Prioridade ao.... ISO?!

Rui Marto

Power Member
A exposição consiste em três valores:

- Abertura
- Velocidade
- Sensibilidade

Todos eles influenciam a exposição e a foto na mesma medida, cada um com as suas vantagens e desvantagens.
Será que, da mesma forma que existe prioridade à abertura e à velocidade, não faria sentido existir também à sensibilidade?

As duas primeiras já vêm do tempo do filme, onde eram os únicos dois factores controláveis pela máquina, mas isso hoje em dia já não acontece. Com o digital o ISO é tão ajustável quanto qualquer uma das outras duas.

O que é que vocês acham?

(Não, a esta hora um gajo não tem mais nada em que pensar..)
 
A minha Nikon em automático não mudava o ISO se este fosse definido para não ser automático. Se não conseguia tirar a foto avisava ou abria o flash.

Acho que a minha 400D não faz isso e sinceramente não me interessa minimamente... Não largo o modo M...

Até devia de o fazer mais vezes!
 
Bom, se calhar não percebi a questão, mas acho que todas as DSLRs actuais tem prioridade ao ISO! Se não vejam: o que é ter prioridade a XXX (abertura, velocidade ou ISO)? É poder fixar esse parâmetro e deixar que o metering da máquina ajuste de forma automática os outros. Ora qualquer máquina com ISO automático desactivado é precisamente isso o que faz: fixa-se um ISO e o metering ajusta os outros parâmetros.

O que falta em muitas máquinas não é a prioridade/controlo manual do ISO, mas sim o modo automático. Em particular, sei que algumas Canon não possuem a função do ISO automático que para mim parece básica numa DSLR.

Também é certo que algumas implementações da "prioridade ao ISO" deixam muito a desejar, especialmente quando mudar o ISO é uma opção enterrada no menu e não com uma tecla dedicada.
 
Yep, pelo menos as Pentax têm isso (pelo menos a K10D).

De qq modo, não sei até que ponto faz grande sentido. No modo *P* (pelo menos na Nikon) se meteres o ISO a um determinado valor, a velocidade de obturação e a abertura vão ser ajustados em relação a esse valor de ISO escolhido (mais a velocidade de obturação). E até se pode mudar ligeiramente os valores do P e tens acesso a todas as coisas mais avançadas, como o RAW e afins ...

E também tem o ISO automático, que pode ser definido até um valor máximo, tanto a nível de ISO em si como de velocidade mínima de obturação a que este modo entra em funcionamento. E isto na D40, imagino que para cima existam bastante mais opções.
 
Última edição:
As pentax (K200D e Kx0D) tem um modo Sv "sensitivity priority" na rodinha onde estao os outros modos.
Se nao me engano, as reviews eram "hmm curious..."
E interessante, mas nao me parece essencial, mudar o ISO pelo menu e bastante rapido, parece-me que podes ter o mesmo efeito em P mode e mudando o ISO.

No fundo ha um aumento de rapidez, mas precisas de estar num ambiente bastante desafiante para precisar de mudar constantemente de ISO dessa maneira. Isto aliado ao facto que deves confiar muito nas escolhas da maquina para exposição correcta desses ambientes...
 
Na D80 mudar o ISO é algo relativamente simples/rápido.
Mas como já alguém disse, se fixares o ISO e colocares em modo P, acho que é semelhante a uma prioridade ao ISO.
 
Por acaso estava a pensar não me ocorre nenhuma utilidade para isso. lol Além disso, é o que o já foi dito, o ISO tranca-se e muitas vezes o que falta é um ISO automático.
 
E funciona bem? Já não sei qual era a máquina que me tinham dito que meteres Auto ou ISO400 é a mesma coisa, porque ela raramente usa outro. lol

Honestamente não uso muito, por isso nunca reparei se ela tem tendência para usar mais um valor ISO que outros, mas pelo que já experimentei até que funciona bem.

Meti para só activar o ISO automático a partir de 1/30 e pareceu-me bem, mas isso precisava de um uso mais intensivo para tirar conclusões ...

E já agora, no ISO auto ele vai buscar valores ISO estranhíssimos, tipo 560, 640, 340, etc, etc ...
 
Última edição:
As Pentax penso que desde a k10 (à 2 anos, portanto) que têm tanto prioridade à sensibilidade (Sv), como prioridade à abertura E exposição(TAv).

E já agora, no ISO auto ele vai buscar valores ISO estranhíssimos, tipo 560, 640, 340, etc, etc ...

Porque é o valor que a máquina calcula como correcto para aquela exposição. Se com 200 fica sub e com 400 fica sobre exposto, aplica-lhe 340.
 
Última edição:
acho que 1 modo para isso é useless, porque o ISO é algo que pode estragar as fotos e não convém deixar variar livremente ;) Se bem que as maquinas costumam ter pelo menos 2 modos de iso automático, LOW e HIGH, do tipo se a maquina vai dos 100 aos 3200, o low vai dos 100 aos 400-800 e o high de 400 a 3200, digamos.

Mas o modo programa é um pseudo prioridade ao ISO. Fixas o ISO e outros parametros e a maquina ajusta a abertura e velocidade,,,
 
Essa é interessante... Regulas a abertura e exposição, estilo modo M e ela dá-te o ISO?

Sim. :)

Destroyer: A intençao desses modos nas Pentax é principalmete possibilitar a configuração rápida de determinados parametros nas situações em que são necessários, sem ser reciso andar a navegar em menus e afins. Outras camaras e as próprias pentax fazem o mesmo em P, mas não tão rápidamente. ;) É uma questão de ergonomia.
 
E funciona bem? Já não sei qual era a máquina que me tinham dito que meteres Auto ou ISO400 é a mesma coisa, porque ela raramente usa outro. lol

Isso depende da "agressividade" do Auto-ISO. A minha Canon A70, por exemplo, em Auto-ISO só usa a gama 100 a 200 (salvo erro). A D70 usa a sua gama completa de ISO (200-1600). Modelos Nikon mais recentes permitem restringir a gama, caso queiramos evitar os ISOs mais altos. A Canon D40 só usa as gamas 100-800 e 400-800 e a Canon D30 só usa a gama 100-400.

E já agora, no ISO auto ele vai buscar valores ISO estranhíssimos, tipo 560, 640, 340, etc, etc ...

Isso não têm nada de estranho. O estranho é esses valores não estarem disponíveis quando se escolhe manualmente o ISO, mas essa uma característica da interface do firmware. Na D40 (possivelmente para não "confundir" o publico ao que se destina) o ISO só dá para ajustar em passos de 1-stop; na D70 é ajustado em passos de 1/3-stop; e na Canon 40D dá para escolher entre as duas opções. Como em Auto-ISO o valor é calculado com uma fórmula matemática, pode ser tão exacto quanto o amplificador de sinal do sensor permita sem dar mais trabalho ao fotógrafo, pelo que só o passo de 1/3-stop (ou menos) se justifica.
 
isto é completamente off topic, mas..

é a 1ª vez que recebo um email de um site de uma "loja" a promover-se.

estes tipos devem saber o tipo de incoming/outcoming emails eu tenho e depois tentam enganar um gajo com estes sites

olhem a Canon EOS 5D a 211€ http://www.shoplew.com/product.asp?id=315

alguém conhece este site?
 
Back
Topo