o ritmo é aínda mais acelerado).

http://en.wikipedia.org/wiki/Moore_Law
 
blastarr disse:
A Lei de Moore nada tem a ver com a velocidade de relógio de uma CPU...

Indica sim a duplicação do nº de transístores de uma CPU a cada 18~24 meses, ao mesmo preço da antiga.

E os dual-core, pelo menos para já, parecem estar a dar-lhe continuidade (aliás, nas placas gráficas o ritmo é aínda mais acelerado).

http://en.wikipedia.org/wiki/Moore_Law

Thanks pelo esclarecimento.. na altura ficou na retina daki do pessoal entusiasta que era a duplicação da velocidade de clock num determinado numero de meses.. k eu tinha a ideia de serem 12.

Sorry for the offtopic
 
Zarolho disse:
Isto não é uma questão de gostos...é a realidade segundo consta nos roadmaps da Intel.

A Intel vai lançar CPUs novos de 2 em 2 anos e pelo meio faz shrinkage dos processos de fabrico.


Tal como tinha dito e segundo uma notícia do The Inquierer... Aqui ..

a Intel irá atrasar a entrada dos 45nm de finais de 2007 para princípios de 2008.. o que faz todo o sentido... os 65nm vêm primeiro e depois vêm os quad-core e depois é que vem os 45nm..

Dá mais espaço de manobra á AMD
 
Back
Topo