Problema com a fonte

SFCMiguel

What is folding?
Boa noite.

Tenho um pc fixo que nunca de meu problemas, mas de um momento para o outro deixou de ligar, eu carrego no botão, umas vezes o led pisca, outras nem isso.

Para testar se tinha sido a fonte a dar o berro liguei uma fonte velha à board e a board ligou, mas quando liguei o resto do hardware tentei ligar já não ligou de novo. Quando vi que a fonte só tinha 300W pensei que fosse normal não ligar pois poderia não ter potencia para aguentar com tudo ligado.

Por curiosidade tentei ligar a fonte que pensei ter queimado só à board e ao carregar no power o pc liga, isto só ligando a alimentação principal, aquele cabo maior. Quando liguei o outro cabo de 4 pinos à board já não ligou de novo.

A minha duvida é, será possível que a board tenha perdido potencia? Será que é a board é que avariou e não aguenta a energia, ou será que a fonte se queimou e passa no cabo grande mas não dá no resto?
 
Tenho aqui o mesmo problema, mas duvido muito que seja da fonte visto que é uma de qualidade...desconfio da board.

Já agora qual é o sistema?
 
CPU: Intel C2Quad Q6600 2.4Ghz cooled by Arctic Cooling Freezer Pro 7
Board: Asus P5K Premium Black Pearl Edition
Gráfica: Evga 9800GTX
Ram: OCZ Sli Ready Ed. DDR2 2x2GB
PSU: LC POWER 550W GREEN
 
Ele só te liga quando fazes reset cmos?

Depois desligas o pc, voltas a a ligar normalmente ele já não te liga é isso?
 
Se com tudo ligado as ventoinhas não rodam nada, experimenta retirar somente o CPU e deixa o resto ligado, se agora as ventoinhas ligarem todas o processador quase de certeza foi á vida e a board também terá os reguladores de voltagem do CPU (transístores FET) em curto.
 
Só liga com o cabo de 20 pinos ligado, se ligar o de 20 pinos + o de 4 pinos já não liga.
Isto falando só dos cabos principais da board, sem contar com os cabos dos discos etc
 
verifica por esta ordem tira a fonte fora da caixa e pega numa ventoinha e tenta fazer contacto directo com os 12V da tomada que quando ligas o PC desliga (usa este esquema para ver onde ligar positivos/negativos http://4.bp.blogspot.com/-Y504y6oRb...rpq33ORs/s1600/Connector+ATX+Power+Supply.jpg), a verificar se esta okay, se der tudo okay, provavelmente é a board que esta em curto circuito nesse caso o problema sera da board =), caso contrario iras ter que testar com outra fonte a board a ver de onde podera vir o problema, caso seja a board vais ter o problema adicioanr de encotnrar board novas para 775 que satisfaçam o uso principalmente se tiveres com OC :s, mas isso ja e outra historia :) agora vamos la a indentificar o que se passa ai :)

EDIT: para ligar a fonte fora da caixa faz com um clipe ou assim contacto entre estes 2 pinos http://www.gideontech.com/guides/psu_powerup/atx.gif

offtopic: trabalho porreiro de design ;)
 
Última edição:
Só liga com o cabo de 20 pinos ligado, se ligar o de 20 pinos + o de 4 pinos já não liga.
Isto falando só dos cabos principais da board, sem contar com os cabos dos discos etc

Humm por acaso não experimentei só com o cabo de 20pinos, a mim se fizer reset cmos, e depois ligar ela dá e entra no windows sem probelamas nenhuns, mas se mando encerrar, depois volto a ligar e já não dá...
 
A minha fonte é diferente desse esquema, essa é Amarelo- Amarelo - Preto - preto

A minha fonte tem Amarelo - Vermelho - Laranja - Preto.

Peguei numa ventoinha velha que tinha cabo vermelho - vermelho e preto

Quando liguei Amarelo com vermelho, e vermelho e preto com preto a ventoinha ligou, quando liguei Laranja com vermelho e Vermelho e preto com vermelho já não ligou.

Ou seja em vez de ser assim: http://wiki.robotz.com/images/1/13/PowerSupplyVoltageDataforPersonalComputers13.png
É assim: http://www.pcreview.co.uk/forums/attachments/6621-tagan-tg480-u22-13.jpg
-----

Ps: Fui agora testar noutro pc velho que aqui tenho que não dá imagem mas que liga, e coloquei lá esta fonte e teve a mesma reacção, se tiver o cabo de 4 pinos ligado a board não liga!
 
Última edição:
Boas. Hoje um colega meu emprestou-me 2 fontes, uma de 550w e outra de 300w tal como as que eu tinha testado antes.

No meu computador Quadcore o pc só ligou com os cabos de 20pins e com o de 4pins desligava.
O outro pc que aqui tinha para testar isto que era um P4 com as duas fontes ligava mas passado um pouco desligava.

Quanto as luzes da board em ambos os pcs a luz ligava, mas no Quadcore a luz ficava vermelha e não verde como era suposto.

Posso concluir apos estes testes todos que de facto devem ter sido as boards a ir a vida não acham?
 
Back
Topo