Problema a iniciar o Vista - Ajuda na Recuperação

nwbdan

Power Member
Boas!

Um amigo meu acabou de chegar do Interrail e para muito espanto ( e incrível desânimo), mal pôs as fotos no portátil dele, apanhou um vírus qualquer (ou assim se pensa) uns dias depois. Resultado: nao conseguia entrar no Vista e apanhava uma mensagem de "disk read error".

Ele chamou-me lá para ver o que conseguia fazer, e aquilo que eu julgava seria fácil, afinal...
A única coisa que ele tem é um Recovery CD da Toshiba (ele tem um toshiba satellite) que lá nas letrinhas do processo de instalação diz que apaga todos os dados. Obviamente que não é isso que ele quer, logo não fui por aí.

Experimentei tudo o que me veio à cabeça.
1) Boot a partir de Cds que tenho cá em casa: Inside Security, Bart, Ultimate Boot CD, etc..
-Nada-
2) Fui descarregar o Vista Recovery CD e tentei por aí, mas a máquina precisa de uns drivers para o SATA. Meti-lhe o cd de recuperação e procurei lá dentro. Experimentei tudo, mas nenhum deu.
Excepto fazer desaparecer a mensagem "disk read error" e não dar absolutamente nada. Fica o underscore a piscar eternamente, todo contente.:005:
3) Experimentei com o CD do Knoppix 5.1.1 - entra perfeitamente (tive foi que dar o comando knoppix nopcmcia, não sei bem ainda porquê). Aparece uma partição, mas ao carregar lá vejo tudo (pastas dos programas e tal) a 0Kb ou 4Kb ou coisas desse género, e ao pesquisar nas pastas pessoais (Users - Desktops - etc.) não encontro lá nada!
-Nada-
3) Já pensei instalar o Windows XP (que é o que eu tenho, e adoro, se fosse lá já tinha isto mais que resolvido), e entrar nas partições assim, mas mais uma vez ele precisa dos drivers SATA. E aqui eu não sei como hei-de fazer, porque o portátil não tem Floppy drive =(

Preciso urgentemente de ajuda. O meu colega estuda em Lisboa agora e só vem ao Porto aos fins-de-semana. Se não lhe dou o portátil este fim-de-semana lá fica o pobre sem PC outra vez ( e eu sei bem o que isso custa ).

Desculpem o post tão longo, mas já não consigo pensar em que mais fazer.
Abraço,
nwbdan
 
Boas,

Acho estranho com o Knoopix não encontrares nada.

Experimenta com o Ubunto. Já safei dados assim, de um XP que teimava em arrancar.


Aos experts: será que com os Live CD de Linux não se conseguem ver dados no Vista?
 
Boas!

Um amigo meu acabou de chegar do Interrail e para muito espanto ( e incrível desânimo), mal pôs as fotos no portátil dele, apanhou um vírus qualquer (ou assim se pensa) uns dias depois. Resultado: nao conseguia entrar no Vista e apanhava uma mensagem de "disk read error".

Ele chamou-me lá para ver o que conseguia fazer, e aquilo que eu julgava seria fácil, afinal...
A única coisa que ele tem é um Recovery CD da Toshiba (ele tem um toshiba satellite) que lá nas letrinhas do processo de instalação diz que apaga todos os dados. Obviamente que não é isso que ele quer, logo não fui por aí.

Experimentei tudo o que me veio à cabeça.
1) Boot a partir de Cds que tenho cá em casa: Inside Security, Bart, Ultimate Boot CD, etc..
-Nada-
2) Fui descarregar o Vista Recovery CD e tentei por aí, mas a máquina precisa de uns drivers para o SATA. Meti-lhe o cd de recuperação e procurei lá dentro. Experimentei tudo, mas nenhum deu.
Excepto fazer desaparecer a mensagem "disk read error" e não dar absolutamente nada. Fica o underscore a piscar eternamente, todo contente.:005:
3) Experimentei com o CD do Knoppix 5.1.1 - entra perfeitamente (tive foi que dar o comando knoppix nopcmcia, não sei bem ainda porquê). Aparece uma partição, mas ao carregar lá vejo tudo (pastas dos programas e tal) a 0Kb ou 4Kb ou coisas desse género, e ao pesquisar nas pastas pessoais (Users - Desktops - etc.) não encontro lá nada!
-Nada-
3) Já pensei instalar o Windows XP (que é o que eu tenho, e adoro, se fosse lá já tinha isto mais que resolvido), e entrar nas partições assim, mas mais uma vez ele precisa dos drivers SATA. E aqui eu não sei como hei-de fazer, porque o portátil não tem Floppy drive =(

Preciso urgentemente de ajuda. O meu colega estuda em Lisboa agora e só vem ao Porto aos fins-de-semana. Se não lhe dou o portátil este fim-de-semana lá fica o pobre sem PC outra vez ( e eu sei bem o que isso custa ).

Desculpem o post tão longo, mas já não consigo pensar em que mais fazer.
Abraço,
nwbdan

Boas,

Das 2 uma:

- como é um portatil, muda a opção AHCI na bios. Assim ja detecta-te o disco.

- outra alternativa é personalizar cd de instalação do vista com o VLite metendo as drivers (Sata, e outras caso queiras) que tens no cd das drivers que veio no portatil
 
obrigado desde já.

1)Experimentei procurar por uma opção AHCI na bios mas a do portátil dele (Phoenix Trusted Core 1.4) não tem uma
2)Não tenho o Vista em si, só tenho é um CD de recuperação com o Vista lá dentro. Posso usar o VLite com um CD desses?
3) Tenho as duas pens emprestadas portanto não vou poder experimentar a do WinPE até amanhã à noite, possivelmente sábado de manhã. Alguma alternativa válida em CD/DVD que me permita recuperar?

Zylmhuin VII, com o Knoppix consigo encontrar as pastas na raiz do disco e alguns ficheiros até, mas nao todos. Fui a correr à procura dos ficheiros desse meu amigo (as fotos do Interrail e que tais) que ele não quer perder e não as consigo encontrar.

Ocorreu-me uma ideia que seria usar um programa para particionar o disco, diminuindo a Partição C em duas de igual tamanho. Copiaria então uma para a outra. Elas ficariam assim com a mesma informação. Depois escondia uma das duas e meti o cd de recuperação a correr. Acham que o CD de recuperação iria apagar mesmo assim a partição escondida?
 
obrigado desde já.

1)Experimentei procurar por uma opção AHCI na bios mas a do portátil dele (Phoenix Trusted Core 1.4) não tem uma
2)Não tenho o Vista em si, só tenho é um CD de recuperação com o Vista lá dentro. Posso usar o VLite com um CD desses?
3) Tenho as duas pens emprestadas portanto não vou poder experimentar a do WinPE até amanhã à noite, possivelmente sábado de manhã. Alguma alternativa válida em CD/DVD que me permita recuperar?

Zylmhuin VII, com o Knoppix consigo encontrar as pastas na raiz do disco e alguns ficheiros até, mas nao todos. Fui a correr à procura dos ficheiros desse meu amigo (as fotos do Interrail e que tais) que ele não quer perder e não as consigo encontrar.

Ocorreu-me uma ideia que seria usar um programa para particionar o disco, diminuindo a Partição C em duas de igual tamanho. Copiaria então uma para a outra. Elas ficariam assim com a mesma informação. Depois escondia uma das duas e meti o cd de recuperação a correr. Acham que o CD de recuperação iria apagar mesmo assim a partição escondida?

Boas,

1) Algumas BIOS tem esta opção para emulação;
2) Em principio funciona também como cd de instalação/reparação (verifica se tens uma pasta i386)
3) Sem duvida WinPE é uma boa alternativa, mas já que a entrada do disco é sata, já ligaste ao teu? Tipo desliga o teu pc, ligas o disco
 
Obrigado, J-mike.

2) O CD de reparação da Toshiba parece-me ele mesmo ter sido feito com o WinPE. Os ficheiros são wim (do género boot.wim). Não encontrei pasta i386.

3) Essa ideia do disco era também o que eu tinha em mente. Mas como o portátil não é meu, há sempre aquele receio... Já estive a ver e é fácil removê-lo. No entanto, uso o Windows XP no meu desktop. Há problema com a instalação do Vista no dele se ligar o disco ao meu PC? E como nunca peguei num disco de portátil, tenho de ter algum cuidado especial com alguma coisa em particular? Aquilo é minúsculo... =P
 
Obrigado, J-mike.

2) O CD de reparação da Toshiba parece-me ele mesmo ter sido feito com o WinPE. Os ficheiros são wim (do género boot.wim). Não encontrei pasta i386.

3) Essa ideia do disco era também o que eu tinha em mente. Mas como o portátil não é meu, há sempre aquele receio... Já estive a ver e é fácil removê-lo. No entanto, uso o Windows XP no meu desktop. Há problema com a instalação do Vista no dele se ligar o disco ao meu PC? E como nunca peguei num disco de portátil, tenho de ter algum cuidado especial com alguma coisa em particular? Aquilo é minúsculo... =P

No teu caso, sendo pc (pensei que tivese e-sata ou coisa assim), poderás ter problemas porque o desktop usa 12v e o notebook 5v. Nunca experimentei e preferia que não tentasses sem ninguém ter confirmado contrário! Tenta arranjar aqueles adaptadores de disco em USB. Será mais fiável e correcto.

Depois, podes é ter a dificuldade de entrar na pasta do utilizador caso este tenha palavra passe, mas consegues dar a volta, adicionando o teu utilizador ou 'Todos' no separador segurança nas propriedades de pasta.
 
O meu pc tem e-sata, o portátil é que não. Como faço para os ligar?
De que adaptador de disco em USB estás a falar?

Quanto à password ele deu-ma, portanto aí já não há problema.

Obrigado, J-mike.
 
O meu pc tem e-sata, o portátil é que não. Como faço para os ligar?
De que adaptador de disco em USB estás a falar?

Quanto à password ele deu-ma, portanto aí já não há problema.

Obrigado, J-mike.

Certo my friend, mas alimentação vem de onde, percebes?! como te disse acima, pensei que o teu pc seria um portatil, e irias usar uma box (tipo isto) onde existem em usb, e-sata e firewire (sendo este menos comum) ou este adaptador tb menos comum mas extremamente util http://www.conceptronic.net/site/de...0&grp=3030&ar=372&Prod_ID=1901&Prod=CSATAI23U

Não queria esta a dar-te um falso conselho de hardware neste caso.
 
Já percebi... =/
As caixas não são caras (vinte e tais), mas como não a ia usar para mais nada...
Vou ver se consigo que um amigo com o windows vista venha cá hoje.
Se instalar por cima ele perde alguma coisa? Mesmo assim não sei como vai ser com os drivers SATA.
Alguém sabe se numa loja de informática eles conseguem recuperar isso? Como têm o hardware todo lá...

Agradeço a ajuda até agora, J-mike. O meu amigo vem cá acima hoje.... =(
Abraço
 
Já percebi... =/
As caixas não são caras (vinte e tais), mas como não a ia usar para mais nada...
Vou ver se consigo que um amigo com o windows vista venha cá hoje.
Se instalar por cima ele perde alguma coisa? Mesmo assim não sei como vai ser com os drivers SATA.
Alguém sabe se numa loja de informática eles conseguem recuperar isso? Como têm o hardware todo lá...

Agradeço a ajuda até agora, J-mike. O meu amigo vem cá acima hoje.... =(
Abraço

Boas,

Pois, desculpa não poder ajudar.Tenho as bases de hardware, não sou nenhum expert, gosto mais de software, no entanto tenho a noção que o pequeno os portateis tem disco a 5v e os desktop's mais que o dobro 12v :P .
No entanto, deve dar para instalar por cima, nunca experimentei no vista, mas no xp, ele detecta o SO, e depois pede-te para alterar o nome da pasta do windows e/ou renomeia a anterior para 'Windows.old" ou coisa assim, mas pelo menos mantem tudo ( claro que passas a frente a opção de formatar ).

Quanto as drivers do vista, podem implementar o tal VLite com as drivers sata no cd do notebook (ou sacas website da toshiba). No topico mais acima, desculpa, disse i386, mas isso é nos SO's XP pra tras. Desde o vista/2008 em diante, a microsoft já tem usado a base do WinPE.

Chegaste a testar o VLite com o Cd de recuperação?
 
Agradeço a ajuda de qualquer forma :P
Eu também sou do mundo XP, daí estar também um pouco mais à nora.
De qualquer forma, vou tentar com o VLite ainda hoje, quando for ao computador de casa, se ainda for a a horas mais ou menos decentes. Digo qualquer coisa mal possa.

Obrigado pela ajuda até agora ;)
Abraço
 
O meu amigo acabou não poder passar cá com o Vista então o outro levou o portátil para Lisboa, vai experimentar numa loja. Com o hardware certo de certeza que lhe conseguem preservar as coisas.
Estive quase lá, mais um programinha chamado test disk. Mas se o iniciasse a partir do live cd (gparted) ou usb (gparted), não tinha para onde copiar os ficheiros. E ao inicia-la a partir do Knoppix, não me reconhecia as partições (no programa, porque o Knoppix ao menos isso reconhecia).

Agradeço toda a preciosa ajuda do J-mike. Thanks mate! ;)
Abraço,
nwbdan
 
Back
Topo