primitiva

MadalenaM

Membro
boa tarde!
qual a primitiva de:

e^(2senx).cosx

experimentei a usar o metodo da primitivação por partes mas nao resultou. Será q me podem dar uma ajuda?
mt obgd
 
Não me recordo bem as regras das primitivas, ainda tentei confirmar no google, mas tenho ideia que essa primitiva é semi-directa.

Se não estou em erro, P(e^u.u') = e^u

No teu caso, dava-te jeito um 2 de fora, logo o resultado seria (e^(2senx))/2

Volto a repetir que não tenho certezas, confirma isto antes.

abraços, HecKel

EDIT: acabei de confirmar, é mesmo, P(e^u.u') = e^u

Ver aqui
 
Essa é imediata, mas tens de fazer um "truque" das potências primeiro:
Originalmente tens:
e^(2senx).cosx
e é o mesmo que teres:
((e^2)^senx).cosx ("dividi" em duas potências, e^2 [constante] e tudo isso levantado a senx [funcao])
e basicamente agora existe uma regra de primitivação que te diz que quando tens:
(a^f) * f' , a primitiva é dada por (a^f) / ln(a)
neste caso o "a" é o teu e^2 e o f é o teu senx (que derivado dá cosx, logo tens tudo prontinho para aplicar a regra)

Portanto, a primitiva dá (se eu não estiver errado):
(e^2senx)/ln(e^2)
simplificando...
(e^2senx)/ln(e*e)
<=>
(e^2senx)/(ln(e) + ln(e))
<=>
(e^2senx)/2

Espero ter ajudado :)

Edit: Acabei de confirmar, derivando esse último resultado chegas ao resultado inicial, portanto a primitiva é mesmo essa.
 
Última edição:
_freelancer_, acabaste por chegar ao mesmo resultado que eu :P

Separares o e^2 não te ajuda de muito, se reparares bem trata-se de uma constante, pelo link que mostrei é facil de notar que apenas precisas de ter em consideração o u e o u' e tratar devidamente esses ;)

abraços, HecKel
 
Pois, realmente tens razão, eu quando olhei para a tua solução estava a pensar em e^(u.u') e nem reparei que sem os parêntesis seria só o u na exponencial, e não todo o produto :) my bad.

De qualquer das formas deu para desenferrujar pois os exames aproximam-se .. :'(
 
Back
Topo