[PROBLEMA] Avaria hardware mas onde?

cwally

Power Member
Boa noite, estou com um problema no meu pc e não consigo detectar qual o hardware que falha. Se alguem reconhecer ou conseguir dar uma dica agradeço.

Especificaçoes do PC:
Pentium 4, 3.0Ghz a 800
Motherboard MSI PT880 Neo Socket 478
Gráfica Nvidia fx6800gt
1*512MB+1*1024MB ram DDR
Disco 120 GB sata
Fonte 280W

Problema:
O PC liga mas não xega a dar sinal no monitor em 95% dos casos. Nos outros 5% ás vezes consegue começar a fazer load do windows/linux ás vezes chega a estar umas horas ligado! Mas acaba por bloquear (perde sinal no monitor) e dps reiniciar volta ao mesmo.

Ja tentei N coisas. Troquei de processador (antes era um p4 2.8), tirar uma das memórias, colocar uma gráfica mt fraquinha (nvidia fx5200), desmontar e voltar a ligar tudo...enfim.

Ainda não consegui descobrir um padrão de quando falha mas (para mim) so pode ser problema ou da motherboard ou da fonte! Alguem reconhece este tipo de problema? Alguma ajuda é de muito agrado!! Quero so acrescentar que me parece que o pc tem maior tendencia a querer funcionar durante um bocadinho dps de desmontar qq coisa e voltar a montar.

Tks a qq ajuda!
 
Já exprimentaste trocar o monitor?? Pode ser que o problema seja dai. Quanto a motherboard, quando elas vao, vao msm, literalmente, o pc nem liga. Uma pergunta que tipo de monitor têm??
A mim parece ser esse o problema.
 
Já exprimentaste trocar o monitor?? Pode ser que o problema seja dai. Quanto a motherboard, quando elas vao, vao msm, literalmente, o pc nem liga. Uma pergunta que tipo de monitor têm??
A mim parece ser esse o problema.
Obrigado pela resposta. Ja pensei obviamente que o problema poderia ser o monitor mas n é concerteza. O meu monitor é um Samsung SyncMaster 152b. Mas não pode ser o monitor pois qd o pc não arranca não faz o beep característico. E o meu desktop tem umas led's por trás que acompanham o processo de boot e essas tb encravam:/

Se axa que não pode ser a mohterboard so sobra a fonte. E essas podem ter estes comportamentos? Ou entao um mau contacto qq...
 
Acontecem cenas muito estranhas nos pcs...

O que podes começar por procurar é por condensadores inchados quer na fonte, quer na board, ou outro sinal de componente queimado.

É muito complicado solucionar estes casos, a não ser trocando várias peças até o problema desaparecer.
 
Acontecem cenas muito estranhas nos pcs...

O que podes começar por procurar é por condensadores inchados quer na fonte, quer na board, ou outro sinal de componente queimado.

É muito complicado solucionar estes casos, a não ser trocando várias peças até o problema desaparecer.
Ok, vou ver se vejo algo fora do normal, é uma boa ideia. É realmente muito chato e dificil...devo começar por comprar uma fonte e ver se isso resolve o problema, senão passo para o pior caso: motherboard:(
 
concordo com o jonnybat, e a unica maneira de saberes o que queimou, se queimou alguma coisa e claro. uma pergunta, por acaso nao utilizas o pc quando esta a trovoar?? e q assim e normal q se lixe. e outra questao houve alguma sobrecarga de energia?? quando isso aconteceu?
 
concordo com o jonnybat, e a unica maneira de saberes o que queimou, se queimou alguma coisa e claro. uma pergunta, por acaso nao utilizas o pc quando esta a trovoar?? e q assim e normal q se lixe. e outra questao houve alguma sobrecarga de energia?? quando isso aconteceu?

(na board nao consegui identificar nd que parecesse inchado..a fonte so abro amanha)

Bem eu uso o meu pc sempre, todos os dias, ás vezes nem desligo. Acho que a primeira vez que este problema aconteceu no PC foi em setembro, troquei as memórias RAM (só para fzr alguma coisa) e voltou a funcionar direito. De lá para cá acho k voltou a acontecer mais uma vez mas tb resolvida simplesmente a mexendo sem fzr nd no interior.

Esta sexta-feira pelas 3 da manha foi qd começou a sério. Nao tava trovoada e como ja tinha esses dois precedentes duvido k seja essa a causa...Mas spr obrigado pelas dicas;)

edit: para acrescentar k vivo em lisboa onde esses picos são mais controlados e numa residencia universitária com mais 280 pc's, maioria ligados (mesmo ás 3 da manha).
 
Última edição:
e fonte, queimou, como usas mts horas quase de certeza que foi isso, devias dar um descanco ao pc... loool

ao menos nao sou o unico que passa a noite inteira em frente a um pc:) looool
 
Última edição:
e fonte, queimou, como usas mts horas quase de certeza que foi isso, devias dar um descanco ao pc... loool
Espero que tenhas razão, é o problema que envolve menos custos e trabalho de solução!

Amanha vou tentar experimentar comprar uma fonte...dps direi se era isso.

(Às vezes é o pc k nos devia dar descanso a nós..mas ele tem spr coisas novas para nos contar... :P )
 
no my system so tem MSI PT880 Neo, quanto a isso nao sabia, sorry for my mistake. disse, pq pode ser da ram, ta la a vermelho!! e cmo tu mudaste as ram e deu, prontos... ve la a fonte se ela n tiver queimada pde ser disso, mas duvido mt.
 
no my system so tem MSI PT880 Neo, quanto a isso nao sabia, sorry for my mistake. disse, pq pode ser da ram, ta la a vermelho!! e cmo tu mudaste as ram e deu, prontos... ve la a fonte se ela n tiver queimada pde ser disso, mas duvido mt.
nop, da ram não pode ser k o pc (nos 95% das vezes) encrava antes de verificar a RAM. A ram vem só dps de mostrar qq coisa no monitor pelo menos:p Sim, amanha dou novas...
 
Bem, experimentei com uma fonte diferente e continua com o mesmo problema:( Oh cum catano...

Alguem tem mais alguma sugestão para além de trocar de motherboard?
 
Amiguinho!! A tua board tem esta peça lá atrás?

dbracket2.gif



A minha tem isto, e por vezes é mesmo muito útil, vez a combinação de vermelhos/veres que ele te dá e vês no manual da board o que significa.

Como muitos disseram isso parece problema de fonte de alimentação, mas se dizes que não resolveu só me vem a cabeça board lixada :(:(
 
Amiguinho!! A tua board tem esta peça lá atrás?

dbracket2.gif



A minha tem isto, e por vezes é mesmo muito útil, vez a combinação de vermelhos/veres que ele te dá e vês no manual da board o que significa.

Como muitos disseram isso parece problema de fonte de alimentação, mas se dizes que não resolveu só me vem a cabeça board lixada :(:(
Obrigado pela ajuda:) Sim, a minha boad tem essa pecinha e realmente dá bastante jeito. Mas neste caso nao me ajuda mais, já o vi encravar em muitas das 16 combinações que as leds oferecem. Normalmente (95% das vezes) fica com as 4 vermelhas k indica problema de processador...o que não pode ser visto k já troquei para outro e continua igual.

Realmente tb ja estava convencido k era da fonte, agr continuo com o prob:/ Faz-me confusao como de vez em qd lembra-se e funciona um bocadinho, principalmente dps de ter removido uma peça e voltado a por...
 
Quanto a motherboard, quando elas vao, vao msm, literalmente, o pc nem liga.

Isso nem sempre é assim. Na última fase, a board já não liga. Mas até aí chegar, pode ter muitos sintomas (reboot's, problemas de ligações, falhas de hardware, etc).

Tens que experimentar mudar a board (talvez alguém com uma board com o teu socket) para tirares as dúvidas.
 
Back
Topo