Wii Pro Evolution Soccer 2008

Update! :D
Esquema de Controlo do Pro Evolution Soccer 2008 Versão Wii

64127103pd3.jpg


46096272ma5.jpg


58769052cl9.jpg


75813819qq9.jpg


Avista-se confusão...
 
Parece-me bastante simples. Basta apontar para a zona/jogador e executar a acção desejada. Neste caso o drible ou o passe.

Sinceramente, acho que estes elementos de point and click podem beneficiar bastante a experiência. Começa a despertar-me algum interesse, o que não aconteceria se fizessem apenas o bump a nível gráfico da praxe e mantivessem os controlos do costume - que devem remontar ao primeiro ISS Pro, do ano de 1842, ou por aí.

O jogo perde logo a essência com este novo mecanismo, podiam usar o Wiimote ou o Nunchuck para os lançamentos laterais, para os jogadores da barreira saltarem etc...

Agora um sistema point and click? Não me agrada muito, mas também terei que experimentar e ver o resultado...
 
Não se perde essencia alguma, no minimo ganha-se uma essencia nova, este trabalho por parte da kanomi era o k tds os developers deviam estar a tentar na wii, pode parecer estranho mas no fim o resultado pode ser bom.
 
Não vejo sucesso para este jogo.. Como o Red Devil disse, um sistema "point & click" não cai nada bem num jogo deste tipo.

Aliás, nao me vejo a jogar um jogo destes, e ter que estar sempre a apontar para a tv! É que pelo que vi, os jogadores movem-se consoante a posição do wiimote..

E onde vai ficar a piada de jogar contra o amigo? É nula, pois todos os movimentos são captados pelo adversário!

Ainda tinha esperança de existir uma opção para se jogar com o classic controler, mas puff..
 
Bom, peço desculpa mas isto já começa a parecer a história do homem que é preso por ter cão e por não ter.

Se usassem os comandos apenas para lançamentos e afins, vinha logo a história dos gimmicks e do waggle! Se tentam inovar e avançar com a série numa nova direcção, deveriam limitar-se a acrescentar uma ou outra feature.
Assim é complicado!

Eu apoio a Konami; é preciso explorar os comandos. Venham mais editoras com a mesma atitude. Eu agradeço.

Errei ao dar essa sugestão porque obviamente não poderíamos fazer os lançamentos com um comando e o próprio jogo noutro comando...

Uma coisa é inovar, outra é estragar o trabalho feito pela Konami durante estes anos todos...Mas repito, digo isto pelas imagens que vejo, jogar o jogo é outra coisa...

E aliás como é que a Nintendo pode atrair mais consumidores se um produto por exemplo com o PES que é um jogo de massas sofre uma reestruturação total no jogo?
 
Bom, peço desculpa mas isto já começa a parecer a história do homem que é preso por ter cão e por não ter.

Se usassem os comandos apenas para lançamentos e afins, vinha logo a história dos gimmicks e do waggle! Se tentam inovar e avançar com a série numa nova direcção, deveriam limitar-se a acrescentar uma ou outra feature.
Assim é complicado!

Eu apoio a Konami; é preciso explorar os comandos. Venham mais editoras com a mesma atitude. Eu agradeço.
Subscrevo.

Percebo perfeitamente que os jogadores de PES tenham reservas, no entanto acho mal enchotar uma novidade sem sequer lhe dar segundas hipóteses, tudo tem de evoluir e realisticamente o PES com dual analog bateu numa parede, é o que todos nós já sabemos e está muito polido... mas não tem espaço de manobra para mais.

O que eu vejo neste jogo é não só algo fresco nesse aspecto como features novas; que podem ser vantajosas. Os videos que vimos... eram de pessoas a jogar, e pareceu funcionar bem; quanto a multiplayer local... vêm o quê? os jogadores que mandámos correr para trás? de facto é capaz... mas aí estamos a fazer algo que não fazemos com o dual shock.

Quanto às setas de passes possíveis... de que importa? também vejo as deles, e para todos os efeitos os passes possíveis são os jogadores que estão onscreen, não diz qual delas eu vou escolher, são meramente trajectórias possiveis. Em suma... acho que se está a exagerar no impacto que isso tenha.

Também acho que há aqui um mal entendido na medida em que as pessoas pensam que o controlo via joystick foi parar ao pointer de forma a termos um PES "point and click", não é esse o caso, jogadores continuam a ser controlados via joystick; há é elementos e liberdade extra.
Uma coisa é inovar, outra é estragar o trabalho feito pela Konami durante estes anos todos...Mas repito, digo isto pelas imagens que vejo, jogar o jogo é outra coisa...
Lá está, porquê o conformismo... e porque é que os controlos com o Wiimote têm de girar à volta de um remapeamento disso? é que assim... obviamente que será inferior porque está a tentar recriar algo que é fundamentalmente diferente.
E aliás como é que a Nintendo pode atrair mais consumidores se um produto por exemplo com o PES que é um jogo de massas sofre uma reestruturação total no jogo?
Este jogo não é da Nintendo, é da Konami; no entanto o PES chega a toda a gente? e este é mais fácil ou mais complicado de masterizar? (porque faz coisas que o outro não faz)

São respostas que não temos, no entanto embora o PES seja do interesse de todos os europeus como amantes de desporto não diria que é um jogo friendly por aí além... é que ele usa os butões e joysticks todos. Com o Wiimote... bom; só o facto de fazer mais coisas, mantenha ou facilite... desde que as faça bem, é sem duvida um bónus para os fãs; terão de remasterizar o jogo... mas o que interessa é que seja possivel jogar neste tão bem como se joga com um dual shock; e ainda não vi nada que me dissesse que não é o caso.
 
Última edição:
E aliás como é que a Nintendo pode atrair mais consumidores se um produto por exemplo com o PES que é um jogo de massas sofre uma reestruturação total no jogo?
Acho que é exactamente desta forma que a Nintendo vai atrair mais consumidores. Se os controlos fossem iguais aos ontrolos da PS3 e X360 então os consumidores compravam estas versões.

Se estes controlos forem bem implementados e o jogo se tornar viciante e divertido ao mesmo tempo, vai ser um sucesso. Só o facto de se controlar uma equipa inteira e efectuarmos as nossas jogadas favoritas é um must. Já tou a imaginar o pessoal na Wii a imitar jogadas de golo que o Benfica marcou...
 
Subscrevo.

Percebo perfeitamente que os jogadores de PES tenham reservas, no entanto acho mal enchotar uma novidade sem sequer lhe dar segundas hipóteses, tudo tem de evoluir e realisticamente o PES com dual analog bateu numa parede, é o que todos nós já sabemos e está muito polido... mas não tem espaço de manobra para mais.

Comentar e criticar nunca fez mal a ninguém, já o disse várias vezes, estou conformado mas também posso dar o braço a torcer se o resultado me agradar mas só posso comentar imagens e vídeos...
Quanto às setas de passes possíveis... de que importa? também vejo as deles, e para todos os efeitos os passes possíveis são os jogadores que estão onscreen, não diz qual delas eu vou escolher, são meramente trajectórias possiveis. Em suma... acho que se está a exagerar no impacto que isso tenha.

Alguma vez jogastes PES? É muito fácil dizer que as setas não importam, bla bla bla mas para quem joga há anos este jogo, eu por exemplo não percebo o porquê de haver setas, até porque deita logo a perder a espontaneidade do jogo, não é exagero...
Também acho que há aqui um mal entendido na medida em que as pessoas pensam que o controlo via joystick foi parar ao pointer de forma a termos um PES "point and click", não é esse o caso, jogadores continuam a ser controlados via joystick; há é elementos e liberdade extra.
Diz-me como é possível fazer passes de ruptura com o sistema de point and click, sendo assim basta apontar e clicar que até podemos fazer passes impossíveis...
Lá está, porquê o conformismo... e porque é que os controlos com o Wiimote têm de girar à volta de um remapeamento disso? é que assim... obviamente que será inferior porque está a tentar recriar algo que é fundamentalmente diferente.

Eu pergunto, para quê mudar assim radicalmente o jogo? A Wii não é uma consola para todas as massas?

Este jogo não é da Nintendo, é da Konami; no entanto o PES chega a toda a gente? e este é mais fácil ou mais complicado de masterizar? (porque faz coisas que o outro não faz)

Se têm a oportunidade de atrair consumidores «terceiros» por assim dizer para quê mudar assim o jogo? Não posso dizer que seja mais fácil ou mais complicado porque ainda não o joguei...

Neste caso a dificuldade não entra na discussão porque para mim mesmo que jogue nos níveis mais díficeis eu divirto-me a jogar PES, estou a falar do mecanismo de jogo, o estilo de jogo, as fintas, os remates, os passes, quase tudo será diferente...

São respostas que não temos, no entanto embora o PES seja do interesse de todos os europeus como amantes de desporto não diria que é um jogo friendly por aí além... é que ele usa os butões e joysticks todos. Com o Wiimote... bom; só o facto de fazer mais coisas, mantenha ou facilite... desde que as faça bem, é sem duvida um bónus para os fãs; terão de remasterizar o jogo... mas o que interessa é que seja possivel jogar neste tão bem como se joga com um dual shock; e ainda não vi nada que me dissesse que não é o caso.

Diz-me como é que é possível haver uma experiência equiparável com um dual-shock?
 
Vou deixar acentar para ver. Um dos problemas do PES, das versões ke joguei 3, 4, 5, e pouco da 6, era a nível do passe. Que muitas vezes o passe saia para onde eu queria. E outro problema, era que se eu sprintasse com um jogador, parte das vezes os outros vinham a passo, com este sistema dá para mandar desmarcar um jogador para nos acompanhar. Se o sistema de comandos for bem implementado, tem tudo para se safar.

A nível gráfico tb tá bonito, vamos ver o que sai dali :D
 
I_Eat_All disse:
Percebo perfeitamente que os jogadores de PES tenham reservas, no entanto acho mal enchotar uma novidade sem sequer lhe dar segundas hipóteses, tudo tem de evoluir e realisticamente o PES com dual analog bateu numa parede, é o que todos nós já sabemos e está muito polido... mas não tem espaço de manobra para mais.

Concordo em dar a oportunidade que o jogo merece, mas EU sendo fan do jogo, não olho de bom agrado a esta inovação..
Quanto ao Dual analog, penso que a maior parte continua a não dar muito uso a isso (salvo algumas fintas), eu por exemplo gosto de controlar os jogadores com o pad classico..

I_Eat_All disse:
O que eu vejo neste jogo é não só algo fresco nesse aspecto como features novas; que podem ser vantajosas. Os videos que vimos... eram de pessoas a jogar, e pareceu funcionar bem; quanto a multiplayer local... vêm o quê? os jogadores que mandámos correr para trás? de facto é capaz... mas aí estamos a fazer algo que não fazemos com o dual shock.

Quanto às setas de passes possíveis... de que importa? também vejo as deles, e para todos os efeitos os passes possíveis são os jogadores que estão onscreen, não diz qual delas eu vou escolher, são meramente trajectórias possiveis. Em suma... acho que se está a exagerar no impacto que isso tenha.

Sim, ja se falou que a possibilidade de controlar todos os jogadores, é uma mais valia..
Quanto ao multiplayer vê se quase TUDO, onde se quer o passe, onde os jogadores escolhidos vão, onde o jogador controlado vai.. Acho que nao vale a pena pegar por aí, pelo que vimos em single player é uma salganhada de setas, a jogar a dois então..

I_Eat_All disse:
Também acho que há aqui um mal entendido na medida em que as pessoas pensam que o controlo via joystick foi parar ao pointer de forma a termos um PES "point and click", não é esse o caso, jogadores continuam a ser controlados via joystick; há é elementos e liberdade extra.Lá está, porquê o conformismo... e porque é que os controlos com o Wiimote têm de girar à volta de um remapeamento disso? é que assim... obviamente que será inferior porque está a tentar recriar algo que é fundamentalmente diferente.Este jogo não é da Nintendo, é da Konami; no entanto o PES chega a toda a gente? e este é mais fácil ou mais complicado de masterizar? (porque faz coisas que o outro não faz)

Point & Click nos seguintes aspectos: "Figo, tu vais para ali" "Ricardo Carvalho, tu nao sobes, vais la para traz" "Vou fazer um passe presisamente para ali" bla bla bla, dá para entender a ideia que quero transmitir..

PES é um jogo que principalmente é comprado pelos seus fieis fans, a maioria destes fans nao compram o fifa, porque? Pela sua jogabilidade, que se tem arrastado anos e anos, apenas com pequenas mudanças de serie em serie..(em relação ao PES)
 
Última edição:
Quanto ao Dual analog, penso que a maior parte continua a não dar muito uso a isso (salvo algumas fintas), eu por exemplo gosto de controlar os jogadores com o pad classico..

Dá um jeito rematar no pad.. pelo menos a mim não dá...

Quanto ao jogo em si.. Se o sistema funcionar bem, vai ser um ponto a favor para comprar esta consola, ao inves das outras, visto ainda n ter um tv HD.

Mas ca estamos para ver, depois logo tiro conclusões.

cumpzz
 
Comentar e criticar nunca fez mal a ninguém, já o disse várias vezes, estou conformado mas também posso dar o braço a torcer se o resultado me agradar mas só posso comentar imagens e vídeos...
Ninguém disse o contrário, até porque já antes nesta thread pessoas criticaram; acho é que estão a ser àsperos demais para com as mudanças.
Alguma vez jogastes PES? É muito fácil dizer que as setas não importam, bla bla bla mas para quem joga há anos este jogo, eu por exemplo não percebo o porquê de haver setas, até porque deita logo a perder a espontaneidade do jogo, não é exagero...
É possivel uma pessoa num forum de jogos em Portugal não ter jogado PES? :confused:
Diz-me como é possível fazer passes de ruptura com o sistema de point and click, sendo assim basta apontar e clicar que até podemos fazer passes impossíveis...
Lá está, daqui a bocado basta apontar para a baliza e disparar, a Konami não é ignorante, dessa forma nem era preciso jogo de equipa, era chegar à à frente e rematar... quando na realidade ele parece previligiar o trabalho de equipa.

Os passes têm limites, não estamos a falar de jogar o PES da PS2 e meter a bola onde queremos, isso era o mesmo que jogar em god-mode...
Eu pergunto, para quê mudar assim radicalmente o jogo? A Wii não é uma consola para todas as massas?
Em que é que este PES invalida isso? não ser pick and play para os jogadores de PES?

Mudaram-no radicalmente para tirarem partido do comando, que por sinal no caso da Wii é o que define a consola em si.
Se têm a oportunidade de atrair consumidores «terceiros» por assim dizer para quê mudar assim o jogo? Não posso dizer que seja mais fácil ou mais complicado porque ainda não o joguei...
Consumidores terceiros? da concorrencia?

Se o gameplay fôr de facto bom... porque não? para todos os efeitos os comandos standard sairiam sempre alterados, a questão é se queríamos um remapeamento ou um sistema feito de raiz... Mas um remapeamento teria problemas em igualar porque era a adaptação de um sistema de controlo fundamentalmente diferente para outro. E mesmo que fosse muito bom... era mais do mesmo não saía dali, que é como quem diz que estava preso ao standard.
Neste caso a dificuldade não entra na discussão porque para mim mesmo que jogue nos níveis mais díficeis eu divirto-me a jogar PES, estou a falar do mecanismo de jogo, o estilo de jogo, as fintas, os remates, os passes, quase tudo será diferente...
A dificuldade que referia era a de masterizar os comandos. As partes diferentes... continua a ser uma finta e um remate. Porque é que são menos divertidas se antes também eram accionadas por meros keypresses? não é que tenhamos perdido realismo (nem uma coisa nem outra, para ser concreto)

O que interessa é que de facto funcione, se não funcionar bem... será esse o dealbreaker.
Diz-me como é que é possível haver uma experiência equiparável com um dual-shock?
Fazendo aquilo a que se propõem bem. Pelos videos não tive razões para pensar "epa quebraram a jogabilidade"; pareceram-me bem.
 
Continuo a pensar que o jogo vai quebrar com algumas coisas que eram possivel no PES "classico". centros rasteiros, passes longos rasteiros a rasgar a defesa, varios tipos de remate (em jeito, chapeu, com efeito, ect). Devia haver uma possibilidade de fazer passes semi-automatico, pois em jogadas rapidas nao estou a ver o sistema point e click a funcionar muito bem. Parece-me algo confusa a forma de jogar, pouco intuítiva.

Mas isto são impressões de ver o video, e o jogo parece ainda se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento. Está ali muito trabalho para ser feito, isto se querem que o jogo seja bom e não um grande flop.
 
Concordo em dar a oportunidade que o jogo merece, mas EU sendo fan do jogo, não olho de bom agrado a esta inovação..
Quanto ao Dual analog, penso que a maior parte continua a não dar muito uso a isso (salvo algumas fintas), eu por exemplo gosto de controlar os jogadores com o pad classico.
Lá está, o jogo está entalado no dual shock ao ponto de quereres usar o D-pad... D-pad num jogos dos dias de hoje e em 3D... não dá dominio nelhum, estamos presos ao Dual Shock (para o bem e para o mal diga-se)
Sim, ja se falou que a possibilidade de controlar todos os jogadores, é uma mais valia..
Quanto ao multiplayer vê se quase TUDO, onde se quer o passe, onde os jogadores escolhidos vão, onde o jogador controlado vai.. Acho que nao vale a pena pegar por aí, pelo que vimos em single player é uma salganhada de setas, a jogar a dois então.
Acho que vale, na medida em que o sugerido é que estragava o multiplayer, não vi razões (ainda) para pensar assim, e se assim fôr a equipa está lá para lhe dar a volta (se de facto funciona mal podem desligar as setas ou meter opção para tal); salganhada de setas... possivelmente. Mas o resto não considero tão mal como pintam, as hipóteses estão lá, não quer dizer que seja assim tão previsível.
Point & Click nos seguintes aspectos: "Figo, tu vais para ali" "Ricardo Carvalho, tu nao sobes, vais la para traz" "Vou fazer um passe presisamente para ali" bla bla bla, dá para entender a ideia que quero transmitir.
Bom, de que outra forma queres fazer esse jogo de equipa com esse grau de controlo numa consola? claro que os comandos têm de reagir prontamente a isso e assim crias uma estratégia "sólida"; nada impede os jogadores da equipa adversária de irem lá na mesma.

Essa componente de estratégia é precisamente a vantagem; aparente, do jogo.
PES é um jogo que principalmente é comprado pelos seus fieis fans, a maioria destes fans nao compram o fifa, porque? Pela sua jogabilidade, que se tem arrastado anos e anos, apenas com pequenas mudanças de serie em serie..(em relação ao PES)
Fieis fãs? os fieis fãs de qualquer jogo são uma minoria... o que o PES tem é fama, até porque mesmo sendo superior ao FIFA não tem evoluído muito nos ultimos anos; e há fãs que se queixam disso mesmo.

O PES é principalmente comprado pelas massas, senão não vendia o que vende. Agora claro... tem nome; mas isso e fãs... é diferente.

Tens fãs que se habituaram e de certo modo "cresceram" a jogar com o dual shock... será que daqui a uns anos temos pessoas que começaram com PES por aqui? e o que acharão?
 
Última edição:
Isto do point and click seria interessante para gestão tactica do jogo (como se fossemos treinadores). Era bom para implantar, por exemplo, na master league; e os jogadores iam-se habituando ao sistema tactico e às jogadas que tinhamos planeadas e estudadas. Isto levava-nos a um roll de atributos tacticos nos jogadores, que deixava de estar tão baseado na tecnica. Assim o PES caminhava cada vez mais para a realidade e simulaçao perfeita.

Devia ter sido este o caminho que deviam ter escolhido, investir na vertente tactica do jogo e aperfeiçoar o sistema de controlo que é um sucesso reconhecido por todos. Aperfeiçoar o PES até ao limite, e nao criar um PES alternativo. :x

PS: eu até me entusiasmei com a ideia, mas ver aquilo em practica fico cada vez menos entusiasmado. Apesar de nao ser o jogo final, e de nao o ter jogado...
 
Só vi agora as imagens do jogo e não fiquei em nada surpreendido, este era mais ou menos o estilo de jogo de futebol que eu tinha projectado com a wii, a EA optou por um sistema mais tradicional mas acho que a konami fez muito bem em inventar. Quem gostar e se adaptar muito bem.. que não gostar fique com o fifa. Mas, comos os outros users ja disseram, não se pode criticar a konami por isso, que só lhe fica bem.
 
Back
Topo