Problema a formatar

Type_R_vtec

Power Member
Boas. Tenho aqui um pc de um amigo que tem um problema, neste caso eram dois mas um já está resolvido que era uma memoria ram com erros, o outro é que não consigo formatar o mesmo. Entro no cd tudo mt bem, mas breka sempre na parte que diz "A carregar ficheiros (Executivos do Windows)". Já tentei vários cds e o problema persiste! Com o cd do windows 98 ele formatou uma vez mas depois a instalar o windows ficou-se pelos 61% e nunca mais consegui formatá-lo. Acho estranho também, sempre que ligo o computador as duas drives de cd abrirem do nada sem carregar em botão nenhum excepto o de ligar o pc. Que poderá ser?! Aguardo ajuda vossa.

Abraço.
 
Se tiveres sectores danificados no disco é provável que isso aconteça.

Coloca o disco noutro computador como secundário e formata-o. Tens outra opção que é sacar o Hirens boot cd (google it) e faz boot a partir dele. Possuí ferramentas de disco e memória que te podem ajudar.
 
Obrigado pela resposta stblink. É capaz de ter problemas no disco, pois já o consegui formatar uma vez, e agora não estou a conseguir... Tenho aqui um cd do Hirens boot, mas nunca trabalhei com ele, que irá fazer?
 
Faz boot a partir dele. Seleciona a 2ª opção (não é o mini xp).

Vais para um menu que tens varias ferramentas. Seleciona a que diz hard disk utillities (acho que é assim) ou coisa do género.

tens ferramentas da seagate, maxtor, etc. Podes selecionar a da marca correspondente ao teu disco e seleciona a opção para analisar disco, depois de analisar se detectar bad sectores selecionas a opção para corrigir.
 
Já tentei fazer o que dizes, fui ao seagate tools e parou nos 31%, tentei tb entrar no mini windows xp e parou no loading. Fico com a sensação que é sempre qd está a carregar alguma coisa!!! Que faço?
 
Boas. Tenho aqui um pc de um amigo que tem um problema, neste caso eram dois mas um já está resolvido que era uma memoria ram com erros, o outro é que não consigo formatar o mesmo. Entro no cd tudo mt bem, mas breka sempre na parte que diz "A carregar ficheiros (Executivos do Windows)". Já tentei vários cds e o problema persiste! Com o cd do windows 98 ele formatou uma vez mas depois a instalar o windows ficou-se pelos 61% e nunca mais consegui formatá-lo. Acho estranho também, sempre que ligo o computador as duas drives de cd abrirem do nada sem carregar em botão nenhum excepto o de ligar o pc. Que poderá ser?! Aguardo ajuda vossa.

Abraço.

possivelmente é o disco que tem os sectores danificados.
 
O teu disco é seagate? Eu cheguei a correr essa ferramenta num disco com sectores danificados e ele foi até ao final e informou-me dos sectores danificados e perguntou se queria corrigir. Agora se chega aos 31% e fica parado acho muito estranho.

A opção do mini xp a mim tambem nao dá mas não precisas.

Já tentaste colocar o disco em slave noutra máquina e formata-lo ? Acho que o hirens CD tem ferramentas tambem para formatação a baixo nível. Nas "disk tools" do hirens tens lá algumas ferramentas para formatar discos, tenta usar uma delas para formata-lo e a seguir tenta instalar o windows.
 
Sim o disco é seagate, mas bloqueia em maioria dos programas que já experimentei. Será que se arranjar um windows xp usb entro nele e tento formatar o disco?? É que eu ligo o disco pela caixa externa que tenho e não me abre nada!!
 
O problema é que o pc não é meu. E o dono do pc não quer gastar mais dinheiro com ele, pois a memoria também estava avariada e já lhe meti uma boa. :\ além disso não quero estar a comprar algo e depois o problema não ser dali. O mais parvo no meio disto tudo é as drives de cd's abrirem do nada assim que ligo o pc... :s
 
Última edição:
O problema é que o pc não é meu. E o dono do pc não quer gastar mais dinheiro com ele, pois a memoria também estava avariada e já lhe meti uma boa. :\ além disso não quero estar a comprar algo e depois o problema não ser dali. O mais parvo no meio disto tudo é as drives de cd's abrirem do nada assim que ligo o pc... :s

entao, nada como experimentares com um outro disco usado e que esteja em boas condiçoes! se conseguires instalar o windows nesse suposto disco que conseguires arranjar, deixa o pc correr uma semana e vês como o pc se porta, se tem problemas no rendimento, no sistema global do pc.
 
Última edição:
Pois, outro problema, não tenho outro disco para poder experimentar. :\ Isso era o que queria ter feito logo. O unico que tinha já o vendi e era igual a este que está avariado (ou não...)!
 
Já me aconteceu exactamente o mesmo - e o problema não era do disco nem das memórias.

Tinha a haver com a limitação da capacidade das memórias RAM.

Esse PC ainda usa RAM PC 3200?

Se sim, já experimentaste a limitar a velocidade da memória RAM para 333 Mhz ou mesmo impor os 400 Mhz de forma manual (no utilitário de configuração da Board) e então tentar formatar?
 
Tens de ir ao utilitário de configuração da Board - deves encontrar uma secção ou sub-secção dedicada à Memória. Nessa secção, haverá uma opção para limitar a velocidade da memória, que provavelmente estará em Auto. Tenta limitar a velocidade a 266, 333 ou 400 Mhz (opções de limitação mais comuns às Boards), conforme queiras.

Depois, tenta formatar de novo.

Good luck! :P
 
a unica coisa que vejo que diz SDRAM é em advanced setup estão 4 tipos:
SDRAM Timing by SPD - Disabled
SDRam frequency - estava a 100MHz e eu meti 133MHz
SDRAM CAS# Latency - 2.5
SDRAM Bank Interleave - Disabled

E agora?!
 
E ao ligares outro disco à caixa externa dá ? já alguma vez tinhas experimentado essa caixa ?

Se for algo relacionado com o Eddie disse penso que podes definir isso na própria BIOS. Em que separador é que não sei...

Embora ache estranho isso ter a haver com memoria mas costumo dizer que na informática por vezes existem problemas do olho do c*.

Já tive em mãos um computador que dava blue screen ao iniciar o windows, não havia motivo aparente e nem com chkdsk lá foi. Corri o seagate tools e disse-me que havia bad sectors na pasta "my documents/user", coloquei o disco numa caixa externa e realmente conseguia entrar nas pastas todas menos nessa que fazia crashar o explorer. Apos correr o seagate tools corrigiu o problema e o assunto ficou resolvido.
Para "despiste" nada melhor que tentares com outro disco, mas como não tens é dificil.

Podes sempre experimentar sacar o BartPE (google it) e gravar para um CD, basicamente isso é um Live Windows CD. Desliga o disco da motherboard e coloca o BartPE a fazer boot, se não entrar no windows pode ser algo relacionado com definições na BIOS (esperemos que sim), se conseguires entrar no windows atraves do BartPE deve ser mesmo do disco.

Tenta por a bios com os valores de fabrica. (se é que ainda não o fizeste)
 
Back
Topo