[Problema] Bsod - amd a6-3650

Situation999

Power Member
Ora boas.

Venho aqui perguntar a quem sabe sobre isto, pois estou sem ideias.

O problema é o seguinte, quando estou a ver a NBA.TV em streaming, qualidade máxima, o pc fica com um "Blue Screen of Death".
No fim desse ecrã o pc está a fazer um "physical memory dumping", e tem uma percentagem a crescer que vai até 100%.

Acho estranho, pois a ver filmes 720p, no XBMC, nunca acontece este problema. Já me aconteceu a jogar, e numa ou outra ocasião que não me recordo bem o que estava a fazer no pc.


A configuração do pc é a seguinte:
AMD A6-3650 (2.6 GHZ) Quad-Core APU Llano
ASROCK A75M-HVS
LC-POWER 420W
Kingston Kit 4GB DDR3 1333MHz

e está a correr windows 7 64bit, com os drivers da gráfica actualizados.


Alguma ajuda / ideia para não ir já para um format completo era muito agradecida.

Desde já obrigado pela ajuda!
Cumprimentos.
 
Última edição:
Era bom que fosse grátis.
Após anos e anos de ver jogos "à borla", decidi dar-lhes uma abébia e pagar o league pass.
Estou contente com o serviço, mas podia ser melhor.

Hoje vou ver se tenho algum update a fazer ao flash.
 
Aqui está o mítico BSOD.
Tem aparecido bastantes vezes.
Estou a postar aqui só para saber se poderá ser algum problema de hardware, antes de decidir formatar o HTPC.

Obrigado




Uploaded with ImageShack.us
 
Tens overclock no CPU?
Se sim, tira-o.

Vai à BIOS, procura por gestão de energia e desactiva o que seja responsável pela suspensão do sistema
 
ok.

Eu nem coloquei overclock, mas o material foi comprado em 2ª mão e se calhar já vinha assim.

Vou ver o que se passa na BIOS, muito obrigado pelas dicas espero que me poupem trabalhos de maior com isto.

cumprimentos!
 
Ora boas.

Fui verificar na bios, e não tenho overclock nenhum.
Tem lá uma opção que diz "cpu overclock", se não me engano, e tem opções de auto e manual, e está em auto.

Entretanto tem acontecido mais vezes este BSOD, por vezes só a ouvir música no XBMC acontece...

A motherboard é uma ASROCK A75M-HVS.

Estou com receio que seja alguma coisa de hardware, uma vez que a garantia das peças acaba dentro de uma ou duas semanas.

muito obrigado pelas dicas!
 
Para que possas fazer um melhor despiste da situação aconselhava-te a experimentar:

1. Só com um dos módulos de RAM de cada vez;
2. Com outra régua de memória que tenhas com certeza de que está boa.
 
ok obrigado pelas dicas.

Só no fim de semana é que devo ter tempo para fazer trocas de memórias.
Mas a app acho que consigo experimentar rapido, vou ver hoje o que se passa.

Mais uma vez, obrigado!
 
Boas.

Fiz o teste aos dump files, e o que aparecia mais vezes era um atikmpag.sys.

Lógica da batata: o ficheiro é um ati... qq coisa, ati - gráfica, gráfica - drivers.

Fiz um update aos drivers, e até ver não deu mais o BSOD.
Tive a correr uns videoclips do youtube, 1080p, e antes do update dos drivers ao fim de 1/2 minutos lá tinha o tal BSOD. Agora já não aparece.

Cumprimentos e obrigado a todos pelas dicas.
Espero não ter este problema de novo.
 
Ora boas.

Basicamente, a falta do problema durou dois dias.
Como já não estava com paciencia para isto, pensei em formatar o computador.
Formatei, fiz update da BIOS, saquei os drivers todos. tudo direitinho.


Voltaram os BSOD's, mas mais vezes congela a imagem do que aparece BSOD.

Alguém me dá alguma dica sobre isto? agradecia muito uma ajuda.

 
Eu diria que isso pode ser temperatura a mais no CPU (sintomas equivalentes ou iguais aos do Overclock).

Verifica se a ventoinha está a rodar, se tem pasta termica (e se está bem posta), etc..
 
ora boas.

instalei o speedfan, e estive a olhar para as temperaturas. deu isto, em idle:
[img=http://imageshack.us/a/img337/4439/semttulogrr.th.jpg]

a temp aux, que nao sei o que é, baixou e estabilizou à volta dos 70º.

Depois coloquei um video no youtube a bombar, 1080p, e passado uns minutos deu o BSOD.
A temp do cpu subiu um bocado, mas quando crashou andava pelos 60º


Alguma dica dos sapientes?

obg pela ajuda,
cumprimentos!
 
Última edição:
Vou fazer o teste que me aconselham de testar com cada um dos sticks individualmente (tenho 2 de 2GB).

obg pelas dicas.

EDIT: Fiz uma pen de arranque com o memtest86 - http://www.memtest.org/ - e corri o programa no pc. Resultado, memória testada e deu teste sem erros.
Outro dado:
Tenho duas instalações do windows, uma num disco normal, outra num ssd. A do disco normal, que é a mais antiga, só me dá erros se fôr ver videos 1080p para o youtube, ou se correr um jogo. Se vir um filme em 1080p no XBMC, posso ver 30 de seguida que não me dá o ecrã azul.

Na instalação mais recente, a do ssd, mal entro no windows, passado uns segundos já bloqueia, ou dá o BSOD.

Alguma ideia do que poderá ser ou do que posso testar?

obg a todos!
 
Última edição:
Back
Topo