Problema com a definição de atributo e métodos estáticos [C++]

mj2p

I'm Cool Cuz I Fold
Boas pessoal!

Tenho aqui uma pequena dúvida na definição de uma classe em C++. O problema é que pretendo declarar um atributo estático na parte privada de uma classe e depois um método na parte pública que retorne o valor desse atributo estático. Quando faço a definição dessa classe dentro do próprio módulo da função main(), tudo sem problemas, tudo corre normalmente. Agora, a questão está em que eu quero passar a definição da classe para dois módulos à parte. Um para os protótipos das funções e outro para a definição dessas mesmas funções. Quando faço então esta passagem para outros módulos, o código que antes executava na perfeição, simplesmente não funciona.

O que se está a passar? Será por causa do IDE ser o DEV C++?

Agradecia que me pudessem esclarecer.

Vá, cumps
 
Não sei muito bem se percebi o que queres fazer.

Mas antes de mais, e desculpem se der grande bacorada, não me parece que possas separar a declaração dos métodos da classe e a definição dos mesmos... ou seja PENSO que tenham que estar contidos no mesmo file (header file, cpp, etc...)

Quanto à tua situação, normalmente o que eu faço é criar um header file (classe.h) para cada classe e depois inclui-los onde quer que os precise de usar, mas não sei se era isso que precisavas...

Cumps
 
Não sei muito bem se percebi o que queres fazer.

Mas antes de mais, e desculpem se der grande bacorada, não me parece que possas separar a declaração dos métodos da classe e a definição dos mesmos... ou seja PENSO que tenham que estar contidos no mesmo file (header file, cpp, etc...)

Quanto à tua situação, normalmente o que eu faço é criar um header file (classe.h) para cada classe e depois inclui-los onde quer que os precise de usar, mas não sei se era isso que precisavas...

Cumps

Oi pessoal. Tive sem internet desde Sábado à tarde e só agora que resolvemos o problema.

M.cnf, pode-se efectivamente separar a definição dos métodos de uma classe dos seus protótipos. Os protótipos das funções ficaram num ficheiro .h e a definição dos métodos ficaria num ficheiro .cpp, com o mesmo nome que o ficheiro em que estão incluidos os protótipos.

Vá, cumps
 
Back
Topo