Problema a "estender" o sinal de rede com Speedtouch & SMC

_Rodman_

I'm cool cuz I Fold
Boas,

Recorro à vossa ajuda pelo seguinte. Em casa tenho um router wireless da Speedtouch (570) que está ligado por cabo de rede ao meu desktop. Esse router wireless tem ip fixo de 10.0.0.138 (não dá para mudar o seu ip físico).

No quarto da minha irmã recebe o sinal através de um adaptador Linksys, que vem do router Speedtouch.

O problema é que na sala o sinal não chega lá, pelo que comprei um Repeater/AccessPoint da SMC.

Este Repeater/AccessPoint tem endereço físico inicial 192.168.2.25, mas é possível mudar isto.

Já tentei como repeater e como access point e não consigo esticar o sinal, sendo que consigo comunicar via wireless com o SMC mas nunca consigo ter net.

Pedia-vos a vossa ajuda, será que tenho que configurar qualquer coisa dos NAPT ou Roteamento de DNS ou IP no SpeedTouch ?

É que já tentei mudar a gama do SMC para 10.0.0.X e nada. Tentei também já por no SMC o gateway predefinido 10.0.0.138 (ip do router speedtouch), mas sempre sem sucesso.

Toda a ajuda seria bem vinda, pois dava-me bastante jeito ter net na casa toda.

Obrigado desde já.
 
Diz-me uma coisa. Se um PC estiver ligado ao router e outro ao repeater consegues aceder ao disco de um a partir de outro?

Repara no seguinte do manual:


"Repeater
– In Repeater mode, the radio channel and SSID

(Service Set ID) of the SMCWEBT-G must be set to the same
values as those of the access point with which the Wireless

AP is associated."

Isto é se o teu Speedtouch tem o SSID XPTO este tem que ter o mesmo SSID.

Vê a página 28 e 30 do manual:​



Trance​
 
Última edição:
Diz-me uma coisa. Se um PC estiver ligado ao router e outro ao repeater consegues aceder ao disco de um a partir de outro?

Repara no seguinte do manual:


"Repeater
– In Repeater mode, the radio channel and SSID

(Service Set ID) of the SMCWEBT-G must be set to the same
values as those of the access point with which the Wireless

AP is associated."

Isto é se o teu Speedtouch tem o SSID XPTO este tem que ter o mesmo SSID.

Vê a página 28 e 30 do manual:​



Trance​
Ainda não testei isso, mas vou testar.

Quanto à questão do SSID, ambos estão a transmitir o mesmo SSID, tanto que no telemovel, quem tem rede wifi, ele chegou a aparecer que a minha rede, tinha 2 AP's disponiveis, porém como ele tentava ligar ao de sinal mais forte, o do repeater, depois quando era para navegar na net, dizia que não conseguia obter resposta do gateway.
 
"Quanto à questão do SSID, ambos estão a transmitir o mesmo SSID, tanto que no telemovel, quem tem rede wifi, ele chegou a aparecer que a minha rede, tinha 2 AP's disponiveis"

Vê lá isso. Não podem estar a transmitir o mesmo SSID caso contrário no teu telemóvel não aparecia a indicação que tens dois APs. Se tudo estiver bem configurado (memso SSID, mesmo canal etc) deve aparecer apenas 1 SSID penso eu (vêr a configuração WDS).

Trance
 
"Quanto à questão do SSID, ambos estão a transmitir o mesmo SSID, tanto que no telemovel, quem tem rede wifi, ele chegou a aparecer que a minha rede, tinha 2 AP's disponiveis"

Vê lá isso. Não podem estar a transmitir o mesmo SSID caso contrário no teu telemóvel não aparecia a indicação que tens dois APs. Se tudo estiver bem configurado (memso SSID, mesmo canal etc) deve aparecer apenas 1 SSID penso eu (vêr a configuração WDS).

Trance

Antes de mais quero agradecer-te pela paciência e ajuda que tens dado.

Talvez não me tenha explicado bem, o SSID é o mesmo no router e no repeater, mas no telemovel como dá para ver detalhes sobre as redes, quando me aparece o SSID da minha rede wireless, se fizer para ver detalhes, ele diz-me que há 2 fontes para essa rede, o que é normal, o router e o repeater.

O problema é que se ligar atraves do repeater, depois não tenho acesso á net.

Mas vou esperar pela hora do almoço, ou então logo quando sair do trabalho, para testar aquela questão do acesso de um disco ao outro.

Abraço
 
"para testar aquela questão do acesso de um disco ao outro."

Sim. Se não der verfica qual o IP do portátil quando se liga ao repeater (usa a linha de comando (cmd) e executa ipconfig)). Penso que o IP não deverá estar no mesmo range do teu Router (10.0.0.X).

Outra coisa que te aconcelho é fazeres o upgrade á firmware do repeater SMC. Podes ir buscar a ultima versão ao site da SMC. Segue os passos que vêm no manual para fazeres o upgrade de firmwares.

Trance
PS: Os speedtouch são muito básicos em termos funcionais. Pode mesmo acontecer que não funcionam bem com repeaters etc etc (não suportam o WDS). Mas antes de concluírmos alguma coisa do género vamos esgotar todas as possibilidades.
 
Última edição:
"para testar aquela questão do acesso de um disco ao outro."

Sim. Se não der verfica qual o IP do portátil quando se liga ao repeater (usa a linha de comando (cmd) e executa ipconfig)). Penso que o IP não deverá estar no mesmo range do teu Router (10.0.0.X).

Trance
PS: Os speedtouch são muito básicos em termos funcionais. Pode mesmo acontecer que não funcionam bem com repeaters etc etc. Mas antes de concluírmos alguma coisa do género vamos esgotar todas as possibilidades.

Pois, mas eu infelizmente, inclino-me bastante para essa última ideia, visto que já reparei que quando por exemplo o portátil, liga ao repeater (que entretanto já configurei para estar na mesma gama do router, 10.0.0.x) fica com um IP ainda assim na gama 192.x.x.x quando supostamente não deveria, já que até o próprio repeater já está configurado para estar na gama do router, com a mesma sub-mascara, e com gateway = ao endereço IP do router.

Vou no entanto testar a ver se consigo aceder de um disco para o outro com o repeater.
 
Isso é muito estranho mesmo. Quando te ligas ao router ficas com que gama de IP's? 10.0.0.X ou 192.168.2.X?

Um meu speedtouch/vodafone (que simplemente deixei de usar) fazia uma coisa interessante. Eu configurava o gajo para usar outro IP. E não é que ele repondia tanto paro o IP novo que lhe dei como para o para o IP original 192.168.2.1. O que reparei é que o IP do router não quer dizer coisa alguma, o que interessa é mesmo vêr o que ele dá como IPs válidos com o DHCP ligado.

Tenta escrever 192.168.2.1 e vê lá se não aparece o ecran de gestão do speedtouch á mesma. Se aparecer quer dizer que efectivamente a gama de IPs que o router usa é 192.168.2.x. Neste caso tens que usar no repeater o IP 192.168.2.2 para não gerar colisões entre IPs.

Trance
 
Última edição:
Isso é muito estranho mesmo. Quando te ligas ao router ficas com que gama de IP's? 10.0.0.X ou 192.168.2.X?

Um meu speedtouch/vodafone (que simplemente deixei de usar) fazia uma coisa interessante. Eu configurava o gajo para usar outro IP. E não é que ele repondia tanto paro o IP novo que lhe dei como para o para o IP original 192.168.2.1. O que reparei é que o IP do router não quer dizer coisa alguma, o que interessa é mesmo vêr o que ele dá como IPs válidos com o DHCP ligado.

Tenta escrever 192.168.2.1 e vê lá se não aparece o ecran de gestão do speedtouch á mesma. Se aparecer quer dizer que efectivamente a gama de IPs que o router usa é 192.168.2.x. Neste caso tens que usar no repeater o IP 192.168.2.2 para não gerar colisões entre IPs.

Trance
Vou testar isso, porém eu quando quero aceder ao router da Speedtouch uso 10.0.0.138 e não 192.168.2.1 tanto que ele atribui aos pc's que ligam por ele endereços da gama 10.0.0.x
 
Para vêr se percebo.

Quando te ligas pelo repeater obtens IPs na gama 192.168.2.X. Quando te ligas ao router obtens IPs na gama 10.0.0.X certo?

Tens a certeza?

Se for esse o caso das duas uma:

1) O router está a dar IPs destintos para os PCs que se ligam ao Repeater dos que PCs que se ligam ao Router.
2) O Repeater está a gerar IPs (usa DHCP).

Se for 1), tenta por o Speedtouch a gerar IPs na gama 192.168.2.X (deve haver um ecran de configuração para isso, pelo menos o meu tinha).

Se for 2) parece que o repeater temn DHCP pelo que deves desactiva-lo.

Trance
 
Para vêr se percebo.

Quando te ligas pelo repeater obtens IPs na gama 192.168.2.X. Quando te ligas ao router obtens IPs na gama 10.0.0.X certo?

Tens a certeza?

Se for esse o caso das duas uma:

1) O router está a dar IPs destintos para os PCs que se ligam ao Repeater dos que PCs que se ligam ao Router.
2) O Repeater está a gerar IPs (usa DHCP).

Se for 1), tenta por o Speedtouch a gerar IPs na gama 192.168.2.X (deve haver um ecran de configuração para isso, pelo menos o meu tinha).

Se for 2) parece que o repeater temn DHCP pelo que deves desactiva-lo.

Trance

Quanto ao 1º caso vou tentar fazer isso, quanto ao 2º o repeater tem DHCP mas só deve estar activo quando ele está seleccionado como AP, visto que se estiver como Repeater, a opção de configurar/desligar o DHCP desaparece do menu.
 
Para o caso 2 faz o seguinte:

1) Muda para o modo AP.
2) Desactiva o DHCP.
3) Muda para o modo Repeater.

Podes inclusivamente dar um IP fixo á máquina (configurar no XP ou no vista) e colocar como gateway e DNS server o endereço IP do router. Depois liga-te ao repeater e vê se consegues aceder á NET. Desta forma o IP do teu PC estará na gama do router mesmo quando se liga pelo repeater (quer esteja o DHCP do repeater ligado ou desligado).

Aconcelhava-te a reverter as configs do SMC para factory defaults antes de avançares com novos testes. Isso já deve estar uma confusão .... :)

Trance
 
Última edição:
Já tentei de tudo e nada dá.

Chegou a altura de fazer uma pergunta estúpida... eu tenho um outro router, com fios, é possivel ter os 2 routers na mesma casa, ligados a linha telefonica, com o mm utilizador do Sapo ?

É que assim ligava esse router com fios directamente na PS3 e ficava este sem fios para a zona dos quartos e pronto, rodeava-se o problema, mas tenho quase a certeza que o SAPO não deve permitir tal coisa.
 
Assim que tiver algum tempo eu dou-te o meu msn. Possívelmente este feriado.

Sim podes ter dois routers. Um liga ao outro e configuras o último como bridge/switch. É muito parecido com o que tens em wireless em termos abstractos.

Apenas um router está ligado á linha telefónica. O outro liga ao router que liga á linha telefónica.

Não me parece ser isto que tu queres porque implica passar um fio de um router ou outro.

Trance
 
Assim que tiver algum tempo eu dou-te o meu msn. Possívelmente este feriado.

Sim podes ter dois routers. Um liga ao outro e configuras o último como bridge/switch. É muito parecido com o que tens em wireless em termos abstractos.

Apenas um router está ligado á linha telefónica. O outro liga ao router que liga á linha telefónica.

Não me parece ser isto que tu queres porque implica passar um fio de um router ou outro.

Trance


Pois, não era essa a ideia, a ideia era mesmo ter um na sala ligado a linha telefonica e por cabo de rede à PS3 e o outro ficar tal como está.

Desisto então... o melhor se calhar é começar a juntar guita e comprar também um modem/router ADSL da SMC e assim já não devem ter problemas, visto que a SMC é pródiga em incompatibilidades com outras marcas.
 
O problema não é tanto a SMC, mas sim do Speedtouch da Thomson. Por alguma razão a Clix, Vodafone e outros estão a vende-los ao desbarato. Eles fazem uma série de alterações ao Modem bloquando uma série de funcionalidades.

A única coisa que consigo dizer é que de alguma forma o DHCP do Speedtouch baralha-se todo.

Trance
 
Última edição:
O problema não é tanto a SMC, mas sim do Speedtouch da Thomson. Por alguma razão a Clix, Vodafone e outros estão a vende-los ao desbarato. Eles fazem uma série de alterações ao Modem bloquando uma série de funcionalidades.

A única coisa que consigo dizer é que de alguma forma o DHCP do Speedtouch baralha-se todo.

Trance

Pois, vou ver se junto 50 euritos e compro um modem/router Wireless SMC, e aí depois o repeater já não deve dar problemas.

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade, neste tópico, este fórum parece que só tinha 2 pessoas.
 
Quando a conversa começa a ser mais técnica/detalhe as coisa mudam normalmente de figura :)

Normalmente no detalhe é que está o gato, e não na estratégia :)

Trance
 
Back
Topo