1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Primeiros passos neste novo "mundo".

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Xarpas, 3 de Março de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 580)

1. Xarpas

Xarpas To fold or to FOLD?

Boas ppl!!

Sempre me fascinou este mundo GNU/Linux, tanto que tenho instalado o Ubuntu em todos os 3 Pc's la de casa.
    Mas o que me detém de mudar completamente de windows para GNU/Linux é o facto de haver uma enormidade de comandos de manipulação,administração,administração de rede...fora os que são especificos das mais variadas distros.

há alguma maneira de "ultrapassar" isso, ou tem mesmo de ser assim tudo "á la pata".
    é que como vocês bem sabem por vezes para instalar um coisinha é preciso uma carrada de comandos!!

Abraços

2. tds

tds Power Member

Bem, também estou a passar por isso.
    Este ano comecei a dar Linux em Tecnologias Informáticas (12º ano) e também me deparei com essa tal enormidade de comandos.

Estou a dar-me mais ou menos com os sistemas Linux neste momento. O que fazer para te adaptares a eles? Muitas horas de volta deles, com um manual/tutorial e a mexer neles. Foi assim que comecei e penso não ter começado mal.

Neste momento, estou a desenvolver um serviço de mensagens instantâneas em Debian, e com isso aprendi muito (ainda que saiba pouco xD).

É ter vontade de aprender e muita paciencia... Entretanto, para dúvidas, tens aí manuais pela net fora (a maioria em Inglês, se não te apetecer tens muitos dos nossos "irmãos" brasileiros) e aqui neste forúm penso que não te faltará ajuda! Que também foi aqui que aprendi algumas coisinhas ;)

Boa sorte com a caminhada, e tem cuidado com o terreno que pisas!

Força nisso!

Gratz,
    TdS ;)

3. LCTN

LCTN Power Member

Se usas Ubuntu então sabes que para instalar 99% das coisas não precisas de comandos, tens o Adicionar/Remover Programas, o Synaptic, e podes arranjar programas noutros sítios (exemplo). Há claro, coisas para as quais é necessário recorrer à consola, mas para a maioria das coisas ditas "normais" só a usa quem quer:).
    Eu para instalar coisas uso normalmente a consola, pois faço as coisas mais rapidamente por ai, é coisa que se aprende e que se torna natural. O Ubuntu até é das distros mais amigas do utilizador, se usasses outras distros mais "hardcore" ias ver o que era usar a consola:D

Cumprimentos.

4. cheires

cheires Power Member

Para novo utilizador não há melhor coisa que ubuntu, no entanto o ubuntu já trás muita papinha feita.
    Se realmente queres mesmo aprender linux, a primeira coisa a fazer é deixares o ubuntu.
    Se reparares a linha de comandos não é tão assustadora como possa parecer, não sei a tua idade, mas quando andava no liceu o que tinha à frente era uma consola em ms-dos. Agora tenho à minha frente uma consola em linux.
    A maioria dos comandos são iguais para todas as distribuições, apenas costumam mudar os comandos de actualização do sistema.
    Assim sendo se queres mesmo aprender linux aconselho Debian, esta é a distribuição "mãe" do ububtu, mas não trás tanta papinha feita.
    Vais ver que, se gostares, te vai dar muito gozo configurar o rato, os vários serviços, etc.
    Se apenas quiseres ser mais um utilizador de linux, então continua no ubuntu que estás muito bem.

5. Underground909

Underground909 Power Member

Discordo... aprender Linux pode-se com qualquer distribuição, incluindo as user-friendly. Basta o utilizador ter vontade. "Aprender Linux" não é obrigatoriamente ter de andar a fuçar para instalar o rato ou outros dispositivos...

6. Aprender linux é ter vontade e tempo para tal.
    Muitas pessoas poderão discordar daquilo que direi em seguida, mas digo-o por experiência própria.
    Quem realmente deseja aprender o funcionamento de sistemas unix em detalhe, deve optar por uma distribuição "pura e dura": slackware (ideal) / gentoo (o fantástico emerge pode por vezes ser uma tentação irresistível). Porquê? Porque aprender é "fuçar", é tentar e falhar muitas vezes antes de acertar pela primeira e é, acima de tudo, praticar.
    Quem desejar conhecer o mínimo indispensável, para dizer que usa linux... qualquer distribuição serve, mas garanto-vos que não vão aprender grande coisa: carregar em botões qualquer um sabe.

7. Xarpas

Xarpas To fold or to FOLD?

em primeiro lugar obrigado a todos os que se disposeram a comentar :)

eu vontade de aprender tenho, e realmente estou a gostar ;)
    é um mundo completamente á parte!!

o meu maior problema até a data é o ter de instalar a Pen da TMN (Banda larga pré paga) no EeeBuntu (Standard 2.0) que instalei no meu 1000h...está a dar comigo em maluco!!

8. John Silva

John Silva Power Member

Fala-se muito em Ubuntu e esquece-se que tem como base Debian !
    Além disso, Linux é Linux e qualquer pessoa é bem-vinda porque conhecer algo mais para além do SO habitual é muito educativo e poderá ser muito proveitoso no futuro.
    Discordo completamente quando se afirma que Ubuntu é o melhor para quem chega ao Linux ! É bom mas dizer o "melhor" vai uma longa distância ...
    A distribuição que eu uso, o PCLinux OS (não afirmo que é a melhor), NUNCA se utiliza a linha de comandos pois possui um sistema único de configuração e torna a vida mais fácil, contudo, reconheço que o uso do CLI é vital para quem quer evoluir no Linux.
    Quando afirmei que nunca utilizava a linha de comandos, é verdade no que diz respeito ao uso normal do SO mas se desejarmos ter controlo total do nosso SO, é vital conhecer o poder do CLI.

O CLI não é nenhum bicho de sete cabeças, a melhor forma de aprender é praticar no nosso dia-a-dia mas garanto que depois de sabermos bem os comandos mais utilizados, não queremos outra coisa pois é muito mais rápido e "user-friendly".... Reparem que o conceito user friendly não é idêntico para todos, se poder substituir 10 cliques por uma pequena linha de comandos, então para mim esta última é mais user-friendly...

Partilhar esta Página