1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Problem Solved]Disco dinâmico

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por MadOnion, 12 de Maio de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 5490)

1. MadOnion

MadOnion Folding Member

Boas ppl.
    Aqui no trabalho converti um disco para dinamico, na esperança de conseguir fazer uma partição pelo XP, o que é certo, é que não previ/sabia, e não é possivel fazer partições nem pelo partition magic nem pelo XP.

A dúvida é: é possivel fazer partições? Se não, haverá alguma maneira de fazer rollback sem formatar a unidade?
    Se for preciso formatar, existe algum programa que faça a imagem do disco?

Tou um bocado aflito com isto aqui no trabalho.
    cumps

Última edição: 1 de Junho de 2005
  2. ctr

ctr Power Member

Pensa em dynamic disk como um disco controlado por um volume manager, já não tens partições, tens volumes, podes criar raids estender volumes em reboot, etc
    Estes volumes n podem ser acedidos por outros sistemas directamente, por share n há problema. N sei se o windows permite fazer um import dos volumes, deve dár ????
    É possivel voltar a basic disk mas perdes os dados todos, tens de fazer backup e restore depois da conversão.

PS: este reconversão é em discos onde não está o boot do windows, onde está o boot n é possivel reverter nem expandir, necessita de reboot aquando da conversão.

Última edição: 12 de Maio de 2005
  3. MadOnion

MadOnion Folding Member

Ou seja tenho que fazer uma imagem da informação toda, e formatar?? para ele voltar a basico?
    Servirá o ghost para isso?

Sorry as perguntas, tou um bocado à rasca

4. JC

JC Power Member

Ora nem mais. Em discos dinamicos não existem partições, estas são substituidas por volumes, que como já disseram permitem muito mais flexibilidade.
    Só te aconselho o uso deste tipo de disco se quiseres ter uma solução tipo Stripping with parity (RAID5), Mirrored Volumes (RAID1), Stripped Volumes (RAID0), Spanned Volumes, pois nem todos os OS's (principalmente pré-Windows 2000) os reconhecem.
    Para converter de volta a básico tens obrigatoriamente de apagar TODOS os volumes no disco em questão (consequentemente os dados) , por isso, faz o backup de todo o disco.

Desconheço suporte do Particion Magic para discos dinamicos, no entanto penso que o Veritas Volume Manager faz o resize aos discos dinamicos.

5. MadOnion

MadOnion Folding Member

zeinternet, então que programa recomendas para fazer backup ao disco?
    Esse tal Veritas Volume Manager ?

Tou à espera de uma resposta do kazuza, penso que ele domina bem esta materia do windowsXP.

6. ctr

ctr Power Member

Não, o veritas volume manager n faz backups, é um volume manager como esse do windows (mas muito melhor ;) ), tenta ver nas release notes do ghost se fala em suporte de dynamic disks. Senão só poderás fazer backup aos dados tendo que reinstalar o windows. Com o backup do windows n funcionará ?

7. ctr

ctr Power Member

Com o backup do windows dá, faz backup a tudo incluindo o system state, vais ter de formatar o disco de novo, instalar o windows (base) e fazer o restore.

8. ctr

ctr Power Member

Aqui está o technote da MS:

AQUI

9. MadOnion

MadOnion Folding Member

Muito obrigado a todos, e a ti em especial CTR.

10. ctr

ctr Power Member

Verdade, o pior é que o ghost normalmente copia tudo, fazendo o restore era capaz de acabar na mesma, isto se fosse feito um recover total incluindo refazer as partições ou volumes, n sei se é possivel apenas restaurar o system state mais o dados, n trabalho assim tanto com o ghost.

11. MadOnion

MadOnion Folding Member

Eu penso que o ghost, iria devolver outravez as definições dinâmicas do disco, infelizmente :005:

Vou seguir aqueles passos, embora lá refira win2000 :mad:

12. ctr

ctr Power Member

Oi, conseguiste restaurar o sistema para basic disk ?

13. MadOnion

MadOnion Folding Member

Tou agora a fazer a imagem do SO ( a ver se faz o full backup, pk é mesmo preciso), com o ghost, e ele disse que a imagem não será dynamic, pelo que se der raia, é formatar e fazer o restore.

Já agora fazendo o restore e estando aquilo em ghs(acho eu, extensão do ghost2003), é preciso o mesmo para fazer o restore, nao é verdade?

cumps mada

14. kazuza

kazuza Power Member

O ghost vai-te permitir fazer o dump da imagem para um disco simpes (exactamente o que tu querias ;) ) , mas para a próxima, não precisas de nada disso ...

Podes, na própria diskmgmt.msc ;) convertê-lo novamente em disco simples...

Se mesmo por aí não desse, resolverias o problema arrancando com o WinPE, e usando o diskpart, destruir o volume dinâmico, mas permitindo ficar com o volume simples...

15. MadOnion

MadOnion Folding Member

Desculpa kazuza, não percebi uma cena, há maneira de fazer rollback para basic ainda?

De qualquer das maneiras imagem tá feita, já fiz a verificação, amanha vou formatar, e com o ghost.exe na disquete, fazer o restore do SO... Solução drástica, mas terá que ser!

16. MadOnion

MadOnion Folding Member

O amigo dekker, pesquisou e encontrou uma solução no site da M$, para quem estiver interessado:

Link

How to Convert a Dynamic Disk to a Basic Disk
    To change a dynamic disk back to a basic disk:
    1. Back up all the data on all the volumes on the disk you want to convert to a basic disk.
    2. Log on as Administrator or as a member of the Administrators group.
    3. Click Start, and then click Control Panel.
    4. Click Performance and Maintenance, click Administrative Tools, and then double-click Computer Management.
    5. In the left pane, click Disk Management.
    6. Right-click a volume on the dynamic disk that you want to change to a basic disk, and then click Delete Volume.
    7. Click Yes when you are prompted to delete the volume.
    8. Repeat steps 4 and 5 for each volume on the dynamic disk.
    9. After you have deleted all the volumes on the dynamic disk, right-click the dynamic disk that you want to change to a basic disk, and then click Convert to Basic Disk.
    NOTE:You must right-click the gray area that contains the disk title on the left side of the Details pane. For example, right-click Disk 1.

O problema mesmo, é ser o meu disco de boot, suponho que quando executar o passo 6. fique sem SO :x2:

Cumps

17. kazuza

kazuza Power Member

Não ficas ... :)

18. MadOnion

MadOnion Folding Member

Ok, vou por ti, já sabia que o kazuza era mais credivel que a MS, isto dito por terceiros.

Se der raia, já temos backup :)
    Amanhã dou noticías!

EDIT:
    " Before you change a dynamic disk back to a basic disk, note that all existing volumes must be deleted from the disk before you can convert it back to a basic disk. If you want to keep your data, back up the data, or move your data to another volume. "

Última edição: 13 de Maio de 2005
  19. MadOnion

MadOnion Folding Member

Como é disco de boot, não me deixa apagar o volume, por isso vai seguir agora format, e depois um restore da imagem, que está no meu HOME DISK.

EDIT: pc formatado em NTFS, não sei porque não tinha opções para FAT32, mesmo fazendo D para apagar a partição, em seguida seguiu-se o format, mal acabou o format, fiz reset, boot pela disquete, ghost.exe e depois fui a PARTITION e depois FROM IMAGE, fiz os passos todos, e imagem restaurada.
    O que aconteceu é que o pc fez boot, faz aquela barra de progressão, e vai ao WELCOME, e não passa daí :|

Tou a ficar desesperado com isto, e já vou em muita perda de tempo!
    será da partição nova estar em NTFS agora?

Última edição: 14 de Maio de 2005

Partilhar esta Página