1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema após mudar RAM

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por melo, 13 de Março de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1359)

1. melo

melo Power Member

----------Vejam o EDIT2----------------

Eu sei que é um tópico já falado aqui no fórum, mas acho q esta abordagem é nova.

Então o que se passa é o seguinte: tenho um macbook core duo e resolvi fazer um upgrade de RAM e comprei um chip de um giga (tinha 512 2x256) ficando portanto com 1.25.
    Mas desde a mudança tenho tido diferentes problemas.
    Primeiro o mac deixou de iniciar (ficava o ecrã azul e n passava daí). Fiz um teste de hardware e não acusou nada. Após alguma pesquisa pensei q fazer as actualizações ajudasse, então voltei a por o chip antigo e fiz as ditas actualizações, voltei a por o chip novo e aparentemente o problema ficou resolvido!!

Andei uns dias sem ter problemas, mas agora acontece-me outra coisa q acho q está relacionado com a nova RAM.... Estava mt bem a fazer uso do meu mac e apareceu-me uma msg a dizer qq coisa como: "tem de reiniciar o mac, pressione o botão de desligar durante cinco segundos", e fiquei com tudo bloqueado. Assim fiz, reinicie o computador e qd voltei a ligar senti o dito a ficar mt lento e passado um pouco apareceu a mesma mensagem. Repeti o processo de desligar e ligar e voltava-me a acontecer o mesmo (a mensagem aparecia passado mais ou menos 2 minutos). Voltei a desligar/ligar, mas quando iniciou abri o activity monitor e tinha lá uma aplicação da airport a usar noventa e tal % do CPU e a comer me literalmente a memória aos poucos (matei esse processo). Fui ver as actualizações e tinha lá uma pra airport qq coisa q me referenciava pra o seguinte site: "docs.info.apple.com/article.html?artnum=305031"
    Fiz a dita actualização, mas agora quando inicio o computador, o tal processo já não apareçe, mas continua a aparecer a tal mensagem q bloqueia o computador e desapareceu-me o relógio e o simbolo do airport do canto superior direito!

Resolvi fazer outro teste de hardware e deu me o erro: "4MEM/1/a0000000", foi por isso q relacionei q podia ser por causa da memória nova (MEM!), embora não faça ideia q erro é este. já "goglei" e niente!

Estou a pensar ir á loja da mac ao pé do amoreiras pra ver o q eles dizem, mas como tenho que esperar até sabado pq durante a semana n tenho disponibilidade pra ir, resolvi por este topico pra ver se alguem dá uma opinião.

Cumpr e desculpem o testamento

EDIT: entretanto cheguei a casa, liguei a corrente o mac e ainda não apareceu a maldita mensagem e o respectivo bloquear do mac, mas continua a não aparecer o símbolo do airport no canto superior direito e o relógio! O tal processo q me punha tudo a passo de caracol também não voltou a fazer visitas. Mas o teste de harware continua a acusar o mesmo erro.

EDIT2: mais uma situação estranha, a mais estranha até agora.... Tava mt bem a trabalhar no meu mac qd me aparece um passáro verde com chamas na cauda na dock, fiquei uns segundos a olhar pra aquilo e a pensar o q seria quando o mac bloqueia. Desde daí não voltou a iniciar, inclusivé pus a RAM antiga e nada... Chega a barra azul durante a inicialização e fica ai bloqueado!
    É que acho bastante estranho mm ter aparecido aquele pássaro verde na dock, o q será? Talvez..... vírus?

Última edição: 14 de Março de 2007
  2. lidador

lidador Power Member

Eu tenho um mac mini core duo com, precisamente, 1.25 Giga de Ram e nunca tive puto de problema. A manobra foi feita na loja onde o comprei, ainda antes de mo entregarem. Eu nem sei muito bem como se abre um mini e, sobre hardware, devo dizer que nunca usei uma chave de fendas num computador. Por isso não sou uma figura autorizada no assunto. Mas, pelo que tenho lido sobre casos semelhantes, diria que: podem as placas de ram não estar bem inseridas; pode pelo menos uma delas não ser compatível com esse modelo de mac; ou podem não ser compatíveis uma com a outra, por isso, sem dúvida, eu levava o Mac a uma loja que entenda do assunto.

Última edição: 13 de Março de 2007
  3. melo

melo Power Member

Eu comprei a RAM na loja da mac ao pé do amoreiras, e o senhor que me atendeu viu qual era o modelo que eu tinha e a respctiva RAM, e vendeu-me este chip, por isso ao inicio pus a hipótese de incompatibilidade de fora, mas agora já acredito em tudo! Acabei por ser eu a fazer a troca da RAM, mas o processo nos macbooks é bastante simples e está bem explicado no manual, e acho que está bem encaixada, tenho quase a certeza, até pq esse hardware é reconhecido!

Atenção que eu não sei se o problema é da RAM, acho q poderá ser porque até então nunca tinha tido problemas, e por causa do resultado do teste de hardware.

4. bruno_eg

bruno_eg Banido

A única maneira de teres mesmo certeza que é da RAM é repor a antiga e ir trabalhando com ela a ver se o defeito volta, se não voltar ... já sabes.
    Sobre o problema da RAM pode ser varias coisas: ser incompativel, está estregada ou até mesmo mal encaixada. Garanto-te que a actualização do software não interfere na compatibilidade da memória.
    Se calhar o melhor é ir averiguar na loja o que realmente se passa.

5. melo

melo Power Member

Em relação ás actualizações foi porque li algures que podia ajudar fazer actualizações de firmware. Inda pensei fazer isso de repor a antiga, mas como vou ter de ir á loja sábado quero saber de onde vem o problema. Até porque eu inda andei uma semana ou mais com a nova sem dar problemas. Aliás volto a referir que este problema pode nem ser da RAM e ser de outra coisa qq. Por isso é q tou pedir opiniões.

Mas obrigado pelo "feedback".

6. melo

melo Power Member

Vejam o EDIT2......

7. Sox

Sox Power Member

Pássaro verde em chamas? WTF?!?

Isso parece algo saído directamente do twilight zone ou mesmo do Lost! :lol:

8. lidador

lidador Power Member

Se apareceu de surpresa um ícone na dock é porque alguma acção fez abrir um programa que estava instalado. Eu não sei que programa usa esse ícone. Tens que pensar que tipo de programas exóticos instalaste ultimamente.

De qualquer modo, concordo com o Sox e, depois de contido o riso, fiz uma pequena oração pelas Almas do Purgatório.

9. melo

melo Power Member

Compreendo a vossa opinião (ao ler de novo o meu post parece um artigo retirado da maria)... se fosse ao contrário também me ria e achava estranho, mas possa jurar que é a mais pura das verdades! E não foi de nenhuma aplicação q eu usei!

Após pesquisar no google por "virús em mac", ao contrário do que esperava encontrei dois casos reportados, não de falhas de segurança do sistema operativo, mas sim de casos em q o utilizador abria um ficheiro e esse desencadeava uma acção maliciosa.... Havia um ficheiro que andava a circular que era supostamente um jpeg do leopard, mas na verdade abria o terminal e desencadeava acções maliciosas que não tive paciência pra ver ao pormenos o que era.

De qualque forma gostaria q mostrassem um pouco mais de respeito porque a situação do ícone na dock aconteceu mm!!! Desde então que não faço nada do meu mac....

10. Mitch

Mitch Banido

este é o único pássaro verde que conheço nos mac. é o icone do ADIUM...

11. johncool

johncool Power Member

Exacto. E se o Adium crasha é esse mesmo pássaro em chamas que aparece.

12. melo

melo Power Member

Hum... assim já começa a fazer mais sentido! De facto foi mesmo um crash do adium, o ícone que me apareceu na dock foi este pássaro: "http://netfactory.dk/images/stories/adium_crash.gif" (afinal não foi nada do lost :-D). Mas desde aí não consigo iniciar o mac. Fiz uma verificação do disco e deu um erro, de seguida tentei reparar e não deu em nada.... Vou tentar ir a loja ainda hoje porque não me dá jeito nenhum esperar até sábado! Ainda por cima hoje tinha que apresentar um trabalho que só tinha guardado no mac >(.
    Alguém tem alguma ideia do que é que pode provocar um crash do adium e respectivo "congelamento" do sistema? Já tentei de tudo e nada.... tou em desespero

13. zoidberg

zoidberg Folding Member

tens a certeza que as memórias estão boas?
    as memorias podem corromper ficheiros de sistema caso estejam maradas, pois escrevem/ lêm mal a info, resultando em corrupção de ficheiros. pode-te ter acontecido isso tt com o adium como com um ficheiro mais critico de sistema.
    Se tiveres outro mac em casa que tenha firewire, ligas os dois em target disk mode e sacas de lá o trabalho sem qualquer problema :)

sugestão: mete as memórias antigas ( visto que os problemas so começaram a aparecer depois de instalares as novas ) e tenta arrancar em modo de segurança

14. melo

melo Power Member

Não tenho outro mac, logo não posso fazer isso, (nem vou conseguir estar com ninguem que tenha um) de qualquer forma obrigado!
    Em relação à RAM a única coisa que posso dizer é que já mudei para a antiga e niente, continua a reportar os mesmos erros! Mas também pode não querer dizer nada, porque quando mudei pa RAM antiga podiam já estar corrompidos ficheiros de sistema importantes!
    Só espero não estar metido em grande problemas. Desde que comprei RAM, só tive problemas por isso aconselho a quem tiver a pensar fazer o mesmo informar-se bem do q é q está a comprar.
    Depois de ir á loja escrevo aqui o que eles dizeram.

15. melo

melo Power Member

Boa dica! Ainda não me tinha lembrado disso, vou tentar. Mas ao entrar em modo de segurança consigo ter acesso ao que tinha em disco? Já agora... Supondo que consigo entrar em modo de segurança, como posso tentar perceber o problema que atinge o meu mac, ou ainda melhor tentar reparar? Já tentei fazer um reparo do disco pelo cd...

Obrigado!

EDIT: Já tentei entrar em modo de segurança e nem assim.... simplesmente o computador desliga-se antes de acontecer alguma coisa!

16. zoidberg

zoidberg Folding Member

tens outra hipotese para tirar a informação que será uma nova instalação para um disco externo , e respectivo boot a partir desse disco externo ( penso que tenha de ser Firewire, não te consigo dar a certeza ).

copias os ficheiros todos que querias, metes o sistema como tinhas dantes ( mas no disco portatil) e repões para a partição do disco rigido fixo.

Em relação às memorias penso que não estejam boas, e que esteja ai a causa dos teus problemas de corrupção de sistema.

17. melo

melo Power Member

Solução....

Tive que levar o meu mac a assitência na quarta passada, hj já estava pronto. Resumindo, a RAM que comprei era incompatível (ou estava danificada) e por sua vez provocou danos em fragmentos do disco rígido. Em relação á RAM vão trocar, tem que pedir para o estrangeiro :wow: e +\- daqui a 2 semanas está cá.
    O curioso é q fiquei com mais espaço em disco (até em relação ao espaço que tinha antes de comprar a RAM e o disco se danificar).

Cumprimentos e obrigado pelas dicas

off-topic: criam-me cobrar 50€ porque a senhora que atende o público estava a dizer que tinha sido problemas de software e como tal a garantia não cobria a avaria >(. Após explica que isso não podia ser ela resolveu chamar o técnico que disse que ela estava enganada! É só para fazer um parantêses para terem atenção a essas situações.

18. Sox

Sox Power Member

Mas alguma vez uma "senhora que atende o publico" é credível? É chamar logo o técnico e mandar calar a senhora educadamente.

Partilhar esta Página