[Problema] 3 PC's - 1ModemUSB - 1 RouterWireless

SchwanZ

Power Member
É o seguinte...eu tenho 3 PC's pa ligar em rede sendo que 2 deles ligam ao router por cabo e o outro por wireless!
Acontece que a ligaçao à internet que é preciso partilhar é da SAPO a linha é RDIS e so um computador é que possui acesso e é obviamente o que tem o modem ligado a ele!
Os Pc's tem todos XP Pro Sp2.

Eu quero ligar os PC's todos ao router e quero que todos partilhem a ligaçao a net bem como impressoras e etc! e que estejam protegidos claro!

O QUE FIZ:

1. Pus o router a atribuir IP's fixos aos computadores da rede bloqueados aos MAC's das placas
(funcionou...tds os pcs ficaram com os IP's que defini)
2. Activei o WPA with Tkip pra rede wireless e desactivei o envio do ssid (Funcionou tb o pc detecta a rede com a maxima força)
3. Activei a partilha de internet no pc que a têm!

Aqui esta o esquema das minhas ligaçoes e ip's


O PROBLEMA:

Os PC's nao se vêm na rede e ja aconteceu uma vez que um visse todos os outros mas quando tentava entrar dizia "Nao tem permissao...bla...bla...contacte o admin" a net tb nao da nos outros pc's!
Terei de mexer nas permissoes locais? e/ou desligar o IPSec?

Alguem que me de uma ajuda.

Uma possivel soluçao que nao sei se funciona:

1. Ter o PC com net com um IP de rede do tipo 192.168.0.1
2. Desactivar o Dhcp do router e por os pc's com atribuiçao automatica por dhcp ficando eles com ip's do tipo 192.168.0.x ou eu mesmo defino uns fixos!
3. POR O ROUTER COM o IP 192.168.0.2 por exemplo.

E quando fosse preciso os PC's 2 e 3 acederem À net (ver imagem) eles encontravam a rede por broadcast...

Espero ter sido claro e que me ajudem a corrigir o problema!
De qualquer modo so la pa dia 18 é que me vou aventurar a resolver o problema porque pra já nao tenho pachorra :P

EDITED: Eskecime-me de mencionar que o router é um acess point da conceptronic!
 
Última edição:
consegues pingar interface's ? P.ex. pingar pc1 de pc3 ,etc . ta tudo a comunicar?

se sim ,entao so tens duas coisas a fazer (basedo no diagrama):
tens q configurar nos pcs 2 e 3 que se conectam a internet via outro pc (control painel-network connections-network setup wizard). Depois tens definir como default gateway desses dois pcs o ip do pc1, neste caso 192.168.1.2. Tens que ter o dns server activo no router.
Tudo resto podes deixar como esta no diagrama.

cpmts
 
consegues pingar interface's ? P.ex. pingar pc1 de pc3 ,etc . ta tudo a comunicar?

se sim ,entao so tens duas coisas a fazer (basedo no diagrama):
tens q configurar nos pcs 2 e 3 que se conectam a internet via outro pc (control painel-network connections-network setup wizard). Depois tens definir como default gateway desses dois pcs o ip do pc1, neste caso 192.168.1.2. Tens que ter o dns server activo no router.
Tudo resto podes deixar como esta no diagrama.

cpmts

na realidade isso para ficar automatico teria k ser o computador na partilha de ligação á internet activares o servidor de dhcp e dns para teres tudo automatico e a navegar, agora se keres mandar os 2 computadores a comunicarem 1 cmo o outro sem teres k ter o 1º computador (servidor) sp ligado essa é a melhor maneira, ams tens k especificar a gateway como sendo esse tal servidor e os dns's ou os do isp, ou o mesmo da gateway k deve dar

edit: tens 1 erro no esquema, se bem entendi:

PC1
)Tem a net, é o servidor
) o seu ip é o 192.168.1.2
) a sua gateway é o 192.168.1.1 (porque é que espeficiaste a gateway este ip este computador n precisa de ter a gateway não é o router k lhe está a dar ligação...)
) Dns tb n é preciso exemplificares até porque não é o router k te ta a dar o servidor de nomes, é a linha noutra placa de rede (ou neste caso modem)
Portanto esta configuração está mal
a configuração correcta é deixares gateway e dns em branco

no
PC2
Tens k meter a gateway
192.168.1.2
dns
192.168.1.2

e no Pc3 tens k meter a gateway
192.168.1.2
dns
192.168.1.2
e assim vai funcionar vais ver
 
Última edição:
É o seguinte...eu tenho 3 PC's pa ligar em rede sendo que 2 deles ligam ao router por cabo e o outro por wireless!
Acontece que a ligaçao à internet que é preciso partilhar é da SAPO a linha é RDIS e so um computador é que possui acesso e é obviamente o que tem o modem ligado a ele!
Os Pc's tem todos XP Pro Sp2.

Eu quero ligar os PC's todos ao router e quero que todos partilhem a ligaçao a net bem como impressoras e etc! e que estejam protegidos claro!

O QUE FIZ:

1. Pus o router a atribuir IP's fixos aos computadores da rede bloqueados aos MAC's das placas
(funcionou...tds os pcs ficaram com os IP's que defini)
2. Activei o WPA with Tkip pra rede wireless e desactivei o envio do ssid (Funcionou tb o pc detecta a rede com a maxima força)
3. Activei a partilha de internet no pc que a têm!

Aqui esta o esquema das minhas ligaçoes e ip's


O PROBLEMA:

Os PC's nao se vêm na rede e ja aconteceu uma vez que um visse todos os outros mas quando tentava entrar dizia "Nao tem permissao...bla...bla...contacte o admin" a net tb nao da nos outros pc's!
Terei de mexer nas permissoes locais? e/ou desligar o IPSec?

Alguem que me de uma ajuda.

Uma possivel soluçao que nao sei se funciona:

1. Ter o PC com net com um IP de rede do tipo 192.168.0.1
2. Desactivar o Dhcp do router e por os pc's com atribuiçao automatica por dhcp ficando eles com ip's do tipo 192.168.0.x ou eu mesmo defino uns fixos!
3. POR O ROUTER COM o IP 192.168.0.2 por exemplo.

E quando fosse preciso os PC's 2 e 3 acederem À net (ver imagem) eles encontravam a rede por broadcast...

Espero ter sido claro e que me ajudem a corrigir o problema!
De qualquer modo so la pa dia 18 é que me vou aventurar a resolver o problema porque pra já nao tenho pachorra :P

EDITED: Eskecime-me de mencionar que o router é um acess point da conceptronic!
um router com um acess point ? é k as ap's nao fazem de router, menos 1 razão para meteres a gateway o ip da AP
 
A ver se entendi:

PC1: Limpo o DNS e o GATEWAY...
PC2 e PC3: Defino DNS e GATEWAY com o IP do PC1 (192.168.1.2)
Activo o DNS server no router.
Deixo o dhcp server do router activo que é o que faz atribuiçao de IP's fixos as minhas placas de rede.

O The_technician disse pa limpar o DNS e GATEWAY do PC1...mas e dps como é que eu acedo as opçoes de configuraçao do router? (tenho de pelo menos deixar o gateway como 192.168.1.1 correcto?)

Com isto consigo ter os PC2 e 3 acederem à net partilhada do PC1 (apenas qd este ta ligado) e a poderem comunicar entre si...é isso?
Assim o PC3 a querer entrar na net...envia um pedido pra 192.168.1.2 que passa por 192.168.1.1 e este reencaminha para o PC1...ai o PC recebe o pedido e como tem a partilha activada o pedido é aceite e estabelece-se ligaçao!

The_Technician disse:
um router com um acess point ? é k as ap's nao fazem de router, menos 1 razão para meteres a gateway o ip da AP
O "router" de que falo é um modem router da conceptronic com antena para wireless...e a sapo era suposto ter enviado um modem para ligar directamente ao router...mas nao enviaram e eu agr tive de me desenmerdar...!

Dia 18 posto resultados ja apartir do PC3 se tudo tiver dado certo! ;) Obrigado pela ajuda!
 
k raio precisas dhcp para 3 computadores??? define os ip's manualmente,e tudo resto de acordo com o diagrama. o resto que tens que alterar ja te disse . Podes por como technician te disse mas vais ter uma net mais lenta,uma vez que os dns requests,alem do todo trafico, vão para cima de pc1. A minha ideia é de que serviço dns seja fornecido por router em vez de pc1, o que vai encurtar e muito o tempo da resposta para resolução de nomes.
mas ponhas como achares melhor e acreditas no que quiseres.
para entrares no router digitas o ip dele no internet explorer . pode estar protegido por username/pass . consulta manual dele
 
Nao ta a dar...

PC1:
IP: 192.168.1.2
Gateway:
Dns:192.168.1.1

PC2/PC3:
IP: 192.168.1.3/192.168.1.4
Gateway: 192.168.1.2
Dns: 192.168.1.1

Todos eles pingam o 192.168.1.1 (router)
O PC2 n sei pq da pa ver os computadores da rede mas diz q nao tenho permissao pa aceder ao PC1 e PC3...e ele consegue pingar ambos o PC1 como o PC3
O PC1 e PC3 nem sequer da pa ver os computadores de rede...da logo um erro a dizer q nao tenho permissao...e ambos nao conseguem pingar o PC2...mas pingam-se entre eles!
Estranho é que o NOD32 foi actualizado no PC2 mas ao abrir o browser nao tenho net!
Ahh...defini o server DNS no router para 192.168.1.1 claro! Tinha la um DDNS mas n sei o q é isso!

AJUDA URGENTE!!! Ja tou a stressar....vou experimentando outras hipoteses...!!
 
Última edição:
se consegues pinga-los todos ta tudo ok . deixa partilha para depois . estabelece primeiro a conctividade basica ,depois internet..so depois aplica as seguranças.
uma coisa esta errada.tenta mudar os dns´s de pc2 e pc3 para 192.168.1.2 (como o tecnician disse) ,uma vez que aquilo que eu imaginei,dns relay, pode não ser suportado pelo router. São tais situaçoes que só tendo o equpamento e testando o poderemos ter a certeza de tudo. Coloca na configuração que tecnician te disse ,deve funcionar de certeza . Mas primeiro remove as seguranças (aplica as no fim quando tiveres tudo a funcionar) e as partilhas deixa para o fim.
 
Fiz como o tecnician disse....mas ainda nao esta a dar!

O PC2 pinga todos....
O PC1 e PC3 nao pinga o PC2!!!!!
E ta sempre aparecer que nao tenho permissoes pa aceder ao pc's!! daç...

Por favor...alguem que me faça assim um PASSO A PASSO RAPIDO DESDE O INICIO...incluindo o que é que eu tenho de fazer no pc2 e pc3 pa eles "reconhecerem" a net do PC1

vou desinstalar a kerio personal firewall (pode ser a causadora disto tudo) e vou activar a do windows!! e vou deixar tar o NOD32 como ta!

OrtodoX...faz-m ai um passo a passo se nao for pedir mt :wink:
 
E ta sempre aparecer que nao tenho permissoes pa aceder ao pc's!! daç...

vai a command prompt de pc1 e pinga o resto da rede:
localhost,ip's de router,pc2,pc3

a minha versao de xp é inglesa,mas va la nao deve ser dificil:

start-accessories-command promp ou start-run-"cmd"
faz os ping's :
ping 192.168.1.X (troca o x de acordo com diagrama)
se tiveres resposta vais ter assim (!!!!!) - quer dizer q ligaçao ip-ip funciona
se nao - (.....) - ta mal


assim testas a conectividade basica
 
KAAAAA PU***************AAAAAAA!! PROBLEMA RESOLVIDO!!

Desisntalei a Kerio personal firewall e ficou tudo a funcionar...mas assim mm tudo...isto ate de pernas po ar funciona...! Eu sabia q nao podia ser assim tao burro...alias ja tinha configurado outras redes...mas por acaso nc tinha usado a kerio!

Bem se kerem montar uma rede e usar a firewall kerio...boa sorte! (deve ser possivel mas nao é user-friendly)

Obrigado OrtodoX e The_Technician pela pachorra de ler o meu topico e por terem de alguma maneira ajudado a encontrar soluçoes!! Mt obrigado! ;)
 
depois no mesmo command prompt escreves :
ipconfig /all
isso vai te dar output de tudo que te interessa
vai a cada um de pc´s e faz isso
vais ter toda informação actual : ip,def.gateway, dns servers,dhcp,etc..


pasta isso aqui (de todos os tres pcs)
*mas retira o ip publico de pc que te acede a net
---------------------------------------------

ok. ja vi q resolveste
fica então esta informação para quem precisar
 
Back
Topo