1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com a bateria - 50%

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Holo13, 21 de Abril de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1600)

1. tenho tido problemas com a minha bateria, só me carrega ate 50%! tenho o Windows vista ultimate!
    queria saber se alguém sabe como solucionar este problema??
    a bateria carrega noutro pc igual, por isso penso que seja de alguma opção que o vista tenha(visto que no pc que carregou o sistema operativo era o xp), mas desconheço!!

2. adamastor86

adamastor86 Power Member

tenta carregala com o portatil desligado, assim axo q qq opcao do vista n tem efeito

3. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Isso deve ser a calibração do controlo de carregamento da motherboard... Aconteceu-me com um portátil. Procura na BIOS a opção de calibração da bateria para a tua motherboard definir correctamente o máximo e o mínimo da bateria.

4. ja exprementei isso tudo... msm c o pc desligado n carrega!
    e na BIOS n aparece nenhuma opçao para nivelar a bateria...
    ms obrigado por terem respondido!!
    vou formatar o pc para ver s ele fica normal...

5. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Se com ele desligado não carrega então não te vai servir de nada formatar...

Tenta ver se existe um update para a bios para te dar a opção de calibração pois é muito estranho que não tenha... Até portáteis de 2001 já traziam isso...

6. HokTar

HokTar Power Member

Já agora, por curiosidade, qual é o portatil? Por acaso não é um Compal FL90?

Última edição: 22 de Abril de 2008
  7. por acaso é!!
    pk?? tb tives t problemas c um??

8. onlyx

onlyx Power Member

Esse Compal por acaso não é akele que tem o botão para regulares até quanto queres que a bateria carregue?!?!

Tenta n lado eskerdo akeles 2 ou 3 botões que tem... e ve se ele já continua a carregar depois dos 50% loooooool ;)

9. HokTar

HokTar Power Member

Por isso é que eu perguntei... Ou fazes isto (é o botão de cima, o que tem o desenho da ficha de electricidade) ou vais à aplicação Smartbattery e escolhes o nível de bateria que queres manter (50,75 ou 100%). Eu uso sempre essa função para não viciar a bateria...

Já sinto falta do meu Compal...:005: Grande máquina.

10. loooool
    obrigado... era msm isso... n sabia para k serviam esses botoes!:D
    pensava k o smartbattery era para a bateria durar mais tempo enkanto trabalhava c o pc, e n , para n ficar viciada!!:P
    ja agora, isto tem 2 botoes, para k serve o outro??lol

11. XpiritO

XpiritO Power Member

Em que medida é que esses botões previnem a "viciação" da bateria? É que não percebi... não conheço esses portáteis :( Alguém me pode explicar? Parece interessante!

12. HokTar

HokTar Power Member

Antes de mais, tens de entender que não se trata de prevenir a "viciação" da bateria, mas sim a prolongação da vida útil da bateria. Uma bateria de Li-Ion perde sempre autonomia, quer tenhas muito cuidado, ou não ( perde cerca de 20% após um ano @ 25ºC).

E não são os botões que previnem..LOL..É o software SmartBattery e a maneira como o usas! O botão é apenas para forçar a carga da bateria até os 100%... Se não o tiveres instalado, o botão não funciona. De uma forma simples, o programa dá uma informação falsa ao sistema que a bateria está carregada (por exemplo aos 50%) e o portatil passa a fazer a alimentação pelo circuito do transformador (rede).

Imagina que queres usar a bateria durante uma hora apenas (para ver o mail, or whatever)... ela descarrega, por exemplo, até aos 68% (apartir dos 100%)... Se tiveres o smartbattery ligado, logo que ligas o carregador o portatil não carrega a bateria, fazendo um bypass à mesma.

Assim, evitas ciclos de carga e descarga que reduzem a vida útil da bateria... gastas o resto da bateria da proxima vez, sem teres de a tirar do devido sítio e só carregas quando tiver um nível de carga mínimo.

(capacidade vs ciclos de carga)

Eu costumo por a minha bateria a 50% pelas seguintes razões:
    • Queria ter a bateria sempre no portatil a servir de UPS;
    • Simplesmente não gostava(nem tinha a paciencia) de andar sempre a tirar e a pôr a bateria (acumulação de pó na baía da bateria e relaxamento das trancas de fixação da bateria),
    Já agora, as baterias de Litio não devem de se ser guardadas nem a 0%, nem perto dos 100% da carga, sendo o ideal os 40% .Por isso é que os telemoveis (ou outro qualquer aparelho que use baterias) novos vêm sempre com carga na bateria. (nunca, mas nunca , devemos descarregar completamente uma bateria de Li-Ion! podem estar sujeitos a que ela não carregue mais!)

Mais info

Vou repetir isto pela 428347200928 vez: O outro botão é para fornecer corrente ás portas usb do lado esquerdo quando o portatil está desligado.Ou seja, podes carregar o MP3 ou o telemovel com o portatil desligado.

Última edição: 24 de Abril de 2008
  13. obrigado pela explicaçao...
    acho k agora mais ninguém vai ter duvidas...
    eu e k tenho o portátil a pouquinho tempo e como n conheço ninguém c um, por isso desconhecia esses pormenores dos botões!

cumps

Partilhar esta Página