Privilégios de administrador no Ubuntu

José Alberto

Power Member
Instalei Ubuntu numa máquina virtual e estou, junto ao "livro" do Ygor Abreu ( http://www.techzonept.com/showthread.php?p=3597128#post3597128 ) descobrindo coisas... queria instalar o jogo OpenTTD (que vem nos repositórios, excelente) mas como preciso de uns ficheiros do TTDL. O problema é copiar esses ficheiros desde a Area de Trabalho (ou ambiente de trabalho) para a pasta do jogo porque aparece uma mensagem de erro dizendo que não tenho permisões para isso. O que posso fazer?
 
Não estou a conseguir.

Untitled-1-5.jpg
 
O problema é que tu tens de navegar na consola até à pasta onde se encontra o ficheiro.
$ cd /home/alberto/Área \de \trabalho
$ sudo cp nome.do.ficheiro /directoria.de.destino
Não tenho certeza se é assim que se escreve os espaços, mas usa a tecla TAB que auto completa o que estás a escrever.

Ou então tens de incluir no comando a localização do ficheiro:
$ sudo cp /home/alberto/Área \de \trabalho/nome.do.ficheiro /directoria.de.destino

Percebeste os dois modos?
 
Untitled-1-7.jpg


Após copiar os ficheiros o jogo abre normalmente como em Windows.

Muito obrigado pela ajuda. Vou continuar a explorar o SO e colocar outras questões... mas como fazem para aprender tantos comandos?
 
Nós não nascemos ensinados.
Ao longo dos tempos também vais aprendendo.
Nunca procurei por saber. Copiando de tutoriais/wikis fui aprendendo aos poucos.

Se fores ao Google e procurares por "linux commands" encontrarás muitos sites úteis..
 
É a prática :-)

Pois, deve ser isso. Depois de ter feito a instalação do OpenTTD reparei que para quem conhece os comandos o SO é bastante simples.

Nós não nascemos ensinados.
Ao longo dos tempos também vais aprendendo.
Nunca procurei por saber. Copiando de tutoriais/wikis fui aprendendo aos poucos.

Se fores ao Google e procurares por "linux commands" encontrarás muitos sites úteis..

Pelo menos o tal tutorial partilhado por um colega nosso durante o dia de hoje é um excelente ponto de partida, e tenho vários sites, portais e vídeos nos Favoritos.

Dentro de pouco vou receber o Asus 1000H e quero estar mais ou menos preparado para instalar nele, pelo menos nos primeiros tempos, um dual-boot XP-Ubuntu, mas penso que a médio-longo prazo coloco Ubuntu na totalidade do disco do sistema.
 
Isto é off-topic mas como mostrei o jogo OpenTTD há dias (instalado noutra máquina virtual que entretanto apaguei) queria saber porque agora, fazendo exactamente a mesma coisa, não consigo que o jogo abra. A diferença é que desta vez Ubuntu está a correr em VMware Workstation.

-Pacote do jogo instalado com o Synaptic.
-5 ficheiros copiados tal qual como no outro dia.

Desta vez nada. No menú Jogos clico no atalho e não acontece nada.

O que poderá ser?
 
Instalar este jogo demora 3 minutos.

Primeiro, sacas o ficheiro .deb:
Código:
wget http://binaries.openttd.org/releases/0.6.2/openttd-0.6.2-linux-debian-etch-i386.deb

Depois, instalas o jogo:
Código:
dpkg -i openttd-0.6.2-linux-debian-etch-i386.deb

Em seguida, é só copiar os ficheiros necessários. Fazes o download:
Código:
wget http://download.transporttycoon.net/files/ttd-graphics.zip

Em seguida, extrais o ficheiro .zip para a pasta,
Código:
~/.openttd

E pronto. É ir à consola e fazer:
Código:
openttd

Espero ter ajudado.
 
Já está. Apaguei todos os ficheiros anteriores (desinstalando o jogo os ficheiros "importados" e defeituosos continuavam lá) com a linha de comandos, instalei o jogo de novo e fiz novo "copy-past" dos ficheiros. O jogo abriu.

Muito obrigado.
 
Back
Topo