Prioridade ao.... ISO?!

e na Canon 40D dá para escolher entre as duas opções.

Três opções. Se não estou em erro dá para optar por 1 stop, 1/2 e 1/3.


A sério?

Bem, afinal isso está explicado no manual. Em M o ISO é sempre fixo (faz todo o sentido) e nos outros modos é automático, mas como ela não sabe o que estás a fotografar, usa por base o ISO400 e só muda se vir que não consegue a foto.
 
Última edição:
Na minha tenho um botão para o iso, e tem um valor que diz auto(depois varia o valor até 400), e outros fixos, tipo 100 200 400, etc...portanto mesmo em AUTO (P) o iso deverá variar também, se tiver em auto, ou ficará fixo se estiver nalgum valor que não o auto.
 
na 450D podes fixar um iso (100-200-400-800-1600) ou deixar em automatico (200-400-800). por acaso axo 1 bocado estupido o automatico nao descer aos 100, mas enfim...
 
Ou percebi muito mal ou a minha fraca máquina (tal como as outras penso) fazem isso sem qualquer problema.

Será que, da mesma forma que existe prioridade à abertura e à velocidade, não faria sentido existir também à sensibilidade?
É só por no modo P e seleccionar o valor exacto de ISO que quero.

como prioridade à abertura E exposição(TAv).
É só por no modo M e pôr o ISO em Auto. (é obvio que nao funciona lá muito bem pois para alem de a maquina so escolher valores fixos de ISO (que sao so 5 ou 6) ainda tem a questão de o ISO sozinho nao conseguir corrigir a exposiçao da maioria das fotos)
 
Última edição:
Prioridade ao ISO, pelo menos nas compactas é nada mais nada menos que o modo PROGRAMA (P).

As slr's têm todas possibilidade de bloquear certos ISO's?

Gostava que a minha tivesse essa possibilidade
 
Última edição:
Ou percebi muito mal ou a minha fraca máquina (tal como as outras penso) fazem isso sem qualquer problema.

É só por no modo P e seleccionar o valor exacto de ISO que quero.

E porque é que não metes no modo P e seleccionas o valor exacto de F que queres? É a mesma coisa que o Av?

É só por no modo M e pôr o ISO em Auto. (é obvio que nao funciona lá muito bem pois para alem de a maquina so escolher valores fixos de ISO (que sao so 5 ou 6) ainda tem a questão de o ISO sozinho nao conseguir corrigir a exposiçao da maioria das fotos)

Em modo manual o ISO nunca é automático. Se fosse, ao mexeres na velocidade/abertura não alteravas a exposição, porque a máquina compensava com o ISO. E depois como é que fazias para a foto sair mais exposta ou menos exposta?

Prioridade ao ISO, pelo menos nas compactas é nada mais nada menos que o modo PROGRAMA (P).

As slr's têm todas possibilidade de bloquear certos ISO's?

Gostava que a minha tivesse essa possibilidade

Yah, que eu saiba sim. Pode é não ter ISO automático.
 
É só por no modo M e pôr o ISO em Auto. (é obvio que nao funciona lá muito bem pois para alem de a maquina so escolher valores fixos de ISO (que sao so 5 ou 6) ainda tem a questão de o ISO sozinho nao conseguir corrigir a exposiçao da maioria das fotos)

Depende da máquina. Nos casos das DSLRs da Nikon e da Canon, abertura, velocidade e ISO podem variar em 1/3-stop, pelo que é sempre possível tirar um 1/3-stop de abertura e acrescentar 1/3-stop de ISO e por ai a fora.

E porque é que não metes no modo P e seleccionas o valor exacto de F que queres? É a mesma coisa que o Av?

No modo P a abertura e a velocidade são automáticos. Claro que há n-combinações de abertura/velocidade que dão a mesma exposição (em termos de luz). As máquinas normalmente escolhem só uma (que quase nunca é a que queremos!). Na minha Nikon dá para escolher qualquer uma destas combinações (embora também há uma "escolhida" pela máquina).

Em modo manual o ISO nunca é automático. Se fosse, ao mexeres na velocidade/abertura não alteravas a exposição, porque a máquina compensava com o ISO. E depois como é que fazias para a foto sair mais exposta ou menos exposta?

No modo "M", a que normalmente chamamos "manual", só a abertura e a velocidade são efectivamente controladas manualmente pelo fotógrafo. O metering continua a funcionar e a exposição pode ser compensada mexendo noutros parâmetros, nomeadamente o ISO e a potencia do flash caso este seja usado. Aliás, o modo manual é muito útil quando se usa flash porque é preciso expor de forma diferente o background (usando a velocidade) e foreground (usando a potencia do flash) tendo em conta que a abertura afecta os dois.

Pelo menos na Nikon o ISO automático funciona em modo Manual e faz todo o sentido que funcione. Assim a exposição continuará a ser "correcta" (segundo o metering), mas temos controlo creativo sobre a abertura e a velocidade.
 
Ou percebi muito mal ou a minha fraca máquina (tal como as outras penso) fazem isso sem qualquer problema.

Também percebeste isto mal?

Outras camaras e as próprias pentax fazem o mesmo em P, mas não tão rápidamente. ;) É uma questão de ergonomia.

:p

Por menus, nesta era da electrónica também se podia criar um para a exposição e outro para a abertura com valores a variar entre fixos e auto. Fazias tudo no P ou no M e ias aos menus ajustar cada parametro individualmente. Não precisavas de Tv nem Av sequer. Mas imaginas o pouco ou nada prático que isso era, certo? A sensibilidade, sendo um dos 3 factores que influencia a exposição, não perde nada em ter modos dedicados, à semelhança da abertura e velocidade. Os modos, hoje que é tudo controlado electrónicamente, servem para facilitar a utilização. Nada mais.

Que até a mais rafeira das camaras têm algum tipo de auto iso toda a gente sabe. ;)
 
Back
Topo