Problema ao instalar 3º HDD

entox

Membro
Olá a todos, tenho tido um problema com o meu PC que não consigo resolver.
Eu tive durante uns tempos no computador um sistema com o disco operativo instalado numa drive SSD e os dados num disco sata de 1TB. Depois adquiri outro SSD e acabei por instalar um novo sistema, fiquei com dual boot win 7 + win 10. O problema é que nunca consegui ter os 3 discos ligados ao mesmo tempo.
Consigo fazer combinações com dois, mas quando ligo o terceiro o sistema deixa de funcionar. Tem problemas em detectar os discos, não faz o boot correctamente.

Poderá ter a ver com o dual boot?

Obrigado
 
os discos são correctamente detetados na bios?
confere no manual da motherboard se nao tens múltiplos controladores Sata e tenta separa o 3 disco para outro controlador/porta.
 
Provavelmente tens ai algum hdd com o jumper no sitio errado vou deixar um exemplo para poderes perceber:

EHLUaNu.jpg
 
O problema que tenho é que quando ligo o 3º disco, há outro que deixa de ser detectado.
Já fiz uma série de testes mas para dizer a verdade, já foi há uns meses e já não sei exactamente o que fiz, mas tentei várias combinações e ligar às várias portas SATA, a motherboard tem 4 portas SATA6G.
Tentei também mais que um cabo para ver se não seria um cabo danificado, mas não consegui resolver.

No manual não vejo referência a mais que um controlador.

Há referência a um ASUS Hyper Kit card, mas não faço ideia do que seja...

Obrigado
 
Estive a ver e os SSD não têm jumpers e o HDD não tem a peça que faz a ligação, por esse esquema estaria como slave, também não seria problema...
 
Olá pessoal, desculpem voltar à carga com este problema tanto tempo depois, entretanto não tive tempo para tratar do assunto antes.

Estou de novo a tentar resolver, esta questão mas desisti de insistir nos 2 discos SSD, já fico contente se tiver um a funcionar para o SO e o outro HD Sata de 1TB para os dados e outros programas.

Eu tinha 2 discos SSD de 120 GB, um com windows 7 e outro com windows 10 como tinha referido, mas estavam sempre a falhar, não percebi se por problemas com mau contacto nos cabos ou algum outro problema de hardware.

Entretanto resolvi tirar o SSD que tinha windows 7 e ficar só com o quer tinha windows 10. E desliguei, no windows 10, o boot menu e disse para iniciar automaticamente no win 10.

Tentei instalar então o HD Sata com 1TB e quando reiniciei o computador ele bloqueou e foi para a bios, na bios apenas detectava o HD de 1TB.

Desliguei esse disco e deixei só o SSD de 120GB e entrou bem no windows. Com o windows ligado liguei o HD de 1 TB, o windows bloqueou, reiniciei o computador. Deu erro ao iniciar e reiniciou de novo e aí já entrou para o windows 10 e a reconhecer o HD de 1TB como segundo disco.

Tem estado a funcionar assim, mas no Computer management>Disk management, o disco aparece marcado no tom erverdeado e apenas diz Healthy (Page File). Há uma série de opções que não consigo executar, como apagar partições, formatar, etc.
O disco é um western digital, sata de 1TB.

Alguém tem ideia de como resolver isto? Nunca tive problemas antes em configurar mais que um disco.

Obrigado
 
Eu tenho 3 discos, um ssd e 2 hds e nunca me deram problemas. Isso de masters e slaves era antigamente com os ide.
Começando do inicio: ssd com o sistema operativo na porta sata 0(zero). Os outros ligados na 1 e 2(ssd e hd respotivamente). Na bios ordenar os discos por essa ordem e o boot por essa ordem tambem. Agora a parte do dual boot,já me escapa um pouco,se calhar o melhor seria para dual boot,ter os 2 sistemas operativos instalados no mesmo ssd e ter esse ssd no arranque. Quando fazes dual boot, como aparece o outro ssd? Como disco de dados?
 
Pois o problema acho que tem mais a ver com o dual boot que com os discos, não sei que board tens mas eu tenho 2 sdd's e 2 hdd's a funcionar sem problemas, ou seja podes ter tantos sdd's/hdd's quantos a board permitir ou seja 6 portas sata podes ter 6 sdd's/hdd's, etc.

Ajudava saber os SO que usas e porque usas para ser mais fácil ajudar, também ajuda saber a board que tens.
 
Tem estado a funcionar assim, mas no Computer management>Disk management, o disco aparece marcado no tom erverdeado e apenas diz Healthy (Page File). Há uma série de opções que não consigo executar, como apagar partições, formatar, etc.
O disco é um western digital, sata de 1TB.


Obrigado

tens de ir a propriedades do sistema, avançadas, Definições, avançadas e alteras o ficheiro de paginação, basicamente tens de desactivar dessa unidade
 
Olá pessoal, obrigado pelas respostas.
Acho que talvez tivesse a ver com o dual boot, o dual boot funcionava bem e podia entrar facilmente no SO que queria, aliás já tive montes de vezes dual boots, embora normalmente seja mais Linux+Win.

Mas decidi manter apenas um agora. Tirei os ficheiros de paginação e o disco já está responder de forma mais normal.

Para já vou manter apenas dois discos, mas mais tarde vou voltar a testar com 3 discos sem o dual boot a ver se deixou de ser um problema.
 
O único problema pode ter a ver com o sector de arranque, ou apagas do terceiro disco ou adicionas lá o boot para o Windows actual
 
Back
Topo