Problema a focar

Titantropo

Power Member
Estou a fazer umas experiências, mas a focagem ao perto não me está a sair bem, seja com a lente 18-55 (f/3.5 como máximo) ou com a 70-200 (f/4.5 como máximo). Já com o telemóvel, sai bem melhor. Será porque o telemóvel é f/2.8? Será porque pode aproximar mais? As duas coisas? Fotos de paisagens ou de objectos maiores saem bem.

A foto de cima é do telemóvel (Asus Zenfone Max 2) e a de baixo é da máquina (Pentax K-50)

https://imgur.com/a/UQImVe0
 
Por norma a objectiva tem escrito qual a distancia mínima de focagem, mais perto do que isso não foca, pode ser perto de mais.

Uma Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM custa quase 2000€ e não foca a menos de 38cm... Dependo da mão será palmo e meio.

E tb qt mais abres pior, por isso se queres algo tudo focadinho uma 2.8 será pior que uma tirada a 8.
 
Última edição:
Estou a fazer umas experiências, mas a focagem ao perto não me está a sair bem, seja com a lente 18-55 (f/3.5 como máximo) ou com a 70-200 (f/4.5 como máximo). Já com o telemóvel, sai bem melhor. Será porque o telemóvel é f/2.8? Será porque pode aproximar mais? As duas coisas? Fotos de paisagens ou de objectos maiores saem bem.

A foto de cima é do telemóvel (Asus Zenfone Max 2) e a de baixo é da máquina (Pentax K-50)

https://imgur.com/a/UQImVe0

Isto. Verifica primeiro se estás acima da distancia minima de focagem. Tive uma 5D clássica que tinha problemas de back-focus. Se a tua maquina estiver com esse problema e tiver AFMA resolves isso facilmente.
 
Ok, vou ver as distâncias mínimas das lentes.

@Meje, sim, penso que o telemóvel activou o flash automaticamente. Mas mesmo com a diferença de luz, nota-se uma diferença.
 
Ok, vou ver as distâncias mínimas das lentes.

@Meje, sim, penso que o telemóvel activou o flash automaticamente. Mas mesmo com a diferença de luz, nota-se uma diferença.

Pensa na seguinte situação extrema: focar quase na total escuridão e focar com a luz do dia? Achas que podes comparar a focagem de dois equipamentos se cada um deles estiver numa das situações anteriores?

Outra coisa: tiveste confirmação de foco na Pentax antes de disparar?
 
As situações eram as mesmas, uma a seguir à outra. Só que não usei o flash na máquina e no telemóvel está automático e disparou.

Estive a ver as especificações, mas não entendi muito do que estava escrito na lente (aliás, tive de ver no site, porque a minha não tem nada escrito). E também não sei se o site é de confiança. Diz
Distância Focal |18 - 55mm
Abertura Máxima |f/3.5 - 5.6
Abertura Mínima |f/22 - 38

E fui experimentar e afinal a mínima a 55mm é 40.

https://www.ricoh-imaging.pt/pt/encaixe-k/especificacoes/group/14/DA-18-55mm-f3.5-5.6-AL-WR.html
 
As situações eram as mesmas, uma a seguir à outra. Só que não usei o flash na máquina e no telemóvel está automático e disparou.
(...)

Isso são condições totalmente diferentes. Uma fotografia foi feita com imensa luz artificial (do flash) e outra sem luz artificial ou com muito pouca.
 
Que tipo de foco estás a usar? Ponto único? Automático?
Pode parecer descabido, mas se tiveres os pontos de foco em automático, é a máquina que escolhe onde focar... Pode ter focado na mesa.

Mete em ponto único, de preferência o central.

O telefone tem um sensor tão pequeno, que mesmo a f2.8 não irias notar um dof curto, nessa distância, creio eu.

Se for falta de luz , podes sempre usar algo para iluminar a comida, um candeeiro com uma folha branca à frente para difundir a luz... Usa a criatividade... É nisso que a fotografia é gira.
 
E fui experimentar e afinal a mínima a 55mm é 40.
Aí está o problema, estás a usar os 55mm. Para conseguir focar mais perto a 55mm teria ser uma objectiva macro.
Não vás além dos 35mm nesta situação. E usa flash, ou melhor ainda, o telemóvel, que é mais apropriado a esta situação!

Um testemunho: a certa altura eu tinha de tirar fotos à caixa de comprimidos da minha avó, vista de cima (para poder repôr o conteúdo devidamente caso caísse ao chão). Primeiro armei-me em fotógrafo e usava a máquina -- flash, candeeiros, etc... Até ter experimentado o telemóvel e descoberto que este dava um resultado muito melhor!
 
Última edição:
Não, eu não estava a usar os 55mm, liguei a máquina, pus a 55mm e vi qual era a abertura mínima. No site da marca diz que é f/38 a 55mm, mas afinal é f/40 a 55mm.

Quanto ao ponto de focagem, sim, está sempre único e central.

Ontem estive a fazer umas experiências e correu melhor. Mas vou ter de fazer mais para ver se acertei, porque não posso depender do acaso.

Voltando ao telemóvel, acho que se não é da abertura (já que como o Xutos-83 referiu, 8 é melhor que f2.8 e o telemóvel é 2.8 permanente), então será mesmo de o telemóvel ter uma distância de focagem mínima?
 
Back
Topo